TRANSFUSÃO DE SANGUE DEBATE: TEMAS – TRANSFUSÃO -TRANSPLANTE- VACINA
ÚLTIMA NOTÍCIA DA MÍDIA>> https://www.saopaulo.sp.gov.br/eventos/usp-cirurgia-sem-sangue-reduz-riscos-de-contagio-de-doencas/
Será que se uma testemunha de Jeová fosse questionada no ministério de campo com as seguintes perguntas SABERIA RESPONDER?
01- As testemunhas de Jeová proibiram transplante de órgãos e depois tiraram a proibição, e as pessoas que morreram por não fazer os transplantes, quem vai ser responsabilizado?
02- As TJ’S proibiram vacinas e muitos morreram e depois deixou de proibir, muitos morreram por isso, quem vai ser responsabilizado?
03- As pessoas morreram por não tomar sangue total, agora pode tomar frações do sangue, e quem vai ser responsabilizado por essas mortes?
RESPOSTA: É claro que saberiam depois de pesquisar cabalmente os assuntos questionados. Mas onde elas poderiam encontrar as respostas para tais perguntas?
1- Site www.jw.org
3- ANCIÃOS das COLIH’s
PERGUNTA das TJ’S: À partir de 1960 quando as transfusões de sangue começaram efetivamente a ser utilizadas pela medicina: QUANTAS pessoas no MUNDO você acha que morreram até hoje por TRANSFUSÕES DE SANGUE? Quem será responsabilizado por todas estas mortes?
Veja só a ponta do iceberg:"O primeiro-ministro britânico, David Cameron, pediu desculpas por um dos maiores escândalos do SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE - a contaminação de milhares de pessoas com a aids e a hepatite C. As contaminações foram na Escócia, entre 1970 e 1991. A maioria dos infectados era de hemofílicos.
PERGUNTA das TJ’S : À partir de 1960 quando as transfusões de sangue começaram efetivamente a ser utilizadas pela medicina: QUANTAS testemunhas de Jeová no MUNDO morreram por recusar TRANSFUSÕES DE SANGUE? E quem seriam os responsáveis por essas mortes? De 10 anos para cá quantas notícias deste tipo vê por ano na mídia mundial?
PERGUNTA das TJ’S: À partir de 1990 para cá quantas pessoas já foram salvas com A Nova Medicina Sem Sangue, praticamente implantada pelas Testemunhas de Jeová em obediência a Deus em Atos 15:28,29? NOTA: Esta NOVA MEDICINA SEM SANGUE, está disponível no MUNDO INTEIRO. De 10 anos para cá, quantas notícias de mortes por “falta de transfusão de sangue” , você viu por ano na mídia mundial?
PERGUNTA das TJ’S: À partir do primeiro século D.C, quantas pessoas morreram por não obedecerem a Lei do Sangue em Atos 15:28,29 com relação a PROSTITUIÇÃO. (D.S.T, contato sanguíneo) E quem seriam os responsáveis por essas mortes?
PERGUNTA das TJ’S: À partir do primeiro século D.C, quantas pessoas morreram por não obedecerem a Lei do Sangue em Atos 15:28,29 com relação a CONTATO SANGUÍNEO de instrumentos cirúrgicos, agulhas e seringas reutilizáveis, etc? (Hepatite B,C). E quem seriam os responsáveis por essas mortes?
PERGUNTA das TJ’S: Quando Deus ordenou a ABSTENÇÃO DE SANGUE em Atos 15:28,29, (Não utilizar sangue isolado ou extraído da carne) que VISÃO você acha que DEUS tem do SANGUE com relação A SALVAR VIDAS? MICRO ou MACRO?
PERGUNTA das TJ’S: Quando Deus ordenou a ABSTENÇÃO DE SANGUE em Atos 15:28,29, (Não utilizar sangue isolado ou extraído da carne) que VISÃO você acha que A MEDICINA MODERNA SEM SANGUE tem do SANGUE com relação A SALVAR VIDAS? MICRO ou MACRO?
PERGUNTA INTERNAUTA: Por que as Testemunhas de Jeová à partir da década de 90, começaram a aceitar as frações secundárias do sangue e recusar somente a FRAÇÕES PRIMÁRIAS?
DEUS DÁ O PRÓPRIO EXEMPLO DE NÃO TRANSFUNDIR SANGUE.
O cristão, teve realmente o esclarecimento sobre o que é realmente ABSTER do SANGUE, por volta do ano 1990, quando descobriu-se o próprio exemplo do criador quanto ao uso do SANGUE. Será que DEUS faz transfusão de sangue?
Note na CONCEPÇÃO: Logo na formação do embrião, forma-se o cordão umbilical (dois dutos) que alimenta a placenta, abrigo do Feto.
Descobriu-se que a placenta é dotada de um micro laboratório de sangue que impede o sangue da mãe, transfundir se para o bebê.
A MÃE só envia ao BEBE nutrientes naturais, e alimentação para o desenvolvimento do próprio FILHO, e o filho forma seu próprio sangue, diferente da mãe.
Neste processo de alimentação umbilical, A MÃE, não fornece ao NENÊ seu próprio sangue, a maioria das vezes incompatível ao do sangue de seu FILHO, QUE TEM SEU próprio SANGUE.
Caso isto ocorresse ESTA “DOAÇÃO”, o FETO SEMPRE IRIA A ÓBITO. (MORTE), além de milhares de patologias (doenças) mortais.
PORTANTO, O sangue propriamente dito, são: Os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma, plaquetas, que da mãe NUNCA não se transfundem ao filho.
FRAÇÕES SECUNDÁRIAS DO SANGUE, PARA DEUS NÃO É SANGUE!
Por exemplo: 70% do sangue é água e se isolarmos esta água do sangue podemos bebê-la.
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ PROÍBEM USAR O PRÓPRIO SANGUE ESTOCADO?
O sangue "in natura" depois que saiu da corrente sanguínea necessita de anticoagulantes e outras drogas para se conservar em geladeiras...
AS PLAQUETAS MORREM.. OS GLÓBULOS VERMELHOS se dilatam IMPEDINDO O FLUXO NORMAL NOS CAPILARES" ...
OS TJS ACEITAM AUTO TRANSFUSÃO NO ATO CIRURGICO.>>HEMODILUIÇÃO NORMOVOLÊMICA" UM PROCESSO PERFEITO E SEGURO.
FALSAS RAZÕES PARA ACEITAR TRANSFUSÕES
01- Deus pode perdoar um cristão por ter desobedecido a ordem de não transfundir apenas uma vez devido a uma emergência médica? (Neemias 9: 17b)
Não existe mais essa possibilidade de em emergência se administrar sangue em acidentes complexos com perda sanguínea significativa. Hoje a medicina moderna não carrega bolsas de sangue em suas geladeiras para socorrer os seriamente afetados por perda de sangue. (Nos primeiros socorros).
Todos atendentes são instruídos a estancar a hemorragia e completar o volume do sangue com expansores naturais. Uma vez completo o volume (volemia) e o cidadão não foi a óbito no local do acidente, o processo estará encerrado. A seqüência do atendimento não será mais necessária a administração do sangue.
ADEMAIS quando um cidadão não tem a fé suficiente e mais o medo de morrer sucumbe à uma transfusão, ele é passível de ajuda e não repreensão. Se o cidadão pedir perdão à Deus obviamente será perdoado. Compare com o pecado de Pedro negar Jesus três vezes para não morrer.
Normalmente o adorador de Jeová não e desassociado por consentir uma transfusão de sangue, por medo de morrer. O Fator complicado para o transgressor é o não arrependimento e defender o que é biblicamente incorreto. Atos 15:28,29
02- Por que as Testemunhas de Jeová não pecam por comer receitas com fígado se essa carne inevitavelmente tem sangue?
Nós testemunhas de Jeová não vemos nenhum problema de comer fígado, e é claro que nele contém uma pequena fração de sangue. É evidente que nenhuma carne de animal devidamente sangrada não vá ter nenhuma quantidade de sangue. Todavia no Velho Testamento, um servo de Deus não conseguiria burlar a lei de Deus à não ser comer ou beber o sangue extraído do animal (SEPARADO DA CARNE). É claro que a transmissão de doenças pelos vestígios do sangue na carne é eliminada na preparação do alimento.
O fato de ser o fígado USADO PARA ALIMENTAÇÃO, não faz diferença, pois a medula óssea é um local muito irrigado de sangue e a bíblia autoriza o adorador de Deus alimentar-se dela (Tutano). Isaías 25:6.
O fígado e o sangue são ÓRGÃOS DISTINTOS, um líquido e o outro sólido. Isaías 25:6.
03- Se Raabe já confiava em Deus (Josué 2: 9), você acha que mentir era a falta de fé de Raabe no poder de Deus para proteger espiões sem a necessidade de mentir? Mais tarde, Raabe viveu com os israelitas e se tornou uma adoradora de Deus. Você acha que ela deveria mais tarde SE ARREPENDER por não ter dito a verdade? Você acha que Raabe fez a coisa certa e, portanto, não tinha nada para se arrepender?
A mentira (principalmente a prática) é algo abominável para o nosso Deus, porém, Deus e Jesus nos exemplificam que ninguém é obrigado a dizer a verdade e ou omitir algo que poderia comprometer a vida de terceiros ou o propósito de Jeová. O próprio Deus colocou "espírito enganoso" (1 Reis 22:22,23) em seus profetas para proteger seu povo e Reis no passado. Cristo omitiu informações que poderiam interromper o propósito de Deus com relação à semente prometida. (João 18:37,38)
Todavia, isto não é precedente e nem uma Jurisprudência para que individualmente possamos burlar um Lei de Deus, especialmente com relação a santidade do SANGUE.
Ademais, o argumento da medicina rudimentar que SANGUE SALVA A VIDA é FALACIOSO e coloca à prova os que querem respeitar a Lei de Deus.
04- Como você aplicaria os princípios do sábado de "quebrar a Lei do Sábado para salvar vidas e quebrar à lei do sangue em prol da vida? Qual lei você acha que foi a lei mais importante, a lei do sangue ou a lei?
Interessante que esta comparação feita entre a lei do Sábado e a lei do sangue não se alinham. Por que? Por que no sábado poderia se fazer tudo que está relacionado com justiça, no caso salvar uma vida animal. Isto não estaria violando o princípio do repouso do sábado.
Já com a Lei do sangue é diferente, pois o adorador de Deus que fizesse o mal uso do sangue estaria desobedecendo uma lei específica e não princípios. Atos 15:28,29.
Infelizmente as pessoas não perceberam o engodo que o contato sangüíneo é: O GENOCÍDIO DA HUMANIDADE.
Só para se ter uma idéia, a humanidade de Adão até hoje durou um pouco mais de 6000 anos de existência. E neste período o sangue "aparentemente" salvou vidas entre 1970-1990. Somente neste período é que os profissionais médicos conseguiram tipar os grupos sangüíneos e descobrir uma substância anticoagulante para armazenar o sangue. (Eparina) Atos 15:28,29.
Todavia neste período de 20 anos, dados oficiais no mundo inteiro informam que as transfusões causaram centenas de milhões de morbidades e mortalidades de imediatas e tardias. Após 1990 quem quiser poderá optar pela medicina sem SANGUE.
05- Podemos imitar o exemplo isolado da mulher que padecia de fluxo de sangue (impura) que decidiu ignorar a lei levítica, abrindo caminho no meio da multidão e tocou as vestes de Jesus para se curar de uma doença terrível e aplicar esse exemplo no mandamento de abster-se de sangue numa emergência? (Marcos 5:25 a 34).
Realmente de acordo com a lei de Moisés (Levítico 15: 25-27), a mulher que tinha secreção e fluxo sangüíneo e era impura. É verdade que ela sabia que estava pecando. Mas, Jesus não a repreendeu mas, a julgou.
Será que essa mulher fez a coisa certa e, portanto, não tinha motivo para SE ARREPENDER? Será que a sua grande fé que Jesus pudesse curá-la absolveu seu pecado? Isentou Deus de perdoá-la deste pecado contra a lei? Será que podemos aplicar esse exemplo para transgredirmos a LEI E A SANTIDADE DO SANGUE?
Será que um erro justifica outro erro? A Lei de Deus foi feita para ser obedecida. Luc. 16:10
Na realidade a mulher em desespero tomou um caminho errado. Poderia ter mandado um mensageiro como em outros casos e providenciasse que Jesus a curasse ali nas proximidades em separado ou até mesmo à distância. (Caso filha de Jairo, Lucas 8:41-42; 49-51).
Assim, obedeceria a lei e não exporia a multidão à contaminações desnecessárias. Claro que essa mulher estava arrependida perante Deus, pois o relato diz que ela tremia e confessou seu pecado (sinal de remorso) e Jesus, por misericórdia e pela fé dessa mulher, realizou a cura mostrando que havia lhe concedido perdão.
Portanto, NÃO podemos aplicar esse exemplo para transgredirmos mandamento nenhum em vigor muito menos na LEI DA SANTIDADE DO SANGUE. Atos 5:28,29.
TRÉPLICAS
QUESTIONADOR: "Em relação à mulher impura, creio que “Ela ignorou uma lei de Deus. Mas eu acho que isso NÃO a torna uma pecadora." (Este é o ponto central de nossas diferenças interpretativas)
RESPOSTA: Na verdade todos nos somos pecadores. Por que? Porque vez ou outra ignoramos a Lei de Deus aí pecamos. 1 João 1:8-10. Para cobrir esta deficiência humana temos o sacrifício de Cristo por nós isto é, se arrependermos e dermos meia volta. Prov. 28:13.
QUESTIONADOR : Não podemos nos limitar apenas às leis de Deus para determinar que alguém se tornou pecador. Antes de considerar uma pessoa como um “pecador”, muitas outras coisas precisam ser consideradas, como as leis de Deus, os princípios bíblicos e as circunstâncias e motivações da pessoa.
RESPOSTA: Quem somos nós para "limitar" a Lei de Deus? Quando a Lei permite que você a Limite, ela própria "limita" e indica as ressalvas.
Exemplo disso: Deus odeia o DIVÓCIO, por prostituição podemos nos divorciar. Mal. 2:16, Mateus 19:6,9.
QUESTIONADOR: Do meu ponto de vista "Ela quebrou uma lei de Deus, mas NÃO pecou."
RESPOSTA: Pela bíblia infringiu uma Lei ou Mandamento a pessoa pecou. Deve arrepender confessar e pedir perdão, e não arrumar "justificativas" pelo seu pecado. Tiago 2:9; Daniel 9:5.
QUESTIONADOR: Também é razoável concluir que Deus já conhecia de antemão as circunstâncias, sofrimentos, dificuldades, emoções e motivações desta mulher para ignorar sua lei. Esta mulher não quebrou uma lei de Deus por rebelião, desrespeito e alguma intenção maligna. Ele fez isso por angústia, desespero e para o seu próprio bem.
RESPOSTA: Todas provações que somos submetidos às vezes são extremas e estas situações calamitosas e isto não se justifica pecar. Jó é o exemplo clássico disso. 1 Coríntios 10:13.
QUESTIONADOR :Jesus não pensou assim e a curou (isto é, declarou-a justa) no momento em que ela estava negligenciando uma lei de Deus.
RESPOSTA: Claro e evidente, se têm Pessoas que perdoam melhores que Deus e Cristo não conhecemos.
QUESTIONADOR: Se Jesus tivesse pensado como muitos, ele não teria curado o homem com a mão atrofiada no sábado, mas no dia seguinte. Jesus teria dito ao homem algo como: “Querido enfermo. Eu não deveria curar você hoje, porque é sábado e eu respeito a lei de Deus.
RESPOSTA: Já disse ao Senhor "Fazer o BEM no sábado não é pecado". Mateus 12:12.
06- Atuar em legítima defesa pode haver situações em que seria justificado ignorar o princípio de se abster de sangue? Êxodo 22:2-3
Nesse texto é explicada uma situação particular em que um ladrão é morto durante o dia. Nesse caso, o proprietário é culpado de sangue por matar o ladrão. Mas se o ladrão for morto durante a noite, o dono da casa não é culpado de nada. É inocente! De acordo com esse texto, ficou evidente que Deus entende que existem situações em que é necessário ignorar suas leis? Será que em tais casos, a pessoa não será culpada de nenhum erro, falta ou pecado?
RESPOSTA: A pessoa que matava outra de propósito tinha que morrer. Isso nos ensina que a vida é de grande valor para Jeová. Nossa vida é valiosa e Deus entre um assassino e você, quer preservar o inocente. Isto não autoriza de hipótese desconsiderar a Lei de Deus em casos de extremo perigo, inclusive a Santidade da vida e o Sangue. Nesse caso matar de dia o ladrão, talvez não fosse necessário, pois poderia imobilizá-lo e até mesmo apenas feri-lo.
07- Será que os incontáveis de casos onde servos de Deus mataram milhares de pessoas, mostram que em circunstancias diversas, pode se "desconsiderar" o mandamento: "Não mate"? Deuteronômio 5:17. Seria uma justificativa para ignorar o princípio de se abster de sangue? Atos 15:28,29
a)- Jael mata Sísera enfiando uma estaca em sua cabeça. (Juízes 4:21). Nesse relato, Jael ignorou um mandamento, matou um homem, mas segundo a bíblia, ele fez a coisa certa. Tanto que até fizeram uma música celebrando esse assassinato. Nessa música, Jael é chamado de "Abençoado pelas Mulheres". (Juízes 5:24 a 26) Por quê? Você pode ver aí a CIRCUNSTÂNCIA PARTICULAR onde a ordem "Não matarás" ficou em segundo plano?
b)- Sansão e a queixada do burro (Juízes 15: 14-15) O próprio Deus deu poderes a Sansão para assassinar muitos filisteus. Você pode ver que esta é outra situação rara em que um mandamento foi ignorado?
c)- Davi mata Golias e depois corta sua cabeça. (1 Samuel 17: 49 a 51). Você pode ver novamente outra situação em que um mandamento divino é negligenciado com a própria aprovação de Deus?
d)- Jeú joga Jezabel pela janela. (2 Reis 9:33 a 34) Depois de cometer esse assassinato, Jeú "começou a comer e beber" em silêncio. Jeú fez a coisa certa e não tinha motivo para se arrepender, embora tenha ignorado uma ordem de Deus. Matar pessoas não está certo. Não é correto. Mas circunstâncias excepcionais são mencionadas na Bíblia em que o mandamento foi ignorado, pessoas foram assassinadas e o próprio Deus considerou isso correto.
RESPOSTA À TODOS RELATOS ACIMA: A bíblia é enfática, Deus espera que os Seus servos sejam íntegros e passem por todas provações obedecendo suas Leis e mandamentos, apesar de mais difíceis que sejam.
Deus espera que todos seus adoradores não recorram falsas "válvulas de escapes" para vencerem as provas que poderão passar. Tiago 1:13, Prov. 27:11.
Em todos exemplos acima, por que os servos de Deus mataram descumprindo a Lei de Deus de não Matar? A Resposta é simples, estavam cumprindo outro mandamento que sobrepunha o "não matar". Um exemplo disso é o Rei Saul que desobedeceu o mandamento de Deus para matar todos inimigos de guerra da Nação de Israel. O Saul preservou vivo o Rei Agague inimigo da nação judaica, nação esta governada teocraticamente. 1 Samuel 13:2,3; 15:9,20;
Saul foi penalizado com a morte por este e outros descumprimentos da Lei. 1 Crônicas 10:13.
Todos casos que a Lei de Deus sobrepõe o Não Matar, deve se em obediência a Deus Matar. No caso do mal uso do sangue não há Lei de Deus que SOBREPONHA, é perene. Gênesis 9:4,6; Atos 15:28,29.
08- Tamar como esposa de Er Quantas leis essa mulher violou neste relato? Gênesis 38: 6 a 26. Na verdade, Jacob inicialmente ordenou que ela fosse queimada quando descobriu que ela estava grávida. Mas, finalmente, depois de compreender toda a situação, Jacob diz: "Ela é mais justa do que eu." Por quê? Você pode ver todas as circunstâncias em torno do caso de Tamar? Essas circunstâncias excepcionais o declaram apesar do fato de que ele ignorou várias leis divinas.
Um incidente que tem levantado dúvidas na mente de alguns envolve as relações de Judá com sua nora Tamar. Naquele tempo estava em vigor a lei do casamento levirato. Esta exigia, em suma, que, ao morrer um homem sem herdeiro, seu irmão provesse à viúva a base para um herdeiro. O primogênito de Judá foi morto por Jeová por causa da sua iniqüidade, antes que tivesse filhos de sua esposa Tamar. E, visto que o segundo filho de Judá também se negou a cumprir a lei do casamento levirato, Deus o matou também. Judá disse então a Tamar que esperasse até que crescesse o terceiro filho dele, Selá.
No ínterim morreu a esposa de Judá. Ao passarem os anos, tornou-se evidente que Judá deixou de exigir de Selá que cumprisse seu dever para com a viúva de seu irmão; assim Tamar maquinou conseguir um herdeiro de seu sogro. Isto ela fez por se disfarçar em prostituta dum templo e sentar-se no caminho pelo qual sabia que Judá havia de passar.
Judá entrou a ela, não sabendo quem era. Ela obteve astutamente penhores dele pelos seus favores, por meio dos quais pôde mais tarde provar que se tornara grávida dele. Quando a verdade se tornou conhecida, Judá não a culpou, mas disse humildemente: “Mais justa é ela do que eu, porquanto não a tenho dado a Selá meu filho.” E, apropriadamente, “nunca mais a conheceu [ou: teve relações com ela, NM]”. — Gênesis, capítulo 38, Al.
Os professos cristãos estão inclinados a censurar severamente tanto a Judá como a Tamar, nesta questão, mas o fato ainda é que a Palavra de Deus não o faz. Ainda mais, Jeová achou conveniente que seu Filho viesse através de Perez, um dos gêmeos que Tamar teve de Judá, ao invés de por Selá, filho de Judá pela sua esposa legítima, a filha de Sua. O próprio Judá cumpriu assim as obrigações do casamento levirato.
Neste episódio duas leis se opõem, O INCESTO E O LEVIRATO. Então, Tamar optou pelo Levirato. É claro que a bíblia não disse nada de repreensão à Tamar, pois escolheu o A LEI DO LEVIRATO, mas falhou com uma lei do INCESTO, todavia se fosse ao contrário pecaria contra a lei do LEVIRATO.
09-Existem circunstâncias particulares (talvez vida ou morte) em que as leis ficam em segundo plano, inclusive a lei da santidade da vida e do sangue?
Segundo os defensores desta tese são nessas circunstâncias excepcionais que devemos usar o discernimento e as faculdades perceptivas treinadas para ver as coisas como Deus as vê. Hebreus 5:14.
Vários servos de Deus cujas provações foram ao extremo provaram à nós, que não devemos arrumar um álibi para não falecermos descumprindo Suas Leis.
Veja alguns Deles: Jó, Daniel e os seus três companheiros, Isaías (serrado ao meio), Jeremias, Paulo, Jesus, João e muitos outros mártires conhecidos nas escrituras sagradas.
Jamais desejaremos minimizar a Lei de Deus. Se fossem assim para que a Lei? É claro que quando sucumbimos à Lei pecamos. Tiago 3:2. Se pecamos não é o fim de tudo! Existe o arrependimento e o perdão. Jamais tiraremos a seriedade da lei. Jó 2:9,10; 27:5.
10- É verdade que a bíblia não diz nada sobre transfusão de sangue e ela apenas menciona a proibição da alimentação ORAL do SANGUE de animais? Levítico 17:14.
O espírito santo orientou e todas congregações foram informadas por cartas que da Lei Mosaica remanesceria os seguinte: (Atos 15:2,28).
“Que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde.” Atos 15:29.“Que vos abstenhais …. do sangue”. preste atenção: Não abster se do SANGUE é lei de Deus para Cristãos, e não para pré cristãos! Atos 15:28,29.
“Que vos abstenhais …. do sangue”.
Esta abstenção é diferente de todas relacionadas em Atos 15:28. Note que neste caso, o sangue a abster-se é fora da carne. Não se trata de “comer” carne com sangue. Trata-se da utilização do sangue extraído de ser vivo ou depois de morto para qualquer fim. A bíblia é clara: O que for realmente sangue deve ser descartado. Não se trata de frações secundárias dos 4 componentes principais do sangue. Deus não considera as SUB-FRAÇÕES DO SANGUE, COMO SANGUE. Portanto quem interpreta Atos pensando só em comer CARNE com sangue, enganou-se!
Veja alguns exemplos ABRANGIDOS por este ABSTER-SE.
a)- Beber sangue vivo para tratamento de epilepsia (Tratamento médico oficial do primeiro século).
b)- Retirar sangue de crianças e trocar o sangue de pessoas idosas para rejuvenescimento.
c)- Retirar sangue de pessoas diversas e infundir em outras, para terapias de doenças. Nota: não é o caso de transplante de medula. Vide protocolo deste transplante sem sangue, neste site.
d)- Utilizar de sangue retirado de outros, para tratamentos de anemias. Vide neste site os protocolos sem sangue.
e)- Utilizar de sangue retirado de outros para complementar sangue perdido (Volemia) em cirurgias de grande porte. Vide vídeos neste site para minimizar as perdas.
“Que vos abstenhais …. da carne de animais sufocados”.
Nesta abstenção, nenhum adorador de Deus jamais conscientemente deveria comer qualquer tipo de carne cujo animal não fosse devidamente sangrado. É lógico que não era questão de saúde. Mesmo sangrando devidamente o animal abatido, remanescia um resíduo considerável de sangue e quem se alimentava, na verdade comia sangue. (Alimentação ORAL).
Era questão de respeito a vida do animal que pertencia à Deus. Sangrar devidamente é como se a pessoa reconhecesse que o animal abatido pertence à Deus é o dador da vida de todos, e que estaria pedido permissão para uso alimentar. Era uma questão de vida ou morte.
“Que vos abstenhais …. das relações sexuais ilícitas.
Por que a prostituição está entre os itens do "abster se do sangue?" Em todas as relações sexuais o sangue está envolvido pelo contato sanguíneo. Note o fato que na lei Mosaica o casamento poderia ser polígamo. Mas, por este perigo de contaminações, Jesus restaurou o casamento monogâmico. Note também, que todos tipos de sexos existentes hoje em dia, o índice de morbidade e mortalidade é grande. Por isso as relações sexuais admitidas por Deus, é somente entre pessoas casadas; Deus deseja que todos aguardem o seus casamentos em virgindade.
CONCLUSÃO
Por mais que um leitor sincero procurar na Bíblia um relato para poder ignorar as leis divinas JAMAIS encontrará. Quanto, a lei do ABSTER SE do sangue em Atos 15:28,29, não temos dúvidas quanto à interpretação: É VERDADE que menciona o uso do sangue isolado da carne, portanto não é só alimentação ORAL.
Pare e Pense, se Deus deu a lei do sangue (a lei do sangue é a lei que se sobrepõe a todas as outras e é eterna) e se eu tivesse muitos motivos para desobedecê-la, por que Deus criaria essa lei perene?
A medicina moderna já descobriu que a transfusão de sangue não salva ninguém, (mais mata, pois omitem a causa morte no caso de complicações das transfusões); É simplesmente uma das iscas para manter os cristãos longe da lei de Deus.
Jesus Cristo não deixa dúvidas quanto a obedecer ou não à LEI DE DEUS. Mateus 5:17.
Convidamos você considerar a questão científica sobre TRANSFUSÃO DE SANGUE nos links abaixo-relacionados e veja que o cristão verdadeiro não mais sofre este tipo de pressão, pois há mais 40 anos surgiu a NOVA MEDICINA SEM SANGUE.
QUEM TRANSPLANTA ÓRGÃO LÍQUIDO "SANGUE", ESTÁ SE ABSTENDO DO "SANGUE" (SEPARADO DA CARNE)? ATOS 15:28,29
CONCLUSÃO FINAL: A maioria das pessoas imagina que transfusão é um procedimento seguro. Todos pesam que o índice de MORTALIDADE causada pelas transfusões sanguíneas é pequeno.
Mas pergunte-se: Já viram algum atestado de Óbito com o laudo da causa morte "transfusão de sangue"? Pois é nunca viram. E que dizer quando o paciente recebe alta e já em casa depois de algum tempo morre pela transfusão de sangue. Alguém fica sabendo? Não são poucos os casos.
MATÉRIA COMPLETA