NASCER DE NOVO
Nascer de novo Definição: Nascer de novo envolve ser batizado em água (‘nascer da água’) e ser gerado pelo espírito de Deus (‘nascer do espírito’), tornando-se assim filho de Deus, com a perspectiva de ter parte no Reino de Deus. (João 3:3-5)
Jesus teve essa experiência, assim como a têm os 144.000 que são herdeiros com ele do Reino celestial.
Por que é necessário que alguns cristãos ‘nasçam de novo’?
Deus propôs associar com Jesus Cristo no Reino celestial um número limitado de humanos fiéis.
Luc. 12:32: “Não temas, pequeno rebanho, porque aprouve a vosso Pai dar-vos o reino.”
Apoc. 14:1-3: “Eu vi, e eis o Cordeiro [Jesus Cristo] em pé no monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil . . . que foram comprados da terra.”
Os humanos não podem ir para os céus com corpo de carne e sangue.
1 Cor. 15:50: “Digo isso, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem pode a corrupção herdar a incorrupção.”
João 3:6: “O que tem nascido da carne é carne, e o que tem nascido do espírito é espírito.”
Apenas pessoas que ‘nasceram de novo’, tornando-se assim filhos de Deus, podem ter parte no Reino celestial.
João 1:12, 13: “A tantos quantos o receberam [a Jesus Cristo], a estes deu autoridade para se tornarem filhos de Deus, porque exerciam fé no seu nome; e nasceram, não do sangue, nem da vontade carnal, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (“Tantos quantos o receberam” não significa todos os humanos que depositaram fé em Cristo. Note a quem se faz referência, conforme indica o versículo 11 [“os seus”, os judeus]. O mesmo privilégio é estendido a outros dentre a humanidade, mas apenas a um “pequeno rebanho”.)
Rom. 8:16, 17: “O próprio espírito dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Então, se somos filhos, somos também herdeiros: deveras, herdeiros de Deus, mas co-herdeiros de Cristo, desde que soframos juntamente, para que também sejamos glorificados juntamente.”
1 Ped. 1:3, 4: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, pois, segundo a sua grande misericórdia, ele nos deu um novo nascimento para uma esperança viva por intermédio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, e imaculada, e imarcescível. Ela está reservada nos céus para vós.”
Que farão eles nos céus?
Apoc. 20:6: “Serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.”
1 Cor. 6:2: “Não sabeis que os santos julgarão o mundo?”
Pode uma pessoa que não ‘nasceu de novo’ ser salva?
Apoc. 7:9, 10, 17: “Depois destas coisas [depois de o apóstolo João ter ouvido o número dos que haviam de ‘nascer de novo’, os que constituiriam o Israel espiritual e estariam com Cristo nos céus; compare com Romanos 2:28, 29 e Gálatas 3:26-29] eu vi, e, eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; e havia palmas nas suas mãos. E gritavam com voz alta, dizendo: ‘Devemos a salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.’ . . . ‘O Cordeiro [Jesus Cristo], que está no meio do trono, os pastoreará e os guiará a fontes de águas da vida.’”
Hebreus 11:39, 40, depois de alistar muitas pessoas de fé, dos tempos pré-cristãos, diz: “Embora todos estes recebessem testemunho por intermédio de sua fé, não obtiveram o cumprimento da promessa, visto que Deus previu algo melhor para nós, a fim de que eles não fossem aperfeiçoados à parte de nós.” (A quem se refere aqui por “nós”? Hebreus 3:1 mostra que são os “participantes da chamada celestial”. As pessoas de fé, dos tempos pré-cristãos, pois, têm de ter uma esperança de vida perfeita em outra parte sem ser o céu.)
Sal. 37:29: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.”
Apoc. 21:3, 4: “Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. E o próprio Deus estará com eles. E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.”
É possível uma pessoa ter o espírito de Deus e ainda assim não ter ‘nascido de novo’?
Com respeito a João, o batizador, o anjo de Jeová disse: “Será cheio de espírito santo desde a madre de sua mãe.” (Luc. 1:15)
E mais tarde Jesus disse: “Entre os nascidos de mulheres não se levantou ninguém maior do que João Batista; mas aquele que é menor no reino dos céus é maior do que ele [Por quê?
Porque João não estará nos céus e por isso não havia necessidade de ele ‘nascer de novo’].
Mas, desde os dias de João Batista até agora [quando Jesus declarou isto], o reino dos céus é o alvo para o qual os homens avançam impetuosamente.” — Mat. 11:11, 12.
O espírito de Jeová tornou-se “ativo” em Davi e “falou” por intermédio dele (1 Sam. 16:13; 2 Sam. 23:2), mas em parte alguma diz a Bíblia que ele ‘nasceu de novo’.
Não era preciso ele ‘nascer de novo’, porque, conforme diz Atos 2:34: “Davi não ascendeu aos céus.”
MATÉRIA ADICIONAL