JESUS PODEDIA PECAR NO LUGAR DE ADÃO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS PODEDIA PECAR NO LUGAR DE ADÃO?

*JESUS PECOU ANTES DE SE TORNAR O MESSIAS OU O CRISTO* ?
Basicamente o Filho unigênito desde sua Origem nos céus teve uma vida impecável praticamente em todas etapas em que foi submetido.
 
*I Etapa* : Sua vida celestial PODEROSA desde sua criação até o inicio da Criação Imaterial. (Criação de todos seres espirituais do céus onde participou em tudo) Jó 38:6,7
 
*II Etapa* : Sua Vida celestial PODEROSA desde o início de Toda a Criação material. O Universo, a terra e os seres humanos. João 1:1
 
*III Etapa* : Sua vida espiritual como anjo Superior pós criação material onde acompanhou todo desenrolar da Salvação do Povo de Deus a caminho da Terra da Promessa até sua chegada na Terra. Josué 5:13-15
 
*IV Etapa* : Sua vida como Filho do homem nascendo como HOMEM Perfeito, porém ainda não IMORTAL. João 5:26
*ESTA ETAPA se subdivide em 3 fases distintas* :
1- Do seu nascimento como HUMANO perfeito até se tornar o CRISTO.                                                                                                                                                      
2- Depois de Se tornar o Cristo como HOMEM perfeito até sua Morte e Ressurreição para a Vida espiritual no Céu.                  
3- Da sua ressurreição como Pessoa espiritual Imortal até retornar a presença de seu Pai e Deus.
 
*V Etapa* : Na Presença à direita de Deus até o Armagedom. Sal 110:1-2, Heb. 10:12,13
*ESTA ETAPA se subdivide em 2 fases distintas* :
1- Na espera até ser Empossado Rei do Reino de Deus. Luc 19:11,12
2- Já empossado Rei do Reino E TAMBÉM SUMO SACERDOTE no aguardo da execução de Todos inimigos de Deus e início do Reino Milenar  . Apoc 11:15; 12:10,12
 
*VI Etapa* : Sua vida Como REI e sumo sacerdote durante mil anos. Apoc. 20:5,6.
*VII Etapa* : Depois do Reino milenar na eternidade. 1 Cor 15:24-28.

JESUS PECOU ANTES DE SE TORNAR O MESSIAS OU O CRISTO* ?
*Note que O Filho de Deus aparentemente nunca pecou* . Entretanto, Deus permitiu que Jesus (Filho do Homem) fosse submetido à uma Etapa vulnerável quanto a pecar ou não.
É na *IV Etapa* JESUS JÁ COMO O MESSIAS OU O CRISTO E SUMO SACERDOTE, fase 2 (vide acima) que a Bíblia é clara:  *CRISTO* NÃO PECOU:
De fato, para isso vocês foram chamados, porque o próprio Cristo sofreu por vocês, deixando um modelo para seguirem fielmente os seus passos.  *Ele não cometeu pecado* , nem se achou falsidade na sua boca. 1 Pedro 2:21, 22.
Analise o texto acima: Jesus antes de seu batismo sofreu por nós? Jesus antes de se tornar o Messias deixou apenas um exemplo a ser copiado por crianças e jovens: submissão aos pais.

“Assim, ele é capaz também de salvar completamente os que se aproximam de Deus por meio dele, porque está sempre vivo para interceder por eles. *Pois é apropriado que nós tenhamos um sumo sacerdote assim: leal, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus* ” . Hebreus 7:25, 26
Analise o texto acima: Jesus antes de seu batismo era sumo sacerdote? Ele o sumo sacerdote foi leal, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus quando*? ” . Hebreus 7:25, 26
 
 
PARE E PENSE
*A Bíblia NUNCA se Refere ao filho do homem como CRISTO ou MESSIAS sem ele estar BATIZADO* !  Nenhuma, pois todas vezes que a Bíblia chama o filho de Cristo ele já estava batizado, veja: João 17:3; Atos 5:42; Rom.5:8; 6:23; 8:17,39;  6:23; 1 Cor. 1:10; 6:11; 11:1,3; 15:22;  2 Cor.1:1:3; 4:4; 5:20; 6;15; Ef. 1:10; 4:12,32; 5:5,23, 25,29; Gál.3:29; Fil.2:5,11; 3:8; 4:7; Col. 2:8; 1 Tess. 4:16; 2 Tim 3:12; Heb. 5:7; 9:24; 1 Ped. 2:5,21; 3:15,18; Apoc. 11:15; 12:10; 20:4,6;
 
*Deus nunca permitiu que o seu Filho no estágio humano, o segundo Adão, fosse TENTADO OU PROVADO, a não ser somente DEPOIS DE SE TORNAR o Cristo no Batismo* .Muitos acham que o episódio do Herodes quer matar a criancinha, seja uma provação ou tentação. Não se provam bebês indefesos. Na verdade Herodes tinha medo de perder sua posição politica, pois ficou enciumado por Jesus ser proclamado ao nascer REI DOS JUDEUS.   
É evidente na profecia de Daniel 9:25-27, que o Messias (Cristo) tinha data certa para surgir e morrer traído pelo seu próprio povo e seus lideres religiosos.
 
Satanás não perseguiu e nem colocou Jesus a prova até chegar o momento exato. Após seu Batismo. Jesus mal acabou de se batizar veja o que aconteceu: Satanás começou a testar a integridade de Jesus a Deus. Mateus 4:1-10.

O ministério de Jesus foi apenas três anos e meio após se tornar o Cristo e morrer. Antes disse a Bíblia não relata atividades de pregação do seu Reino. Mateus 3:13,16; 4:17. Depois do seu batismo Deus o habilitou para fazer todo tipo de milagres curas e até ressurreições.
 
É claro que Jesus teria de estar TOTALMENTE preparado, aprovado instruído para a sua perseverança na integridade a Deus, pois seria a forma de salvar a humanidade no propósito de Deus, o resgate.
 
Faça um quadro mental Jesus ainda criança tendo de passar por tudo que estava escrito como um menino sem praticamente ter chances de sucesso. Já imaginou a SALVAÇÃO dos Humanos onde estaria?
 
Porém, Deus após seu Batismo, fez sua memória da vida anterior no céu recobrar totalmente, finalizando a preparação do enfrentamento dos problemas que surgiram à frente.
 
*Jesus pecou antes de se tornar o Messias ou o Cristo* ?
E o menino continuou a crescer, ficando forte e cheio de sabedoria; e o favor de Deus continuou sobre ele.  De ano em ano, seus pais costumavam ir a Jerusalém para a Festividade da Páscoa.  E, quando ele tinha 12 anos de idade, subiram segundo o costume da festividade.  Quando a festividade terminou e eles começaram a viagem de volta, o menino Jesus ficou em Jerusalém, mas seus pais não perceberam.  
*Pensando que ele estivesse no grupo que viajava junto, percorreram a distância de um dia e então começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos.  Mas, visto que não o acharam, voltaram a Jerusalém e o procuraram cuidadosamente* .  Pois bem, depois de três dias, eles o acharam no templo, sentado no meio dos instrutores, escutando-os e fazendo-lhes perguntas.  Mas todos os que o escutavam ficavam admirados com o seu entendimento e suas respostas.  Assim, seus pais ficaram espantados quando o viram, e sua mãe lhe disse: “ *Filho, por que você fez isso conosco? Olhe, seu pai e eu estávamos desesperados procurando você* .”  
Mas ele lhes disse: “Por que estavam procurando por mim? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?”  No entanto, não compreenderam o que ele estava lhes dizendo.  Então ele desceu com eles e voltou a Nazaré, e continuou a estar sujeito a eles. Também, sua mãe guardava cuidadosamente todas essas declarações no coração. *E Jesus progredia em sabedoria e em desenvolvimento físico, e no favor de Deus e dos homens* . Lucas 2:40-52.
 
Jesus quando menino cometeu esse grande deslize, não tinha permissão para sair da presença de seus pais em longas viagens aos doze anos, por ele ainda ser um ser humano imaturo em fase de aprendizado. José e Maria corrigiram e orientaram o menino pelo seu ato irresponsável e o menino Jesus deu um bom exemplo para os Jovens, corrigindo se e aceitando a disciplina de seus pais
A Bíblia não relata mais absolutamente nada até os seus 30 anos de idade no Seu Batismo. Lucas 3:21-23; 4:1-22  
 
*Depois do seu batismo não era mais obrigado a se sujeitar a seus pais* . Na festa de casamento que Jesus realizou seu primeiro milagre quando transformou água em vinho Maria foi informada por ele que ela não deveria mais exercer autoridade sobre ele. Assim Jesus tinha saído da tutela dos seus pais, pois já era o Messias.
 
Jesus ao batizar-se se comprometeu como dedicado e aprovado ser o Messias, sendo que   *dai para frente Jesus não poderia pecar, e realmente Jesus não pecou* .
Não era possível que um menino em aprendizado seria permitido por Deus que fosse o teste para a nossa salvação eterna.
Por que Jesus teve de ser lembrado da sua vida celestial anterior se sua parte 100% Deus estava dentro do Deus homem Jesus?
Se Jesus não tivesse chances de pecar mesmo como adulto e Cristo, por que Deus submeteria Seu Filho Amado a uma morte vergonhosa e dolorosa e desnecessária?

O teste com Jesus deveria ser somente adulto dedicado e batizado. Se Jesus depois de batizado pecasse a humanidade não teria salvação. Com certeza a Prova Mais importante do universo, nao era um baralho marcado senão Deus seria INÍQUO. A Bíblia diz que apesar de tudo Jesus já Batizado e sendo o CRISTO não pecou. 2 Cor. 5:18-21. O que denota isso? Que ele depois de dedicado e batizado não poderia pecar.  Jesus CRISTO não poderia repetir o pecado de Adão, TRAIR A SOBERANIA DE DEUS.

Para que a Profecia de Deus cumprisse, e Ele não deplorasse por escolher Jesus como o Cordeiro,  Seu Deus e Pai precisou intervir a ajudar Seu Filho em certas horas cruciais onde Cristo suplicou ajudas inestimáveis inclusive ajudas angélicas preciosas.
Graças a isso estamos com perpectivas de vida eterna perdidas por Adão. Não seria um pecado de Jesus menino que colocaria nossa eternidade em jogo.

PORTANTO, salvador só  JEOVÁ, por intermédio de Jesus o salvador designado por Deus, o presente DELE para nos salvar. Isaias 43:10,11; Judas 1:25
 

POR QUE DEUS TINHA CERTEZA QUE CRISTO NÃO FALHARIA?
Será que Deus usou sua presciência neste caso sabendo que era uma prova de livre escolha?
Ao entregar Seu filho a esta prova de integridade, Deus ofereceu a Jesus todo tipo de ajuda caso necessitasse. Sal. 91:11,12.  Este era o fator chave para Jesus vencer o mundo. João 16:33.

Deus ao escolher Seu filho Cristo disse que não deploraria e que Jesus venceria a prova.  Deus sabia que que Jesus CRISTO não confiaria em si próprio ao estar em provação.

JEOVÁ  AJUDOU JESUS CRISTO NÃO PECAR
Depois do  batismo de Jesus, Jeová abriu-lhe a memória de sua vida anterior junto ao Seu Pai.  Mat. 3:16.  Dai para frente Jesus não poderia pecar de hipótese alguma! Como Jesus atingiria este objetivo?
Jeová ajudaria Jesus a seu pedido. LUCAS 22:43:E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. Heb. 4:15; 5:5;7-9; Mar. 14:35-39; Luc. 22:42-44.

Jesus  estava debaixo da Lei com que finalidade? Jesus  não poderia cometer o mesmo pecado de ADÃO.
"Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado". Rom. 8:3 Gál. 4:4; Mat. 5:17; TRAD. Ferreira.

*QUESTIONAMENTOS DE LEITORES*
*01- Será que o pecado foi do menino Jesus ao abandonar os pais ou foi dos pais que se descuidaram do Filho* ?
Aparentemente seus pais se descuidaram do menino. Mas porque isso não é verdade? Observe que na ida para a festividade a viajem era longa de vários dias e muito cansativa. Por isso seus pais lhe deu certa liberdade de mudar de carroças em comboio na companhia dos seus primos e de outros jovens. Porém na volta, o menino não tinha autorização para permanecer na cidade sem avisar seus pais.
O menino tinha plena ciência que estaria fazendo um ato deliberado e de desobediência a ponto dos seus pais o corrigi-lo fortemente. Mas o garoto aceitou a disciplina e continuou a ficar na tutela fiel a seus pais.

*02- Justifica a atitude do menino que teria que estar na casa de seu Pai?  Portanto, ele tinha obrigação de agir daquela forma deliberada*
Na verdade não. Não existe nenhuma profecia a cumprir enquanto Jesus não se batizasse, que dependesse dele.

*03- Por que a Bíblia diz que o bebê já nasceu Messias ou o Cristo* ? Lucas 2:11
"Pois hoje lhes nasceu na cidade de Davi um salvador, que é Cristo, o Senhor". Essa afirmação  induz a pensar que Jesus ao nascer já era o Cristo ou o Messias. Entretanto a própria palavra Messias ou Cristo significam "ungido" de Deus. Quando Deus o ungiu e aprovou com o Seu espírito? Exatamente no seu batismo aos 30 anos. Mat. 3:16,17; Lucas :21-23;
Ademais todas citações na Bíblia de "Cristo" ou "Messias" são atribuídas ao Filho, DEPOIS de batizado. João 17:3; Atos 5:42; Rom.5:8; 6:23; 8:17,39; 6:23; 1 Cor. 1:10; 6:11; 11:1,3; 15:22; 2 Cor.1:1:3; 4:4; 5:20; 6;15; Ef. 1:10; 4:12,32; 5:5,23, 25,29; Gál.3:29; Fil.2:5,11; 3:8; 4:7; Col. 2:8; 1 Tess. 4:16; 2 Tim 3:12; Heb. 5:7; 9:24; 1 Ped. 2:5,21; 3:15,18; Apoc. 11:15; 12:10; 20:4,6;
As Escrituras dizem que Deus o fez Senhor e Cristo depois de batizado. Atos 2:34-36.

*04- Em que sentido o bebê Jesus era perfeito e santo* ?
Deus ao transferir seu Filho celestial para o ventre de Maria, cuidou para que a imperfeição humana adquirida por Adão, não fosse herdada pelo Seu Filho humano. Nesse sentido bebê nasceu sem o pecado Adâmico e da imperfeição. Isto não quer dizer que Jesus nunca poderia pecar, pois ser perfeito e santo não garante perseverança, como foi o caso do primeiro Adão.

*05- Por que Jesus ao se apresentar para batizar-se,  João Batista disse para Jesus batizá-lo com espírito santo? Se João fez tal pedido é porque Jesus antes do seu Batismo  não teria cometido pecado* . Mateus 3:13-17.  
Jesus foi então da Galileia ao Jordão, ao encontro de João, a fim de ser batizado por ele.  Este, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu é que preciso ser batizado pelo senhor, e o senhor vem a mim?”  Em resposta, Jesus lhe disse: “Deixe que seja assim agora, pois é apropriado que, desta maneira, cumpramos tudo o que é justo.” Então João parou de impedi-lo.  Depois de ser batizado, Jesus saiu imediatamente da água, e naquele momento os céus se abriram, e ele viu o espírito de Deus descer como pomba e vir sobre ele.  Também, uma voz vinda dos céus disse: “Este é meu Filho, o amado, a quem eu aprovo.”

João Batista sabia que Jesus batizaria seu discípulos com o espírito santo. João pediu a Jesus que o batizasse. No entanto Jesus não o permitiu.  Por que?  Jesus deixou claro que não estava pronto para tal batismo. Jesus só batizaria seus discípulos após seu próprio batismo e aprovação com o espírito santo.  

*06- Por que Jesus ao conversar com seus opositores disse que ninguém deles poderia acusá-lo de pecado* ? João 8:46
Jesus raciocinava com os opositores que eles estavam pecando que não o aceitarem com o Cristo. João 21-36. Concluindo Jesus lhes disse: Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão realmente livres.  Sei que vocês são descendentes de Abraão. Mas vocês procuram me matar, porque não aceitam as minhas palavras.  Eu falo do que vi enquanto estava com o meu Pai, mas vocês fazem o que ouviram do seu pai.”  Em resposta, eles lhe disseram: “Nosso pai é Abraão.” Jesus lhes disse: “Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras de Abraão.  Mas o fato é que vocês procuram matar a mim, um homem que lhes disse a verdade que ouviu de Deus. Abraão não agiu assim.  Vocês fazem as obras do seu pai.” Eles lhe disseram: “Não nascemos de imoralidade. Temos um só Pai, Deus.”  Jesus lhes disse: “Se Deus fosse o seu Pai, vocês me amariam, pois vim de Deus e estou aqui. Eu não vim de minha própria iniciativa, mas foi ele que me enviou.  Por que vocês não entendem o que estou dizendo? Porque são incapazes de ouvir as minhas palavras.  Vocês são filhos do seu pai, o Diabo, e querem satisfazer os desejos do seu pai. Ele foi um assassino quando começou, e não permaneceu na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele fala a mentira, está fazendo o que lhe é próprio, porque é um mentiroso e o pai da mentira.  Por outro lado, visto que eu lhes digo a verdade, vocês não acreditam em mim. * Quem de vocês me declara culpado de pecado* ? Se eu falo a verdade, por que é que não acreditam em mim?  Quem é de Deus escuta as declarações de Deus. É por isso que vocês não escutam, porque não são de Deus.”
Que pecado Jesus já o Cristo poderia ser acusado?  De se passar indevidamente por Cristo e Salvador da humanidade.

 
*07- Em que sentido Hebreus 4:15 diz que o Sumo sacerdote Cristo foi provado em todos sentidos como nós, (os ungidos), porém sem pecados* ?
Pois não temos um sumo sacerdote incapaz de compreender as nossas fraquezas, mas temos um que foi provado em todos os sentidos como nós, porém sem pecado.
Jesus se tornou o primeiro ungido na terra com o espírito de Deus no Seu Batismo. Se tornou Sumo Sacerdote ao rasgar a cortina, ( Quando morreu indo na presença de Deus), e ela entra até o interior, atrás da cortina,  onde um precursor entrou em nosso benefício: *Jesus, que se tornou sumo sacerdote para sempre à maneira de Melquisedeque*. Heb. 6:19,20.
É digno de nota que o texto diz também, que Jesus o sumo sacerdote foi provado como todo ungido humano será provado Heb 4:15. Como que os ungidos são provados? Será que é antes dos seus respectivos batismos? Óbvio que não.

*08- Em 1 Pedro 2:21,22 diz claramente que Cristo não pecou, como que podemos entender isso* ?
De fato, para isso vocês foram chamados, porque o próprio Cristo sofreu por vocês, deixando um modelo para seguirem fielmente os seus passos.  Ele não cometeu pecado, nem se achou falsidade na sua boca.
Quando foi que Cristo sofreu e deixou um modelo para os cristãos seguirem seus passos?  Foi exatamente os três anos e meio do seu ministério até sua morte. Não temos exemplos de Jesus antes do seu batismo até os 30 anos de sofrimentos e perseverança.  A Bíblia relata que a partir dos 12 anos era um aprendiz e estudante diligente das escrituras hebraicas e aprendeu desde cedo a profissão de carpinteiro até se tornar o Cristo. Foi um ótimo Filho. Portanto, o fato de ele não pecar foi durante a fase que já era o Cristo.

*09- Jesus dedicou-se  a Jeová antes do seu Batismo?
Jesus já era dedicado a Jeová por fazer parte da Nação Judaica. Porém, Jesus fez uma dedicação individual ao apresentar-se a Jeová para fazer a Vontade Dele. Sal. 40: 6-11
Jesus deixou-nos o modelo de dedicação e batismo. Quando batizamos passamos a pertencer ao nosso pai celestial assim como Jesus exemplificou. Luc. 3:21,22.

*10- Como Jesus poderia ser chamado de Cordeiro que tira o pecado do mundo se ele pecou quando criança? Como entender a expressão:  Mas foi com sangue precioso, como o de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o de Cristo? 1 Pedro 1:19.
Sob a Lei mosaica, exigia-se que os animais sacrificiais fossem sadios e livres de mácula. Êx. 12:5; Lev. 4:3, 28; Deut. 15:21. O mesmo aplicava-se também aos sacrifícios relacionados com o templo observado em visão por Ezequiel. Ez 43:22, 23. De maneira similar, Cristo, “um cordeiro sem mácula nem mancha”, “se ofereceu a Deus sem mácula”. 1 Ped. 1:19; Heb. 9:14.
O primeiro ponto a se observar é que Jesus só foi apresentado como cordeiro depois do seu batismo. João 1:29,36

Em que sentido os animais deveriam ser sadios e livres de mácula? É óbvio que os animais que seriam usados nos sacrifícios prefiguraram os sacrifício Maior o de Cristo. Os animais só poderiam ser imaculados e sem defeitos no sentido genético, visto que animais não pecam.
Um segundo ponto é que o Cordeiro Cristo viveu debaixo do arranjo da LEI. Neste arranjo existia perdão até para homicídio involuntário. Mesmo que um pecador isoladamente pecasse debaixo da LEI, anualmente o Sumo sacerdote expiava todos pecados NACIONALMENTE.  É neste sentido que se cumprem as palavras de Jeová ao seu povo: "Deveis ser santos, pois eu sou SANTO. Lev. 11:45, Sal. 40: 6-11".
Um terceiro ponto é que Cristo ao se apresentar voluntariamente para o batismo e se oferecer a Deus como o cordeiro que tira os pecados do mundo, não precisaria pedir perdão dos seus erros quando criança, pois a nação era coberta pelo arranjo da LEI para o perdão nacional. Convém frisar que o sangue precioso que tira os pecados do mundo é o sangue de CRISTO. (JÁ BATIZADO)

CONCLUSÃO:  
A prova que Adão não venceu, foi quando ele era adulto totalmente capacitado e instruído e no caso de Jesus ele só veio a estar apto para ser tentado ou provado teria que ser DEPOIS da seu batismo.
A PROVA QUE DEUS DEU À ADÃO E A JESUS COMO CRISTO, ERA PERFEITAMENTE POSSÍVEL DE SE CUMPRIR. Adão não a cumpriu, mas, Jesus a cumpriu, nos livrando do Pecado original e os pecados da imperfeição humana, o nosso Resgate.  Rom. 5:17-19.

MATÉRIAS ADICIONAIS
Voltar para o conteúdo