REINO MILENAR: COMO SERÁ?
APOCALIPSE CAPÍTULO 20,21 e 22, O REINO MILENAR, O DIA DO JUÍZO DE 1000 ANOS .
Como será a vida para os que morarão na Nova Terra debaixo do Reino Milenar de Deus (Nova Jerusalém) e depois?
APOCALIPSE CAPÍTULO 20
Sequência cronológica do milênio com relação ao Reino; Apoc. 4-6;11-15
Sequência cronológica do milênio com relação ao Satanás; Apoc. 20:1-3,7-10.
APOCALIPSE 20:4-6.... O Reino Milenar inicia-se a pleno vapor logo após o Armagedom.
APOCALIPSE 20:11-15 ..João retorna à narração de Apocalipse 20:4-6 e revela TUDO o que ocorrerá DURANTE O REINO MILENAR à partir do início do MILÊNIO (APÓS ARMAGEDOM) até o final e depois dos 1000 anos.
APOCALIPSE 20:1-3
Tudo que ocorrerá com o diabo durante os mil anos.
Quem são essas nações que Satanás abismado (fora de atividade) não poderá desencaminhá-las até o final do milênio?
1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.3 E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. Apoc 1:3 Trad. Almeida Fiel.
RESPOSTA: São as pessoas ressuscitadas no milênio, os que saíram da Grande tribulação e do Armagedom vivos, mais os que nascerem no milênio espalhadas pelos quatro cantos da terra habitada.
APOCALIPSE 20:7-10
João concluiu as ocorrências DURANTE reino Milenar com relação à Satanás depois de solto, após o Final do MILÊNIO.
Quem são as NAÇÕES da Terra que serão destruídas, no fim do Reino Milenar, e por que elas não irão para o LAGO de FOGO? Quem é Gogue de Magogue no fim dos mil anos? Como Satanás irá através de Gogue de Magogue sair para atacar as nações que estão sob os quatro cantos da Terra? ' Apoc. 20: 7-9.
7 E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, 8 E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. Apoc. 7-9. Trad. Almeida Fiel
RESPOSTA: As nações do Apocalipse durante o milênio são pessoas tementes a Jeová e não pessoas destinadas a destruição, mas sim, são destinadas ao um Juízo individual e final para a imortalidade ou a segunda morte a eterna. Satanás tentará e conseguirá desviar a muitas, pois estas nações estarão andando na Luz da Nova Jerusalém durante todo o milênio. Apoc. 21:24,25.
Gogue de Magogue são aglomerados de nações da Terra que no final do milênio se posicionarão contra o Reino milenar de Cristo e se juntarão á Satanás. Elas apoiarão com suas forças militares na Guerra final, o lado do velho Rival de Jeová.
Como Satanás e suas forças militares podem cercar o arraial (acampamento) dos Santos e a Cidade amada? Depois do ataque final de Satanás, as que Nações na Terra continuarão vivas? Apoc. 20:7-9; 22:2. Trad. Almeida fiel.
9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial (acampamento) dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.
RESPOSTA: Ataque ao “Acampamento dos Santos”. Em Apocalipse 20:7-9 prediz-se que Satanás, o Diabo, liderará as nações numa guerra contra “o acampamento dos santos e a cidade amada”, após o fim dos mil anos do reinado de Cristo. Evidentemente, a profecia se refere a uma rebelião terrestre contra a soberania do reino de Deus sobre a terra, o que constitui um ataque contra os “santos”. Neste contexto, estes evidentemente são os restabelecidos da humanidade, que mantiveram sua integridade para com Deus e seu Rei messiânico. # veja nota no rodapé
A Bíblia chama esses rebeldes de “nações nos quatro cantos da terra”. Isso não significa que a humanidade terá sido novamente dividida em entidades nacionais mutuamente incompatíveis
A cidade amada” é a cidade mencionada pelo glorificado Jesus Cristo aos seus seguidores, em Apocalipse 3:12, e que ele chama de “cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte do meu Deus”. Visto que ela é uma organização celestial, como podem essas forças terrestres ‘cercá-la’? No sentido de que cercam “o acampamento dos santos”. Qualquer acampamento se encontra fora duma cidade; portanto, “o acampamento dos santos” deve representar aqueles que estão na Terra, fora do lugar celestial da Nova Jerusalém, que lealmente apoiam o arranjo governamental de Jeová. Quando os rebeldes sob as ordens de Satanás atacarem esses fiéis, o Senhor Jesus considerará isso como um ataque contra ele mesmo. (Mateus 25:40, 45) “Aquelas nações” tentarão eliminar tudo o que a Nova Jerusalém celestial tiver realizado em tornar a Terra um paraíso. Portanto, ao atacarem “o acampamento dos santos”, eles também estarão atacando “a cidade amada”.
# veja nota no rodapé
O que é o LAGO DE FOGO? Quem será lançado no lago de fogo e quem não será? Coisas inanimadas também serão lançadas nele? Quem são a Besta e o Falso Profeta?
10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apoc. 20:14, Trad. Almeida Fiel
RESPOSTA: O QUE É O LAGO DE FOGO? <<Clique aqui
Por que os ANJOS DE SATANÁS não vão para o LAGO DE FOGO, mas serão destruídos no ARMAGEDOM?
Por que Deus não jogou Satanás naquele lago, após o Armagedom, mas, o manteve mil anos abismado fora do Lago de fogo "eterno"? Será que Deus queria livrá-lo do tormento eterno nos mil anos? (sem poder fazer qualquer atividade) Apoc. 20:1-3; 7-9.
Quem são as NAÇÕES da Terra que serão destruídas, no fim do Reino Milenar, e por que elas não irão para o LAGO de FOGO? Quem é Gogue de Magogue no fim dos mil anos? Como Satanás irá através de Gogue de Magogue sair para atacar as nações que estão sob os quatro cantos da Terra? ' Apoc. 20: 7-10.
APOCALIPSE 20:4-6
O Reino Milenar inicia-se a pleno vapor logo após o Armagedom. Quem são esse que estão sentados nos tronos e julgarão no Milênio e reinarão com Cristo no seu Reino Milenar?
4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Apoc. 20:4. Trad. Almeida Fiel.
RESPOSTA: As escrituras dizem que a classe sacerdotal composta de 144.000 ungidos serão a Noiva de Cristo e residirão na Nova Jerusalém celestial e governarão com Cristo sobre a Nova Terra. Apoc. 5:9,10; 14;1-4; 20;6. Estes participarão em "julgar" e salvar os povos da terra habitada durante o reino milenar, o Dia do Juízo.
Quem são a BESTA, o FALSO PROFETA e por que eles vão "vivos" para o Lago de Fogo? Apoc. 19:20. Os seres ou coisas inanimadas "vivos" que serão lançados no lago de fogo, continuarão "vivos"? Apoc 20:10. Quem é a IMAGEM da BESTA? Em que ano ela surgiu? Ela vai ou não vai para o Lago de Fogo?
"E que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos" Apoc 20:4b
Quem são os demais "mortos" que só passarão a viver depois final do milênio?
"Mas, os outros (demais) mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. 6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Apoc. 20:5, Trad. Almeida Fiel.
RESPOSTA: São as pessoas ressuscitadas no milênio, os que saíram da Grande tribulação e do Armagedom vivos, mais os que nascerem no milênio.
Em que sentido são considerados "mortos" até o final do milênio ?
“Os demais mortos”, que não passam a viver “até terem terminado os mil anos”, têm de ser os que estiverem vivos no fim dos mil anos na Nova Terra mas antes de Satanás ser solto do abismo e trazer a prova decisiva sobre a humanidade. No fim dos mil anos, as pessoas na terra terão atingido a perfeição humana, estando na condição de Adão e Eva antes de pecarem. Terão então realmente vida em perfeição. Os que depois passarem a prova, quando Satanás for solto do abismo por um pouco de tempo, poderão usufruir esta vida para sempre. Apoc. 20:4-10.
Observe que estes "mortos" estão vivos, sem eternidade ainda, DE PÉ diante do Trono de Jeová na Terra, Apoc 20:12. Pode um morto literal ficar de pé diante de Deus?
Os arrebatados na grande tribulação adquirirão imortalidade antes do ARMAGEDOM. Serão a Noiva de Cristo (144.000) e reinarão com ele por 1000 anos. Todavia os demais, (outros) são considerados "mortos" pois no juízo final ainda os aguarda e poderão morrer.
No milênio as ressurreições serão somente condenatórias? Ou serão para julgamento?
RESPOSTA: As ressurreições iniciarão logo após o Armagedom e serão gradativas. Será que o julgamento destes "mortos" serão pelas ações antes de morrerem? Não, pois, todos vivos na terra terão que obedecer as novas instruções do milênio. Apoc. 20:11-13;15.
Dependendo da obediência ou não aos novos rolos no milênio, o ressuscitado (morto) estará ou não LIVRO DA VIDA ou DESTRUIÇÃO eterna. Apoc. 20:11-13;15. Estes novos rolos não são um dossiê da vida anterior das pessoas, mas a terceira parte da bíblia para o milênio.
Pessoas ressuscitadas, os demais que passaram a Grande tribulação e o Armagedom vivos e os que nasceram no milênio vão ser julgados segundo suas ações lá no REINO. O julgamento de todos serão segundo os rolos abertos no milênio. Ou vai para o livro da vida ou para a destruição eterna no (simbólico) lago de fogo. Apocalipse 20:15
APOCALIPSE 20:11-15
As ressurreições no Milênio serão estritamente CONDENATÓRIAS ou haverá salvações? O Que são o céu e a terra que fugiu diante de Deus?
11 E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os "mortos" foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
RESPOSTA: No milênio as ressurreições serão para julgamento. "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo" Trad. Almeida Fiel.
Mas não serão julgados pelas ações antes de morrer! Todos vivos na terra terão que obedecer as novas instruções do milênio. Apoc. 20:11-13;15.
Dependendo da obediência ou não aos novos rolos no milênio, o ressuscitado estará ou no LIVRO DA VIDA ou DESTRUIÇÃO eterna. Apoc. 20:11-13;15
O texto diz que as pessoas ressuscitadas, os demais que passaram a Grande tribulação e o Armagedom vivos e os que nasceram no milênio vão ser julgados segundo suas ações lá no REINO.
O julgamento de todos serão segundo os rolos abertos no milênio. Ou vai para o livro da vida ou para a destruição eterna no lago de fogo. Apocalipse 20:15
O texto acima diz que os salvos, estarão inscrito no livro da vida e os condenados cujos nomes não consta no livro da vida irão para o lago de fogo (segunda morte) Apoc. 20:15
Apocalipse 20:15 diz que "aquele" que não tiver o seu nome no livro da vida aberto no milênio, vai para o lago de fogo. Isto mostra que aquele que tiver o nome no livro irá para a vida eterna.
As nações do Apocalipse durante o milênio são pessoas tementes a Jeová e não pessoas destinadas a destruição, mas sim, são destinadas ao um Juízo individual e final para a imortalidade ou a segunda morte a eterna. Satanás tentará desviá-los, mas elas estarão andando na Luz da Nova Jerusalém durante todo o milênio. Apoc. 21:24,25.
No milênio não mais existirá os céus (governantes atuais) e a Terra os povos deste velho sistema alheados de Deus. Deixarão de existir. Existirão apenas os Novos Céus e a Nova Terra milenares. Apoc. 20:11b
Por que o tormento eterno do lago de fogo é simbólico?
14 E a morte e o inferno (sepultura) foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apoc. 20:14,15, Trad. Almeida Fiel.
RESPOSTA: Você acha possível que a "morte" e o "inferno" podem literalmente ser lançados no Lago de Fogo? Acha que ambos sofrerão tormento eterno? Ou acha que é um símbolo de extermínio completo e eterno, a segunda morte? Você acha coerente Deus salvar no Armagedom e ressuscitar todos injustos para depois destruí-los no final do milênio julgando-os pelas ações do velho sistema? Atos 24:15, Rom. 5:12; 6:7,23.
Por que Apocalipse 21:4, diz que não haverá mais morte e no final do Milênio diz que muitos serão mortos?
RESPOSTA: Simplesmente não haverá mais morte ADÂMICA e sim DESTRUTIVA, a segunda morte. Apoc. 20:15.
LAGO DE FOGO
A Maior prova que o lago de fogo é um símbolo destruição eterna é: O Satanás irá primeiro ser preso e acorrentado no abismo..Se fosse lançado direto no lago de fogo não estaria mais em condições de desviar mais ninguém. Outro fato é que a morte tambem será lançada neste lago de fogo simbólico.
AS MÁS INTERPRETAÇÕES - APOCALIPSE 20
"Os que ressuscitaram antes do milênio, os 144.000, terão seus corpos como o de Jesus glorificado e incorruptos e não poderão mais morrer. Irão para o Céu.
Os que restarem das Pragas, da Grande Tribulação e do Armagedom, provocada pelo Anticristo, viverão na Terra".
RESPOSTAS:
01- Não existe um texto que mostra a Grande Multidão sendo ressuscitada antes do milênio. Ela sairá viva, ilesa da Grande Tribulação e do Armagedom. Ressurreição para viver na Terra, será somente no Reino Milenar de Cristo.
02- Todas pragas apocalípticas ocorrem de 1914 até a Grande tribulação (Parousia) e são todas simbólicas. No Armagedom não restará ninguém que não serve a Jeová. Os aprovados "sairão da Grande Tribulação e Armagedom para o Reinado terrestre do CORDEIRO.
03- O Anticristo não "provoca" nada, nem nas pragas, na Grande Tribulação e o Armagedom. O agente provocador da Grande tribulação e Armagedom, será a BESTA cor de escarlate e GOGUE DE MAGOGUE.
04- As ressurreições do milênio começarão logo no início e beneficiarão todos que faleceram antes da morte de Jesus Cristo. Todos os que sobreviventes aprovados no final do Milênio, herdarão a vida eterna na Terra. Veja também pergunta n. 7.
05- O planeta Terra não será destruído no final do Milênio, e nem será SUBSTITUIDO pela Nova Jerusalém.
Todas as bilhões pessoas que estiverem vivendo no Reino Milenar de Jesus, tantos os que "vieram" da Grande tribulação - Armagedom, mais os lá ressuscitados terão salvação.
Afirmar que as todas as pessoas do milênio serão condenadas é uma das maiores mentiras dos evangélicos. Apesar de milhares serem destruídos no juízo final, a maioria (vários bilhões) estará inscrita no Livro da vida de Jeová receberão a IMORTALIDADE . Apoc. 20:15.
06- A Nova Jerusalém "desce" do céu para Terra, (abençoa), no começo ou no fim do Reinado milenar de Cristo* ?
Logo no início do Reinado, pois os Céus e a Terra anteriores sumiram da presença de Jeová no Armagedom. Os Novos Céus, a mesma Nova Jerusalém, substitui os velhos Céus. A Nova Terra o Paraíso terrestre substitui a velha "terra", os povos destruídos no Armagedom. Apoc. 21:1-4 .
APOCALIPSE 21,22 NÃO RELATAM FATOS DEPOIS DO MILÊNIO.
APOCALIPSE CAPÍTULOS 21
APOCALIPSE 21 RELATA FATOS DEPOIS DO ARMAGEDOM
São apenas explicações de como é a nova Jerusalém e como irá atuar no milênio inteiro sobre a Nova Terra. A prova disso é que no capítulo 22 as nações salvas vivendo no milênio, ainda estão sofrendo o processo de cura MILENAR. Apoc. 22:2.
Depois do milênio ninguém mais precisará ser curado de nada. Todos terão a vida em si mesmo. João 5:26. Também não haverá mais ressurreições depois do Reino Milenar.
Quem são, o CÉU, a TERRA e o MAR que fugiram da presença de Deus? Apoc. 21:1
RESPOSTA: Daniel descreveu quatro “animais” que subiram “do mar” e revelou que estes eram simbólicos de reis ou reinos políticos. (Da 7:2, 3, 17, 23) De modo similar, João falou sobre ‘uma fera que ascendeu do mar’, isto é, daquela vasta parte da humanidade afastada de Deus; e mencionar ele, em linguagem simbólica, diademas e um trono relaciona novamente a ideia de uma organização política com esta fera saída “do mar”. (Apoc. 13:1, 2) Ele observou também em visão o tempo em que haveria “um novo céu e uma nova terra” e em que “o mar”, isto é, as turbulentas massas de gente apartadas de Deus, não mais existiria. Muito menos, a terra atual a sociedade humana apartada de Deus juntos com o Céu, seus governos humanos atuais. Apoc. 21:1.
Como é a Nova Jerusalém, É SIMBÓLICA OU REAL; em que sentido a Nova Jerusalém "desce" do céu para a humanidade? A Nova Jerusalém é a mesma Nova Terra?
RESPOSTA: A Nova Jerusalém no Apocalipse é descrita em símbolos. Cada detalhe da sua composição tem um significado. Ela é celestial. Heb. 12:22
Desce do céu para a Terra no sentido que suas bênçãos fluirão sobre a Terra, através da sua LUZ. Os príncipes Representantes da Nova Jerusalém aqui na Terra, a representarão administrativamente. Sal. 45:16 CONHEÇA COMPLETAMENTE A NOVA JERUSALÉM << Clique aqui
Como será após o Reino milenar de Cristo?
RESPOSTA: Teremos estas informações examinando as demais citações da Bíblia em outros livros que abranjam o período pós Reino de Deus. 1 Cor. 15:24-28.
# NOTA:
Nos capítulos 44 a 48, Ezequiel tem uma visão, da divisão das terras entre as doze tribos de Israel na repatriação da nação Judaica. Ele descreve uma faixa administrativa de terra que se estendia desde a fronteira oriental junto ao rio Jordão e o mar Morto, até o mar Ocidental ou Mediterrâneo. (Centro da Terra) Ao norte e ao sul desta faixa, e paralelos a ela, havia setores de terra designados às tribos de Israel. Isto é um modelo profético para cumprir nos novos céus e nova terra. 2 Ped. 3:13.
Dentro da faixa de terra havia um setor quadrado 13 km de cada lado, chamado de contribuição, que por sua vez estava dividido em três setores: O setor setentrional era designado aos levitas não-sacerdotais, o setor do meio continha o santuário de Jeová e o setor mais meridional continha a cidade, (cidade chamada “O Próprio Jeová Está Ali).
O governante da administração da cidade evidentemente era “o maioral”. É digno de nota que, na visão, a cidade estava separada do templo, ou santuário. Além disso, “o maioral” não era sacerdote, Portanto, no cumprimento da visão de Ezequiel, a cidade da visão evidentemente não retrata o governo celestial de Jesus Cristo, e dos seus reis e sacerdotes associados. Em vez disso retrata uma sede de administração terrestre, visível, sob a direção do Reino celestial. De modo correspondente, “o maioral” retrataria os designados como representantes ‘principescos’, visíveis, do governo celestial. Sal 45:16; Is 32:1, 2.
APOCALIPSE CAPÍTULOS 22
APOCALIPSE 22 RELATA FATOS DEPOIS DO ARMAGEDOM
Apocalipse 22:1-3 E ele me mostrou um rio de água da vida, límpido como cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro 2 e fluía pelo meio da rua principal da cidade. Dos dois lados do rio havia árvores da vida, que produziam 12 safras de frutos e davam seus frutos todo mês. As folhas das árvores eram para a cura das nações. 3 Não haverá mais nenhuma maldição. Mas o trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus escravos lhe prestarão serviço sagrado
CONCLUSÃO
APOCALIPSE CAPÍTULO 20
Sequência cronológica do milênio com relação ao Reino; Apoc. 4-6;11-15
Sequência cronológica do milênio com relação ao Satanás; Apoc. 20:1-3,7-10.
APOCALIPSE CAPÍTULO 21
Inicia-se logo após o Armagedom
APOCALIPSE CAPÍTULO 22
Como será a cura das nações durante o milênio
MATÉRIAS ADICIONAIS