JEOVÁ: COMO ELE HONRA O SEU FILHO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JEOVÁ: COMO ELE HONRA O SEU FILHO?

"Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou". João 5:22-23

Em que SENTIDO, segundo o CONTEXTO, Jesus deve ser honrado da mesma forma que Jeová? O contexto fala de adoração? De soberania? De divindade?
Não. O texto fala de JULGAMENTO, de agir como JUIZ.
Leia de novo as palavras de Jesus e veja por que ele disse que devia ser honrado assim como o Pai deve ser honrado. Jesus disse que o Pai o havia nomeado Juiz, para atuar como deputado ou representante de Deus, o Juiz Supremo.

Portanto, visto que Deus o nomeara Juiz, o Filho merecia ser honrado. Honrando o Filho, nós respeitamos o fato de Deus o ter nomeado Juiz. Se não honrarmos o Filho como Juiz, então não honraremos “o Pai que o enviou”.

Mas isto não significa que honramos ao Filho como sendo o próprio Deus nem que honramos o Filho tanto quanto ao próprio Deus que o enviou.
O designado por Jeová deve ser igualmente honrado como se fosse o próprio Jeová, afinal ele foi designado pelo próprio Jeová
Ele merece a mesma honra naquele assunto designado como se fosse diretamente com Jeová, pois Jeová agirá por meio dele. No caso de Jesus, é honrar como juiz da humanidade.

Será que o próprio Deus Pai mandou adorarem a Jesus?
João 5:22,23: – E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. TRAD. ALMEIDA
COMENTÁRIOS de trinitários: nota: Ao falar desta maneira, se Jesus não fosse Deus, ele teria usurpado a igualdade com Deus, tornando-se em mais um diabo, se ele não fosse Deus com “D” maiúsculo, isto é, Deus, na verdadeira concepção do termo. Sim, pois nenhuma criatura, mesmo sendo a maior das criaturas, pode exigir para si, a honra suprema da qual só Deus é digno.

Isto é exatamente o que algumas religiões não fazem. Eles recusam honrar o Filho assim como honram o Pai. João diz que deveríamos adorar o Filho da mesma forma com que nós honramos o Pai. Isto só acontece, é claro, se o Filho for completamente Deus.
COMENTÁRIOS pelo contexto: O texto de João 5:23 inclui adoração e culto sagrado ao Filho de Deus?  
"Para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou". João 5:23.
Percebe como o Pai honra o Filho? Dando lhe tudo que o Pai tem. Dando-lhe glória, louvor, honrarias, MENOS a Sua adoração EXCLUSIVA. Mat. 4:10
"Honrar"  não é ADORAR!  Por exemplo: "honre teu pai e tua mãe". Ef. 6:2. Cada classe de pessoas merecem um tipo de Honra. Os Governos humanos devem ser honrados. Rom. 13:7.
Agora pergunte-se: Quais as honras a Bíblia atribui a Jesus e ao Seu Pai em comum? Observe Apocalipse 5:13 e confira todos tipos honras  Deus e o Seu Cordeiro recebem. Note que entre as honrarias não consta ADORAÇÃO.
Jesus afirmou categoricamente que adoração piedosa e culto sagrado é apenas a Jeová. Mateus 4:10; Apoc. 22:3.

HOMENAGEM AO GLORIFICADO SENHOR JESUS.
Cristo Jesus foi exaltado por seu Pai a uma posição secundária somente à de Deus, de modo que, “no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai”. (Fil 2:9-11; compare isso com Da 7:13, 14, 27.)
Hebreus 1:6, REFERÊNCIA do Salmo 97:7, também mostra que até os anjos prestam homenagem ao ressuscitado Jesus Cristo.
Muitas traduções deste texto traduzem aqui pro·sky·né·o como “adorar”, ao passo que outros o vertem por ‘curvar-se’ ou ‘prostrar-se’ (AT; TEB) e ‘prestar homenagem’ (NE).
Não importa o termo que seja usado em português, o original grego permanece o mesmo, e o entendimento do que os anjos prestam a Cristo tem de harmonizar-se com o restante das Escrituras.

O próprio Jesus declarou enfaticamente a Satanás que “é a Jeová, teu Deus, que tens de adorar [uma forma de pro·sky·né·o] e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado”. (Mt 4:8-10; Lu 4:7, 8)
De maneira similar, o(s) anjo(s) disse(ram) a João que ‘adorasse a Deus’ (Apoc. 19:10; 22:9), e esta injunção foi dada depois da ressurreição e exaltação de Jesus, mostrando que a questão não tinha mudado neste respeito.

CONCLUSÃO
Jesus deve ser honrado como Jeová o honrou. Isto jamais envolve adoração, pois honrar não é adoração. Rom. 13:7.

MATÉRIAS ADICIONAIS





Voltar para o conteúdo