JESUS: É O ÚNICO QUE TEM A IMORTALIDADE?
JESUS: É O REI DA ETERNIDADE, IMORTAL E O ÚNICO DEUS?
Ao "Rei da eternidade" , "imortal" , invisível, o "único Deus", seja dada a honra e a glória para todo o sempre. Amém . 1 Timóteo 1:17.
*01- A quem este versículo de acordo com texto e contexto se aplica?
Algumas obras de referências e estudiosos da Palavra de de Deus afirmam se tratar de Jesus Cristo ou talvez da trindade. Mas, será isso verdade? Como podemos determinar exatamente de quem se trata?
Aplicam 1 Timóteo 1:17 à Cristo, apenas pelo fato de que os versículos precedentes (1 Tim. 1:16) estão se referindo a Jesus. Mas, desconsideram todos demais fatores abaixo.
Lembre-se que a Bíblia em muitos relatos, muda abruptamente a pessoa em questão de um versículo para o outro. Por exemplo: Romanos 16:25-27.*
Vide as seguintes perguntas e colocações e tenha certeza de quem se trata!
02- Nas referências cruzadas de "eternidade" se aplicam a que personagens bíblicos? Sal 10:16; 90:2; Da. 6:26; Apoc. 15:3.
Uma tentativa de aplicar este versículo (1 Tim. 1:17) à Jesus Cristo, os teólogos afirmam que o termo "Rei eterno" identificam claramente Jesus Cristo. Mas Pare e pense: Jesus não é "Rei eterno" para trás! Luc. 1:32,33. Todavia Jeová é Rei da eternidade para trás e para frente! Salmo 90:2. O Reino de Jesus começou efetivamente depois da expulsão de do Céu para a terra. Apocalipse 12:7-9,10.
03- Nas referências cruzadas de "Imortal" se aplicam a que personagens bíblicos? João 5:26.
Jesus nunca foi Imortal, sendo criado eterno simplesmente e depois de sua morte seu Pai lhe concedeu IMORTALIDADE. João 5:26, 1 Tim. 6:16.
04- Nas referêcias bíblicas existem quantos versículos (sem falsos raciocínios e tradução sem contexto) chamando que personagens de único Deus? João 17:3; Judas 1:25.
Não há nas Escrituras nenhum texto que chama Jesus de ÚNICO DEUS. Judas 1:25.
05- Qual a diferença entre eternidade e imortalidade citadas no texto 1 Tim 1:17?
Jeová é IMORTAL, Jesus tem IMORTALIDADE concedida após sua morte. 1 Tim. 6:16. João 5:26. A diferença de eterno para imortal é gigantesca! Por exemplo: Adão criado eterno e não imortal. Anjos, todos criados eternos e não imortais.
A palavra grega a·tha·na·sí·a é formada pelo prefixo negativo a, seguido duma forma da palavra para “morte” (thá·na·tos). Assim, o sentido básico é “imortalidade”, e refere-se à qualidade de vida que se usufrui, seu caráter infindável e indestrutível. (1Co 15:53, 54 n; 1Ti 6:16 n)
A palavra grega a·fthar·sí·a, que significa “incorrupção”, refere-se àquilo que não pode decompor-se ou ser corrompido, aquilo que é imperecível. — Ro 2:7; 1Co 15:42, 50, 53; Ef 6:24; 2Ti 1:10.
As expressões “imortal” ou “imortalidade” não ocorrem nas Escrituras Hebraicas, as quais mostram, porém, que Jeová Deus, como Fonte de toda a vida, não está sujeito à morte, sendo assim imortal. (Sal 36:7, 9; 90:1, 2; Hab 1:12)
Este fato é também enfaticamente declarado pelo apóstolo cristão Paulo ao referir-se a Deus como “Rei da eternidade, incorruptível”. — 1Ti 1:17.
06- Quais as palavras hebraicas e gregas que que tem conotação de Eternidade? Por serem polissêmicas quais os outros significados e como saber o correto para cada texto?
A palavra hebraica ʽoh·lám transmite a ideia de tempo indefinido ou incerto. O lexicógrafo Gesenius atribui-lhe o significado de “tempo oculto, i.e., obscuro e longo, cujo princípio ou fim é incerto ou indefinido”. (A Hebrew and English Lexicon of the Old Testament [Léxico Hebraico e Inglês do Velho Testamento], traduzido para o inglês por E. Robinson, 1836, p. 746) Concordemente, expressões como “tempo indefinido” (Sal 25:6), “de duração indefinida” (Hab 3:6), “da antiguidade” (Gên 6:4), “há muito tempo” (Jos 24:2; Pr 22:28; 23:10) e “de longa duração” (Ec 12:5) transmitem apropriadamente a ideia do termo da língua original.
A palavra ʽoh·lám às vezes é associada com o que é eterno. (1Rs 2:45 n) O profeta Isaías escreveu: “Jeová, o Criador das extremidades da terra, é Deus por tempo indefinido.” (Is 40:28) Jeová é “de tempo indefinido a tempo indefinido”. (Sal 90:2) Visto que Jeová é eterno e não morre, ele continuará a ser Deus por toda a eternidade. (Hab 1:12; 1Ti 1:17) No entanto, a expressão hebraica ʽoh·lám não significa, em si mesma, “para sempre”. Muitas vezes se refere a coisas que têm fim, mas se pode dizer que o período de existência dessas coisas é de ‘tempo indefinido’, porque o tempo de seu fim não se acha então especificado. Por exemplo, o pacto da Lei, de ‘duração indefinida’, chegou ao fim com a morte de Jesus e com a introdução de um novo pacto. (Êx 31:16, 17; Ro 10:4; Gál 5:18; Col 2:16, 17; He 9:15) De modo similar, o sacerdócio arônico, de ‘duração indefinida’, também teve fim. Êx 40:15; He 7:11-24; 10:1.
Outro termo hebraico, ʽadh, indica ilimitado tempo futuro, sempiternidade ou eternidade. (1Cr 28:9; Sal 19:9; Is 9:6; 45:17; Hab 3:6) Às vezes, como no Salmo 45:6, as palavras ʽoh·lám e ʽadh aparecem juntas e podem ser traduzidas “que dura pelas eras, e para sempre” (Yg), “que perdura pelas eras e mais além” (Ro) e “por tempo indefinido, para todo o sempre” (NM). A respeito da Terra, o salmista declarou: “Não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre.” — Sal 104:5.
O termo hebraico né·tsahh pode também indicar sempiternidade. Entre as possíveis traduções acham-se “para sempre” (Jó 4:20; 14:20), “perpetuamente” (Is 57:16) e “sempre” (Sal 9:18). Às vezes, né·tsahh e ʽoh·lám ocorrem de forma paralela (Sal 49:8, 9) ou os termos né·tsahh e ʽadh aparecem juntos. (Am 1:11) Essas três palavras são encontradas no Salmo 9:5, 6: “Censuraste nações . . . Extinguiste o nome deles por tempo indefinido [leʽoh·lám], para todo o sempre [wa·ʽédh]. Ó tu, inimigo, tuas desolações chegaram ao seu fim perpétuo [la·né·tsahh].”
Nas Escrituras Gregas Cristãs, a palavra ai·ón pode indicar um período de tempo de duração indefinida ou indeterminada, um período de tempo remoto, porém não infindável. Por exemplo, em Lucas 1:70 e em Atos 3:21, ai·ón pode ser traduzida “desde a antiguidade”, “da antiguidade”, “dos tempos antigos”, “desde séculos”, “outrora” (ALA, NM, BV). No entanto, o contexto não raro sugere que se deve entender o termo ai·ón como um período de duração indefinida, por tal período ter duração infindável. (Lu 1:55; Jo 6:50, 51; 12:34; 1Jo 2:17)
Similarmente, o adjetivo ai·ó·ni·os (derivado de ai·ón) pode, como se evidencia do contexto, significar tanto “de longa duração” (Ro 16:25; 2Ti 1:9; Tit 1:2) como “eterno(a)”. (Mt 18:8; 19:16, 29) Outro adjetivo grego, a·í·di·os, significa especificamente “eterno(a)” ou “sempiterno”. Ro 1:20; Ju 6, NM, Al, BV; para uma consideração adicional de ai·ón,
07- Que único personagem bíblico sempre foi imortal? João 5:26.
Com toda certeza somente Jeová. Rom. 1:23. Note que Jeová é imortal. Hab. 1:12 e Jesus tem imortalidade.
08 - O que dizem o capítulo 1 e o livro inteiro de 1 Timóteo, quem é o Único Deus desde livro?
O livro inteiro de 1 Timóteo jamais afirmou que Jesus é Deus e muito menos "o "único Deus . Pelo contrário, descarta Jesus claramente de ser o Deus da Bíblia: VEJA, Logo no prefácio Jesus é descartado de ser Deus: "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa, A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor. 1 Timóteo 1:1,2 ALMEIDA FIEL.
Veja mais no decorrer da Carta DE 1 TIMÓTEO, JESUS não tem nenhuma chance de ser o "Único Deus": "Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:3-5. ALMEIDA FIEL.
Veja ainda no final do livro de 1 Timóteo: "Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. 1 Timóteo 6:16. ALMEIDA FIEL.
Perceba que Jesus tem sua imortalidade decretada por Seu Pai, depois de sua morte. João 5:26. Depois de escrita esta carta, toda a igreja de Cristo (144.000) ganharia a IRMORTALIDADE também. 1 Cor. 15:42-47.
CONCLUSÃO: A única possível aplicação de 1 Timóteo 1:17 é para o Deus e Pai de Jesus. 1 Tim. 2:3-5. Jesus é Rei eterno só para frente, depois de herdar o Reino. Luc. 19:11,12; Lucas 1:32,33; Isaías 9:6,7. Porém Jeova é o rei da eternidade. Sal. 90:2
Caso 1 Timóteo 1:17 se aplicasse à Jesus, a Bíblia estaria se contradizendo, pois nunca haverá DOIS ÚNICOS DEUS. João 17:3
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