ONIPRESENÇA: É ENSINO BÍBLICO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ONIPRESENÇA: É ENSINO BÍBLICO?

CRENÇA PAGÃ  que,  “tudo o que existe é parte de Deus e que Deus está presente em tudo o que existe”. Pessoas acreditam  que “vivemos, nos movemos e temos nossa existência literalmente em Deus". Deus está presente literalmente até numa planta, dizem.

Já imaginou se O Ser Todo Poderoso  estivesse presente em cada milímetro quadrado no universo?  Faça um conjectura: Deus habitando em todos lugares possíveis do universo.

Será que A Santidade máxima do Universo se sentiria puro, habitando literalmente o planeta Terra depois do pecado Adâmico? Será como Deus se sentiria estando presente literalmente no abismo de Satanás durante os mil anos?  Por que Deus expulsou "trilhões" de anjos do Céu?  Por que Deus só vai considerar os humanos salvos na Terra como "FILHOS" só depois do fim do milênio? Apoc. 21:7. Por que Deus vai assumir diretamente o Reino Terrestre só no Final dos mil anos?  1 Cor. 15:24-28.

DEUS PRECISA SER ONIPRESENTE PARA QUE?
Para nada. Ele tem capacidade para tudo: Inspecionar o Universo num piscar de olhos e agir segundo seu bel prazer. Pode criar à distância e quando não se agrada de algo,  interfere imediatamente sem estar presente. Sempre envia Alguém, para que sua VONTADE seja Feita onde quer que seja.

JEOVÁ TEM MORADA FIXA
Deus como indivíduo, como Pessoa com um corpo espiritual, tem um lugar de residência, e assim não poderia estar em qualquer outro lugar ao mesmo tempo. Neste respeito lemos em 1 Reis 8:43 que os céus são o “lugar estabelecido de morada” de Deus. Em Hebreus 9:24 somos também informados de que “Cristo entrou . . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus”.

Além disso, o discípulo Estêvão e o apóstolo João tiveram visões do céu, nas quais viram tanto a Deus como a Jesus Cristo. Portanto, Jeová Deus deve ser uma pessoa, um indivíduo, tanto quanto Jesus Cristo. (Atos 7:56; Apoc. 5:1, 9) Aqueles dos cristãos, que têm a esperança de finalmente viverem no céu, têm a garantia de que verão a Deus e também serão semelhantes a ele, mostrando que Jeová Deus é realmente uma pessoa e tem um corpo, bem como determinado lugar para estar.  1 João 3:2.

O que a Bíblia ensina? Será que Deus é onipresente, estando em todos os lugares no céu, na Terra e até mesmo entre os humanos ao mesmo tempo?
Na verdade, a Bíblia diz que Deus tem um lugar específico de morada — os céus. Ela registra uma oração do Rei Salomão na qual ele clamou a Deus:Que tu mesmo ouças desde os céus, teu lugar estabelecido de morada.” (1 Reis 8:43) Quando ensinou seus discípulos a orar, Jesus Cristo disse a eles para dirigir suas orações ao “Nosso Pai nos céus”. (Mateus 6:9)

Depois de sua ressurreição, Cristo entrou ‘no próprio céu, para aparecer perante a pessoa de Deus, diz a Bíblia. Hebreus 9:24.
Esses versículos indicam claramente que Jeová Deus mora apenas no céu, não em todos os lugares. É claro que “os céus” mencionados nesses textos não se referem à atmosfera ao redor da Terra nem à vasta expansão do espaço sideral. Os céus físicos não podem conter o Criador do Universo. (1 Reis 8:27) A Bíblia diz que “Deus é Espírito”. (João 4:24) Ele reside nos céus espirituais, num domínio à parte do Universo físico. 1 Coríntios 15:44.

O que dizer dos textos da Bíblia que parecem indicar que Deus está presente em todos os lugares? Por exemplo, o Salmo 139:7-10, em que Davi disse sobre Deus: Para onde posso ir do teu espírito e para onde posso fugir da tua face? Se eu subisse ao céu, lá estarias tu; e se eu fizesse meu leito no Seol, eis que lá estarias tu! Se eu tomasse as asas da alva para residir no mar mais remoto, também ali me guiaria a tua própria mão. Será que esses versículos querem dizer que Deus na verdade é onipresente, morando em cada um desses lugares mencionados?
Note que Davi perguntou primeiro: Para onde posso ir do teu espírito?Por meio de seu espírito santo, Deus pode ver tudo e usar seu poder em todos os lugares, sem ir literalmente a esses lugares ou morar neles. Para ilustrar: Em anos recentes os cientistas conseguiram examinar o solo do planeta Marte, a milhões de quilômetros da Terra. Como? Não por ir até lá, mas por estudar fotos detalhadas e outras informações transmitidas para a Terra por meio de sondas enviadas à superfície de Marte.


ONIPRESENÇA DE DEUS
Os fariseus acreditavam num Deus onipresente. Argumentavam que, visto “Deus estar em toda a parte, Ele pode ser adorado tanto dentro como fora do Templo, e não devia ser invocado apenas mediante sacrifícios. Eles promoviam assim a sinagoga como lugar de adoração, de estudo e de oração, e elevavam-na a um lugar central e importante na vida do povo, rivalizando com o Templo”.  Encyclopaedia Judaica.

Os fariseus não tinham apreço pelo templo de Jeová. Isto é evidente nas palavras de Jesus: “Ai de vós, guias cegos, que dizeis: ‘Se alguém jurar pelo templo, isto não é nada; mas, se alguém jurar pelo ouro do templo, ele está sob obrigação.’ Tolos e cegos! O que, de fato, é maior, o ouro ou o templo que santifica o ouro? Também: ‘Se alguém jurar pelo altar, isso não é nada; mas, se alguém jurar pela dádiva nele, ele está sob obrigação.’ Cegos! O que, de fato, é maior, a dádiva ou o altar que santifica a dádiva? Portanto, quem jurar pelo altar, está jurando por ele e por todas as coisas sobre ele.”  Mateus 23:16-20.

Como puderam os fariseus ficar tão desvirtuados nos seus raciocínios? O que é que desperceberam? Note o que Jesus diz a seguir. “ *E quem jurar pelo templo, está jurando por ele e por aquele que habita nele* .” (Mateus 23:21) A respeito deste versículo, o erudito E. P. Sanders observou: “ *O templo era santo, não apenas porque se adorava ali o Deus santo, mas também porque Ele estava ali* . ” (Judaism: Practice and Belief, 63 BCE—66 CE [Judaísmo: Prática e Crença, 63 AEC—66 EC])
Todavia, *a presença especial de Jeová significava pouco para aqueles que pensavam que Ele estava em todos os lugares* .


CONCLUSÃO: Jeová Deus não precisa estar em todos os lugares, ou ser onipresente, para saber o que está acontecendo em qualquer parte do Universo. A Palavra de Deus diz: “Não há criação que não esteja manifesta à sua vista.” (Hebreus 4:13)
Realmente, a força ativa de Jeová, ou seu espírito santo, pode estar em todos os lugares, permitindo que ele veja tudo e realize seu propósito de um local fixo, sua “santa habitação” nos céus. Deuteronômio 26:15.  

MATÉRIA ADICIONAL



Voltar para o conteúdo