IGREJA CRISTÃ: JEOVÁ PAROU DE TER TRATOS DIRETOS COM ELA ?
Não poucos leitores da Bíblia, dizem que Jesus é a *única* pessoa que conversa, dá ordens do céu com os discípulos, com a "igreja" no Novo Testamento, MESMO após sua subida aos céus.
Argumentam com isso, que Jesus é o Jeová do Velho testamento, pois no V.T, apenas Jeová "dialogava", dirigia ou presidia a "igreja judaica".
É verdade que Jeová sempre teve tratos mesmo que *indiretamente* (INTERLOCUÇÃO) com seu povo no Velho Testamento inteiro através de seus servos e profetas.
As pessoas ao lerem o Novo Testamento ficam perplexas ao verem APARENTEMENTE apenas Jesus presidindo, ordenando cuidando DIRETAMENTE da congregação cristã. E aparentemente ver Jeová praticamente "desaparecido.
Ao lermos todo Novo Testamento vemos apenas Jesus em evidência: Ou seja: Jesus relacionando com tudo e com todos. Mateus 10:20, João 16:13 , Atos 5: 32, 13:2, 15:28, 28:25, Romanos 8:26,27
*Por que ocorreu aparentemente isso? Será que Jeová nunca mais no Novo Testamento relacionou com ninguém humano aqui na terra? A resposta é clara e se resume nos textos bíblicos abaixo que dizem* :
" Há muito tempo, Deus falou aos nossos antepassados por meio dos profetas, em muitas ocasiões e de muitos modos. *Agora, no fim destes dias, ele nos falou por meio de um Filho* , a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas".
"Eu farei surgir para eles, dentre os seus irmãos, um profeta semelhante a você, e porei as minhas palavras na boca dele, e ele lhes falará tudo que eu mandar. *De fato, exigirei uma prestação de contas do homem que não escutar as minhas palavras, que ele falar em meu nome* " . Deut.18:18,19.
"Este é meu Filho, o amado, a quem eu aprovo" . *Escutem-no* . Mat. 17:5.
Entretanto Jeová não parou de relacionar-se diretamente com a congregação e pessoas lá do céu aqui na terra. Vemos isso cabalmente mais adiante.
*FIM DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO ANO 100 DC*
A Bíblia profetiza claramente que depois da morte do último apóstolo de Cristo (no ano 98Dc) a congregação Cristã deixaria de existir e no Seu lugar, levantaria uma igreja apóstata fingindo ser a sequência da igreja Cristã. Todavia a Palavra de Deus profetiza que próximo a Volta de Cristo sua verdadeira Igreja voltaria em cena na Terra. (Tempo de fim). 2 Tess. 2:1-12.
Porém, ANTES desta profecia se cumprir e DEPOIS do seu batismo, em 29 d.C, Jesus começou a relacionar-se presidindo e sendo o cabeça da igreja. Mas, DEPOIS de ascender-se ao céu em 33 d.C, continuou a acompanhar a "igreja" lá do céu aqui na terra. Mateus 10:20, João 16:13 , Atos 5:32, 13:2, 15:28, 28:25, Romanos 8:26,27
Todavia, Jesus não era o único a relacionar-se com a igreja Cristã aqui na terra, pois *Jeová não parou de atuar e relacionar-se com a congregação e Seus servos e profetas ATÉ o ano 96 d.C*, data que inspirou o apóstolo João a escrever o Livro de Apocalipse, através de Jesus. Apoc. 1:1-3.
Jesus ao retornar ao céu na presença de Jeová ofereceu o valor de seu resgate à Jeová. Dai em diante O Pai e o Filho começaram a ATUAR e relacionar novamente com a congregação cristã através do espírito santo.
Nessa ocasião Jeová derramou Seu espírito santo sobre a recente congregação Cristã, e inspirou diretamente a Pedro explicar a todos humanos presentes a Sua profecia de Joel 2:28-32; Atos 2:14-21. Jeová também inspirou diretamente todos os escritores do Novo Testamento.
Considerando que do Ano 100 até o século 20, próximo a Volta de Cristo, não existiu praticamente igreja cristã, então NÃO podemos afirmar de relacionamentos do Pai e do Filho com as pessoas, MESMO pela palavra de Deus. 2 Tess. 2:1-12.
*JESUS NO CÉU NO TEMPO DO "FIM" E NA ETERNIDADE*
O livro de Apocalipse foi escrito para cumprir integralmente APENAS no tempo do fim ou no dia de Cristo. Apoc. 1,3,10; 22:20,21.
Estudiosos não entenderam que a parte inicial de Apocalipse não se aplica as sete congregações cristãs da época da escrita do livro. Existia muitas mais congregações. Estas "sete" congregações prefiguram TODAS congregações nas mãos de Cristo À PARTIR do tempo de sua PAUROSIA E SUA POSTERIOR VOLTA.
Nesse livro, Jesus lá do céu de fato dirige as congregações de HOJE, mas sem sem contato, sem diálogos diretos com ninguém da terra.
Porém Jesus comporta-se como sumo sacerdote e adorador do próprio Pai. Apoc. 3:12.
CONCLUSÃO
Não existe lugar na Bíblia inteira que Jesus é Jeová. O que existe são montagens mal feitas que parecem ser a mesma pessoa. Veja nas matérias abaixo.
MATÉRIAS ADICIONAIS
"DESIGREJADO" TERÁ SALVAÇÃO? VEJA ABA N.2
JESUS ACEITA VOCÊ "DESIGREJADO"?
Jeová Deus nunca deixou de organizar seu povo em congregação. No passado a congregação de Jeová era a congregação Israelita. No sistema cristão 1 século DC, Deus implantou a Congregação Cristã. Esta congregação era composta de várias "igrejas" ou aglomerado de pessoas por localidade.
Como funcionariam tais "igrejas"? Quem seria o Líder ou cabeça de todas elas? As pessoas precisariam pertencer a esta "igreja" Cristã para serem salvas?
É verdade que depois do 1 século a "igreja" cristã entrou em heresia global. Mas Deus profetizou que a última geração viva, presenciaria a "igreja" sem heresias ou apostasias. 2 Tess. 2:1-12.
Nos "últimos dias" o próprio Jesus disse que ele próprio seria o Líder, Cabeça e comandante das congregações verdadeiramente cristãs pelo mundo afora no "tempo do fim". Confira: "E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais (candelabros) um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro....O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas. (7 na bíblia significa inteireza ou todas) Apoc. 1:12-13,20.
Mas alguns questionam que não precisa pertencer a ("igreja") denominação nenhuma, baseando-se neste texto: "E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim. Porque quem não é contra nós, é por nós.
Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão". Mar. 9:38-41, Luc 9:49.
Por que Jesus disse estas palavras? Será que não precisava segui-lo? Será que João acha que os apóstolos são os únicos autorizados a curar doentes ou expulsar demônios? Se isso é verdade, por que esse homem judeu consegue expulsar espíritos maus? Talvez João ache que o homem não deve realizar obras poderosas porque não está acompanhando Jesus e os apóstolos.
Outrossim, o homem não precisa acompanhar a Cristo para estar do lado de Jesus. A congregação cristã ainda será formada, e embora esse homem não esteja viajando com Jesus, isso não quer dizer que ele é um opositor ou que está promovendo uma religião falsa. É evidente que ele tem fé no nome de Jesus, e o que Jesus diz dá a entender que o homem não vai perder a sua recompensa.
CONCLUSÃO: Você "desigrejado" deve estudar a bíblia aprender sobre Jeová e Jesus e reunir-se regularmente com os irmãos espirituais. Heb. 10:23-25; Apoc 1:20.
MATÉRIA ADICIONAL