RESSURREIÇÃO: QUEM SÃO OS INJUSTOS QUE RESSUSCITARÃO?
"E eu tenho esperança em Deus, esperança que esses homens também têm, de que haverá uma ressurreição tanto de justos como de injustos". Atos 24:15.
A ESPERANÇA PROMETIDA PELA BÍBLIA
A Bíblia mostra claramente o que Deus pensa sobre as pessoas que viveram sem conhecer seus requisitos. Atos 17:30 nos garante: “Deus não tem tomado em conta os tempos de tal ignorância.”
Então, que esperança a Bíblia dá para os que morreram sem ter oportunidade de aprender sobre Deus?
Podemos encontrar a resposta no que Jesus disse a um dos criminosos que morriam a seu lado. O homem disse a Jesus: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino.” O que Jesus respondeu? “Deveras, eu te digo hoje: Estarás comigo no Paraíso.” — Lucas 23:39-43.
Será que Jesus prometeu que aquele homem iria para o céu? Não. O homem não tinha ‘nascido de novo’ de água e espírito, o que era um pré-requisito para entrar no Reino dos céus. (João 3:3-6)
Em vez disso, Jesus estava dizendo que aquele criminoso viveria novamente, no Paraíso. Por ser judeu, o homem provavelmente estava familiarizado com a ideia do Paraíso terrestre — o jardim do Éden — descrito no primeiro livro da Bíblia. (Gênesis 2:8) A promessa de Jesus deu a ele a certeza de uma ressurreição quando a Terra voltar a ser um Paraíso.
De fato, a Bíblia promete “uma ressurreição tanto de justos como de injustos”. (Atos 24:15) “Os injustos” são os que não obedeceram as normas de Deus porque não conheciam a vontade dele. Jesus ressuscitará aquele criminoso, bem como milhões, talvez bilhões, de outros injustos que morreram em ignorância. Daí, no Paraíso terrestre, eles aprenderão os requisitos de Deus e terão a oportunidade de provar que o amam por obedecer seus mandamentos.
QUANDO OS INJUSTOS FOREM RESSUSCITADOS
Os injustos serão julgados com base no que fizeram no passado? Não. Romanos 6:7 diz: “Aquele que morreu foi absolvido do seu pecado.” Os injustos pagaram por seus pecados ao morrer. Assim, eles serão julgados com base em suas ações depois da ressurreição, não no que fizeram em ignorância antes de morrer. Como isso os beneficiará?
Depois de sua ressurreição, os injustos terão a oportunidade de aprender as leis de Deus, que serão reveladas quando rolos simbólicos forem abertos. Daí, serão julgados “segundo as suas ações”, ou seja, se obedecerem às leis de Deus ou não. Apocalipse 20:12, 13.
Essa não será uma segunda oportunidade para muitos dos injustos ressuscitados. Na realidade, será sua primeira oportunidade de obter a vida eterna na Terra por aprender e fazer a vontade de Deus.
Esse ensino da Bíblia ajudou muitas pessoas a recuperar sua fé em Deus. Diz a Bíblia: “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário.” (Eclesiastes 9:5)
Então podemos entender que nossos antepassados injustos e os enganados pelas religiões falsas não estão sendo atormentados num inferno de fogo. Em vez disso, eles estão dormindo na morte, aguardando uma ressurreição.
Bilhões de pessoas falecidas nunca ouviram a verdade da Bíblia, e faleceram na "ignorância". Mas atualmente todos já estão sendo evangelizados corretamente e levam a sério as palavras de Jesus em Mateus 24:14: “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.”
Portanto, todos que estão vivos que não aceitarem a verdade da Bíblia serão destruídos eternamente. 2 Tess. 1:5-10.
MATÉRIA COMPLEMENTAR