OS DEZ MANDAMENTOS ESTÃO VIGORANDO? PARTE I - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

OS DEZ MANDAMENTOS ESTÃO VIGORANDO? PARTE I

OS DEZ MANDAMENTOS E A “LEI” (CONCERTO COM ISRAEL) ERAM TRANSITÓRIOS*!  PARTE I. ÊXODO 20:1a17, DEUT 4:13, 5:1-3,15, 2 COR.3:7-15.
“Para os sem lei tornei-me como sem lei, embora eu não estivesse sem lei para com Deus, mas [estivesse] debaixo de lei para com Cristo. 1 Cor. 9:21, Gal 6:2.




O PRIMEIRO MANDAMENTO: 2 Eu sou o Senhor (Jeová) teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim.
01- Que Deus redigiu este MANDAMENTO? (1)
02- Será que no Reino de Deus todos estarão livres para adorar outros deuses uma vez que o primeiro mandamento não mais existirá ali? Haverá outros deuses no Reino de Cristo e há necessidade desse mandamento?
03- Quem dentre os deuses se enquadram para o povo Judeu não ter diante DELE. Gen. 2:4, Mat.19:4.
04- Será que a TRINDADE não é um deus também em oposição a JEOVÁ?
05- Por que O DEUS no decálogo não pediu que o povo O adorasse? Mat. 4:10.
06- Por que o FILHO dele disse um PRINCÍPIO maior do Ex.20:3? Mar 12:28,29.
07- Para que servirá o primeiro mandamento na eternidade? JEOVÁ Não permitirá existirem outros deuses diante dele. Ex. 20:3, Zac.14:9,21. 1 Cor 15:28. Não seria Melhor o primeiro mandamento de Cristo: Ame a JEOVÁ de todo CORAÇÃO?
08- Se o primeiro mandamento vigora até hoje para salvação, por que você não o guarda, não tendo outros deuses? Por que adora uma tríade?
09- Não coloque mais "SENHOR" nas postagens, é estelionato! COLOQUE YHVH, pois é o Deus dos dez mandamentos; está escrito 7 vezes o NOME hebraico nas tábuas.
10- Fale a verdade: Quem não tem outros deuses em oposição a Jeová, ama verdadeiramente DEUS?
11- Os mandamentos do concerto de pentecostes são maiores do que os do concerto de Horebe?

O SEGUNDO MANDAMENTO:  Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor (Jeová) teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam  e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.  
01- Por que no novo testamento, a lei Cristã é mais abrangente do que O SEGUNDO MANDAMENTO?  Êxodo 20:4,5, 1cor 10:14.
02- Por que neste MANDAMENTO, constam coisas, que não se pode fazer imagem? E no novo testamento não se relaciona lista, e sim princípios de ”idolatria” e cobiça ? 1 João 5:21.
03- Fale a verdade: Quem não faz imagens esculpida de forma nenhuma, ama verdadeiramente DEUS? Por exemplo: riqueza tem imagem?
04- Os mandamentos do concerto pentecostes são maiores que os do concerto de Horebe?

O TERCEIRO MANDAMENTO: Não tomarás o nome do Senhor (Jeová) teu Deus em vão; porque o Senhor (Jeová) não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
01- Por que será que todos adoradores de JEOVÁ não economizavam usar o nome dele 7000 vezes na bíblia?
02- O que era realmente usar o nome dele em “vão”? Será que era para suprimir SEU NOME, e substituí-Lo por “SENHOR” 7000 vezes?
03- Por que será que seu FILHO disse tenho manifesto o teu NOME? João 17:6,26, Mat. 6:9.  
04- Os mandamentos do concerto de pentecostes são maiores  do que os do concerto de Horebe?

O QUARTO MANDAMENTO:  Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;  mas o sétimo dia é o sábado do Senhor (Jeová) teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. 11 Porque em seis dias fez o Senhor (Jeová) o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor (Jeová) abençoou o dia do sábado, e o santificou.
 
01- Será que o sábado vai existir no Reino de Deus, Isaías 66:22-23? Examine novamente o texto e note que é de um sábado até o outro sábado (semana inteira) e de lua nova até a outra lua nova (mês inteiro), não todos os sábados, ou seja diariamente Jeová será adorado. ). Além do mais, não retornaremos a cumprir LEI DAS FESTIVIDADES DAS LUAS NOVAS.
02- Será que os 6 dias que YHVH, fez os Céus é a Terra, intermediados pelo Verbo, são literais e de 24 Horas? EM GENESES 2:4, OS SEIS DIAS “VIRAM” “UM”. Porque ele diz e a coisa acontece, ele ordena e ela se afirma. Salm. 33:9, Trad. Pastoral.
03- Será que os humanos fieis a YHVH começaram a guarda do sábado no Éden (QUARTO MANDAMENTO)? Ou quando? Será que no Éden era o sábado semanal, ou REPOUSO de JEOVÁ? Observe que no livro de Gênesis Jeová nunca chamou o sétimo dia de sábado.
04- Qual o motivo real para a guarda semanal do sábado? Deut.5:1a4,15. (Escravos no Egito).
05- Será que a Bíblia diz diretamente no N.T que os DEZ MANDAMENTOS e a velha aliança ERAM TRANSITÓRIOS? 2Cor. 3:7a15.
06- Qual “sábado” que o Cristão guarda hoje? Heb.4:1:3 (Tornar se CRISTÃO e alcançar o SABADO MILENAR, o repouso de DEUS.
07- Será por que, que de Romanos para frente, não se menciona MAIS A PALAVRA “SABADO”, menos colossenses 2:16, que o faz de modo desfavorável?
08- Será que este mandamento (GUARDA SEMANAL SÁBADO), não tem um mais abrangente no novo testamento que o substitui? O que nos diz estes versículos, Heb. 4:4a8,9? Dizem que aqueles repousos antigos não conduziram ninguém ao descanso verdadeiro, e resta um descanso verdadeiro que é tornar cristãos e descansar das obras mundanas, e empenhar se pelo REINO, tornando seguidor de CRISTO. Heb. 4:1-3.. Além do mais, Hebreus 4:10,11 diz que o DESCANSO DERRADEIRO SERÁ NO REINO MILENAR DE CRISTO.
09- O mal do guardador de descanso SEMANAL, é que não entendeu que no sistema cristão, não tem mais dia de descanso semanal, pois o falso descanso é o que os judeus e falsos cristãos faziam e fazem, o materialismo mundano em troca do Reino de DEUS, pois, descansar hoje é tornar-se cristão. E no futuro descansar mais ainda nos mil anos do reino de CRISTO, HEB 4:1a3, AS BOAS NOVAS. Mat.6:33.
10- Os judaizantes modernos querem guardar o sábado semanal, influenciando o mundo inteiro a NÃO GUARDÁ LO, POIS, ELES mesmos almoçam fora, compram remédios, abastecem seus veículos, fazem compras, somente “terceirizam” TODOS os serviços de EMERGÊNCIAS.
11- Já viu PAULO, PEDRO, JOÃO, mencionarem a obrigatoriedade de se guardar o SÁBADO, pelos Cristãos (não pelos Judeus), depois de PENTECOSTES o novo concerto?
12- Os filhos de Israel observarão o sábado semanal em todas as suas gerações, como aliança “perpétua”. Será um sinal “perpétuo” entre mim e os FILHOS DE ISRAEL, porque em seis dias Javé fez o céu e a terra, mas no sétimo dia ele parou para respirar." TRAD. PASTORAL, Ex.31:16,17.
13- Você é de qual TRIBO de ISRAEL para a ALIANÇA VELHA? Deut.5:1,2,3,15.
14. A ALIANÇA com ISRAEL foi "perpetua", permanente enquanto durou.  (Pentecostes). Deut.4:13, Jer.31:31a31. (Aliança “perpetua” era até com os sacrifícios de animais), Lev.16:33,34.
15- JEOVÁ, ainda está no seu DIA DE REPOUSO, o sétimo dia. Heb.4:8,9.
16- O que profetizou Isaías sobre a guarda do Sábado semanal em nossos dias? Is. 56:1a7; 1 Ped. 1:5, 10; Rm.3:21; At 13:42.
Is. 56:1a7. Repare quem guardasse o sábado semanal, obedeceria o “pacto” (aliança) de Jeová. E neste pacto as suas ofertas queimadas e sacrifícios seriam aceitas, então, TRATAVA-SE da Lei MOSAICA, At 13:42. Note que os judeus, até hoje mantiveram o sábado como final de semana e feriado, continuando a sua Lei mosaica. A bíblia diz que a aliança velha é a LEI, OS DEZ MANDAMENTOS. Deut.4:13.  
17- Será que o Sábado semanal deve ser observado em nossos dias? Apoc.14:7 (comparar Ex.20:11; 31:14a17).
Repare novamente êxodo 31:14a17, e note que o SÁBADO semanal deveria ser guardado “PERPETUAMENTE”. Mas note também que as LEIS CERIMONIAIS deveriam também ser guardadas “PERPETUAMENTE”, Lev 16:28,29.  Que há de errado? A Tradução da palavra “oh.lám”, que corretamente seria continuamente e não “PERPETUAMENTE”. Veja traduções modernas.
18- Por que Cristo e a classe sacerdotal (Levítica) podia sempre “VIOLAR” o “SÁBADO” semanal sem TRANSGREDIR a LEI?   Mat. 12:1a8. Resposta: Jesus é o SENHOR DO SÁBADO MAIOR, O REINO MILENAR, e com os seus CO HERDEIROS, governarão a Terra neste “sábado”. Apoc.5:10, 20:6.
19- Os mandamentos do concerto Pentecostes são maiores que os do concerto de Horebe?
20- Moisés disse aos israelitas: “Jeová, nosso Deus, concluiu conosco um pacto em Horebe”, a região próxima ao monte Sinai. A lei de guardar o sábado fazia parte desse pacto. (Deuteronômio 5:2, 12) A Bíblia mostra que o sábado foi algo novo para os israelitas. Por exemplo, imagine que os israelitas já tivessem o costume de guardar o sábado antes de serem libertos do Egito. Então, por que Deus disse que guardar o sábado serviria para lembrá-los de sua libertação?
21- Desde Adão até Horebe ninguém humano nunca guardou o SÁBADO, pois neste período nem na Bíblia existia a palavra SÁBADO.
22- Por que Jesus nunca exortou  a guarda do sábado? Por que o espírito santo nunca falou do SÁBADO?

CURIOSIDADES SOBRE O SÁBADO.
01- A expressão hebraica yohm hash·shab·báth (dia de sábado) deriva do verbo sha·váth, que significa “repousar, cessar”. Gên 2:2;
02- Não existe a palavra sábado no Livro de Gênesis.
03- A primeira vez que Jeová chamou o sétimo dia de sábado, foi em Êxodo 16:23-26.
04- O sábado foi dado por Jeová como sinal entre Ele e os filhos de Israel. Êx 31:16, 17, Sal.147:19,20, Ez. 20:11-13.
05- A guarda de um sábado semanal de 24 horas começa com a nação de Israel no ermo, no segundo mês depois do seu Êxodo do Egito, em 1513 AEC. (Êx 16:1).
06- O sábado só foi imposto aos servos de Deus depois do Êxodo é evidente no testemunho de Deuteronômio 5:2,3,15 e Êxodo 31:16, 17.
06- Nos quatro evangelhos, todos ainda debaixo da LEI, guardaram o sábado.
07- No livro de Atos só existe a palavra sábado relacionado com sinagogas de Judeus ainda não cristãos.
08- De Romanos até apocalipse a bíblia não menciona mais a palavra sábado.
09- Não existe nos Profetas e Salmos, e V.T promessa de guardar o sábado eternamente. Em Êxodo 31:16, não é perpétuo, e Isaías 66:23, é mensal e semanal.
10- Os dez mandamentos eram transitórios, temporários. 2 Cor. 3:7-12.
11- Quando a bíblia se refere a “mandamentos” nem sempre se referem aos “DEZ”. João 13:34,35.
12- A lei do Cristo vigora a partir de pentecostes. 1 Cor.9:21, Gal. 6:2.

PERGUNTAS DE LEITORES
01- Lucas 23:54-56,  prova que a Lei moral de Deus  (o decálogo) é perpétua?
"Era o dia da Parasceve [PREPARAÇÃO], e ia começar o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galileia com ele, seguindo a José, viram o túmulo e como o corpo de Jesus fora nele posto;  voltando depois, prepararam aromas e bálsamos. No sábado, descansaram segundo o mandamento;" LUCAS 23:54-56.
Diz a Palavra de Deus: Cristo é o fim da Lei. Rom 10:4.  O leitor sincero da Bíblia obviamente se perguntaria: à partir de quando a Lei  não teria mais de ser cumprida pelos cristãos?
A resposta é simples!   A partir da fundação da congregação cristã oficialmente. Foi exatamente em Pentecostes que a nova "aliança", Pacto do espírito, entrou em vigor. Anteriormente os cristãos ainda não tinham congregações cristãs. Na Nova aliança vigoraria a Lei do Cristo. Gálatas 6:2
De Pentecoste para frente só encontramos judeus nas sinagogas guardando sábado. Os Cristãos se livraram da LEI. Por isso de ATOS para frente, relato de sábado é só nas sinagogas judaicas que não aceitaram Cristo.


02- Enquanto a Lei moral de Deus estava em vigor, como o horário da guarda do sábado deveria ser respeitado se em outro país se  o horário local não era o mesmo do horário padrão de Israel?  
O calendário Judaico é lunar com variações devido a intercalação de um mês intecalar de tempos em tempos. Não havia fuso-horário em Israel. Se um Israelita debaixo da Lei, viajasse para outro país ele deveria seguir as datas e horários para suas festividades.
Por exemplo, a Páscoa/ Ceia do Senhor. Cada ano esta festividade é comemorada em datas diferentes, porém em 14 de Nisã, após o por do sol local. Os sábados Judaicos (Lunar) dificilmente coincide com os sábados das Nações com calendário solar.



O QUINTO MANDAMENTO: 12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor (Jeová) teu Deus te dá.
01-Quem será nossa mãe e nosso PAI a partir do Reino milenar de Cristo e na eternidade?  
02- Os mandamentos do concerto de pentecostes são maiores do que os concerto do Horebe?

O SEXTO MANDAMENTO: Não matarás.
01- AMAR os outros como Cristo nos amou. (A ponto de morrer pelos outros), isto não é maravilhoso, É MAIS DO QUE NÃO MATARAS?  (Lei do Cristo) João 15:12.
02- Fale a verdade se alguem não mata o próximo ele amam verdadeiramente o próximo?
03- Eu vos dou um novo mandamento: Que vos ameis uns aos outros como EU VOS AMEI> João 13:34,35.
04-  Por meio disso chegamos a conhecer o amor, porque esse entregou a sua alma por nós; e nós temos a obrigação de entregar as [nossas] almas pelos [nossos] irmãos.  (Morrer pelo próximo e não matar o próximo)  1João 3:16.
05- Para que não matar se os salvos para eternidade nunca mais morrerão. Apoc 21:4.
06- Os mandamentos do concerto de pentecostes são maiores do que os do concerto de Horebe?

O SÉTIMO MANDAMENTO: Não adulterarás.
01- Haverá casamento no Reino Celestial de Deus? "A Bíblia diz que serão iguais aos anjos, e outra será que no Reino de Deus vai ser permitido cobiçar uma mulher independente de existir casamento ou não?
02- Ame sua esposa, como Cristo amou a congregação. Ef.5:24,25,28, Gal 6:2. Será que é mais eficaz do NÃO ADULTERARAS? Êxodo 20:14. Também, Cristo nos deixou outro princípio: O ADULTÉRIO É NO CORAÇÃO.
03- Deus nos livrou da Lei, então se os dez MANDAMENTOS FOSSEM ETERNOS seria contraditório dizer: Quem irá para o céu não terá mais sexo. Então, por que eternamente: “NÃO COMETERAS ADULTÉRIO? Êxodo 20:14? Luc 20:28a36.
04- Êxodo 20:14, mandamento só condenatório, pois, não se traindo a esposa está cumprido! Obs, pode se maltrata-la, desrespeitá-la mas o mandamento está cumprido.
05- Fale a verdade: Só por que não tenho outra esposa, será que amo verdadeiramente minha esposa? E na Lei? Às vezes tinham 10 esposas e alguns amava somente uma. (As esposas de Jacó: Leia, Raquel e concumbinas)  
06- Os mandamentos do concerto pentecostes são maiores do que os do concerto de Horebe?

O OITÁVO MANDAMENTO: Não furtarás.
01- Trabalhe arduamente para distribuir aos pobres (lei do Cristo.) Note que tudo nas tabuas é “ NÃO ROUBARAS (passivo), e tudo na lei cristã é FAÇA (ativo)!
02- Fale a verdade: Só porque um cidadão não rouba ele ama verdadeiramente o próximo? ( Parábola do Bom samaritano)
03- Os mandamentos do concerto de pentecostes são maiores que os do concerto de Horebe?

O NONO MANDAMENTO: Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
01- Falai a verdade, cada um de vós com o seu próximo, porque somos membros que se pertencem uns aos outros. Efésios 4:25.
02- Fale a verdade: Se nunca testemunhar falso contra alguém, voce tem certeza que tem o amor verdadeiro a próximo?
03- Os mandamentos do concerto pentecostes são maiores do que os do concerto Horebe?

O DÉCIMO MANDAMENTO: Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
01- Haverá casamento, sexo, escravidão humana no Reino Celestial de Deus? "A Bíblia diz que serão iguais aos anjos, e outra será que no Reino de Deus vai ser permitido cobiçar uma mulher independente de existir casamento ou não? Poderemos ter escravos?  A lei da escravatura não foi abolida?
02- Fale a verdade: Achas que você  poderá ter escravos na eternidade? Isto é AMOR?  
03- Nao reparou que na Lei Cristã tem princípios maiores que este? Materialismo, ganância, idolatria?
04- Os mandamentos do concerto de pentecostes são maiores do que os do concerto de Horebe?

OS DEZ MANDAMENTOS ERAM TRANSITÓRIOS
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras (OS 10 MANDAMENTOS), se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será de maior glória o ministério do Espírito! ( A NOVA ALIANÇA COM A LEI DO CRISTO E COM O ESPÍRITO SANTO)
Porque, se o ministério da condenação (OS DEZ MANDAMENTOS) foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça.(A NOVA ALIANÇA LEI DO CRISTO)
Porquanto, na verdade, o que, outrora, foi glorificado (DEZ MANDAMENTOS), neste respeito, já não resplandece, diante da atual sobre-excelente glória. (A LEI DO CRISTO NA NOVA ALIANÇA COM ESPÍRITO SANTO)
Porque, se o que se desvanecia ( OS DEZ MANDAMENTOS) teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente.(A NOVA ALIANÇA COM ESPÍRITO SANTO E A LEI DO CRISTO) 2 Coríntios 3:7-11 ALMEIDA

AS 10 ABERRAÇÕES DOS DEZ MANDAMENTOS SE FOSSEM ETERNOS
01- O Deus verdadeiro JEOVÁ permitirá eternamente a existência de deuses falsos.
02- Permitirá a poligamia.(SEM CASAMENTOS)
03- Proibirá adultério eternamente sem ter sexo e casamentos no Reino Celestial.
04- Reservará só um dia para sua adoração UNIVERSAL.
05- Honrar mãe eternamente no Reino de DEUS, sem ter mãe
06- Tolerará a ESCRAVIDÃO humana eternamente. Ex. 20:17.
07- Trucidará a Lei do CRISTO, o AMOR? DEUS É AMOR.
08- Deus não permitirá novos ajustes e princípios de sua LEI, no Reino milenar com a abertura dos novos rolos, a terceira etapa da bíblia. Apoc. 20:12.
09- Aceitará que seu NOME ETERNO continue SEM ser PRONUNCIADO.
10- Vingará até a terceira e quarta geração que NO REINO celestial não existirá.

OS DEZ MANDAMENTOS NÃO TEM SERVENTIA NO CÉU
01- Nenhuma criatura no céu jamais teve outros deuses para servir em oposição a Jeová. (Lá não tem nem a trindade).
02- No céu ninguém precisa fazer imagem ou escultura de Jeová para adorá-Lo, pois todos habitantes do céu enxergam Deus e falam pessoalmente com Ele.
03- Jamais qualquer criatura  celestial é castigada e nem a sua terceira ou quarta geração de anjos (não existem) por não obedecer os Dez Mandamentos.
04- Jamais no Céu qualquer criatura tomou ou tomará o Nome de Deus em Vão.
05- No céu nunca houve  a guarda de sábado semanal.
06- No céu não tem animais nem filhas e nem escravos estrangeiros para descansar dia nenhum.
07- No céu não tem como honrar pai e mãe, para obter uma vida longa na Terra.
08- Os seres espirituais jamais até hoje nunca mataram nenhum dos seus irmãos.
09- Nenhum ser espiritual celestial pode adulterar pois não têm esposas.
10- Os seres espirituais não tem como cobiçar a casa, a mulher, os escravos, nem boi, ou jumento do próximo. (Lá não existem tais coisas)

 
CONCLUSÃO: Pare de andar na lei e na aliança mosaica;  ande na lei cristã e no pacto de pentecostes...  1 Reis 2:3, Deut 4:13, 2 Cor 3:7-12, Gal 6:2.  Veja: Quem pensa que cumprir os dez mandamentos é amor enganou se, era obrigação! Quem ama não tem escravo! Êx 20:17. Note: Na "lei"  o amor é passivo e na lei do Cristo  o amor é ativo, agape. Gal 6:2.

CONTINUE A LEITURA: OS DEZ MANDAMENTOS  E A “LEI” (CONCERTO COM ISRAEL) ERAM TRANSITÓRIOS!  PARTE II.

MATÉRIAS ADICIONAIS


Voltar para o conteúdo