TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: POR QUE NÃO USAM ARMAS?
No decorrer de toda história humana não é incomum ver homens individualmente armados, bem como inteiros exércitos armados para guerras.
Alguns até com permissão de Deus. OBSERVE: "Os filisteus estavam lutando contra Israel.
Os homens de Israel fugiram dos filisteus, e muitos foram mortos no monte Gilboa.
Os filisteus perseguiram de perto Saul e seus filhos, e os filisteus mataram Jonatã, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul. A luta ficou intensa contra Saul; os arqueiros o encontraram, e ele foi ferido gravemente pelos arqueiros.
Saul disse então ao seu escudeiro: “Puxe a espada e mate-me, para que esses incircuncisos não me tratem com crueldade e me matem.”
Mas seu escudeiro não quis fazer isso, porque estava com muito medo. Então Saul pegou a espada e se jogou sobre ela. Vendo que Saul estava morto, seu escudeiro também se jogou sobre a sua espada e morreu junto com ele". 1 Sam. 31:1-6.
" Davi disse imediatamente aos seus homens: “Ponham todos a espada na cintura!” Então todos puseram a espada na cintura, e Davi também pôs a espada na cintura. Cerca de 400 homens foram com Davi, ao passo que 200 ficaram com a bagagem". 1 Sam. 25:13.
Mesmo nos tempos cristãos o uso de armas para defesa eram utilizadas. LEIA: "Mas agora, quem tiver bolsa de dinheiro, leve-a consigo, e também uma bolsa de provisões; e quem não tiver espada, venda a sua capa e compre uma. Pois eu lhes digo que tem de se cumprir em mim aquilo que foi escrito: ‘Ele foi contado entre os transgressores.’ Sim, isso está se cumprindo em mim.” Disseram então: “Senhor, temos aqui duas espadas.” Ele lhes disse: “É o suficiente.” Luc. 22:36-38.
Até homens com profissões seculares que usavam armas eram admitidos como cristãos no primeiro século: "
" Também os em serviço militar perguntavam-lhe: “Também nós, que devemos fazer?”
E ele lhes disse: “Não hostilizeis a ninguém e não acuseis a ninguém falsamente, mas contentai-vos com o vosso soldo.”" Luc. 3:14.
"Havia então em Cesaréia certo homem de nome Cornélio, oficial do exército" Atos 10:1.
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: POR QUE HOJE NÃO USAM ARMAS?
Nos tempos modernos todas Testemunhas de Jeová não fazem mais o uso de armas e nem exercem profissões ou atividades que utilizam ARMAS.
" Jesus lhe disse então: “Devolva a espada ao seu lugar, pois todos os que tomarem a espada morrerão pela espada".
QUESTIONAMENTOS DE LEITORES
01- Se a profissão militar é imprópria para um Cristão, por que aquele centurião convertido não foi incentivado a abandonar seu destacamento? Por que a Bíblia não relata Pedro ordenando Cornélio a deixar de ser soldado para se tornar Cristão?* Luc. 3:10-14,16; Atos 10:1-5; 32-35; 47,48.
É verdade que a profissão militar remonta o começo da humanidade. Também é verdade que Deus nunca proibiu o militarismo nem mesmo entre o Seu povo. 2 Crôn. 13:1-5. Até mesmo no Cristianismo Deus tolerou o militarismo e profissões correlatas. Atos 10:1.
Mas desde quando O Deus todo poderoso não mais aceitaria o militarismo? Veja a profecia:"Isaías 2:2-4. *Na parte final dos dias*, O monte da casa de Jeová Ficará firmemente estabelecido acima do cume dos montes, E será elevado acima das colinas, E todas as nações afluirão a ele. E muitos povos irão e dirão: “Venham, subamos ao monte de Jeová, À casa do Deus de Jacó. Ele nos instruirá sobre os seus caminhos, E nós andaremos nas suas veredas.” Pois de Sião sairá a lei, E de Jerusalém a palavra de Jeová. *Ele fará julgamento entre as nações E resolverá as questões referentes a muitos povos. Eles transformarão as suas espadas em arados, E as suas lanças em podadeiras. Nação não levantará espada contra nação, Nem aprenderão mais a guerra"* . Trad. N.M.
Observou que seria *na parte final dos Dias* que Deus não mais aceitaria mais militarismo? Estudiosos da Bíblia chegaram a conclusão de que 1914, este sistema de coisas entrou nos seus últimos dias. 2 Tim 3:1-5. À partir desta data, o Reino de Deus já implantado no Céu, não mais aceitaria súditos que se dedicassem ao militarismo. O Reino de Deus jamais aceitará o uso de armas mortíferas e nenhuma guerra seria tolerada. Sal. 46:9; 72:7; Miq. 4:1-5; Apoc. 19:13-18.
02- Se a participação na política é inadequada para um Cristão, por que a Bíblia relata diversos servos de Deus exercendo cargos políticos e governamentais*? Dan. 2:49; 5:29; 6:2,3.
É notório que servos de Deus do passado participaram em cargos e serviços relacionados à política. Dan. 5:29. Todavia, à partir do momento da implantação do Reino celestial em 1914 e do surgimento da Besta-Fera que ascendeu do "mar" (humanidade), Deus não mais permitiu que nenhum dos seus servos se envolvessem com a política. Isto seria uma questão de salvação eterna. Ou o Reino de Deus estabelecido no céu em 1914, ou os reinos humanos. Apoc. 13:14-18. Veja BESTA FERA
03- Por que quem adora a Besta-Fera de Apocalipse 13:8, não será inscrito no Livro do Cordeiro e quem adora a Besta- Fera de Apocalipse 17:8, não estará no livro da vida de Jeová?*
A selagem dos primeiros ungidos (33 Ec-1914), arrebatamento inicial dos inscritos no livro do Cordeiro, ocorreu nesta ocasião do surgimento da Besta da Terra. (1914). Já a Besta cor de escarlate, a ultima Besta, abrange não só os ungidos, mas os da Grande multidão que estarão inscritos no livro da vida de Jeová.
ARMAMENTO ESPIRITUAL DO CRISTÃO
Embora os verdadeiros cristãos não participem na guerra carnal, eles travam uma batalha e são comparados a soldados. (Fil 2:25; 2Ti 2:3; Flm 2)
O cristão tem uma pugna “contra os governos [não constituídos de humanos de carne e sangue], contra as autoridades, contra os governantes mundiais desta escuridão, contra as forças espirituais iníquas nos lugares celestiais”. (Ef 6:12)
Visto que armas e armadura físicas não seriam de valor algum numa batalha contra espíritos sobre-humanos, os cristãos têm de tomar “a armadura completa de Deus”. — Ef 6:13.
Paulo aconselha os cristãos a ter ‘os lombos cingidos com a verdade’. (Ef 6:14) Assim como um cinto pode dar apoio e proteção aos lombos, assim um apego inquebrantável à verdade divina pode fortalecer o cristão na sua determinação de permanecer firme, apesar de provações.
A seguir, o cristão tem de revestir-se da “couraça da justiça”. (Ef 6:14)
Uma couraça literal servia para proteger órgãos vitais, especialmente o coração. A necessidade da justiça como couraça protetora para o coração figurativo é especialmente evidente em vista da inclinação pecaminosa do coração. — Gên 8:21; Je 17:9.
Parte da armadura espiritual é ter os pés “calçados do equipamento das boas novas de paz”. (Ef 6:15)
A palavra grega he·toi·ma·sí·a, traduzida “equipamento”, tem o sentido básico de “prontidão”. (Veja CBC; NTI; TEB)
Estar o cristão sempre equipado e pronto para divulgar as “boas novas” a outros, e fazer ele isso apesar de dificuldades, pode ajudá-lo a perseverar fielmente.
Uma parte destacada da armadura espiritual é “o grande escudo da fé”.
Igual ao escudo grande que cobria a maior parte do corpo, a fé em Jeová Deus e na capacidade dele de cumprir suas promessas, habilitará o cristão a “apagar todos os projéteis ardentes do iníquo”. (Ef 6:16; compare isso com Sal 91:4.)
A fé ajudará o cristão a suportar ataques de espíritos iníquos, a resistir a tentações de cometer imoralidade, a evitar desejos materialistas, e a não ceder ao medo, à dúvida ou ao pesar excessivo. — Gên 39:7-12; He 11:15; 13:6; Tg 1:6; 1Te 4:13.
Assim como o capacete protege a cabeça do soldado, assim “o capacete de salvação” resguarda as faculdades mentais do cristão contra influências ímpias. (Ef 6:17)
Usar “por capacete a esperança da salvação” significa olhar “atentamente para o pagamento da recompensa”, assim como Moisés fez. — 1Te 5:8; He 11:26.
“A espada do espírito, isto é, a palavra de Deus”, é indispensável para o cristão rechaçar falsos ensinos e tradições de homens, ensinar a verdade e “demolir as coisas fortemente entrincheiradas”. — Ef 6:17; 2Co 10:4, 5.