JESUS OU SABEDORIA DE JEOVÁ? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS OU SABEDORIA DE JEOVÁ?

22 O Senhor (JEOVÁ) me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas;
23 fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra.
24 Nasci quando ainda não havia abismos, quando não existiam fontes de águas;
25 antes de serem estabelecidos os montes e de existirem colinas eu nasci.
26 Ele ainda não havia feito a terra, nem os campos, nem o pó com o qual formou o mundo.
27 Quando ele estabeleceu os céus, lá estava eu; quando traçou o horizonte sobre a superfície do abismo,
28 quando colocou as nuvens em cima e estabeleceu as fontes do abismo,
29 quando determinou as fronteiras do mar para que as águas não violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra,
30 eu estava ao seu lado, e era o seu arquiteto; dia a dia eu era o seu prazer e me alegrava continuamente com a sua presença.
31 Eu me alegrava com o mundo que ELE CRIOU, e a humanidade me dava alegria.
PROVÉRBIOS 8:22-31. TRAD. NOVA VERSÃO INTERNACIONAL, VEJA TAMBÉM TRAD. JERUSALÉM, PASTORAL, LINGUAGEM DE HOJE, N.MUNDO ETC..

CONSIDERAÇÕES DE PROVÉRBIOS 8:22-25.               
"Iahweh me "criou" (possuiu), primícias de sua Obra, Desde a eternidade (tempo indefinido) fui estabelecida, desde o princípio (da criação), fui estabelecida, antes da origem da terra. Quando os abismos não existiam, eu fui gerada, quando não existiam os mananciais das águas.  Prov. 8:22-25. Trad. Jerusalém.                                                                                                                     

"O Senhor (JEOVÁ) me criou (possuiu) como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas ;
fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra. Nasci quando não havia abismos, quando não existiam fontes da água, antes de serem estabelecidos os montes, de existirem colinas eu nasci " Porv. 8:22-25.Trad. NVI                                                                                                                                                             

"Javé me "produziu" como primeiro fruto de sua obra , no começo de seus feitos mais antigos . Fui estabelecida desde a eternidade* (OLAN), desde o princípio, antes que a terra começasse a existir. Fui gerada quando o oceano ainda não existia, e antes que existissem as fontes de água. Fui gerada antes que as montanhas e colinas fossem implantadas* , quando Javé ainda não tinha feito a terra e a erva, nem os primeiros elementos do mundo". Prov. 8:22-26, Trad. Pastoral.  

O Senhor me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra.
Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci.
Provérbios 8:22-25

"O Senhor me estabeleceu desde o princípio, antes de criar qualquer outra coisa. Fui designada desde eras passadas, logo no início, antes de a terra existir.
Nasci antes que os oceanos fossem criados , antes que a água brotasse de suas fontes. Nasci antes de serem formados os montes, antes de existirem as colinas,
quando ele ainda não havia feito a terra e os campos, nem o primeiro punhado de terra.
Provérbios 8:22-26 VERSÃO TRANSFORMADORA,

O Senhor me criou, como primícia de suas obras, desde o princípio, antes do começo da terra. Desde a eternidade fui formada, antes de suas obras dos tempos antigos.
Ainda não havia abismo quando fui concebida , e ainda as fontes das águas não tinham brotado. Antes que assentados fossem os montes, antes dos outeiros, fui dada à luz;
antes que fossem feitos a terra e os campos e os primeiros elementos da poeira do mundo.
Provérbios 8:22-26. Versão Católica.

O Senhor me possuía no início da sua obra, antes das suas obras mais antigas. Fui estabelecida desde a eternidade, desde o princípio, antes do começo da terra.
Nasci antes de haver abismos, quando ainda não havia fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver colinas, eu nasci.
Provérbios 8:22-25. NOVA ALMEIDA

JESUS CRIADOR OU CRIATURA?
01- Se o Pai e o Filho são sempiternos ( Eternos para frente e para trás), por que o Pai é o mais velho? Dan. 7:13.
02- Se existe um só criador na Bíblia por que os demais não são criaturas? Mat. 19:4.
03- O único na Bíblia que tem eternidade para trás é Jeová. Sal. 90:2
04- O Verbo estava com o Deus no princípio, mas Jeová não tem princípio.
05- Só existe Um (1) que é o primeiro e o último, os demais são plágios.
06- Por que o versículo que diz que Jesus tem origem foi adulterado? Miq. 5:2.
07- Qual é o filho de um Pai no universo que não teve origem nem foi criado?
08- À partir de quando intermediário na criação será o criador? Col 1:16.
09- Desde quando alguém que é a imagem de outro não foi criado? Col. 1:15.
10- Desde quando alguém que é "gerado" não é criado também? Heb. 11:17.
11- Como o Único Criador pode adorar um outro criador? Apoc. 3:12.
12- Como um Criador pode adorar e servir de sumo sacerdote para outro Deus perpetuamente? Heb. 7:21.
13- Como pode um Criador não estar autorizado a receber nenhuma oração pela eternidade.
14- Como um Criador pode ser um anjo chefe do exército de Deus? Josué 5:13-15.
15- Pode o Criador ser comparado eternamente com animais?

JESUS FOI CRIADO E GERADO
CRIAÇÃO
O ato de criar, ou trazer à existência, alguém ou alguma coisa. Pode também referir-se àquilo que foi criado ou trazido à existência. A palavra hebraica ba·ráʼ e a grega ktí·zo, ambas significando “criar”, são usadas exclusivamente com referência à criação divina.
Em todas as Escrituras, Jeová Deus é identificado como o Criador. Ele é “o Criador dos céus, . . . o Formador da terra e Aquele que a fez”. (Is 45:18) Ele é “o Formador dos montes e o Criador do vento” (Am 4:13) e é “Aquele que fez o céu e a terra, e o mar, e todas as coisas neles”. (At 4:24; 14:15; 17:24) “Deus . . . criou todas as coisas.” (Ef 3:9)
Jesus Cristo reconheceu a Jeová como Aquele que criou os humanos, fazendo-os macho e fêmea. (Mt 19:4; Mr 10:6)
Portanto, Jeová é apropriada e exclusivamente chamado de “o Criador”.  Is 40:28.
É por causa da vontade de Deus que todas as coisas “existiram e foram criadas”. (Apoc. 4:11) Jeová, que tem existido por todo o tempo, estava sozinho antes de a criação ter começo.  Sal 90:1, 2; 1Ti 1:17.
A primeira criação de Jeová foi seu “Filho unigênito” (Jo 3:16), “o princípio da criação de Deus”. (Apoc.3:14) Este, “o primogênito de toda a criação”, foi usado por Jeová na criação de todas as outras coisas, as nos céus e as na terra, “as coisas visíveis e as coisas invisíveis”. (Col 1:15-17) O testemunho inspirado de João a respeito deste Filho, a Palavra, é que “todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência”, e o apóstolo identifica a Palavra como Jesus Cristo, que se havia tornado carne. (Jo 1:1-4, 10, 14, 17)
Como a sabedoria personificada, Jesus é representado como dizendo: “O próprio Jeová me criou como princípio do seu caminho”, e falando sobre a sua associação com Deus, o Criador, como “mestre de obras” de Jeová. (Pr 8:12, 22-31)
Em vista da íntima associação de Jeová e seu Filho unigênito na atividade criativa, e porque este Filho é “a imagem do Deus invisível” (Col 1:15; 2Co 4:4), foi evidentemente ao Seu Filho unigênito e mestre de obras (ou mestre em obras) que Jeová falou, dizendo: “Façamos o homem à nossa imagem.” — Gên 1:26.

O ATO DE GERAR
Para discernirmos biblicamente o que é realmente criar e o que gerar, temos o caso de Adão e Eva. Apenas estes dois humanos foram CRIADOS. Gên. 1:27. No entanto à partir dai, todos descendentes do primeiro casal foram GERADOS. Isto porque Deus lhes deu a faculdade procriativa para tal tarefa.
Todavia GERAR tem outros sentidos na Bíblia. Gerar sempre segue uma criação!
Jesus depois de ser Criado, foi GERADO no ventre de Maria, no seu batismo, e na sua entronização com Rei.
Jesus participará na RECRIAÇÃO dos mortos, a mando de Jeová. Mat. 19:28

O VERBO É COEXISTENTE COM DEUS?
O Verbo nem "sempre" esteve com Deus. Ele não é co-existente e co-extensivo com Deus, e nunca esteve com Jeová ANTES da criação.

"O (VERBO) que era (EXISTIA) DESDE o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); 1 João 1:1-2, ALMEIDA.

Os versículos acima (1 João 1:1-2) fazem alusão óbvia aos trechos de Gênesis 1:1 ("No princípio (DA CRIAÇÃO GERAL) Deus criou os céus e a terra" e João 1:1, "No princípio (DA CRIAÇÃO GERAL) era (JÁ EXISTIA) o Verbo, E o Verbo estava com Deus". ALMEIDA.
Portanto o “princípio” é a “criação geral ”. Mas o Verbo «já estava» ou "já existia" (era) ali, e isto SOMENTE quando veio o princípio da Criação Geral.

O evangelho de João não eleva o sentido do termo "princípio", dando a entender tratar-se da "eternidade passada" e sem data.  

O fato de que o Verbo "era" (já existia) neste princípio da criação não subentende que este "princípio seja a eternidade para trás, pois somente Jeová é sempiterno. Sal 90:2.  
O Verbo não estava presente nessa eternidade para trás, quando não havia distinções de tempo, segundo hoje as conhecemos, ele próprio foi criado e é a IMAGEM DE JEOVÁ. Jeová nunca terá imagem de ninguém. Col. 1:15.

Concluindo, o Verbo (Jesus), não transcende a todas as considerações de tempo, sendo ele eterno (só para frente).  
Com certeza, o tempo começou a existir na criação Geral e Jesus não criou o nada muito menos o tempo. O Verbo participou na criação geral como mestre de Obras e executor de todas as coisas. Criador segundo Jesus é somente Jeová. Mat. 19:4.  

QUESTIONAMENTOS DOS LEITORES
01- Se a Sabedoria de Provérbios capítulo 8 for Jesus, então  até Jeová criar Jesus, Deus ficou sem sabedoria?
RESPOSTA: A Palavra de Deus diz que O poder, A Divindade de Jeová, podem ser vistos na Sabedoria de Sua Criação. (Rom. 1:20). Das criações de Deus, Jesus é a  maior manifestação da Sabedoria de Jeová. Diz a Bíblia: A "Cruz" é o Poder de Deus; Cristo é o Poder de Deus e no entanto ambos não são o PODER de Jeová. 1 Cor.1:18; 24.
A sabedoria intrínseca de Jeová é sempiterna, senão como Jeová criaria o Verbo? Prov. 8:22.

CONCLUSÃO
Quem é o “mestre-de-obras”? A sabedoria personificada chama a si mesma de “mestre-de-obras”. Mais do que um recurso literário para explicar as características da sabedoria, essa personificação se refere simbolicamente ao Filho primogênito de Deus, Jesus Cristo, na sua existência pré-humana. Bem antes de nascer como homem na Terra, ele foi ‘produzido como princípio do caminho de Deus’. (Provérbios 8:22) Como “mestre-de-obras”, trabalhou ativamente com seu Pai na criação de todas as coisas.  Colossenses 1:15-17.


PESQUISA COMPLETA:





Voltar para o conteúdo