RESSURREIÇÕES: QUANTAS JÁ OCORRERAM E QUEM AS FIZERAM? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

RESSURREIÇÕES: QUANTAS JÁ OCORRERAM E QUEM AS FIZERAM?

NOVE RESSURREIÇÕES FORAM REGISTRADAS NA BÍBLIA
Elias e Eliseu, profetas de Deus, com a ajuda do poder de Deus, ressuscitaram cada qual uma criança, muitos anos antes. (1 Reis 17:17-24; 2 Reis 4:32-37).

Certo homem morto revivera ao ser lançado numa sepultura e ter tocado nos ossos do morto Eliseu. (2 Reis 13:20, 21)

O próprio Jesus ressuscitou um rapaz, filho duma viúva na cidade de Naim.  (Lucas 7:11-17) Mais tarde, na casa de Jairo Jesus ressuscitou sua filha de doze anos adoecera gravemente e morrera. Mas, quando Jesus chegou à casa de Jairo, dirigiu-se à criança morta e disse: “Menina, levanta-te!” E ela se levantou! — Lucas 8:40-56.

Depois Jesus foi levado ao túmulo onde Lázaro havia sido depositado. “Lázaro, vem para fora!”, gritou. E Lázaro, que estivera morto quatro dias, saiu! — João 11:24-26, 38-44.

Poucas semanas depois, o próprio Jesus foi morto e colocado numa sepultura. Mas, ficou lá apenas partes de três dias. O apóstolo Pedro explicou por que, dizendo: “A este Jesus, Deus ressuscitou, fato de que todos nós somos testemunhas.”  (Atos 2:32, Mateus 27:62-66; 28:1-7;1 Coríntios 15:3-8.

O apóstolo Pedro  ressuscitou a Tabita, também chamada de Dorcas, da cidade de Jope. (Atos 9:36-42)

Depois o Apóstolo Paulo fez voltar à vida o jovem Êutico, que morrera ao cair duma janela do terceiro andar enquanto Paulo falava. (Atos 20:7-12) Certamente, essas nove ressurreições registradas na Bíblia fornecem prova certa de que os mortos podem ser trazidos de volta à vida!

Mas, de todas essas ressurreições somente a de Jesus foi para a imortalidade no céu, o primogênito dos mortos resssuscitado diretamente por JEOVÁ. Todos demais faleceram de novo e terão de aguardar as futuras ressurreições no Reino Milenar de Cristo, ocasião em que Jesus será o ressuscitador de todos eles.

Jesus Cristo como o “primeiro a ser ressuscitado dentre os mortos”. (Atos 26:23) Isto significa que foi o primeiro a ser ressuscitado dentre os que não terão de morrer de novo. Também, foi o primeiro a ser ressuscitado qual pessoa espiritual. (1 Pedro 3:18) Mas a Bíblia diz que haveria outros, dizendo: “Cada um na sua própria categoria: Cristo, as primícias, depois os que pertencem a Cristo durante a sua presença.” (1 Coríntios 15:20-23) Assim, na ressurreição, haveria os que seriam ressuscitados antes de alguns outros.


RESSURREIÇÕES NO DIA DE CRISTO (PAROUSIA, 1914-ARMAGEDOM)
“Os que pertencem a Cristo” são os 144.000 discípulos fiéis escolhidos para dominarem com ele no Reino. A respeito de sua ressurreição celestial, a Bíblia diz: “Feliz e santo é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem autoridade mas serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele [durante os] mil anos.” — Apocalipse 20:6; 14:1, 3.

Assim, seguindo-se à ressurreição de Cristo, os 144.000 são os próximos a serem ressuscitados. Eles têm parte na “primeira ressurreição” ou ‘a ressurreição [a ocorrer] mais cedo’. (Filipenses 3:11)
Quando é que isto acontece? ‘Durante Sua presença’, diz a Bíblia. A presença de Cristo começou no ano de 1914. Apoc. 6:2-4.  De modo que o “dia” para “a primeira ressurreição” de cristãos fiéis para o céu já começou. Sem dúvida, os apóstolos e outros cristãos primitivos já foram ressuscitados à vida celestial. — 2 Timóteo 4:8.

Mas existem cristãos, que vivem agora durante a presença invisível de Cristo, que têm esta mesma esperança de governar no céu com Cristo. São os remanescentes, um restante dos 144.000. Quando são ressuscitados? Não há necessidade de que durmam na morte, mas, ao morrerem, ressuscitam imediatamente. A Bíblia explica: “Nem todos adormeceremos na morte, mas todos seremos mudados, num momento, num piscar de olhos, durante a última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos serão levantados incorruptíveis.” — 1 Coríntios 15:51, 52; 1 Tessalonicenses 4:15-17.

Naturalmente, esta “primeira ressurreição” à vida celestial é invisível aos olhos humanos. É uma ressurreição à vida quais criaturas espirituais. A Bíblia descreve da seguinte maneira a mudança à vida espiritual: “Semeia-se em corrupção, é levantado em incorrupção. Semeia-se em desonra, é levantado em glória. . .. Semeia-se corpo físico, é levantado corpo espiritual.” — 1 Coríntios 15:42-44,50.

Essa classe então completa, (Cristãos Ungidos), participará na Grande Guerra do dia a ira do Deus todo poderoso Jeová, junto com Cristo. Suas ressurreições são com corpos espirituais para morarem com Jesus nó céu.

PESQUISA COMPLEMENTAR


RESSURREIÇÕES QUE OCORRERÃO NO REINO MILENAR DE CRISTO
O apóstolo João viu em visão: “Eu vi um grande trono branco e o que estava sentado nele. De diante dele fugiam a terra e o céu, . . . E eu vi os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono . . . E os mortos foram julgados.” (Apocalipse 20:11, 12) Assim, antes de começar o Dia do Juízo, este atual sistema de coisas, constituído ‘da terra e do céu’, vai deixar de existir. Sobreviverão apenas os que servem a Deus, ao passo que todos os iníquos serão destruídos no Armagedom. — 1 João 2:17.

Portanto, não são apenas os “mortos” que forem ressuscitados os que serão julgados durante o Dia do Juízo. Os “vivos” que sobreviverem ao Armagedom, bem como quaisquer filhos que porventura tiverem, também serão julgados. (2 Timóteo 4:1) Na sua visão João viu como eles serão julgados. “E abriram-se rolos”, escreveu ele. “E os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos, segundo as suas ações. E o mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos neles, e foram julgados individualmente segundo as suas ações.” — Apocalipse 20:12, 13.

Que são os “rolos” que serão abertos e segundo os quais “os mortos”, bem como “os vivos”, serão julgados? Evidentemente serão algo em adição à nossa atual Bíblia Sagrada. Serão escritos ou livros inspirados que conterão as leis e as instruções de Jeová. Lendo-os, todas as pessoas na terra terão condições de conhecer a vontade de Deus. Daí, à base das leis e instruções contidas nesses “rolos”, cada um na terra será julgado. Os que obedecerem às coisas escritas ali receberão os benefícios do sacrifício resgatador de Cristo, e gradualmente avançarão à perfeição humana.

Por volta do fim do Dia do Juízo de 1.000 anos, ninguém na terra se encontrará numa condição morredoura por causa do pecado de Adão. Realmente, no mais pleno sentido, cada um terá passado a viver. É a isso que a Bíblia se refere quando diz: “Os demais mortos [os além dos 144.000 que vão para o céu] não passaram a viver até terem terminado os mil anos.” (Apocalipse 20:5) A referência aqui aos “demais mortos” não significa que outros serão ressuscitados no fim do Dia do Juízo de 1.000 anos. Antes, significa que todas as pessoas passam a viver no sentido de que finalmente alcançam a perfeição humana. Estarão na mesma condição perfeita em que estavam Adão e Eva no jardim do Éden. Que acontecerá em seguida?

PESQUISA COMPLEMENTAR

APÓS O DIA DO JUÍZO
Tendo feito tudo o que Deus lhe dera para fazer, Jesus Cristo ‘entrega o reino ao seu Deus e Pai’. Isso será no fim do Dia do Juízo de 1.000 anos. A esse tempo todos os inimigos já terão sido postos fora do caminho. O último destes é a morte herdada de Adão. Ela será destruída! Daí, o Reino se tornará propriedade de Jeová Deus. Ele governará diretamente qual Rei. — 1 Coríntios 15:24-28.

Como determinará Jeová que nomes deverão ser inscritos no “rolo da vida”, ou “livro da vida”? (Apocalipse 20:12, 15) Será por meio duma prova à qual a humanidade será submetida. Lembre-se de como Adão e Eva falharam sob prova e de como Jó ao ser provado, manteve a integridade. Mas, a fé da maioria dos humanos que viverem até o fim dos 1.000 anos nunca terá sido provada. Antes de serem ressuscitados eles desconheciam os propósitos de Jeová. Faziam parte do sistema de coisas iníquo de Satanás; eram “injustos”. Daí, após a sua ressurreição, foi-lhes fácil servir a Jeová, porque viveram no Paraíso sem qualquer oposição da parte do Diabo. Mas, será que esses bilhões de humanos, que serão então perfeitos, servirão a Jeová caso Satanás tenha a oportunidade de tentar fazer com que deixem de fazê-lo? Poderá Satanás fazer-lhes o que fez aos perfeitos Adão e Eva?

Para resolver essas questões, Jeová soltará Satanás do abismo durante os 1.000 anos. Qual será o resultado? A Bíblia mostra que Satanás será bem-sucedido em fazer com que algumas pessoas deixem de servir a Jeová. Essas serão como “a areia do mar”, que significa que seu número é indeterminado. Depois de realizada essa prova, Satanás e também os que não passarem na prova, são lançados no simbólico “lago de fogo”, que é a segunda (eterna) morte. (Apocalipse 20:7-10, 15) Mas aqueles cujos nomes se encontrarem inscritos no “livro da vida” permanecerão no glorioso paraíso terrestre. Terem seus nomes inscritos no “livro da vida” significa que Jeová decide que são perfeitamente justos no coração, na mente e no corpo e, portanto, merecedores de viverem para sempre no paraíso na terra.

O ATUAL DIA DE JULGAMENTO
Assim, a Bíblia dá informação a respeito de acontecimentos mais de 1.000 anos no futuro. E mostra que não há motivo para se temer o que jaz à frente. Mas, a pergunta é: Estará você lá para desfrutar as boas coisas que Jeová Deus tem em reserva? Isso dependerá de você sobreviver ou não a um dia de julgamento anterior, a saber, ao atual “dia do julgamento e da destruição dos homens ímpios”,  no Armagedom.— 2 Pedro 3:7.


Voltar para o conteúdo