JESUS: É ONIPOTENTE? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS: É ONIPOTENTE?

Todo-Poderoso
A palavra “Todo-poderoso” é traduzida da palavra hebraica Shad·daí e da palavra grega Pan·to·krá·tor. Ambas as palavras transmitem, evidentemente, a idéia de força ou poder.

O Termo Hebraico. No texto hebraico, Shad·daí é empregado sete vezes junto com ʼEl (Deus), formando o título “Deus Todo-poderoso”. (Gên 17:1; 28:3; 35:11; 43:14; 48:3; Êx 6:3; Ez 10:5) Nas demais 41 ocorrências, aparece sem ʼEl e é traduzido “o Todo-poderoso”. Similar a ʼAdho·naí (Soberano Senhor) e ʼElo·hím (Deus), Shad·daí está no plural para denotar excelência. — Gên 49:25; Núm 24:4; Sal 68:14.

A derivação exata da palavra Shad·daí é um assunto debatido. Os tradutores da Septuaginta empregaram várias palavras gregas ao traduzi-la, mas, no livro de Jó, eles realmente empregaram a palavra Pan·to·krá·tor (Todo-poderoso) 16 vezes ao traduzir Shad·daí. Em alguns casos, eles a traduziram por um termo grego (hi·ka·nós) que significa “suficiente” ou “idôneo” (Ru 1:20, 21; Jó 21:15; 31:2; 40:2), e posteriores tradutores gregos, tais como Áquila e Símaco, seguiram esta interpretação, apresentando assim Shad·daí como “O Suficiente (Idôneo)”.

O conceito de alguns críticos atuais é expresso no comentário de Gênesis 17:1, na tradução católica conhecida como A Bíblia de Jerusalém (nota de rodapé o), que declara: “A tradução comum ‘Deus Todo-poderoso’, é inexata. O sentido é incerto; propôs-se ‘Deus da montanha’.” Todavia, tal conceito extremista baseia-se numa imaginária ligação de Shad·daí com o termo acadiano shadu (montanha). O Unger’s Bible Dictionary (Dicionário Bíblico de Unger, 1965, p. 1000) comenta: “Este conceito, porém, é inaceitável, e Sadai é melhor tomado da raiz shadad [sha·dhádh], ‘ser forte ou poderoso’, como em árabe.” — Veja também The Analytical Hebrew and Chaldee Lexicon (Léxico Analítico Hebraico e Caldeu), de Benjamin Davidson, p. 702.

Sha·dhádh, no texto bíblico (Gêneses 17:1), comumente sugere poder violento, conforme usado numa assolação. (Veja Sal 17:9; Pr 11:3.) Isaías 13:6 declara: “Uivai, porque está próximo o dia de Jeová! Chegará como assolação [keshódh] da parte do Todo-poderoso [mish·Shad·daí].” Ao passo que a idéia de ação violenta é básica no uso bíblico deste radical, certos eruditos sugerem que seu sentido original ou significado primário era simplesmente “ser forte” ou “agir fortemente”. The Jewish Encyclopedia (A Enciclopédia Judaica, 1976, Vol. IX, p. 162) declara: “É possível, porém, que o significado original fosse o de ‘predominância’ ou ‘força sobrepujante’, e que este significado persistisse no [título] divino.”

Jeová usou este título “Deus Todo-poderoso” (ʼEl Shad·daí) ao fazer sua promessa a Abraão a respeito do nascimento de Isaque, promessa que exigiu de Abraão muita fé no poder de Deus de cumprir sua promessa. Foi dali em diante usado quando se mencionava a Deus como aquele que abençoaria Isaque e Jacó como herdeiros do pacto abraâmico. — Gên 17:1; 28:3; 35:11; 48:3.
Em harmonia com isso, Jeová podia dizer mais tarde a Moisés: “Eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-poderoso [beʼÉl Shad·daí], mas com respeito ao meu nome Jeová não me dei a conhecer a eles.” (Êx 6:3)
Isto não podia significar que estes patriarcas desconheciam o nome Jeová, visto que eles e outros antes deles o usavam com freqüência. (Gên 4:1, 26; 14:22; 27:27; 28:16) De fato, no livro de Gênesis, que relata a vida dos patriarcas, a palavra “Todo-poderoso” ocorre apenas 6 vezes, ao passo que o nome pessoal Jeová foi escrito 172 vezes no texto hebraico original. Contudo, embora estes patriarcas viessem a reconhecer por experiência pessoal o direito e as qualificações de Deus para o título de “o Todo-poderoso”, não haviam tido a oportunidade de reconhecer o pleno significado do seu nome pessoal, Jeová, e o que este envolve.

Neste respeito, O Novo Dicionário da Bíblia (Vol. 1, p. 411) comenta: “A revelação anterior, aos patriarcas, dizia respeito às promessas referentes a um futuro distante e por isso mesmo haveria a necessidade de assegurá-los que Ele, Yahweh, era um Deus (ʼel) tal que era competente (shadday) para cumprir tais promessas. A revelação na sarça ardente, entretanto, foi maior e mais íntima, pois o poder e a presença imediata e contínua de Deus entre eles foram envolvidos no nome familiar de Yahweh.” — Editado por J. D. Douglas, 1966.
Potência sugere força ou poder para realizar e cumprir algo intencionado, bem como vencer obstáculos ou oposição, e a onipotência de Jeová manifesta seu poder irresistível para realizar seu propósito. Às vezes apresenta-se ação violenta com relação ao título de Deus de “o Todo-poderoso”, como no Salmo 68:14, quando ele ‘dispersa os reis’; em Joel 1:15, que descreve a “assolação [shodh] da parte do Todo-poderoso [mi·Shad·daí]” que sobrevirá no “dia de Jeová”; e em Isaías 13:6, já citado. Assegura também sua capacidade de abençoar (Gên 49:25) e constitui garantia de segurança para os que confiam nele: “Quem morar no lugar secreto do Altíssimo procurará para si pouso sob a própria sombra do Todo-poderoso.” — Sal 91:1.

No livro de Jó, o termo Shad·daí ocorre 31 vezes, sendo usado por todos os personagens do drama ali apresentado. Destaca-se o poder de Jeová de punir ou afligir (Jó 6:4; 27:13-23), de modo que aqueles que dizem: “Que é o Todo-poderoso, para que o sirvamos, e que nos aproveita termos entrado em contato com ele?”, e que, portanto, confiam em seu próprio poder, podem esperar beber “do furor do Todo-poderoso”. (Jó 21:15, 16, 20)
Portanto, o Todo-poderoso merece reverência, até mesmo pavor, visto que não se pode desconsiderar sua vontade, nem se pode violar impunemente sua lei (Jó 6:14; 23:15, 16; 31:1-3), apesar de não se ver imediatamente a expressão de sua potência. (Jó 24:1-3, 24; compare isso com Êx 9:14-16; Ec 8:11-13.) Todavia, seu poder e sua potência são sempre usados em estrita harmonia com a justiça e o juízo, nunca de forma descontrolada, arbitrária, errática, ou irresponsável. (Jó 34:10, 12; 35:13; 37:23, 24) Portanto, não há motivo justo para os homens contenderem com ele ou acharem falta nele. (Jó 40:2-5) Os que praticam a justiça podem chegar-se a ele com plena confiança e usufruir uma relação pessoal com ele. (Jó 13:3; 29:4, 5; 31:35-37) Sendo o Criador, ele é a Fonte de vida e de sabedoria. — Jó 32:8; 33:4.
Na profecia de Isaías 9:6, a respeito do Messias, o título “Deus Poderoso” é aplicado ao prometido Príncipe da Paz. Esta expressão, porém, traduz o hebraico ʼEl Gib·bóhr, não ʼEl Shad·daí, como nos textos acima.

O Termo Grego. Nas Escrituras Gregas Cristãs, a palavra Pan·to·krá·tor ocorre dez vezes, nove delas no livro de Apocalipse. A palavra significa basicamente “Todo-poderoso”, ou “Onipotente”. Seu uso nas Escrituras Gregas Cristãs dá peso ao entendimento do termo hebraico Shad·daí como significando “o Todo-poderoso”, visto que de outro modo não haveria termo correspondente a Pan·to·krá·tor nas Escrituras Hebraicas.

Em 2 Coríntios 6:18, Paulo cita as Escrituras Hebraicas ao exortar os cristãos a evitarem a adoração falsa e o uso de ídolos inanimados e impotentes, habilitando-se assim quais filhos do “Todo-poderoso [Pan·to·krá·tor]”. Em vista das citações do apóstolo, é evidente que o título aqui aplica-se a Jeová Deus.
De modo similar, em todo o livro de Revelação o título Pan·to·krá·tor é aplicado ao Criador e Rei da Eternidade, Jeová, como no “cântico de Moisés, o escravo de Deus, e o cântico do Cordeiro [Jesus Cristo]”, que aclama a Jeová Deus como aquele que é digno de adoração e de temor por parte de todas as nações. (Apoc. 15:3; compare isso com Apoc. 21:22.)

A aplicação do título a Jeová Deus torna-se óbvia em Apocalipse 19:6, com o uso da expressão Aleluia (Louvai a Jah!). Do mesmo modo, a expressão “Aquele que é, e que era, e que vem” (Apoc. 1:8; 4:8) aponta claramente para o Deus da eternidade (Sal 90:2), que não só “era” o Todo-poderoso nos tempos antigos, mas continua a sê-lo, e “que vem” como tal com a expressão de sua onipotência.

Novamente indica-se ação violenta depois de ele ‘assumir o seu grande poder’ para governar como rei, pela expressão de seu furor contra as nações opositoras na “guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”. (Apoc. 11:17, 18; 16:14) Seu Filho, Cristo Jesus, “A Palavra de Deus”, é revelado como expressando este “furor de Deus, o Todo-poderoso”, contra as nações na posição que ocupa como rei ungido por Deus. (Apoc. 19:13-16) Contudo, tais potentes expressões das decisões judiciais de Deus continuam estando em plena harmonia com suas normas de verdade e justiça. — Apoc. 16:5-7;

PERGUNTAS IMPOSSÍVEIS DOS ADORADORES DE JESUS RESPONDEREM!
01- Por que não existe ADORAÇÃO à Jesus antes dele descer na Terra?
02- Por que Jesus na Terra, determinou que ADORAÇÃO ABSOLUTA seria apenas para Seu PAI Jeová? Mat. 4:10.
03- Por que ele aqui, só foi "adorado" (prestar homenagem, como homens também receberam) " só três anos e meio depois do seu batismo? Dan. 2:46, 2 Reis 1:13.
04- Por que Jesus no céu não foi ADORADO por todas criaturas de Jeová?
05- Por que será que todos no céu, não entenderam que Jesus era Deus no lugar do Soberano Universal? Apoc. 3:12.
06- Por que Jesus no céu não sabe de Tudo? Apoc. 1:1.
07- Por que não oram à Jesus no céu?
08- Por que Jesus no céu tem um Deus e Pai? Apoc. 3:12.
09- Por que Jesus não está num trono com todas criaturas lá no céu diante dele?
10- Por que Jesus no céu foi rebaixado à ARCANJO? Apoc. 12:7-9
11- Por que no milênio Jesus não é chamado de Deus? Apoc. 22:1.
12- Por que Jesus no céu precisa de ser abençoado por Jeová? Apoc. 3:1.
13- Por que todas perguntas acima só ACONTECEM para JEOVÁ?
14- Por que Jesus é chamado de príncipe e Jeová não aceita este título?
15- Por que Jesus não soube escrever o livro de Apocalipse?  Apoc. 1:1.

JESUS CRIADOR OU CRIATURA?
01- Se o Pai e o Filho são sempiternos ( Eternos para frente e para trás), por que o Pai é o mais velho? Dan. 7:13.
02- Se existe um só criador na Bíblia por que os demais não são criaturas? Mat. 19:4.
03- O único na bíblia que tem eternidade para trás é Jeová. Sal. 90:2
04- O Verbo estava com o Deus no princípio, mas Jeová não tem princípio.
05- Só existe Um (1) que é o primeiro e o último, os demais são plágios.
06- Por que o versículo que diz que Jesus tem origem foi adulterado? Miq. 5:2.
07- Qual é o filho de um Pai no universo que não teve origem nem foi criado?
08- À partir de quando intermediário na criação será o criador? Col 1:16.
09- Desde quando alguém que é a imagem de outro não foi criado? Col. 1:15.
10- Desde quando alguém que é "gerado" não é criado também? Heb. 11:17.
11- Como o Único Criador pode adorar um outro criador? Apoc. 3:12.
12- Como um Criador pode adorar e servir de sumo sacerdote para outro Deus perpetuamente? Heb. 7:21.
13- Como pode um Criador não estar autorizado a receber nenhuma oração pela eternidade.
14- Como um Criador pode ser um anjo chefe do exército de Deus? Josué 5:13-15.
15- Pode o Criador ser comparado eternamente com animais?
16- Se Jesus é Deus, por que ele trabalha como sumo sacerdote no Templo do Deus Jeová? Heb. 9:24,25

Não Concriador. A participação do Filho nas obras de criação, porém, não o tornara Concriador de seu Pai. O poder de criação procedia de Deus por meio do seu espírito santo, ou força ativa. (Gên 1:2; Sal 33:6) E visto que Jeová é a Fonte de toda a vida, toda a criação animada, visível e invisível, deve sua vida a ele. (Sal 36:9) Então, o Filho, em vez de ser Concriador, era o agente ou instrumento por meio de quem Jeová, o Criador, operava. O próprio Jesus atribuiu a criação a Deus, assim como fazem também todas as Escrituras. — Mt 19:4-6;T


JESUS É O DEUS TODO PODEROSO?
01- O Deus Todo Poderoso pode ter origem? Miquéias 5:2
02- O Deus Todo Poderoso pode ser uma Criatura? Apoc. 3:12,14
03- O Deus Todo Poderoso pode ser Submisso à alguém? 1 Cor. 11:3
04- O Deus Todo Poderoso pode ser intermediário na Criação? Heb. 1:1,2
05- O Deus Todo Poderoso pode  herdar a imortalidade de outro? João 5:26
06- O Deus Todo Poderoso pode  ter um Deus e Pai para ele eternamente? Apoc. 3:12; 14:1; 1 Cor. 15:24-28
07- O Deus Todo Poderoso pode  herdar tudo que Criou? Ecl. 12:1, Mat. 19:4,5
08- O Deus Todo Poderoso pode  ser a Imagem de Alguém? Col. 1:15
09- O Deus Todo Poderoso poderia Morrer por pecador? Hab. 1:12
10- O Deus Todo Poderoso poderia ser de carne e osso? Oséias 11:9
11- O Deus Todo Poderoso pode ser Tentado por coisas más? Tiago 1:13
12- O Deus Todo Poderoso pode NÃO ser O Altíssimo? Sal. 83:18.
13- O Deus Todo Poderoso pode Esvaziar-se e ser Servo de Outro Deus? Fil. 2:5-7
14- O Deus Todo Poderoso poderia usurpar o Lugar de outro? Fil. 2:6
15- O Deus Todo Poderoso poderia receber Poder de outro? Mat. 28:18
16- O Deus Todo Poderoso poderia parar de Ser Deus? Fil. 2:5-8
17- O Deus Todo Poderoso poderia ser Salvo por outro? Heb. 5:7
19- O Deus Todo Poderoso poderia ser Exaltado por outro? Fil. 2:9
20- O Deus Todo Poderoso poderia ser mais de Um?  
21- O Deus Todo Poderoso poderia sentar-se no Trono de outro Deus? Apoc. 3:21
22- O Deus Todo Poderoso poderia Não ser "Servido" eternamente? Apoc. 22:3
23- O Deus Todo Poderoso teria de ser ajudado no Armagedom? Sal. 110:5,6
24- O Deus Todo Poderoso poderia ser o Filho do Todo Poderoso? Luc. 1:32
25- O Deus  Todo Poderoso poderia estar dentro do outro Deus?
26- O Deus Todo Poderoso poderia ter ido no Inferno 3 dias?
27- O Deus Todo Poderoso teve que ser ressuscitado por outro? Atos 2:24; 13:34
28- O Deus Todo poderoso poderia ser enviado por Outro? João 3:16,17
29- O Deus Todo Poderoso poderia ser "Ungido" por Outro Deus? Atos 10:38
30- O Deus Todo Poderoso poderia ser Sumo sacerdote eterno de Outro? Heb. 7:
31- O Deus Todo Poderoso poderia ser Apóstolo de Outro Deus? Heb. 3:1
32- O Deus Todo Poderoso pode ser Filho de Alguém?
33- O Deus Todo Poderoso poderia ser o Seu próprio Filho? João 3:16,17
33- O Deus Todo Poderoso pode sentar-se a direita da majestade nas alturas? Heb. 1:3
34- O Deus Todo Poderoso poderia levar um surra de comedores de feijão? Mateus 26:67
35- O Deus Todo Poderoso pode enviar-se do Céu para a Terra? João 3:16,17
36- O Deus Todo Poderoso ficar sem nenhum poder 30 anos?
37- O Deus todo poderoso pode ser mediador entre outro Deus e os homens? 1 Tim. 2:5
38- Tudo acima são mistérios da Santíssima Trindade.

CONCLUSÃO
Nas escrituras só tem um Deus Todo Poderoso, O Pai e Deus de Todos! Ef. 1:3

Voltar para o conteúdo