JESUS: LEVOU "CATIVOS" AO ALTO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS: LEVOU "CATIVOS" AO ALTO?

Quando Paulo usou a expressão “dádivas em homens”, ele citou o Rei Davi, que dissera a respeito de Jeová: Efesios 4:4-10 “Ascendeste ao alto; levaste contigo cativos; tomaste dádivas em forma de homens.” (Salmo 68:18)
Depois de os israelitas terem estado alguns anos na Terra Prometida, Jeová ‘ascendeu’ figurativamente ao monte Sião e tornou Jerusalém a capital do reino de Israel, tendo a Davi por rei. Mas quem eram as “dádivas em forma de homens”? Eram homens tomados cativos durante a conquista do país. Alguns desses cativos foram mais tarde colocados à disposição dos levitas, para ajudar no serviço do tabernáculo. Esdras 8:20

Paulo, na sua carta aos efésios, indica que as palavras do salmista têm um cumprimento maior na congregação cristã. Parafraseando o Salmo 68:18, Paulo escreve: “Ora, a cada um de nós se deu benignidade imerecida, conforme o Cristo repartiu a dádiva gratuita. Por isso ele diz: ‘Quando ele ascendeu ao alto, levou consigo cativos; deu dádivas em homens.’” (Efésios 4:7, 8)

Paulo aplica este salmo a Jesus, como representante de Deus. Jesus ‘venceu o mundo’ pelo seu proceder fiel. (João 16:33) Triunfou também sobre a morte e sobre Satanás por Deus ressuscitá-lo dentre os mortos. (Atos 2:24; Hebreus 2:14)
Em 33 EC, o ressuscitado Jesus ascendeu “muito acima de todos os céus” — mais alto do que todas as outras criaturas celestiais. (Efésios 4:9, 10; Filipenses 2:9-11) Como vencedor, Jesus tomou “cativos” do inimigo. De que forma?

Quando na Terra, Jesus demonstrou seu poder sobre Satanás por libertar os mantidos em servidão pelos demônios. Foi como se Jesus tivesse invadido a casa de Satanás, amarrando-o e apoderando-se dos bens dele. (Mateus 12:22-29)
Imagine, depois de ressuscitado e encarregado de “toda a autoridade no céu e na terra”, que saque Jesus foi então capaz de fazer! (Mateus 28:18)

A partir do Pentecostes de 33 EC, Jesus, que ascendera ao alto, como representante de Deus, começou a despojar a casa de Satanás por ‘levar embora cativos’ — homens que por muito tempo tinham sido escravos do pecado e da morte, e estado sob o controle de Satanás. Esses “cativos” tornaram-se voluntariamente “escravos de Cristo, fazendo de toda a alma a vontade de Deus”. (Efésios 6:6)

Na realidade, Jesus arrancou-os do controle de Satanás e os deu, em nome de Jeová, à congregação como “dádivas em homens”. Imagine a fúria impotente de Satanás, quando eles foram arrancados de diante do seu próprio nariz!

CONCLUSÃO:
O cumprimento primário de Efésios 4:7-10 está em Salmo 68:18. Nesta ocasião, levar ao alto os cativos nunca envolveu arrebatamento, mas enaltecimento (Levar ao alto).  O mesmo acontece no cumprimento do primeiro século. Ninguém seria arrebatado ao céu.  Arrebatamento só se dará na Grande tribulação.
Portanto, Jesus tomou "cativos homens"  que eram anteriormente escravos de Satanás a seu serviço, entregando-os à congregação com AUTORIDADE, depois da sua ressurreição em Pentecostes.  Não se trata aqui do arrebatamento na presença de Jesus no final da grande tribulação.
*Portanto Jesus nunca foi nem é e nem será Jeová*

MATÉRIA ADICIONAL

Voltar para o conteúdo