ORGANIZAÇÃO DE JEOVÁ
Definição: Associação ou sociedade de pessoas, cujos esforços são coordenados para determinado trabalho ou propósito.
Os membros de uma organização são unidos por medidas administrativas e por diretrizes ou requisitos.
As pessoas que são testemunhas dedicadas e batizadas de Jeová entram na organização de Jeová como resultado de escolha pessoal, não por nascimento nem compulsoriamente. Foram atraídas para a Sua organização terrestre por causa dos ensinamentos e das práticas dela e porque desejam participar no trabalho que ela faz.
Tem Jeová realmente uma organização aqui na terra?
Para responder a essa pergunta, considere o seguinte: Estão organizadas as criaturas celestiais de Deus, os anjos?
Dan. 7:9, 10: “Eu estava observando até que se colocaram uns tronos e o Antigo de Dias se assentou. Sua vestimenta era branca como a neve e o cabelo de sua cabeça era como pura lã. Seu trono era chamas de fogo; as rodas dele eram fogo ardente. De diante dele corria e saía um rio de fogo. Mil vezes mil lhe ministravam e dez mil vezes dez mil ficavam de pé logo diante dele. Assentou-se o Tribunal e abriram-se livros.”
Sal. 103:20, 21: “Bendizei a Jeová, vós anjos seus, poderosos em poder, cumprindo a sua palavra, por escutardes a voz da sua palavra. Bendizei a Jeová, todos os exércitos seus, vós ministros seus, fazendo a sua vontade.” (Um “exército” é um grupo organizado.)
Como transmitiu Deus instruções aos seus servos na terra em tempos passados?
Quando os adoradores de Jeová eram poucos em número, ele dava orientações a chefes de família como Noé e Abraão, e então eles agiam como porta-vozes de Jeová para suas famílias. (Gên. 7:1, 7; 12:1-5)
Quando Jeová libertou os israelitas do Egito, deu-lhes orientações por intermédio de Moisés. (Êxo. 3:10)
Junto ao monte Sinai, Deus organizou o povo numa nação, provendo leis e regulamentos para governar a forma de adoração e as relações dos membros dessa nação uns com os outros. (Êxo. 24:12) Estabeleceu um sacerdócio para que tomasse a liderança em assuntos de adoração e instruísse o povo com respeito aos requisitos de Jeová; houve tempos em que ele suscitou profetas para transmitirem ao povo a necessária exortação e aviso. (Deut. 33:8, 10; Jer. 7:24, 25)
Assim, embora Jeová ouvisse as orações dos adoradores individuais, proveu instrução para eles por intermédio de arranjo organizacional.
Quando se aproximou o tempo para Jeová começar a unificar consigo mesmo os verdadeiros adoradores por meio de Jesus Cristo, Deus o enviou à terra para ser Seu porta-voz. (Heb. 1:1, 2)
Depois, com o derramamento do espírito santo em Pentecostes, no ano 33 EC, passou a existir a congregação cristã.
Depois de Jesus ter retornado aos céus, essa congregação se tornou o arranjo de Jeová para instruir e para coordenar os esforços dos cristãos individuais.
Havia superintendentes para tomarem a liderança nas congregações locais, e um corpo governante, central, fazia as necessárias decisões e ajudava a coordenar as atividades.
Claramente, Jeová trouxera à existência uma organização na terra constituída de verdadeiros cristãos. — Atos 14:23; 16:4, 5; Gál. 2:7-10.
Será que as obras físicas de criação, feitas por Jeová, indicam que ele é um Deus de organização?
Isa. 40:26: “Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número, chamando a todas elas por nome. Devido à abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder, não falta nem sequer uma delas.” (As estrelas estão agrupadas em galáxias e se movem relacionadas umas com as outras, mesmo que as características das estrelas individuais difiram.
Os planetas se movem com cronometragem precisa, em órbitas fixas. Os elétrons que se encontram em todo átomo de todo elemento também têm suas órbitas. E a estrutura de toda a matéria segue normas matemáticas que são tão coerentes que foi possível aos cientistas predizer a existência de certos elementos antes de realmente os descobrirem. Tudo isso dá evidência de extraordinária organização.)
Mostra a Bíblia que os verdadeiros cristãos seriam um povo organizado?
Mat. 24:14; 28:19, 20: “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.” “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as . . . ensinando-as.” (Como se realizaria isso sem uma organização? Quando Jesus treinou seus primeiros discípulos para esta obra, ele não lhes disse simplesmente que cada qual fosse aonde quer que desejasse e partilhasse essa fé como bem o quisesse. Ele os treinou, deu-lhes instruções e os enviou de modo organizado. Veja Lucas 8:1; 9:1-6; 10:1-16.)
Heb. 10:24, 25: “Consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e a obras excelentes, não deixando de nos ajuntar, como é costume de alguns, mas encorajando-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes chegar o dia.” (Mas para onde dirigiria a pessoa os interessados de modo que pudessem obedecer a este mandamento, se não houvesse uma organização com reuniões regulares onde pudessem reunir-se?)
1 Cor. 14:33, 40: “Deus não é Deus de desordem, mas de paz. . . . Que todas as coisas ocorram decentemente e por arranjo.” (O apóstolo Paulo considerava aqui a atuação ordeira nas reuniões de congregação. A aplicação deste conselho inspirado exige respeito pela organização.)
1 Ped. 2:9, 10, 17: “Mas vós sois ‘raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo para propriedade especial, para que divulgueis as excelências’ daquele que vos chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. . . . Tende amor à associação inteira dos irmãos.” (Uma associação de pessoas, cujos empenhos são envidados para um determinado trabalho, é uma organização.)
São os fiéis servos de Deus simplesmente indivíduos que estão espalhados nas várias igrejas da cristandade?
2 Cor. 6:15-18: “Que quinhão tem o fiel com o incrédulo? . . . ‘Portanto, saí do meio deles e separai-vos’, diz Jeová, ‘e cessai de tocar em coisa impura’; ‘e eu vos acolherei’. ‘E eu serei pai para vós e vós sereis filhos e filhas para mim’, diz Jeová, o Todo-poderoso.” (É realmente um servo fiel de Deus aquele que continua a participar na adoração com os que mostram pelo seu modo de vida que são realmente descrentes? Veja o tópico geral “Babilônia, a Grande”.
1 Cor. 1:10: “Exorto-vos agora, irmãos, por intermédio do nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos faleis de acordo, e que não haja entre vós divisões, mas que estejais aptamente unidos na mesma mente e na mesma maneira de pensar.” (Essa união não existe entre as diversas igrejas da cristandade.)
João 10:16: “Tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco; a estas também tenho de trazer, e elas escutarão a minha voz e se tornarão um só rebanho, um só pastor.” (Visto que Jesus havia de trazer a tais para dentro de “um só rebanho”, não é óbvio que não poderiam estar espalhadas nas religiões da cristandade?)
Como pode ser identificada em nossos dias a organização visível de Jeová?
(1) Exalta realmente a Jeová como o único Deus verdadeiro, magnificando o seu nome. — Mat. 4:10; João 17:3.
(2) Reconhece plenamente o papel vital de Jesus Cristo no propósito de Jeová — qual vindicador da soberania de Jeová, o Agente Principal da vida, a cabeça da congregação cristã, o empossado Rei messiânico. — Rev. 19:11-13; 12:10; Atos 5:31; Efé. 1:22, 23.
(3) Adere de perto à Palavra inspirada de Deus, baseando todos os seus ensinamentos e todas as suas normas de conduta na Bíblia. — 2 Tim. 3:16, 17.
(4) Mantém-se separada do mundo. — Tia. 1:27; 4:4.
(5) Mantém um elevado nível de pureza moral entre seus membros, porque o próprio Jeová é santo. — 1 Ped. 1:15, 16; 1 Cor. 5:9-13.
(6) Devota seus principais esforços à realização da obra que a Bíblia predisse para os nossos dias, a saber, a pregação das boas novas do Reino de Deus em todo o mundo, em testemunho. — Mat. 24:14.
(7) Não obstante as imperfeições humanas, seus membros cultivam e produzem os frutos do espírito de Deus — amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio — fazendo isso a tal ponto que se destacam do mundo em geral. — Gál. 5:22, 23; João 13:35.
Como podemos mostrar respeito pela organização de Jeová?
1 Cor. 10:31: “Fazei todas as coisas para a glória de Deus.”
Heb. 13:17: “Sede obedientes aos que tomam a dianteira entre vós e sede submissos, pois vigiam sobre as vossas almas como quem há de prestar contas.”
Tia. 1:22: “Tornai-vos cumpridores da palavra e não apenas ouvintes.”
Tito 2:11, 12: “[Manifestou-se] a benignidade imerecida de Deus, que traz salvação a toda sorte de homens, instruindo-nos a repudiar a impiedade e os desejos mundanos, e a viver com bom juízo, e justiça, e devoção piedosa.”
1 Ped. 2:17: “Tende amor à associação inteira dos irmãos.”
QUESTIONAMENTOS- ESCRAVO FIEL E DISCRETO
01- Por que as Testemunhas Jeová descobriram que o escravo fiel e discreto surgiu na Terra em 1919?
RESPOSTA: A fera do mar surgiu em 1914. Os cristãos foram perseguidos três anos e meio. Depois foram mortos e venceram sendo soltos da prisão. Mas para surgir o escravo fiel e discreto estes filhos ungidos deveriam vencer a imagem da fera idealizada em 01/1919 e inaugurada em 04-1919 (Liga das nações). Portanto foi nesta ocasião que passaram a ser inscritos no livro do Cordeiro.( A noiva). Maiores detalhes: Quem é a Besta, neste site.
02- Quem é o escravo fiel e discreto que Jesus disse em Mateus 24:45-47?
Será que são todos aqueles que estiverem vigilantes cumprindo a vontade do amo, quando ele chegar repentinamente, serão considerados por Jesus como sendo o "escravo fiel", e receberão a recompensa. Mas quem é o escravo fiel, só será conhecido quando Jesus voltar. No momento somos só escravos com um dever a cumprir e se cumprirmos nossa tarefa até o fim, o amo Jesus Cristo vai nos recompensar e dizer: "muito bem escravo bom e fiel !"
RESPOSTA: Por que as afirmações acima não são verdadeiras? Quando Jesus voltar será a recompensa (galardão) e não a designação! Se assim fosse até Jesus voltar, quem alimentaria espiritualmente corretamente o povo de DEUS? Jesus fez o desafio ? Quem seria? Isto indica que todos saberiam quem é o escravo logo na sua designação e não na premiação.
03- Se o escravo fiel surgiu em 1919, quem alimentou os povos espiritualmente desde a fundação do Cristianismo na Terra até esta data?
RESPOSTA: CONSULTE O LINK ABAIXO> www.adeusheresias.com.br/apostasia--a-grande-apostasia-do-cristianismo-na-parousia.html
04- Por que o Corpo Governante afirma que suas interpretações da Bíblia são as únicas corretas?
RESPOSTA: Primeiro lugar eles são também o escravo fiel e discreto aprovado para dar o alimento apropriado para o tempo do fim. Mat. 24:45-47.
PROVAS ADICIONAIS:
a) - QUEM INTERPRETA A BÍBLIA ATRAVÉS DOS MODELOS PROFÉTICOS?
b)- QUEM SABE CORRETAMENTE À QUEM A BÍBLIA FOI DIRIGIDA PRIMARIAMENTE?
c)- QUEM HOJE SABE CORRETAMENTE PROFECIAS DE LONGO ALCANCE IGUAIS À DAN. CAPÍTULO 11?
d)- QUEM TEM A BÍBLIA EXPLICADA VERSÍCULO POR VERSÍCULO PARA CONSULTA AO PÚBLICO?
05- Por que o corpo governante se auto-designa "classe de João", sendo que João era inspirado por Deus , e o CG não é?
RESPOSTA: Pertencer a "Classe de João" que dizer que pertence a classe dos "ungidos" da "classe da noiva de Cristo", os 144.000 que reinarão com Cristo nós céu mil anos. Apoc. 20:6
O apóstolo era "inspirado" por Jeová por ele ser um dos homens que escreveu a Bíblia no primeiro século quando ainda não existia o escravo fiel e discreto no tempo do fim. (1919).
Ademais os homens do Corpo governante do primeiro século não eram "inspirados" no sentido pleno de profeta. Eles eram "auxiliados" pelo espírito santo RECENTEMENTE DERRAMADO.
06- Como os iníquos terão certeza que a organização de Jeová é a verdadeira, antes do Armagedom?
Note que todos ungidos VIVOS na terra serão transformados sem morrerem. Imediatamente após sua mudança de natureza, subirão ao céu.
Todos na terra notarão o desaparecimento dos ungidos VIVOS na terra. 1 Cor. 15:51,52
MATÉRIAS RELACIONADAS