TRINDADE: QUEM "ADORA" DEUS E JESUS, ADORA O ESPÍRITO SANTO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

TRINDADE: QUEM "ADORA" DEUS E JESUS, ADORA O ESPÍRITO SANTO?

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim". João 14:1, Trad. Almeida Fiel
O texto acima demostra que as ações que fazemos ao Pai não incluem o Filho. Será que apenas o espírito santo seria adorado indiretamente? Impossível!

TRINDADE O DEUS INDEFENSÁVEL
01- Por que ELOHIM (deuses no plural) "criou" e não "CRIARAM" os céus e a terra? Gên. 1:1, 3,4,5; 9 (plural majestático).

02- Por que gramaticamente  o sujeito ELOHIM (deuses no plural) nunca está em concordância com o verbo o adjetivo nos singulares?  Gên. 1:1, 3,4,5; 9;  etc.

03- Quando a trindade (YHVH) fala no plural (façamos) quem fala por ela? Gên. 1:26

04- Quando a trindade (YHVH) fala no singular quem fala por ela? (pronome pessoal sigular ou pronome oblíquo singular (Eu, meu, mim, etc) Gên. 1:13.

05- Quando encontramos a expressão ADHONAI HELOHIM YHVH, (SENHOR deuses YHVH) por que o "ADHONAI" está no singular?
Quando ʼAdho·naí ocorre sem um sufixo adicional em hebraico, é usado exclusivamente para Jeová e indica que ele é o Soberano Senhor* . Segundo The International Standard Bible Encyclopedia (Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional; 1986, Vol. 3, p. 157), “esta forma salienta o poder e a soberania de Yahweh como ‘Senhor’”. Ser usada por homens ao se dirigirem a ele sugere reconhecimento submisso deste grande fato. — Gên 15:2, 8; De 3:24; Jos 7:7.

06- Por que "ʼAdho·naí " é aplicado APENAS para YHVH?
Os Hebraicos “Adhohn” e “Adhonai”. O termo hebraico ʼa·dhóhn ocorre 334 vezes nas Escrituras Hebraicas. Tem o sentido de posse ou chefia, e é usado referente a Deus e a homens. A forma plural, ʼadho·ním, às vezes denota simplesmente o plural numérico e então é traduzido por “senhores” ou “amos”. (Sal 136:3; Is 26:13)
Em outros lugares, o plural denota excelência, ou majestade, quer de Deus, quer de homem (Sal 8:1; Gên 39:2), e, em tais casos, quaisquer pronomes ligados, ou adjetivos modificadores, estão no singular. (Sal 45:11; 147:5)
Em alguns lugares, usam-se dois plurais lado a lado para diferenciar Jeová pelo plural de excelência dos numerosos outros senhores. — De 10:17; Sal 136:3; compare isso com 1Co 8:5, 6.

Os títulos ʼA·dhóhn e ʼAdho·ním são aplicados 25 vezes a Jeová nas Escrituras. Em nove lugares do texto massorético, ʼA·dhóhn vem precedido pelo artigo definido ha, limitando assim a aplicação do título a Jeová. (Êx 23:17; 34:23; Is 1:24; 3:1; 10:16, 33; 19:4; Miq 4:13; Mal 3:1) Em todos os seis lugares em que ʼA·dhóhn sem o artigo definido se refere a Jeová, descreve-o como o Senhor (Dono) da Terra e assim não é ambíguo. (Jos 3:11, 13; Sal 97:5; 114:7; Za 4:14; 6:5)
Nos dez lugares em que ʼAdho·ním é usado para Jeová, o contexto imediato torna certa a identificação. — De 10:17; Ne 8:10; 10:29; Sal 8:1, 9; 135:5; 136:3; 147:5; Is 51:22; Os 12:14.

*O sufixo ai acrescentado à palavra hebraica ʼa·dhóhn é uma forma diferente do plural de excelência. Quando ʼAdho·naí ocorre sem um sufixo adicional em hebraico, é usado exclusivamente para Jeová e indica que ele é o Soberano Senhor* . Segundo The International Standard Bible Encyclopedia (Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional; 1986, Vol. 3, p. 157), “esta forma salienta o poder e a soberania de Yahweh como ‘Senhor’”. Ser usada por homens ao se dirigirem a ele sugere reconhecimento submisso deste grande fato. Gên 15:2, 8; De 3:24; Jos 7:7.

Evidentemente, logo cedo na Era Comum, o nome divino, YHWH (JHVH ou IHVH), passou a ser considerado pelos rabinos judeus como sagrado demais para ser pronunciado. Assim, substituíram-no por ʼAdho·naí (às vezes por ʼElo·hím) ao lerem as Escrituras em voz alta. Os soferins, ou escribas, foram ainda mais longe, substituindo o nome divino no texto escrito por ʼAdho·naí 134 vezes (133 na Biblia Hebraica Stuttgartensia).
Desde cerca do quinto ao nono século da nossa Era Comum, os massoretas copiaram o texto com muito cuidado. Anotaram na Massorá (suas notas sobre o texto) onde os soferins fizeram tais mudanças. Por isso, estas 134 mudanças são conhecidas. Levando isso em conta, restam 306 lugares em que ʼAdho·naí ocorria originalmente no texto.

O título ʼAdho·naí é usado na maior parte pelos profetas, e com muito mais frequência por Ezequiel do que por quaisquer outros. Quase toda vez, ele o *combina com o nome divino para formar ʼAdho·naí Yehwíh, “Soberano Senhor Jeová* ”. Outro título combinado, que ocorre 16 vezes, é *Adho·naí Yehwíh tseva·ʼóhth, “Soberano Senhor, Jeová dos exércitos* ”, e todas as ocorrências, menos duas (Sal 69:6; Am 9:5) estão em Isaías e Jeremias. Este título é usado para revelar que Jeová é aquele que tem o poder e a determinação não só de vingar seu povo oprimido, mas também de puni-lo pela infidelidade.

A palavra grega de·spó·tes refere-se a alguém que possui autoridade suprema, ou posse absoluta e poder sem limite. (Vine’s Expository Dictionary of Old and New Testament Words [Dicionário Expositivo de Palavras do Velho e do Novo Testamento, de Vine], 1981, Vol. 3, pp. 18, 46) É traduzida “senhor”, “amo”, “dono”, e quando usada para se dirigir a Deus é vertida em Lucas 2:29 “Senhor” (Al, ALA, BV, CBC, e outras), e “Soberano Senhor” (BJ, BMD, NM); em Atos 4:24 e em Revelação (Apocalipse) 6:10, “Soberano Senhor” (ALA, NM), e no último texto, “Soberano” (TEB). Neste último texto, as versões Knox, The New English Bible, Moffatt e Revised Standard Version rezam “Soberano Senhor”; a tradução de Young e a Kingdom Interlinear, “amo”.

Assim, embora os textos hebraico e grego não tenham uma palavra qualificadora, separada, para “soberano”, o sentido está contido nas palavras ʼAdho·naí e de·spó·tes quando usadas nas Escrituras como aplicadas a Jeová Deus, indicando esta qualificação a excelência do seu domínio como senhor .
*A Soberania de Jeová* . Jeová Deus é o Soberano do Universo (“soberano do mundo”, Sal 47:9, Mo) por ele ser o Criador, por sua Divindade e sua supremacia como Todo-Poderoso. (Gên 17:1; Êx 6:3; Re 16:14) Ele é o Dono de tudo e a Fonte de toda autoridade e poder, o Governante Supremo em governo. (Sal 24:1; Is 40:21-23; Apoc. 4:11; 11:15)

O salmista cantou a respeito dele: “Jeová é que estabeleceu firmemente seu trono nos próprios céus; e seu próprio reinado tem mantido domínio sobre tudo.” (Sal 103:19; 145:13) Os discípulos de Jesus oraram, dirigindo-se a Deus: “Soberano Senhor, tu és Aquele que fez o céu e a terra.” (At 4:24, NM; ALA)
Para a nação de Israel, o próprio Deus constituía todos os três ramos de governo, o judicativo, o legislativo e o executivo. O profeta Isaías disse: “Jeová é o nosso Juiz, Jeová é o nosso Legislador, Jeová é o nosso Rei; ele mesmo nos salvará.” (Is 33:22) Moisés, em Deuteronômio 10:17, fornece uma notável descrição de Deus como Soberano.

Jeová, na sua posição soberana, tem o direito e a autoridade de delegar responsabilidades de governo. Davi foi constituído rei de Israel, e as Escrituras falam do ‘reino de Davi’ como se fosse o reino dele. Mas, Davi reconheceu que Jeová era o grande Governante Soberano, dizendo: “Tuas, ó Jeová, são a grandeza, e a potência, e a beleza, e a excelência, e a dignidade; pois teu é tudo nos céus e na terra. Teu é o reino, ó Jeová, que te ergues como cabeça sobre todos.” — 1Cr 29:11.

08- Se Jesus um judeu adorador de YHVH, (João 4:22) Debaixo da Lei, (Gal 4:4); ficasse sabendo que um outro Judeu estava adorando uma Trindade: O que Jesus e muitos outros, deveriam fazer imediatamente com esse adorador Falso? 2 Crôn. 24:20,21.


CONCLUSÃO
Não existe adoração de "tabela" ou genérica coletiva. Adoração é um processo individual. João 14:1

MATÉRIAS ADICIONAIS



Voltar para o conteúdo