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JESUS É DEUS CRIADOR E DIGNO DE SER ADORADO?

Muitos estudiosos lendo o CAPÍTULO 1 DE HEBREUS, dizem que podem "provar" que Jesus é DEUS CRIADOR.  
Entretanto o capítulo 1 (inteiro) de Hebreus, prova justamente ao contrário: JESUS NÃO É DEUS E NEM CRIADOR.

QUAIS A DIFERENÇA ENTRE "CRIAR" E FAZER, FORMAR, FUNDAR?
Criar, fazer, formar fundar  são as mesmas coisas? Criar é totalmente diferente de fazer, formar, fundar etc.
A primeira vez que "Criar" aparece na Bíblia é  em Gênesis 1:1. "No princípio Deus (Jeová) Criou os céus e a terra.

LOGO em seguida em Gênesis 1:7 encontramos as palavras: "Então, Deus fez a vastidão e separou as águas abaixo da vastidão e as águas acima da vastidão. E assim se deu". Por que esta tratativa diferente entre criar e fazer?

Já em Gênesis 1:26,27 Deus declara: "Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e que eles tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todo animal rasteiro que se move sobre a terra.”  E Deus criou o homem à sua imagem, à  imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Veja Genesis 2:3,4 diz criar e fazer  juntas: " E Deus abençoou o sétimo dia e o declarou sagrado, pois neste dia Deus tem descansado de toda a obra que criou, de *tudo que ele decidiu fazer . Esta é a história dos céus e da terra no tempo em que foram criados, no dia em que Jeová Deus fez a terra e o céu.

Para que ninguém tivesse dúvidas que Jesus NÃO é criador ADJUNTO de Jeová, foram tomadas todas providências para isso, em todos textos da Bíblia.
Por exemplo: Jeová NÃO DISSE: Criemos o homem a nossa imagem" Gên. 1:26.

Um exame minucioso do uso de Criar e fazer nos textos acima e na Bíblia inteira revelará que Jeová Cria e Faz. Porém Jesus só faz, executa, funda, forma etc.   

Jesus apenas faz, porém Jeová Cria e faz porque Ele executa seu projeto criativo através de "Verbo" (intermediário) emprestando Sua ferramenta poderosa (espírito santo) ao Filho.
É verdade que na Bíblia só existe um ÚNICO CRIADOR.   Portanto, coerentemente "Criar é termo exclusivo de UM Criador e não de  DOIS criadores. (não tem criadores na Bíblia)
Ao passo que "fazer" já é utilizado tanto para o Pai e para o Filho. Isaías 45:18;  Ecles. 12:1, Mateus 19: 4,5.

EXEGESE COMPLETA  DE HEBREUS CAPÍTULO UM
EXEGESE COMPLETA  DE HEBREUS CAPÍTULO UM
Preâmbulo:
PAULO, em Hebreus Capítulo primeiro, raciocina à base do livro dos SALMOS, mostrando que Jesus é Maior que os anjos e não que ele é Deus. Mostra outrossim, a intimidade de Jeová com Seu Filho, o que não ocorre com os anjos.  
É um paradoxo pensar que o Livro inteiro de Salmos preconiza que Jesus é Deus e Criador.
Muito pelo contrário, Salmos ensina que só Jeová é Deus. (700 vezes).  Salmos  também ensina que só existe um Criador, O Soberano Senhor Jeová.

*HEBREUS CAPÍTULO 1* :
*Versus   1* : "Há muito tempo, Deus falou aos nossos antepassados por meio dos profetas, em muitas ocasiões e de muitos modos". >> Formas de Jeová se comunicar com os Humanos. (Interlocução).

*Versus   2* : "Agora, no fim destes dias, ele nos falou por meio de um Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas". >> Criador não herda o que criou e intermediário não cria, faz.
Como Jesus menino moço, pode sustentar o universo 30 anos sem o espírito santo e Jeová antes de ser batizado ? Sabe explicar?


*Versus   3* : " Ele é o reflexo da glória de Deus e a representação exata do seu ser (de Jeová), e sustenta todas as coisas pela sua poderosa palavra. E, depois de ter feito uma purificação dos nossos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas.>>

Jeová descreve seu filho como seu resplendor e imagem iguais as suas, mas o FILHO É INFERIOR (á Direita) ao SEU PAI JEOVÁ, “majestade” nas ALTURAS.
Em que sentido Hebreus 1:3, Jesus SUSTENTA TODAS as coisas no universo pela sua palavra poderosa? O que seria a palavra dele?
Palavra da pessoa de Jesus é a autoridade que Jeová conferiu a Jesus, a criatura mais poderosa do universo,  a fim de comandar todas coisas de Jeová. Col. 1:15,16.
Jesus é o administrador geral do universo, mas continua não sendo o Deus da Bíblia. Segundo Hebreus 1:3, Jesus é a imagem exata de Deus. Mas Jeová não é imagem de ninguém! Col. 1:15,16.

Só Jeová é a majestade nas alturas, O ALTÍSSIMO. Só Jeová é o todo poderoso, não tem outro igual.
Esta autoridade dada à Jesus é relativa. 1 Cor 11:3; 15-24-28.
Portanto, quem sustenta o universo é a ENERGIA DINÂMICA DE JEOVÁ. Is. 40:21-31.
Esta energia de Jeová é expressa pelo Seu espírito santo. Jeová dá espírito santo a Jesus para que ele possa exercer o Comando Geral do Universo. Is.40:13,26; Miq. 5:4; Mat. 6:10; Apoc. 3:1; 4:5; 5:6.

*Versus   4*: "Assim, ele se tornou superior aos anjos, visto que herdou um nome mais excelente do que o deles. >>Filipenses 2:8,9: "por Jesus ser obediente até a Morte,  Jesus herdou um nome mais excelentes do que os anjos, porém ainda  inferior ao NOME de Jeová. Êx. 3:15; Sal. 83:18

*Versus   5*: "Por exemplo, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Você é meu filho; hoje eu me tornei seu pai”? E novamente: “Eu me tornarei seu Pai e ele se tornará meu Filho”? >> Citação do Salmo 2:7. Os anjos embora são filhos de Deus entretanto são criações de Deus por intermédio de Jesus.

*Versus   6*: E ao introduzir o Primogênito no mundo, diz novamente: Adorem-no todos os anjos de Deus. Heb. 1:6, A Bíblia de Jerusalém.
PERGUNTAS ESCRUTINADORAS
01- Quando Jeová introduziu seu primogênito no mundo?
No ato de seu nascimento como o filho de homem
02- O FILHO de Deus foi introduzido no mundo como Primogênito ou ele ainda seria o primogênito ao nascer homem?
Foi o Primogênito no Céu. 1 João 1:1,2.
03- Antes do Verbo ser introduzido no mundo já havia sido Adorado alguma vez e por quem?
Não, Jesus nunca foi "adorado" {adoração relativa} por anjos até ele ser ressuscitado e estar já no céu. Apoc. 5:13.
04- Depois do Verbo já introduzido ao mundo, algum anjo ousou adorar Jesus?
Não, Jesus nunca foi adorado {adoração relativa} por anjos até ele ser ressuscitado e estar já no céu. Apoc. 5:13
05- Após o Primogênito  unigênito já ter voltado para o céu ressuscitado, algum anjo entendeu a ordem das traduções de HEBREUS 1:6 para Adorar Jesus?
Não, Jesus nunca foi adorado {adoração relativa} por anjos até ele ser ressuscitado e estar já no céu. Apoc. 5:13
06- Quais são as palavras usadas no Livro de Apocalipse para adoração ao Pai YAH?
La·treí·a e pro·sky·né·o e são exatamente as duas palavras que Apocalipse não aplicam para Jesus.
07- De onde Paulo fez REFERÊNCIA de Hebreus 1:6?
Salmo 97:7., e em tradução nenhuma traduz por ADORAR, mas traduzem prostrar.
08- Na referência CITADA por Paulo (Sal. 97:7) as traduções vertem adorar  ou prostrar?
Bíblia TB Salmos 97:7 Sejam envergonhados todos os que servem a imagens de escultura, que se gloriam de ídolos. Todos os deuses prostrem-se diante dele.
7αἰσχυνθήτωσαν πάντες οἱ προσκυνοῦντες τοῖς γλυπτοῖς, οἱ ἐγκαυχώμενοι ἐν τοῖς εἰδώλοις αὐτῶν· προσκυνήσατε αὐτῷ πάντες οἱ ἄγγελοι αὐτοῦ.
09- Como sabemos que os "deuses" de Salmo 97:7 se aplicam aos anjos no céu?
O salmo 97 inteiro tem seu cumprimento primário no Céu. Sal 97:1. Jeová se tornou Rei em 1914 no Céu junto com Jesus também no céu. (Assumiram juntos todos os Reinos da Terra). Apoc. 11:15,18.
Quem mais poderia no céu "prostrar" perante Jeová  junto com Jesus, por eles se tornarem Reis no Céu?  Não temos dúvidas, Daniel conta quem estava no céu quando Jeová entregou o Reino da terra à Jesus. Dan. 7:9,10-13,14,27; Apoc. 5:13
Os únicos deuses no céu prostrarem à Jeová naquela ocasião só poderiam ser ANJOS. Paulo disse coerentemente que há muitos deuses NO CÉU. (ANJOS),  1 Cor. 8:5;  Sal 97:7. Trad. Bíblia Viva.
10- Deuteronômio 32:43 se aplica diretamente a Jeová junto com Jesus em Hebreus 1:6?
Deuteronômio 32:43 NVT “Alegrem-se com ele, ó céus, e todos os anjos de Deus o adorem. Alegrem-se com seu povo, ó nações, e todos os anjos se fortaleçam nele; Pois ele retribuirá o sangue de seus filhos e se vingará de seus inimigos. Ele dará o troco aos que o odeiam e purificará a terra de seu povo”.
Hebreus capítulo um inteiro faz referências onde Jeová é Jesus estariam juntamente envolvidos. Ambos se tornariam REIS juntamente e na mesma ocasião. Note que em Salmo 97:1,7 Jeová e Jesus se tornariam Reis juntos. Apocalipse 11:15 confirmam isso! Porém, Deuteronômio 32:43, o "Pai não diz do Filho" e não se aplicam a Jesus e a Jeová juntamente.
Finalizando Deuteronômio 32:43 consta adorem, mas no Salmo 97:7 consta prostrem.
11- Êxodo 34:14 (septuaginta) faz referência a Hebreus 1:6?
Não, não ambos textos não se relacionam e nem é citação do Pai ao Filho: "Do filho Diz" Hebreus 1.

Cadê o texto que o espírito santo criou Jesus?
Jeová é eterno para frente e para trás. Sal. 90:2. É lógico que Jeová nunca ficou sem sua eterna ferramenta de criação. Em Gênesis 1:2 já estava no "acabamento" da Terra.
O espírito santo não é criador de nada. Jeová usa sua ferramenta para tudo. Sendo Jesus o primogênito celestial obviamente Jeová usou seu espírito para criá-lo.  Antes de Jeová enviar o Verbo para a terra ele já era o primogênito celestial de Jeová. Heb. 1:6

*Versus   7* : "Além disso, ele diz a respeito dos anjos: “Ele faz dos seus anjos espíritos, e dos seus servos* (Sal. 91:11) uma chama de fogo* Citação do Salmo. 104:4.”

*Versus   8*: "Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros; ALA.

O apóstolo Paulo faz uma citação de Salmo 45:1,3,6,7 que diz: "TEU TRONO Ó DEUS", e permanece para sempre! O cetro do seu reino é cetro de retidão! Você ama a justiça e odeia a injustiça: por isso o Senhor SEU DEUS o ungiu com perfume de festa, entre todos os seus companheiros”.
Salmo 45:1,a 3,5,6 diz profeticamente, aplicando a Jesus que se  assentaria no Trono de Davi.

*A Bíblia intitula todos sucessores de Davi com o título DEUS. Porém não afirma que os da casa de Davi são O DEUS da Bíblia* .
Confira Zacarias 12:8: "Naquele dia, o Senhor (Jeová) protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles, *naquele dia, será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o Anjo do Senhor diante deles* " . Zacarias 12:8 ARA.

Portanto, Jeová não está chamando Jesus de Deus, apenas lhe dando um título de pessoa poderosa que se senta no trono de Davi. Tanto é verdade que o texto de Hebreus 1:8 continua: Por isso o TEU DEUS TE ungiu [a Jesus] . Será que DEUS UNGE A DEUS?

Se Jesus é Deus, e os discípulos sabiam disto, por que foi necessário Paulo frisar que Jesus é mais importante que os anjos? (Dica, não se refere a natureza humana de Jesus) – Inteiro capítulo 1 de Hebreus.

*Versus   9*: "O Senhor amou a justiça e odiou o que é contra a lei. É por isso *que Deus, o seu Deus, o ungiu* (Is. 61:1) com óleo  de alegria mais do que aos seus companheiros.” >>Citação do Salmo 45:7:>> Jeová,  o Deus de Jesus unge seu Filho no seu batismo e o oficializou como Messias e Rei do Reino de Davi. Mateus 3:16,17, Lucas 1:32.

*Versus 10* : "E: “Ó Senhor, no princípio lançaste os alicerces da terra, e os céus são obras das tuas mãos" >> Citação do Salmo 102:25>>.
"E: “Ó Senhor, *no princípio lançaste os alicerces da terra, e os céus são obras das tuas mãos* " >> Citação do Salmo 102:25.>> SALMISTA cita JESUS fazendo menção à JEOVÁ, em Salmo 102:18-28. Veja abaixo:
FIQUE ESCRITO ISTO PARA A GERAÇÃO FUTURA, e um povo recriado louvará a Deus:  Javé se inclinou do seu alto santuário e do céu contemplou a terra, para ouvir o gemido dos prisioneiros e libertar os condenados à morte; para proclamar em Sião o nome de Javé, e em Jerusalém o seu louvor, quando se reunirem povos e reinos para servir a Javé.
Ele {JAVÉ} esgotou a minha força {de JESUS} no caminho, encurtou os meus dias. Então EU {JESUS} disse: «Meu Deus, {JAVÉ} não me arrebates na metade dos meus dias». Sal. 102:24

{JESUS} disse: Teus anos (de JAVÉ) duram gerações de gerações. No princípio, tu firmaste a terra, e o céu é obra de tuas mãos.  Eles perecerão, mas tu (JAVÈ) permaneces. Ficarão gastos como roupa, serão como veste que se muda. Tu, (JAVÉ) porém, és o mesmo sempre, e teus anos jamais se acabarão. Sal. 102:25 Trad. Pastoral.
Como entender estes versículos?
É inegável, que a Terra e humanidade foi criada por Jeová por intermédio do Verbo. Note que no texto JESUS disse à Jeová: Tu "fundastes". A Bíblia não usa a palavra criar quando se refere a JESUS. Por isso, o Apóstolo Paulo pode aplicar estes  versus também a Jesus, DEPOIS da morte de Jesus considerando os Salmos 104:23,24, que dizem: {JAVÉ} esgotou a minha força {de JESUS} no caminho, encurtou os meus dias. Então EU {JESUS} disse: «Meu Deus, {JAVÉ} não me arrebates na metade dos meus dias».
{JESUS} disse: Teus anos (de JAVÉ) duram gerações de gerações. No princípio, tu firmaste a terra, e o céu é obra de tuas mãos.  Eles perecerão, mas tu (JAVÈ) permaneces. Ficarão gastos como roupa, serão como veste que se muda. Tu, (JAVÉ) porém, és o mesmo sempre, e teus anos jamais se acabarão. Sal. 102:23-25 Trad. Pastoral.
Note que em Salmos 102:18,23-27 a aplicação é para uma aplicação FUTURA. E à partir do versus 23 são declarações de Jesus à Jeová. Jamais seria do salmista, pois estaria já morto nessa tal "geração futura". Sal 102:18.

Por que Paulo afirma: "Mas a respeito do Filho ele diz", (Heb. 1:8) sendo que o Filho (e não o salmista)  em Salmo 102:23-27 está aplicando a Jeová?
É verdade que quem está afirmando que Jeová é o criador em Salmo 102:24,25,26 é Jesus e não o salmista. Sal. 102:18,23-27
O salmista neste final do Salmo 102 era só o relator que na geração futura, já estaria morto. Mas quem eram então os protagonistas? Jesus e Jeová, por isso Paulo aplicou sem segundo plano à Jesus também, pois Jesus participou na fundação de tudo. Gênesis 1:26, Mateus 19:4,5; Heb. 1:2

No antigo testamento Não existe um Salmo "salmodiando" Jesus. É claro que o livro de Salmos "salmodia" apenas para Jeová. Nele, Jeová é glorificado e exaltado como único Deus cerca de 700 vezes. Jesus é mencionado profeticamente muitas vezes glorificando Jeová. Por isso não podemos afirmar que os Salmos, o cancioneiro dos Israelitas à Jeová, e Paulo aplicar certas passagens proféticas a Jesus,  que o Cristo seja Jeová. (unicismo). Lucas 24:44-46

*Versus 11* : "Eles deixarão de existir, mas tu permanecerás; eles se gastarão como uma roupa". >> Citação do Salmo 102:26.
Por Jesus ter que morrer DEPOIS da criação, Paulo aplica este versículo a Jesus apenas DEPOIS da morte e ressurreição de Jesus.

*Versus 12* : " {Jesus dizendo à Jeová} e tu os enrolarás assim como a um manto, como a uma roupa, e eles serão trocados. Mas tu és o mesmo, e os teus anos nunca chegarão ao fim" . Paulo aplicando para Jesus >> Citação do Salmo 102:26-28
Por Jesus ter que morrer DEPOIS da criação, Paulo aplica este versículo a Jesus apenas DEPOIS da morte e ressurreição de Jesus.

*Versus 13* : "Mas a respeito de qual dos anjos ele {Jeová} disse alguma vez: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés”? >> Citação do Salmo 110:1.
Somente o Filho o arcanjo poderia sentar-se a direita de Jeová e aguardar ser entronizado no Reino de Davi na Jerusalém celestial.

*Versus 14* : "Não são todos eles espíritos que prestam serviço sagrado, enviados para servir os que vão herdar a salvação? >> >> Citação do Salmo 91:11.
Jesus o ARC anjo é o chefe dos anjos de Jeová. Josué 5:13--15.

Portanto o ponto fundamental do entendimento correto é  que no Salmo 102, á partir do verso 18 é  Jesus falando sobre Jeová, especialmente do versus 18, 24-27.
Todas referências do Livro de Salmos e Paulo em Hebreus NÃO indicam que Jesus é Deus e muito menos Criador.

CONCLUSÃO
Mateus 8:2: - E, eis que veio um leproso, e o adorou , dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. TRAD. ALMEIDA
Eis que um leproso aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus, dizendo: «Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.» TRAD. PASTORAL
COMENTÁRIOS de trinitários: Alguém poderia asseverar que este homem também adorou Jesus em ignorância. Ainda assim, ele seria um idólatra se Jesus é, como algumas religiões asseguram, um ser criado.
COMENTÁRIOS: Pelo contexto e pelos textos paralelos;  Compare este mesmo relato em Marcos 1:4,41 e em  Lucas 5:12, os evangelistas não usam adorar (proskineo), Isto indica que proskineo tem dois sentidos: Um absoluto e outro relativo.
Ajoelhar-se e proskineo  perante um Rei, uma autoridade ou um patrão era o costume da época. Não se tratava de adoração. Mat. 18:25,26.



MATÉRIAS ADICIONAIS















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