JESUS: SERÁ ADORADO NO MILÊNIO E DEPOIS?
O livro de apocalipse nos fornece um relato de tudo o que acontecerá NO REINO MILENAR DE CRISTO ATÉ O SEU FINAL.
Procure caro leitor uma adoração para Jesus na leitura abaixo:
CAPÍTULO 19
Depois destas coisas ouvi o que era como a voz alta duma grande multidão no céu. Disseram: “Louvai a Jah! A salvação, e a glória, e o poder pertencem ao nosso Deus, 2 porque os seus julgamentos são verdadeiros e justos. Pois ele executou o julgamento na grande meretriz que corrompia a terra com a sua fornicação, e das mãos dela vingou o sangue dos seus escravos.” 3 E disseram imediatamente, pela segunda vez: “Louvai a Jah! E a fumaça dela está ascendendo para todo o sempre.”
4 E os vinte e quatro anciãos e as quatro criaturas viventes prostraram-se e adoraram a Deus sentado no trono, dizendo: “Amém! Louvai a Jah!”
5 Saiu também uma voz do trono, dizendo: “Dai louvores ao nosso Deus, todos vós os seus escravos, os que o temeis, os pequenos e os grandes.”
6 E ouvi o que era como a voz duma grande multidão, e como o som de muitas águas, e como o som de fortes trovões. Disseram: “Louvai a Jah, porque Jeová, nosso Deus, o Todo-poderoso, tem começado a reinar. 7 Alegremo-nos e estejamos cheios de alegria, e demos-lhe a glória, porque chegou o casamento do Cordeiro e a sua esposa já se preparou. 8 Sim, foi-lhe concedido vestir-se de linho fino, resplandecente [e] puro, pois o linho fino representa os atos justos dos santos.”
9 E ele me diz: “Escreve: Felizes os convidados à refeição noturna do casamento do Cordeiro.” Ele me diz também: “Estas são as palavras verazes de Deus.” 10 Prostrei-me então diante dos seus pés para adorá-lo. Mas ele me diz: “Toma cuidado! Não faças isso! Sou [apenas] co-escravo teu e dos teus irmãos, que têm a obra de dar testemunho de Jesus. Adora a Deus; pois, dar-se testemunho de Jesus é o que inspira o profetizar.”
11 E eu vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. E o sentado nele chama-se Fiel e Verdadeiro, e ele julga e guerreia em justiça. 12 Seus olhos são chama ardente e na sua cabeça há muitos diademas. Ele tem um nome escrito que ninguém conhece, exceto ele mesmo, 13 e está vestido duma roupa exterior manchada de sangue, e o nome pelo qual é chamado é A Palavra de Deus. 14 Seguiam-no também os exércitos que havia no céu, [montados] em cavalos brancos, e eles se trajavam de linho fino, branco [e] puro. 15 E da sua boca se estende uma longa espada afiada, para que golpeie com ela as nações, e ele as pastoreará com vara de ferro. Ele pisa também o lagar de vinho da ira do furor de Deus, o Todo-poderoso. 16 E sobre a sua roupa exterior, sim, sobre a sua coxa, ele tem um nome escrito: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
17 E eu vi também um anjo em pé no sol, e ele clamou com voz alta e disse a todas as aves que voam pelo meio do céu: “Vinde para cá, ajuntai-vos para a grande refeição noturna de Deus, 18 para comerdes as carnes de reis, e as carnes de comandantes militares, e as carnes de homens fortes, e as carnes de cavalos e dos sentados neles, e as carnes de todos, tanto de homens livres como de escravos, e de pequenos e de grandes.”
19 E eu vi a fera e os reis da terra, e os seus exércitos, ajuntados para travar guerra com aquele que está sentado no cavalo e com o seu exército. 20 E a fera foi apanhada, e junto com ela o falso profeta, que realizava na frente dela os sinais com que desencaminhava os que tinham recebido a marca da fera e os que prestavam adoração à sua imagem. Ambos, ainda vivos, foram lançados no lago ardente que queima com enxofre. 21 Mas os demais foram mortos com a longa espada daquele sentado no cavalo, [espada] que se estendia da sua boca. E todas as aves se saciaram das carnes deles.
CAPÍTULO 20
E eu vi descer do céu um anjo com a chave do abismo e uma grande cadeia na mão. 2 E ele se apoderou do dragão, a serpente original, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. 3 E lançou-o no abismo, e fechou e selou [este] sobre ele, para que não mais desencaminhasse as nações até que tivessem terminado os mil anos. Depois destas coisas terá de ser solto por um pouco.
4 E eu vi tronos, e havia os que se assentavam neles, e foi-lhes dado poder para julgar. Sim, vi as almas dos executados com o machado, pelo testemunho que deram de Jesus e por terem falado a respeito de Deus, e os que não tinham adorado nem a fera nem a imagem dela, e que não tinham recebido a marca na sua testa e na sua mão. E passaram a viver e reinaram com o Cristo por mil anos. 5 (Os demais mortos não passaram a viver até terem terminado os mil anos.) Esta é a primeira ressurreição. 6 Feliz e santo é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem autoridade, mas serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele [durante] os mil anos.
7 Ora, assim que tiverem terminado os mil anos, Satanás será solto de sua prisão, 8 e ele sairá para desencaminhar aquelas nações nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de ajuntá-los para a guerra. O número destes é como a areia do mar. 9 E avançaram sobre a largura da terra e cercaram o acampamento dos santos e a cidade amada. Mas desceu fogo do céu e os devorou. 10 E o Diabo que os desencaminhava foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde [já estavam] tanto a fera como o falso profeta; e serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.
11 E eu vi um grande trono branco e o que estava sentado nele. (Trono branco de Jeová, pois Jesus no fim do milênio entrega ao seu Deus e Pai o Reino e se submete a Jeová também. 1 Cor. 15:24-28). De diante dele fugiam a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12 E eu vi os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se rolos. Mas outro rolo foi aberto; é o rolo da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos, segundo as suas ações. 13 E o mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos neles, e foram julgados individualmente segundo as suas ações. 14 E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Este significa a segunda morte, o lago de fogo. 15 Outrossim, todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
AS MÁS INTERPRETAÇÕES - APOCALIPSE 20
"Os que ressuscitaram antes do milênio, tanto os 144.000 como a Grande Multidão, terão seus corpos como o de Jesus glorificado e incorruptos e não poderão mais morrer. Irão para o Céu.
Os que restarem das Pragas, da Grande Tribulação e do Armagedom, provocada pelo Anticristo, viverão na Terra".
RESPOSTAS:
01- Não existe um texto que mostra a Grande Multidão sendo ressuscitada antes do milênio. Ela sairá viva, ilesa da Grande Tribulação e do Armagedom. Ressurreição para viver na Terra, será somente no Reino Milenar de Cristo.
02- Todas pragas apocalípticas ocorrem de 1914 até a Grande tribulação (Parousia) e são todas simbólicas. No Armagedom não restará ninguém que não serve a Jeová. Os aprovados "sairão da Grande Tribulação e Armagedom para o Reinado terrestre do CORDEIRO.
03- O Anticristo não "provoca" nada, nem nas pragas, na Grande Tribulação e o Armagedom. O agente provocador da Grande tribulação e Armagedom, será a BESTA cor de escarlate e GOGUE DE MAGOGUE.
04- As ressurreições do milênio começarão logo no início e beneficiarão todos que faleceram antes da morte de Jesus Cristo. Todos os que sobreviventes aprovados no final do Milênio, herdarão a vida eterna na Terra. Veja também pergunta n. 7.
05- O planeta Terra não será destruído no final do Milênio, e nem será SUBSTITUIDO pela Nova Jerusalém.
Todas as bilhões pessoas que estiverem vivendo no Reino Milenar de Jesus, tantos os que "vieram" da Grande tribulação - Armagedom, mais os lá ressuscitados terão salvação.
Afirmar que as todas as pessoas do milênio serão condenadas é uma das maiores mentiras dos evangélicos. Apesar de milhares serem destruídos no juízo final, a maioria (vários bilhões) estará inscrita no Livro da vida de Jeová receberão a IMORTALIDADE . Apoc. 20:15.
06- A Nova Jerusalém "desce" do céu para Terra, (abençoa), no começo ou no fim do Reinado milenar de Cristo?
Logo no início do Reinado, pois os Céus e a Terra anteriores sumiram da presença de Jeová no Armagedom. Os Novos Céus, a mesma Nova Jerusalém, substitui os velhos Céus. A Nova Terra o Paraíso terrestre substitui a velha "terra", os povos destruídos no Armagedom. Apoc. 21:1-4 .
CAPÍTULO 21
E eu vi um novo céu e uma nova terra; pois o céu anterior e a terra anterior tinham passado, e o mar já não é. 2 Vi também a cidade santa, Nova Jerusalém, descendo do céu, da parte de Deus, e preparada como noiva adornada para seu marido. 3 Com isso ouvi uma voz alta do trono dizer: “Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. E o próprio Deus estará com eles. 4 E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.”
5 E O que estava sentado no trono disse: “Eis que faço novas todas as coisas.” Ele diz também: “Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.” 6 E ele me disse: “Estão feitas! Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A todo aquele que tiver sede darei gratuitamente da fonte da água da vida. 7 Todo aquele que vencer herdará estas coisas, e eu serei o seu Deus e ele será o meu filho. 8 Mas, quanto aos covardes, e aos que não têm fé, e aos que são repugnantes na sua sujeira, e aos assassinos, e aos fornicadores, e aos que praticam o espiritismo, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, terão o seu quinhão no lago que queima com fogo e enxofre. Este significa a segunda morte.”
9 E veio um dos sete anjos que tinham as sete tigelas cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: “Vem para cá, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.” 10 Levou-me assim no [poder do] espírito para um grande e alto monte, e mostrou-me a cidade santa de Jerusalém descendo do céu, da parte de Deus, 11 e tendo a glória de Deus. Seu resplendor era semelhante a uma pedra mui preciosa, como pedra de jaspe, brilhando como cristal. 12 Tinha uma grande e alta muralha, e tinha doze portões, e, junto aos portões, doze anjos, e havia nomes inscritos, os quais são os das doze tribos dos filhos de Israel. 13 Ao leste havia três portões, e ao norte havia três portões, e ao sul havia três portões, e ao oeste havia três portões. 14 A muralha da cidade tinha também doze pedras de alicerce, e sobre elas os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
15 Ora, aquele que falava comigo segurava como medida uma cana de ouro, para medir a cidade, e os seus portões, e a sua muralha. 16 E a cidade é quadrada, e o seu comprimento é tão grande como a sua largura. E ele mediu a cidade com a cana, doze mil estádios; o comprimento, e a largura, e a altura dela são iguais. 17 Ele mediu também a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida de homem, sendo também a de anjo. 18 Ora, a estrutura da sua muralha era de jaspe, e a cidade era de ouro puro, como vidro límpido. 19 E os alicerces da muralha da cidade estavam adornados com toda sorte de pedra preciosa: o primeiro alicerce era jaspe, o segundo, safira, o terceiro, calcedônia, o quarto, esmeralda, 20 o quinto, sardônio, o sexto, sárdio, o sétimo, crisólito, o oitavo, berilo, o nono, topázio, o décimo, crisópraso, o undécimo, jacinto, o duodécimo, ametista. 21 Também, os doze portões eram doze pérolas; cada um dos portões era de uma só pérola. E a rua larga da cidade era ouro puro, como vidro transparente.
CAPÍTULO 22
E não vi templo nela, pois Jeová Deus, o Todo-poderoso, é o seu templo, também o Cordeiro [o é]. 23 E a cidade não tinha necessidade do sol, nem da lua, para brilhar sobre ela, pois a glória de Deus a iluminava, e a sua lâmpada era o Cordeiro. 24 E as nações andarão por meio da sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória. 25 E os seus portões de modo algum se fecharão de dia, porque não haverá ali noite. 26 E trarão a ela a glória e a honra das nações. 27 Mas, tudo o que não for sagrado, e todo aquele que praticar uma coisa repugnante e a mentira, de modo algum entrará nela; somente os escritos no rolo da vida do Cordeiro [entrarão].
E ele me mostrou um rio de água da vida, límpido como cristal, correndo desde o trono de Deus e do Cordeiro, 2 pelo meio de sua rua larga. E deste lado do rio e daquele lado [havia] árvores da vida, produzindo doze safras de frutos, dando os seus frutos cada mês. E as folhas das árvores [eram] para a cura das nações.
3 E não haverá mais nenhuma maldição. Mas o trono de Deus e do Cordeiro estará na [cidade] e os seus escravos lhe prestarão serviço sagrado; 4 e verão o seu rosto, e o seu nome estará nas testas deles. 5 Tampouco haverá mais noite, e eles não têm necessidade de luz de lâmpada, nem [têm eles] luz do sol, porque Jeová Deus lançará luz sobre eles e eles reinarão para todo o sempre.
6 E ele me disse: “Estas palavras são fiéis e verdadeiras; sim, Jeová, o Deus das expressões inspiradas dos profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus escravos as coisas que têm de ocorrer em breve. 7 E eis que eu venho depressa. Feliz é todo aquele que observa as palavras da profecia deste rolo.”
8 Ora eu, João, era quem ouvia e via estas coisas. E, tendo-as ouvido e visto, prostrei-me para adorar diante dos pés do anjo que me havia mostrado estas coisas. 9 Mas ele me diz: “Toma cuidado! Não faças isso! Sou [apenas] co-escravo teu e dos teus irmãos, que são profetas, e dos que observam as palavras deste rolo. Adora a Deus.”
10 Ele me diz também: “Não seles as palavras da profecia deste rolo, pois está próximo o tempo designado. 11 Quem estiver fazendo injustiça, faça ainda injustiça; e o imundo torne-se ainda imundo; mas o justo faça ainda justiça e o santo seja ainda santificado.
12 “‘Eis que venho depressa, (Jeová, Sal. 110:5) e a recompensa que dou está comigo, para dar a cada um conforme a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim. 14 Felizes aqueles que lavam as suas vestes compridas para que tenham a autoridade [de ir] às árvores da vida e para que obtenham entrada na cidade pelos portões dela. 15 Lá fora estão os cães e os que praticam o espiritismo, e os fornicadores, e os assassinos, e os idólatras, e todo aquele que gosta da mentira e a pratica.’
16 “‘Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos dar testemunho destas coisas para as congregações. Eu sou a raiz e a descendência de Davi, e a resplandecente estrela da manhã.’”
17 E o espírito e a noiva estão dizendo: “Vem!” E quem ouve diga: “Vem!” E quem tem sede venha; quem quiser tome de graça a água da vida.
18 “Estou dando testemunho a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste rolo: Se alguém fizer um acréscimo a essas coisas, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste rolo; 19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do rolo desta profecia, Deus lhe tirará o seu quinhão das árvores da vida e da cidade santa, coisas das quais se escreve neste rolo.
20 “Aquele que dá testemunho dessas coisas diz: ‘Sim; venho depressa.’”
“Amém! Vem, Senhor Jesus.”
21 A benignidade imerecida do Senhor Jesus Cristo [seja] com os santos.
CONCLUSÃO
Jesus jamais será "adorado" após o Reino milenar de Jeová. Será mais um subalterno e adorador de Deus. 1 Cor. 15:24-28
ADORAÇÃO SÓ À QUEM?
Antes de Jesus descer a Terra, consegue mostrar adoração à Ele?
Quando Jesus desceu na Terra, por que ele determinou que ADORAÇÃO ABSOLUTA era só para Seu PAI Jeová? Mat. 4:10.
Por que ele aqui, só foi "adorado" (como homens também foram) " só três anos e meio depois do seu batismo?
Depois que Jesus subiu aos céus chegando lá, foi adorado por todas criaturas de Jeová? Será que todos no céu entenderam que Jesus era Deus no lugar do Soberano Universal?
Consegue mostrar adoração de todos à Jesus na eternidade? (sem falsificações).
Humanos que irão para o céu também serão reis, serão chamados de senhores, julgarão os anjos! 1 Cor 6:2
PERGUNTAS IMPOSSÍVEIS DOS ADORADORES DE JESUS RESPONDEREM!
01- Por que não existe ADORAÇÃO à Jesus antes dele descer na Terra?
02- Por que Jesus na Terra, determinou que ADORAÇÃO ABSOLUTA seria apenas para Seu PAI Jeová? Mat. 4:10.
03- Por que ele aqui, só foi "adorado" (prestar homenagem, como homens também receberam) " só três anos e meio depois do seu batismo? Dan. 2:46, 2 Reis 1:13.
04- Por que Jesus no céu não foi ADORADO por todas criaturas de Jeová?
05- Por que será que todos no céu, não entenderam que Jesus era Deus no lugar do Soberano Universal? Apoc. 3:12.
06- Por que Jesus no céu não sabe de Tudo? Apoc. 1:1.
07- Por que não oram à Jesus no céu?
08- Por que Jesus no céu tem um Deus e Pai? Apoc. 3:12.
09- Por que Jesus não está num trono com todas criaturas lá no céu diante dele?
10- Por que Jesus no céu foi rebaixado à ARCANJO? Apoc. 12:7-9
11- Por que no milênio Jesus não é chamado de Deus? Apoc. 22:1.
12- Por que Jesus no céu precisa de ser abençoado por Jeová? Apoc. 3:1.
13- Por que todas perguntas acima só ACONTECEM para JEOVÁ?
JESUS NUNCA SERÁ ADORADO
PROSTRAR pode ser: Ato de se curvar, reverenciar, ajoelhar-se ou fazer outro gesto para indicar submissão; ou simplesmente demonstrar respeito ou autoridade. NUNCA É ADORAR!
Mat 4:9; Dan. 2:46; 2 Reis 1:13, 1 Reis 18:7, 2 Reis 4:37, 1 Reis 1:23,31, 53, 2 Samuel 19:18, Etc.
HONRAR, não é adorar. Honra teu pai e tua mãe. 1 Pedro 2:17, Rom. 13:7.
GLORIFICAR,. não é receber adoração. Rom. 11:13; Heb. 2:10, 1 Pedro 1:21,24; 5:1.
RECEBER PODER, não é receber adoração. Atos 6:8
SUJEITAR-SE à Alguém não é ADORAÇÃO. 1 Cor.15:24-28.
DOBRAR JOELHOS, não é em si só, adorar. Confira noutra passagem da bíblia: Em
todos casos são cumprimento de profecias do velho testamento, veja: Isaías 45:21-23, Rom. 14:11, Ef. 3:14-17, Fil.2:10, Mat. 4:8-10.
LOUVAR, não é adorar. Humanos podem receber louvores. Provérbios 27:2
DAR AÇÕES DE GRAÇA, não é adorar, é praticar ações piedosas, atos de obediência e lealdade
ORAR. Oração- Comunicação adorativa, quer oralmente, quer em silêncio nos próprios pensamentos da pessoa, com o verdadeiro Deus ou com deuses falsos. Mat. 6:6-12.
NOTA GERAL: Não existe honras, louvores, glórias, etc à Jesus sem conexão com a adoração de Jeová. Apoc. 5:13. Dan. 2:46; 2 Reis 1:13, 1 Reis 18:7, 2 Reis 4:37, 1 Reis 1:23,31, 53, 2 Samuel 19:18, Etc.
CONCLUSÃO
Hebreus 1:6: "Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada, ele diz: Que todos os anjos de Deus lhe prestem homenagem". >> Citação do Salmo. 97:7> Interessante que Nesse Salmo no verso 97:1 profetiza-se que Jeová tornar-se-ia Rei. Nesse mesmo reinado Jesus se tornaria Rei junto com Jeová. Apoc. 11:15. Por isso Paulo o relaciona com Jesus em Hebreus 1:6. No Salmo 97:7, nenhuma tradução verte por "ADOREM" e sim "PROSTREM".
A prova final que o proskineo de Hebreus 1:6 é "prestem homenagem" é que NUNCA NENHUM ANJO ADOROU JESUS.
Mateus 8:2: - E, eis que veio um leproso, e o adorou , dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. TRAD. ALMEIDA
Eis que um leproso aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus, dizendo: «Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.» TRAD. PASTORAL
COMENTÁRIOS de trinitários: Alguém poderia asseverar que este homem também adorou Jesus em ignorância. Ainda assim, ele seria um idólatra se Jesus é, como algumas religiões asseguram, um ser criado.
COMENTÁRIOS: Pelo contexto e pelos textos paralelos; Compare este mesmo relato em Marcos 1:4,41 e em Lucas 5:12, os evangelistas não usam adorar (proskineo), Isto indica que proskineo tem dois sentidos: Um absoluto e outro relativo.
Ajoelhar-se e proskineo perante um Rei, uma autoridade ou um patrão era o costume da época. Não se tratava de adoração. Mat. 18:25,26.
MATÉRIAS ADICIONAIS