JESUS: POR QUE OS ANJOS NÃO PODIAM "ADORA-LO ANTES DE VIR A TERRA ?
*Hebreus 1:6* E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. ARA
PERGUNTAS ESCRUTINADORAS
01- Quando Jeová introduziu seu primogênito no mundo?
No ato de seu nascimento como o filho de homem
02- O FILHO de Deus foi introduzido no mundo como Primogênito ou ele ainda seria o primogênito ao nascer homem?
Foi o Primogênito no Céu.
03- Antes do Verbo ser introduzido no mundo já havia sido Adorado alguma vez e por quem?
Não, Jesus nunca foi adorado {adoração relativa} por anjos até ele ser ressuscitado e estar já no céu. Apoc. 5:13.
04- Depois do Verbo já introduzido ao mundo, algum anjo ousou adorar Jesus?
Não, Jesus nunca foi adorado {adoração relativa} por anjos até ele ser ressuscitado e estar já no céu. Apoc. 5:13
05- Após o Primogênito unigênito já ter voltado para o céu ressuscitado, algum anjo entendeu a ordem das traduções de HEBREUS 1:6 para Adorar Jesus?
Não, Jesus nunca foi adorado {adoração relativa} por anjos até ele ser ressuscitado e estar já no céu. Apoc. 5:13
06- Quais são as palavras usadas no Livro de Apocalipse para adoração ao Pai YAH?
La·treí·a e pro·sky·né·o e são exatamente as duas palavras que Apocalipse não aplicam para Jesus.
07- De onde Paulo fez REFERÊNCIA de Hebreus 1:6?
Salmo 97:7., e em tradução nenhuma traduz por ADORAR, mas traduzem prostrar.
08- Na referência CITADA por Paulo (Sal. 97:7) as traduções vertem adorar ou prostrar?
Bíblia TB Salmos 97:7 Sejam envergonhados todos os que servem a imagens de escultura, que se gloriam de ídolos. Todos os deuses prostrem-se diante dele.
7αἰσχυνθήτωσαν πάντες οἱ προσκυνοῦντες τοῖς γλυπτοῖς, οἱ ἐγκαυχώμενοι ἐν τοῖς εἰδώλοις αὐτῶν· προσκυνήσατε αὐτῷ πάντες οἱ ἄγγελοι αὐτοῦ.
09- Como sabemos que os "deuses" de Salmo 97:7 se aplicam aos anjos no céu?
O salmo 97 inteiro tem seu cumprimento primário no Céu. Sal 97:1. Jeová se tornou Rei em 1914 no Céu junto com Jesus também no céu. (Assumiram juntos todos os Reinos da Terra). Apoc. 11:15,18.
Quem mais poderia no céu "prostrar" perante Jeová junto com Jesus, por eles se tornarem Reis no Céu? Não temos dúvidas, Daniel conta quem estava no céu quando Jeová entregou o Reino da terra à Jesus. Dan. 7:9,10-13,14,27.
Os únicos deuses no céu prostrarem à Jeová naquela ocasião só poderiam ser ANJOS. Paulo disse coerentemente que há muitos deuses NO CÉU. (ANJOS), 1 Cor. 8:5; Sal 97:7. Trad. Bíblia Viva.
10- Deuteronômio 32:43 se aplica diretamente a Jeová junto com Jesus em Hebreus 1:6?
Deuteronômio 32:43 NVT “Alegrem-se com ele, ó céus, e todos os anjos de Deus o adorem. Alegrem-se com seu povo, ó nações, e todos os anjos se fortaleçam nele; Pois ele retribuirá o sangue de seus filhos e se vingará de seus inimigos. Ele dará o troco aos que o odeiam e purificará a terra de seu povo”.
Hebreus capítulo um inteiro faz referências onde Jeová é Jesus estariam juntamente envolvidos. Ambos se tornariam REIS juntamente e na mesma ocasião. Note que em Salmo 97:1,7 Jeová e Jesus se tornariam Reis juntos. Apocalipse 11:15 confirmam isso! Porém, Deuteronômio 32:43, o "Pai não diz do Filho" e não se aplicam a Jesus e a Jeová juntamente.
Finalizando Deuteronômio 32:43 consta adorem, mas no Salmo 97:7 consta prostrem.
11- Êxodo 34:14 (septuaginta) faz referência a Hebreus 1:6?
Não, não ambos textos não se relacionam e nem é citação do Pai ao Filho: "Do filho Diz" Hebreus 1.
Cadê o texto que o espírito santo criou Jesus?
Jeová é eterno para frente e para trás. Sal. 90:2. É lógico que Jeová nunca ficou sem sua eterna ferramenta de criação. Em Gênesis 1:2 já estava no "acabamento" da Terra.
O espírito santo não é criador de nada. Jeová usa sua ferramenta para tudo. Sendo Jesus o primogênito celestial obviamente Jeová usou seu espírito para criá-lo. Antes de Jeová enviar o Verbo para a terra ele já era o primogênito celestial de Jeová. Heb. 1:6
HEBREUS 1:6, "E outra vez, quando (Deus) introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem " (*pro·sky·né·o ). ALMEIDA
01- Por que será que Jeová autorizou "pro·sky·né·o " ao seu Filho primogênito, pelos ANJOS, SOMENTE DEPOIS INTRODUZI-LO na terra?
Embora o "Verbo", depois da sua criação, participasse com intermediário em toda criação de Jeová, ele nunca tinha recebido autorização para ser adorado ou homenageado por anjos. João 1:1-3, Col. 1:15,16,17.
Até mesmo todas as "adorações" à Cristo na Terra *por parte de humanos* eram relativas. (homenagens); Consulte traduções Jerusalém e Pastoral; Mat. 4:10.
02- Por que os anjos não "ADORAVAM" JESUS ANTES dele vir a terra?
Conforme dito anteriormente, mesmo recebendo o título "DEUS" (poderoso) durante a criação, Jesus não tinha um motivo válido para ser "adorado" ou homenageado. Entretanto, depois de introduzido no mundo (na terra), Jesus passou a merecer adorações relativas conforme a ordem explicita em Hebreus 1:6.
*Mas, por qual motivo os anjos dai para frente poderiam "homenagear" Jesus*?
Note que Jesus passou a ser o agente de SALVAÇÃO e da SANTIFICAÇÃO do NOME e da SOBERANIA UNIVERSAL de Jeová efetivamente. Sujeitou-se a própria morte sendo a maior CRIATURA do universo. Por isso, Jeová o enalteceu com o NOME acima de todos os nomes. Fil. 2:5-11.
03- Por que os anjos não "ADORARAM" JESUS enquanto AINDA ESTAVA na terra?
A primeira vez que anjos são vistos PRESTANDO HOMENAGENS E HONRARIAS à Jesus é DEPOIS DE ESTAR NO CÉU, ressuscitado. Daqui para frente, Jesus já havia concluído tudo que se propôs a realizar em prol da SALVAÇÃO Geral de todos. Heb. 1:6, Apoc. 5:1-3,6-8-13.
04- Quando os anjos de Deus obedeceram a ordem de Deus e começaram pela primeira vez prestar "HOMENAGENS" a Jesus?
Todos os anjos conheciam claramente a determinação de Jeová em Hebreus 1:6 que dizia: "todos anjos de Deus "pro·sky·né·o " à Jesus. Para tanto, começaram a prestar homenagens à partir de Jesus estar ressuscitado e glorificado junto a Pessoa de Jeová no céu. Apoc. 5:1-3,6-8-13.
05- Que tipo de "pro·sky·né·o" era para os anjos prestarem a Jesus?
Observe que no Livro de Apocalipse, em nenhuma tradução, existe a palavra adoração para Jesus. Mesmo na eternidade, apenas Jeová é visto sendo "servido" em sentido piedoso. Apoc. 22:3
06- Por que nenhum anjo e ninguém, na eternidade, jamais ADOROU e nem ADORARÁ Jesus em sentido ABSOLUTO?
Jesus herdou tudo da Criação de Jeová. Entregou tudo na mão do seu Filho primogênito e unigênito. Todavia a ÚNICA coisa que Deus não autorizou ao seu Filho é USURPAR A SUA ADORAÇÃO ABSOLUTA, como o Altíssimo. É EXATAMENTE ISSO QUE OCORREU NA REBELIÃO UNIVERSAL NO ÉDEN. Gên. 3:1-5.
07- Jesus e a SOBERANIA UNIVERSAL de Jeová.
Jesus coerentemente sempre soube se postar corretamente em relação a posição absoluta de Seu Pai. Mat. 11:25.
Não existe nenhuma margem de Dúvida: JEOVÁ É O SOBERANO UNIVERSAL E O ALTÍSSIMO; Detém para Si o direito de REGER diretamente e eternamente todas suas criaturas, inclusive o próprio Filho Jesus Cristo. Sal. 83:18, Dan. 4:2, 1 Cor. 15:24, 27, 28.
POR QUE A TNM TRADUZ EM HEBREUS 1:6, TODOS ANJOS LHE PRESTEM HOMENAGEM E NÃO TODOS ANJOS O ADOREM?
O versículo de Hebreus 1:6 é uma referência do Salmo 97:7 em que o salmista menciona que todos "deuses" (anjos) prestem homenagem a Jeová, por Ele ter tornado Rei da Terra. Salmo 97:1.
Em Hebreus 1:6, Paulo aplica também à Jesus por ele na mesma ocasião, ter tornado Rei junto com Jeová. Apoc. 11:15. Portanto, todas as traduções vertem o Salmo 97:7 prostrem, prestem homenagem. Coerentemente a T.M.N verte em Hebreus 1:6 lhe prestem homenagem.
É correto adorar a Jesus?
ATRAVÉS dos séculos, muitos da cristandade vêm adorando a Jesus como se ele fosse o Deus Todo-Poderoso. O próprio Jesus, no entanto, dirigiu a atenção e a adoração apenas para Jeová Deus. Por exemplo, instigado a fazer um ato de adoração ao Diabo, Jesus disse: “É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.” (Mateus 4:10)
Mais tarde, Jesus ordenou aos seus discípulos: “Não chameis a ninguém na terra de vosso pai, pois um só é o vosso Pai, o Celestial.” — Mateus 23:9.
Jesus descreveu a uma samaritana o tipo de adoração que as pessoas devem prestar a Deus, que deve ser baseada em espírito e verdade. Certamente, “o Pai está procurando a tais para o adorarem”. (João 4:23, 24)
Sim, a adoração reverente deve ser expressa somente a Deus. Prestar adoração a algo ou a alguém que não seja Ele seria uma forma de idolatria, condenada tanto nas Escrituras Hebraicas como nas Gregas. Êxodo 20:4, 5; Gálatas 5:19, 20.
‘Mas’, talvez alguém argumente, ‘a Bíblia não indica que devemos adorar a Jesus também? Não diz Paulo em Hebreus 1:6: “Adorem-no [a Jesus] todos os anjos de Deus”?’ (Trinitariana) Como podemos entender esse versículo à base do que a Bíblia ensina sobre a idolatria?
Adoração e a Bíblia
Temos de entender primeiro o que Paulo queria dizer ali com adoração. Ele usou a palavra grega proskynéo. O Unger’s Bible Dictionary (Dicionário Bíblico de Unger) diz que essa palavra significa literalmente ‘beijar a mão de alguém em símbolo de reverência ou prestar homenagem’. An Expository Dictionary of New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento), de W. E. Vine, comenta que essa palavra “denota um ato de reverência prestado quer ao homem . . . quer a Deus”.
Nos tempos bíblicos, proskynéo com freqüência incluía literalmente curvar-se diante de alguém com elevado status social. Daniel 2:46.
Considere a ilustração de Jesus sobre o escravo que não tinha condições de restituir ao seu amo uma quantia grande de dinheiro. Há na parábola uma forma dessa palavra grega que, na tradução da versão Trinitariana, é dita como “o servo portanto prostrando-se, o adorava [o rei] [forma de proskynéo], dizendo: Senhor, tem paciência comigo, e te pagarei tudo”. (Mateus 18:26; o grifo é nosso.)
Esse homem estava cometendo um ato idólatra? De forma alguma! Ele estava apenas demonstrando o tipo de reverência e respeito que era devido ao rei, seu amo e superior.
Atos de homenagem como esse, ou expressões de respeito, eram bem comuns no Oriente dos tempos bíblicos. Jacó curvou-se sete vezes ao encontrar seu irmão, Esaú. (Gênesis 33:3) Os irmãos de José se prostraram diante dele, ou prestaram homenagem a ele, honrando sua posição na corte egípcia. (Gênesis 42:6)
Levando em conta esses fatos, podemos entender melhor o que aconteceu quando os astrólogos encontraram o pequeno Jesus, que foi reconhecido por eles como “aquele que nasceu rei dos judeus”. De acordo com o relato da versão Trinitariana, eles ‘prostraram-se e o adoraram [proskynéo]’. — Mateus 2:2, 11.
É óbvio, portanto, que a palavra proskynéo, vertida “adoração” em algumas traduções da Bíblia, não se refere exclusivamente ao tipo de adoração que se deve apenas a Jeová. Pode referir-se também ao respeito e honra demonstrados a outra pessoa. Tentando evitar equívocos, algumas traduções da Bíblia vertem a palavra proskynéo em Hebreus 1:6 como “prostrem-se diante dele” (Tradução Ecumênica), “honrem-no” (The Complete Bible in Modern English), “curvem-se diante dele” (Twentieth Century New Testament), ou “lhe prestem homenagem” (Tradução do Novo Mundo).
Jesus é digno de homenagem ou adoração absoluta?
Jesus é digno dessa homenagem. Sem dúvida que sim! Na sua carta aos hebreus, o apóstolo Paulo explica que, como “herdeiro de todas as coisas”, Jesus “assentou-se à direita da Majestade nas alturas”. (Hebreus 1:2-4)
Portanto, “no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai”. — Filipenses 2:10, 11.
De maneira notável, Cristo vai usar em breve sua posição elevada e o extenso poder de executar o que deseja para transformar a Terra num paraíso global. Sob a orientação de Deus, e em resultado do sacrifício resgatador de Jesus, ele vai livrar o mundo de toda tristeza, dor e sofrimento para o benefício daqueles que se submetem ao seu governo justo. Não é ele, portanto, digno de honra, respeito e obediência? — Salmo 2:12; Isaías 9:6; Lucas 23:43; Apocalipse 21:3, 4.
“Um Deus que exige devoção exclusiva”
A Bíblia deixa bem claro, no entanto, que a adoração — no sentido de reverência e devoção religiosas — deve ser dirigida unicamente a Deus. Moisés o descreveu como “um Deus que exige devoção exclusiva”.
Também, a Bíblia nos exorta a ‘adorar Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas’. — Deuteronômio 4:24; Apocalipse 14:7.
Jesus certamente ocupa um papel decisivo na adoração verdadeira, digno de honra e respeito. (2 Coríntios 1:20, 21; 1 Timóteo 2:5) Ele é o único caminho por meio do qual conseguimos nos aproximar de Jeová Deus. (João 14:6)
Concordemente, os verdadeiros cristãos dirigem de maneira correta a adoração apenas a Jeová Deus, o Todo-Poderoso.
HOMENAGEM
Ato de se curvar, ajoelhar, prostrar ou de fazer outro gesto para indicar submissão; ou simplesmente demonstrar respeito. Em muitos casos, traduz adequadamente a palavra hebraica hish·ta·hhawáh e a grega pro·sky·né·o.
Hish·ta·hhawáh significa, basicamente, “curvar-se”. (Gên 18:2) Curvar-se podia ser um ato de respeito ou deferência para com outro humano, tal como um rei (1Sa 24:8; 2Sa 24:20; Sal 45:11), o sumo sacerdote (1Sa 2:36), um profeta (2Rs 2:15) ou outra pessoa de autoridade (Gên 37:9, 10; 42:6; Ru 2:8-10), um parente mais idoso (Gên 33:1-6; 48:11, 12; Êx 18:7; 1Rs 2:19) ou mesmo para com estranhos, como expressão de cortesia (Gên 19:1, 2).
Abraão curvou-se diante dos filhos cananeus de Hete, dos quais procurava comprar um lugar para sepultamento. (Gên 23:7) A bênção de Isaque sobre Jacó exigia que grupos nacionais e os próprios “irmãos” de Jacó se curvassem diante dele. (Gên 27:29; compare isso com 49:8.)
Quando alguns homens passaram a curvar-se diante do filho de Davi, Absalão, este agarrava-os e beijava-os, evidentemente para promover suas ambições políticas por ostensivamente colocar-se no nível deles. (2Sam. 15:5, 6)
Mordecai negou-se a se prostrar diante de Hamã, não porque considerasse a prática errada em si, mas, sem dúvida, porque esta alta autoridade persa era por descendência um amalequita amaldiçoado. Est. 3:1-6.
À base dos exemplos acima citados, é evidente que este termo hebraico, em si, não necessariamente tem sentido religioso ou significa adoração. Não obstante, num grande número de casos, é usado com respeito a adoração, quer do verdadeiro Deus (Êx 24:1; Sal 95:6; Is 27:13; 66:23), quer de deuses falsos. (De 4:19; 8:19; 11:16)
As pessoas talvez se curvassem em oração a Deus (Êx 34:8; Jó 1:20, 21) e freqüentemente se prostravam ao receber alguma revelação da parte de Deus, ou alguma expressão ou evidência de Seu favor, mostrando assim sua gratidão, reverência e submissão humilde à Sua vontade. Gên. 24:23-26, 50-52; Êx 4:31; 12:27, 28; 2Cr 7:3; 20:14-19; compare isso com 1Cor. 14:25; Apoc. 19:1-4.
Curvar-se diante de humanos como ato de respeito era admissível, mas curvar-se diante duma deidade que não fosse Jeová Deus era proibido por ele. (Êx 23:24; 34:14) De modo similar, curvar-se em adoração diante de imagens religiosas ou diante de alguma coisa criada positivamente era condenado. (Êx 20:4, 5; Le 26:1; De 4:15-19; Is 2:8, 9, 20, 21)
Assim, nas Escrituras Hebraicas, quando certos servos de Jeová se prostraram diante de anjos, só fizeram isso para mostrar que os reconheciam como representantes de Deus, não para lhes prestar homenagem como deidades. Jos. 5:13-15; Gên 18:1-3.
Homenagem nas Escrituras Gregas Cristãs. O termo grego pro·sky·né·o corresponde de perto ao hebraico hish·ta·hhawáh, quanto a transmitir a idéia tanto de homenagem a criaturas como de adoração a Deus ou a uma deidade. A maneira de expressar a homenagem talvez não se destaque tanto em pro·sky·né·o como em hish·ta·hhawáh, em que o termo hebraico transmite vividamente a ideia de se prostrar ou curvar.
Os peritos derivam o termo grego do verbo ky·né·o, “beijar”. O uso da palavra nas Escrituras Gregas Cristãs (como também na tradução grega, a Septuaginta, das Escrituras Hebraicas) mostra que aqueles a cujas ações se aplicava este termo prostravam-se ou curvavam-se. Mat. 2:11; 18:26; 28:9.
Assim como se dá com o termo hebraico, tem de se considerar o contexto para determinar se pro·sky·né·o se refere à homenagem exclusivamente na forma de profundo respeito, ou a uma homenagem na forma de adoração religiosa. Quando se refere diretamente a Deus (Jo 4:20-24; 1Co 14:25; Apoc. 4:10) ou a deuses falsos e seus ídolos (At 7:43; Re 9:20), é evidente que a homenagem vai além da aceitável e costumeiramente prestada a homens e passa para o campo da adoração.
Assim, também, quando não se declara o objeto da homenagem, entende-se que ela é dirigida a Deus. (Jo 12:20; At 8:27; 24:11; He 11:21; Re 11:1) Por outro lado, a ação daqueles da “sinagoga de Satanás”, induzidos a “vir e prestar homenagem” diante dos pés dos cristãos, claramente não é adoração. — Re 3:9.
A homenagem prestada a um rei humano é encontrada na ilustração de Jesus em Mateus 18:26. É evidente que este era o tipo de homenagem prestado pelos astrólogos ao menino Jesus, “que nasceu rei dos judeus”, homenagem que Herodes professou estar interessado em prestar, e que os soldados em zombaria prestaram a Jesus antes de este ser pregado na estaca.
Eles claramente não consideravam Jesus como Deus ou como deidade. (Mt 2:2, 8; Mr 15:19)
Embora alguns tradutores usem a palavra “adorar” na maioria dos casos em que pro·sky·né·o descreve as ações das pessoas para com Jesus, a evidência não justifica que se lhe dê um sentido adicional. Antes, as circunstâncias que motivaram a homenagem correspondem bem de perto às que produziram a homenagem prestada a anteriores profetas e reis. (Compare Mt 8:2; 9:18; 15:25; 20:20, com 1Sa 25:23, 24; 2Sa 14:4-7; 1Rs 1:16; 2Rs 4:36, 37.)
As próprias expressões dos envolvidos muitas vezes revelam que, embora claramente reconhecessem Jesus como representante de Deus, não lhe prestavam homenagem como Deus ou como deidade, mas sim como “Filho de Deus”, o predito “Filho do homem”, o Messias, dotado de autoridade divina. Em muitas ocasiões, a homenagem deles expressava gratidão por uma revelação divina ou evidência de favor, assim como a expressa em tempos anteriores. — Mt 14:32, 33; 28:5-10, 16-18; Lu 24:50-52; Jo 9:35, 38.
Ao passo que anteriores profetas e também anjos haviam aceito homenagem, Pedro impediu que Cornélio a prestasse a ele, e o anjo, ou anjos, da visão de João o impediu duas vezes de prestá-la, referindo-se a si mesmo como “co-escravo” e concluindo com a exortação: “Adora a Deus [toi The·oí pro·ský·ne·son].” (At 10:25, 26; Re 19:10; 22:8, 9)
Evidentemente, a vinda de Cristo introduzira novas relações, que afetavam as normas de conduta para com outros servos de Deus. Ele ensinara aos seus discípulos que “um só é o vosso instrutor, ao passo que todos vós sois irmãos . . . o vosso Líder é um só, o Cristo” (Mat. 23:8-12), porque era nele que se cumpriam as figuras e os tipos proféticos, assim como o anjo dissera a João, que “dar-se testemunho de Jesus é o que inspira o profetizar”. (Apoc. 19:10)
Jesus era o Senhor de Davi, era maior do que Salomão, era o profeta maior do que Moisés. (Lu 20:41-43; Mt 12:42; At 3:19-24) A homenagem prestada àqueles homens prefigurava a que se devia a Cristo.
Portanto, Pedro negou-se corretamente a deixar que Cornélio lhe atribuísse importância demais.
Assim, também, João, em virtude de ter sido declarado justo ou justificado por Deus como cristão ungido, chamado para ser filho espiritual de Deus e membro do Reino, estava numa relação diferente com o(s) anjo(s) de Apocalipse, do que os israelitas para com os anjos que lhes apareceram anteriormente. O(s) anjo(s) evidentemente reconheceu(ram) esta mudança de relação quando rejeitou(ram) a homenagem de João. — Compare isso com 1Co 6:3;
Homenagem ao glorificado Jesus Cristo. Por outro lado, Cristo Jesus foi exaltado por seu Pai a uma posição secundária somente à de Deus, de modo que, “no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai”. (Fil 2:9-11; compare isso com Da 7:13, 14, 27.) Hebreus 1:6 também mostra que até os anjos prestam homenagem ao ressuscitado Jesus Cristo.
Muitas traduções deste texto traduzem aqui pro·sky·né·o como “adorar”, ao passo que outros o vertem por ‘curvar-se’ ou ‘prostrar-se’ (AT; TEB) e ‘prestar homenagem’ (NE). Não importa o termo que seja usado em português, o original grego permanece o mesmo, e o entendimento do que os anjos prestam a Cristo tem de harmonizar-se com o restante das Escrituras.
O próprio Jesus declarou enfaticamente a Satanás que “é a Jeová, teu Deus, que tens de adorar [uma forma de pro·sky·né·o] e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado”. (Mt 4:8-10; Lu 4:7, 8) De maneira similar, o(s) anjo(s) disse(ram) a João que ‘adorasse a Deus’ (Apoc. 19:10; 22:9), e esta injunção foi dada depois da ressurreição e exaltação de Jesus, mostrando que a questão não tinha mudado neste respeito.
É verdade que o Salmo 97, evidentemente citado pelo apóstolo em Hebreus 1:6, se refere a Jeová Deus, como aquele diante de quem ‘curvar-se’, e, ainda assim, este texto foi aplicado a Cristo Jesus. (Sal 97:1, 7)
No entanto, o apóstolo mostrara anteriormente que o ressuscitado Cristo é “o reflexo da . . . glória [de Deus] e a representação exata do seu próprio ser”. (He 1:1-3) Portanto, se aquilo que entendemos como “adoração” é aparentemente dirigido pelos anjos ao Filho, então, na realidade, ela é dirigida por meio dele a Jeová Deus, o Governante Soberano, “Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. (Apoc. 14:7; 4:10, 11; 7:11, 12; 11:16, 17; compare isso com 1Cr 29:20; Apoc. 5:13, 14; 21:22.)
Por outro lado, a tradução ‘curvar-se’ ou ‘prestar homenagem’ (em vez de ‘adorar’) de modo algum está em desacordo com o idioma original, quer o hebraico do Salmo 97:7, quer o grego de Hebreus 1:6, porque essas maneiras de traduzir transmitem o sentido básico tanto de hish·ta·hhawáh como de pro·sky·né·o.
CONCLUSÃO: -
Hebreus 1:6 : "Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada , ele diz: Que todos os anjos de Deus lhe prestem homenagem". >> Citação do Salmo. 97:7> Interessante que Nesse Salmo no verso 97:1 profetiza-se que Jeová tornar-se-ia Rei. Nesse mesmo reinado Jesus se tornaria Rei junto com Jeová. Apoc. 11:15. Por isso Paulo o relaciona com Jesus em Hebreus 1:6. No Salmo 97:7, nenhuma tradução verte por "ADOREM" e sim "PROSTREM".
A prova final que o proskineo de Hebreus 1:6 é "prestem homenagem" é que NUNCA NENHUM ANJO ADOROU JESUS. [04]
Existe na Bíblia servo de Deus adorando anjo? E existe servo de Deus adorando homem?
Josué 5:13-15 e Apocalipse 3:9 dizem que sim! Mas pelo contexto trata-se de adoração relativa. Mat .4:10.
Adoração por ser termo polissêmico, temos que ver o contexto. Veja Dan. 2:46
SE FOSSE REALMENTE PARA OS ANJOS ADORAREM JESUS LITERALMENTE E EM SENTIDO PIEDOSO ABSOLUTO, ENTÃO:
01- Vários seres humanos foram "adorados" e aceitaram a "adoração". Daniel 2:46.
02- Nenhum ANJO ousou "adorar" Jesus na Bíblia inteira.
03- Será que os ANJOS entenderam bem? Ou são rebeldes?
04- Até as traduções modernas da Bíblia retiraram este "adorar" de HOMENS a Jesus.
05- Jesus mentiu quando disse que adoração e serviço sagrado é somente a Jeová? Mat 4:10.
06- O que é devoção exclusiva a Jeová? Deut. 4:24.
07- Na trindade por que o espírito santo nunca é "adorado"?
08- Proskineo (adoração) tem vários sentidos: É necessário olhar o contexto; para Deus nota se o usou de complementos, cultuar, prestar serviço sagrado, etc.
09- Caiu a Bíblia em contradição?
10- Não achas melhor dar o sentido correto para proskyneo em Hebreus 1:6, de acordo com o contexto? (Jesus é herdeiro ao lado da majestade nas alturas, Jeová). Heb. 1:3.
CONCLUSÃO
*Apocalipse 5:13* E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer:
Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
*Cadê o Cordeiro? Por que ele está no meio de todas as criaturas, defronte (parte central) do trono do Criador sentado no TRONO* ?
O CORDEIRO está numa posição PRIVILEGIADA central defronte O sentado no TRONO
Será ele está recebendo honras e Glória de todas criaturas é porque ele NÃO é criado, pois na visão estão todas as criaturas presentes?
Claro que NÃO! Deus deu a ordem: QUE todos anjos o "adorem" (prestem homenagem).
Na visão estão todos criaturas possíveis de homenagear JESUS. ELE jamais homenagearia a si próprio. Se Jesus é criador e Deus, por que por quê o Criador precisa dar ordens a todos anjos "adorarem-no" SOMENTE depois de Jesus vir a terra? (prestar homenagem )? Heb. 1:6
Na Visão observa-se que Jesus é adorador de Jeová junto com todas demais criaturas de Jeová. Apoc. 4:10,11; 5:14.
MATÉRIAS ADICIONAIS
JESUS: CRIADOR OU CRIATURA?
JESUS É O DEUS DA BÍBLIA
JESUS: QUE TODOS ANJOS DE DEUS O ADOREM
JESUS O ETERNO ADORADOR DE JEOVÁ