ESPÍRITO SANTO TEM DIVINDADE E PERSONALIDADE? - https://adeusheresias.com.br

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ESPÍRITO SANTO TEM DIVINDADE E PERSONALIDADE?

FATORES QUE CARACTERIZAM UMA PESSOA
Uma pessoa é um ser que possui capacidades de pensar, agir, racionalizar, é alguém que tem autoconsciência, identidade própria, moralidade, sentimentos, emoções  entre outros. Também conta a sua individualidade e capacidade de interagir com outras pessoas. Finalizando, pessoa deve ser a a imagem de Deus.

TESTE DE PERSONALIDADE
QUESITOS PRIMÁRIOS
01- Examinar se o objeto EM QUESTAO está sendo personificado.
02- Utilizar os fatores básicos que determinam um pessoa. (Veja tabela acima).

EXEMPLOS DE TESTES FALSO POSITIVO PARA PESSOA
01- O coração:  Na Bíblia ele pensa, responde, medita tem sentimentos, emoções, instrui etc.
Observações: Não foi utilizado o quesito N.1; está sendo personificado?
02- O espirito santo: Na Bíblia ele pensa, responde, medita tem sentimentos, emoções, instrui etc.

OBSERVAÇÕES: Não foi utilizado o quesito N.1; está sendo personificado? Note que Jesus confessa que usava "FIGURA DE LINGUAGEM" ao discorrer os capítulos 14, 15, 16, de João.   João 16:25,29
POR QUE considerar o espírito santo uma pessoa, se as coisas que mais se caracterizam uma PESSOA, ele NÃO FAZ e NÃO TEM?  
Não tem NOME, Não CONVERSA com DEUS, com JESUS, com ANJOS, com os HUMANOS; não é FILHO de DEUS como TODOS DEMAIS.
Por que a Bíblia não ordena AMAR o espírito santo? Por que Jeová só não expressa AMOR ao espírito santo? Mat 3:17, João 3:16.

DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO
Por que a suposta DIVINDADE do espírito santo demorou três  séculos para ser oficializada  pela IGREJA?
Você  saberia especificar quais são realmente as funções do espírito santo no CÉU?

NUNCA NA BÍBLIA INTEIRA O E.S FOI ADORADO!
É tentativa em vão considera-lo pessoa, porque Jeová, na Bíblia, personaliza também coisas inanimadas importantes;
Por exemplo:
A Bíblia é tida como CAPAZ DE LER nossos pensamentos. Heb. 4:12;
O CORAÇÃO “pensa” antes de responder. Prov.15:28; o livro inteiro de provérbios personaliza o coração 100 vezes.
Além do que coisas abstratas na Bíblia tem voz e vontade própria: "O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; João 3:8 ALA.

Ademais, NÃO se pode DIZER que o espírito santo é DEUS, porque ele NÃO recebe ADORAÇÃO, ORAÇÕES, não tem MENTE e tem DONO. Luc. 11:13, Isaías 61:1a3.

Será que pronome pessoal para o espírito santo o torna pessoa? Na Bíblia tem coisas abstratas com o referido pronome. Prov. 8:1a33: 9:1a18, tribos de Israel. Jer.31:1,3.
Mas pense o seguinte: A Bíblia iria usar também  muitas vêzes um pronome netro  para o espírito santo com que finalidade?
Já viu usar pronome neutro para pessoas?   

DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO
Por que o espírito santo NÃO tem nenhuma FUNÇÃO apropriada para ser Deus?
01- Ele não tem anjos
02- Ele não tem ovelhas
03- Ele não tem adoradores
04- Ele não ouve orações
05- Ele não é pastor
06- Ele não pode perdoar pecados
07- Ele não salva. Apoc. 7:10
08- Ele não tem Trono. Apoc. 22:3
09- Ele não tem reinado Apoc. 11:15
10- Ele não assume sua divindade: "Sou Deus". Isaías 48:17.
11- Não recebe o título de SENHOR.
12- Não tem nome próprio
13- Não tem dialogo com ninguém


O QUE É PECAR CONTRA O ESPÍRITO SANTO?
Podemos pecar, blasfemar, contra coisas abstratas?
A Bíblia diz que sim. Nosso corpo, 1 Cor 6:18, blasfemar contra Nome. Rom. 2:24, Apoc.13:6.
Do que se trata então?
Quando alguém tem pleno entendimento da palavra e entra em um relacionamento com o Deus da Bíblia, e Ele o aprova derramando SEU espirito, e o cidadão aprovado com SEU E.S, passa a fazer erros deliberados que ofende A QUEM lhe derramou SEU espírito.  Isaías.61:1-3, Luc. 11:13, Heb.10:26,27. (Caso de Ananias e Safira, Atos 5:1-5).

Um fator importante a considerar é que Jesus disse que para herdar a vida eterna era necessário conhecer Seu Pai e à Êle, mas e o espírito santo não! Por que? João 17:3.   

Ademais o livro de apocalipse não consta a expressão “espírito santo”e sim sete lâmpadas representando os sete espíritos de DEUS. Apoc 4:5.
Não pode blasfemar contra Jeová Deus, Seu Nome, Sua Casa, Seu espírito. Mas pode blasfemar contra Seu Filho . Luc. 12:10, Apoc. 13:6.
 
PERGUNTAS SOBRE O ESPÍRITO SANTO
001- Por que o espírito santo nunca conversou com Jesus?
002- Por que o espírito santo nunca conversou com Jeová?
003- Por que o espírito santo não tem nome próprio?
004- Por que o espírito santo de Deus não é Filho de Deus?
005- Por que o espírito santo não recebe orações?
006- Por que o espírito santo não pode perdoar pecados?
007- Por que o espírito santo não tem trono?
008- Por que o espírito santo não é rei?
009- Por que o espírito santo não é pastor?
010- Por que o espírito santo não recebe adoração?
011- Por que o espírito santo não recebe honras?
012- Por que o Pai não ama o espírito santo?
013- Por que o Filho não ama o espírito santo?
014- Por que  o Pai não deixou herança ao espírito santo?
015- Por que não podemos cantar hinos ao espírito santo?
016- Por que o Pai não glorifica o espírito santo?
017- Por que o espírito santo não é saudado?
018- Por que o espírito santo não é pessoa no Apocalipse?
019- Por que no Apocalipse não tem a palavra espírito santo?
020- Por que para ganhar o espírito santo se pede ao Pai?
021- Por que o espírito santo não é Salvador?
022- Por que o espírito santo não é chamado de Senhor?
023- Por que o espírito santo não é irmão de Jesus?
024- Por que o espírito santo é representado por coisas abstratas?
025- Por que mundanos não pecam contra o espírito santo?  
026- Por que  usar termos para o espírito santo como: cair, pousar, derrubar, encher, soprar, ser bebido, repartido, etc.?
027- Por que não precisa ter fé no espírito santo?
028- Por que o espírito santo não participa do Reino?
029- Por que o espírito santo não se proclama Deus?
030- Por que o espírito santo não tem amigos?
031- Por que o espírito santo nunca foi visto no céu?
032- Por que o espírito santo não participa das reuniões celestiais?
033- Por que o espírito santo não tem um corpo?
034- Por que não é possível conhecer o espírito santo?
035- Por que ele é tratado também com pronome neutro?
036- Por que é comandado pelos seus Donos?
037- Por que o espírito santo não é uma alma?
038- Por que não pode se invocar o nome do espírito santo?
039- Por que a Bíblia não menciona membros corporais dele?
040- Por que  nem o satanás o reconhece como pessoa?
041- Por que o espírito santo não é mencionado na Ceia do Senhor?
042- Por que o batismo com o espírito santo não é junto com o batismo cristão.
043- Por que o espírito santo não julga os pecados contra si mesmo?
044- Por que o espírito santo não tem anjos para si?
045- Por que o espírito santo não é chamado na bíblia de "pessoa"?
046- Por que o espírito santo não pode ser honrado?
047- Por que o espírito santo não é pessoa no Apocalipse?
048- Por que o espírito santo não participa no Armagedom?
049- Por que o espírito santo não é mencionado na Nova Jerusalém?
050- Por que o espírito santo não é mencionado no Reino Milenar?
051- Por que o espírito santo não se teme, serve, ama, e adora?  
052- Por que a Bíblia usa pronome NEUTRO para o espírito santo?
053- Por que o espírito santo é representado por uma ave? (linguagem antropomórfica)
054- Por que não tem pecados contra o espírito santo no Velho Testamento?
055- Por que o espírito santo de Jeová é mais importante que Jesus?
056- Por que não é necessário temê-lo. Apoc 14:7.
057- Por que nunca será um profeta.
058- Por que o espírito santo não é uma ALMA?
059- Por quê o espírito santo não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová?

PECAR CONTRA O ESPÍRITO DE JEOVÁ.
Quando Jeová aprova um cidadão com o espírito DELE...E se o cidadão PRATICAR o  pecado deliberadamente, depois de ter recebido o espírito santo, com certeza peca contra JEOVÁ, o dono da força ativa. Heb. 10:26-30.
Este foi o caso de Ananias e Safira, estavam em pentecostes e entre os anciãos e apóstolos que foram batizados com o espírito santo de Jeová. Atos 2:1-11;  5:1-5.


ESPÍRITO SANTO: O PERSONALIZAR DE COISA IMPESSOAL. João 16:25
5 REGRAS IMUTÁVEIS DE PERSONALIZAÇÃO NA BÍBLIA:
1- A Bíblia personaliza qualquer coisa impessoal,  mas, jamais  tal coisa se tornará uma pessoa*
Exemplos de personalização de coisas impessoais pela Bíblia:
“Eu” (ego), sabedoria Prov. 8:1a33: 9:1a18, tribos de Israel. Jer. 31:1,3
Guiar, A palavra de Deus, Salm.119:105, 2 Tim 3:16.
Falar, sangue, noiva: Gên 4:10, Apoc.22:17.                               
Ouvir, os céus e Terra: Isaías 1:2.                             
Glorificar, obras cristãs: Mat.5:16, Rom. 11:13.                               
Mostrar, os céus: Sal.19:1.                                             
Anunciar, coisas escritas: 1Cor.10:11.                                  
Vontade, Criação, Rom.8:20.                                          
Emoções: Mar, rios, montes: Sal. 96:11,12; 98: 7a9.                                
Mente: Rom 8:27 A bíblia, Heb.4:12 (discerne).
Pensar: O coração, Prov. 15:28.  
Interceder, Ajudar As nações: Zac.1:15.                                       
Mentir a Ele: À verdade, Tiago 3:14.                                
Blasfemar, nome de Deus. atos 6:13, Rom. 2:24, Apoc.13:6.
Pecar contra, nosso corpo: 1 Cor.6:18; Apoc. 13:6.                                   
Comandar, enviar, impedir O coração, Ex.35:21                                         
Consolar, as escrituras, a bíblia. Rom.15:4.                      
Ensinar, a graça, a Bíblia: Tito 2:11,12, 2 Tim.3:16.
Ter voz e vontade própria, o vento João 3:8
Fazer julgamentos, a Bíblia. Heb. 4:12.
Dar testemunho, água, sangue. 1 João 5:6,7,8
Declarar, os céus. Salmos 19:1
Reinar, a morte, paz. Rom. 5:17, Col 3:15
Ter poder, a sepultura. Salmo 89:48
Convencer, as palavras são convincentes. Prov. 16:23
Tomar decisões, a sorte. Jos. 19:1, 24; At. 1:26; Ester 9:24; Nu. 33:54
Interceder, as nações, Zac. 1:15
Usar pronome pessoal,  Jer. 31:3




2- Quando a Bíblia dá uma tratativa impessoal  para alguma coisa supostamente pessoal, ela  nunca se tornará uma pessoa. É caso irreversível.
Exemplos de tratativas impessoais para algo supostamente pessoal, pela Bíblia:
O ESPÍRITO SANTO NÃO TEM:
Nome próprio, Sal. 83:18.  
Diálogo com humanos, Mat.21:20,21    
Dialogo com Jeová, Gen.15:2,4.
Dialogo com Jesus. Apoc.1:12,13.
Dialogo com Anjos. Apoc.22:8,9.   
Acessível a pedido. Luc.11:13.
Receber saudações. 1 Cor.1:2,3.
Mostrar sua aparência. Apoc.1:12a18.  
Grau de parentesco. Mat.3:17.
Ser ALMA. Is. 42:1
Receber honra, glória, prêmio. Apoc.5:13.    
Ser conhecido. João 17:3
Ser amado. Marcos 12:28-31.
Compartilhar o reino Apoc.11:15.                                                                       
Ser imitado, 1 Cor.11:1.
Ser taxado pessoa. Ex.15:3                                                                             
Ser profeta, Deut. 18:18
Ser Apóstolo. Heb. 3:1
Compartilhar na salvação. Apoc.7:10
Ser invocado
Estar presente em ocasiões extremamente IMPORTANTES. Dan. 7:9a18.
Ter amigos. Tiago 2:23.                                                                  
Ninguém precisa ter fé nele. João 14:1.
Não é necessário temê-lo. Apoc 14:7
Usa pessoas para falar. 2 Sam. 23:2.
Encher outra pessoa, Atos 2:4.
Ser derramado em outra pessoa. Joel 2:28.  
Ser repartido, Num.11:16,17, Isaías 63:11.
Pousar noutra pessoa, Num.11:25.
Cair noutra pessoa. Atos 10:44.
Ser soprado numa pessoa. João 20:22.
Pode-se "beber" espírito santo. 1 Cor. 12:13
Não tem membros corporais.

3- A Bíblia nunca personaliza totalmente  algo  impessoal.
Este algo impessoal personalizado parcialmente nunca será realmente uma pessoa.
Exemplos de personalização parcial para algo supostamente pessoal, pela Bíblia:
O espírito santo não é personalizado no céu antes de ser derramado, e na terra é personalizado praticamente durante o primeiro século do Cristianismo,  mas  em algumas ocasiões.
O espírito santo não tem passagens como pessoa no Apocalipse inteiro. Não é visto como pessoa no Reino milenar e na Nova Jerusalém.

ESPÍRITO SANTO PERSONIFICADO PARCIALMENTE
UM grande número de casos, a expressão “espírito santo” aparece no grego original sem o artigo, indicando a ausência de personalidade. Veja At 6:3, 5; 7:55; 8:15, 17, 19; 9:17; 11:24; 13:9, 52; 19:2; Ro 9:1; 14:17; 15:13, 16, 19; 1Co 12:3; He 2:4; 6:4; 2Pe 1:21; Ju 20, Int e outras traduções interlineares .

4- Para se determinar a personalidade de uma coisa, primeiro é imperativo  averiguar se esta coisa está sendo personificada ou não.
Não adianta, por exemplo, dizer que o coração é uma pessoa por ele ter sentimentos e emoções. Embora ele seja impessoal, ele pensa, medita, responde e etc. Prov. 15:28.   
Que dizer do espírito santo de Jeová? Nas poucas vezes que o espírito de Deus é personalizado, ele faz coisas que são próprias de pessoas. Efésios 4:30. (comparado a um selo).

5- Prova final: É ou não é personalização? O último parâmetro para confirmar a personalização de algo: A Bíblia diz diretamente que a coisa que está sendo personalizada é impessoal.
No caso da personalização do espírito santo, diz a Bíblia claramente que ele não é uma pessoa. Observe Isaías 40:13,26, abaixo: "Quem *mediu o espírito de Jeová , E quem pode instruí-lo como seu conselheiro? ... “Ergam os olhos para o céu e vejam. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que as faz sair como um exército, por número; Ele chama a todas elas por nome. Por causa da sua imensa energia dinâmica e do seu atemorizante poder , Não falta nem sequer uma delas.

O espírito santo tem personalidade?
Isaías 40:13 prova que não. Pode-se ate medir o espiritp santo..Veja João 3:34
Em João 16:13, pode uma força ativa um poder, GUIAR, FALAR o que OUVIR e FAZER DECLARAÇÕES?
João 16:13 diz; "" No entanto quando ele VIER, o espírito da verdade, ele os GUIARÁ a toda verdade, pois não FALARÁ de sua própria iniciativa, mas FALARÁ o que OUVIR e DECLARARÁ à vocês as coisas que virão.
Quando se refere ao ajudador, ou espírito da verdade, por que no texto grego são usados pronomes neutros em João 14:16, 17, ao passo que em João 16:7, 8, 13, 14 são usados pronomes masculinos? O uso de pronomes masculinos não significa que esteja envolvida uma pessoa. A razão disso é estritamente gramatical. No idioma grego, no qual o Evangelho de João foi escrito, a palavra para “ajudador” está no gênero masculino, mas o termo para “espírito” é neutro. Quando registrou a declaração de Jesus, portanto, João usou o pronome masculino “ele” ao se referir ao que o ajudador faria. O pronome neutro foi empregado quando se fez referência ao que o espírito da verdade realizaria.

Personificação não prova personalidade.
É verdade que Jesus falou do espírito santo como “ajudador” e falou de tal ajudador como ‘ensinando’, ‘dando testemunho’, ‘dando evidência’, ‘guiando’, ‘falando’, ‘ouvindo’ e ‘recebendo’.

Ao fazer isso, o grego original mostra que Jesus, às vezes, aplicava o pronome pessoal masculino a este “ajudador” (paracleto). (Veja Jo 14:16, 17, 26; 15:26; 16:7-15.)
No entanto, não é incomum, nas Escrituras, que aquilo que realmente não é pessoa seja personalizado ou personificado. A sabedoria é personificada no livro de Provérbios (1:20-33; 8:1-36); e formas pronominais femininas são usadas para ela no original hebraico, como também em muitas traduções.

A sabedoria é também personificada em Mateus 11:19 e em Lucas 7:35, onde é apresentada como tendo tanto “obras” como “filhos”. O apóstolo Paulo personalizou o pecado e a morte, e também a benignidade imerecida, como ‘reinando’. (Ro 5:14, 17, 21; 6:12)
Fala do pecado como “recebendo induzimento”, ‘produzindo cobiça’, ‘seduzindo’ e ‘matando’. (Ro 7:8-11) Todavia, é óbvio que Paulo não queria dizer que o pecado era realmente uma pessoa.

Assim, também, as palavras de Jesus sobre o espírito santo, no relato de João, têm de ser tomadas em harmonia com o contexto.
Jesus personalizou o espírito santo ao falar daquele espírito como “ajudador” (que em grego é o substantivo masculino pa·rá·kle·tos). Portanto, João apresenta as palavras de Jesus corretamente como se referindo a este aspecto de “ajudador” do espírito com pronome pessoal masculino. João 16:25

Por outro lado, no mesmo contexto, quando usa a palavra grega pneú·ma, João emprega um pronome neutro para se referir ao espírito santo, a própria palavra pneú·ma sendo neutra. Assim, temos no uso que João faz do pronome pessoal masculino em associação com pa·rá·kle·tos um exemplo de concordância com as regras gramaticais, não uma expressão de doutrina. — Jo 14:16, 17; 16:7, 8.

Não tem identificação como pessoa. 
Visto que o próprio Deus é Espírito e é santo, e visto que todos os seus fiéis filhos angélicos são espíritos e são santos, é evidente que, se o “espírito santo” fosse pessoa, as Escrituras deveriam razoavelmente fornecer alguns meios para diferenciar e identificar tal pessoa espiritual dentre todos esses outros ‘espíritos santos’.

Seria de esperar que, pelo menos, se usasse o artigo definido para ele em todos os casos onde não é chamado de “espírito santo de Deus”, ou não é modificado por alguma expressão similar.
Isto pelo menos o distinguiria como O Espírito Santo.
Mas, ao contrário, em grande número de casos, a expressão “espírito santo” aparece no grego original sem o artigo, indicando assim ausência de personalidade. — Veja At 6:3, 5; 7:55; 8:15, 17, 19; 9:17; 11:24; 13:9, 52; 19:2; Ro 9:1; 14:17; 15:13, 16, 19; 1Co 12:3; He 2:4; 6:4; 2Pe 1:21; Ju 20, Int e outras traduções interlineares.

Como se batiza em seu “nome”. 
Em Mateus 28:19, mencionam-se “o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo”. Um “nome” pode significar algo diferente de um nome pessoal.
Em português, quando dizemos “em nome da lei”, ou “em nome do bom senso”, não nos referimos a uma pessoa como tal.
Por “nome”, em tais expressões, queremos dizer ‘aquilo que a lei representa, ou sua autoridade’, e ‘aquilo que o bom senso representa ou exige’.
O termo grego para “nome” (ó·no·ma) também pode ter este sentido.

Assim, ao passo que algumas traduções (KJ; AS; Tr) seguem literalmente o texto grego, em Mateus 10:41, e dizem que aquele que “receber um profeta no nome dum profeta receberá a recompensa dum profeta; e aquele que receber um homem justo no nome dum homem justo receberá a recompensa dum homem justo”, traduções mais modernas dizem: “Quem recebe um profeta na qualidade de profeta”, e: “Quem recebe um justo na qualidade de justo”, ou algo similar. (BJ, BMD, BV, NM)

Neste respeito, Word Pictures in the New Testament (Quadros Verbais no Novo Testamento; 1930, Vol. I, p. 245), de Robertson, diz sobre Mateus 28:19: “O uso de nome (onoma) aqui é um uso comum na Septuaginta e nos papiros para simbolizar poder ou autoridade.”
Portanto, o batismo ‘em o nome do espírito santo’ subentende o reconhecimento deste espírito como tendo por fonte a Deus e como exercendo sua função segundo a vontade divina.
Ademais como poderíamos batizar "em nome"  de alguém que não tem nome próprio?  Já encontrou na Bíblia alguém sendo batizado "em nome" do espírito santo? Atos 19:1-9

Outra evidência de sua natureza impessoal.
Evidência adicional contrária à idéia de personalidade atribuída ao espírito santo é o modo em que é usado em associação com outras coisas impessoais, tais como água e fogo (Mt 3:11; Mr 1:8); e fala-se de cristãos como batizados “em espírito santo”. (At 1:5; 11:16)
Insta-se com as pessoas a ficarem ‘cheias de espírito’, em vez de vinho. (Ef 5:18) Assim, também, fala-se de pessoas como ‘cheias’ dele, junto com qualidades tais como sabedoria e fé (At 6:3, 5; 11:24), ou alegria (At 13:52); e espírito santo é inserido, ou intercalado, entre diversas de tais qualidades, em 2 Coríntios 6:6.

É bem improvável que se fizessem tais expressões se o espírito santo fosse uma pessoa divina. Quanto a o espírito ‘dar testemunho’ (At 5:32; 20:23), deve-se notar que se diz a mesma coisa a respeito da água e do sangue, em 1 João 5:6-8.
Ao passo que alguns textos se referem ao espírito como ‘dando testemunho’, ‘falando’ ou ‘dizendo’ coisas, outros textos tornam claro que ele falou por meio de pessoas, sem ter voz pessoal própria. (Veja He 3:7; 10:15-17; Sal 95:7; Je 31:33, 34; At 19:2-6; 21:4; 28:25.)

Rogarei ao Pai, e ele vos dará Outro Advogado [parákletos], para que ele [“he”, masculino] fique eternamente convosco, — o Espírito [pneúma] da verdade, — que o mundo não pode receber, porque não o [“it”, neutro] observa, nem o [“it”] chega a conhecer. Mas vós chegareis a conhecê-lo [“it”]; porque [“it”] permanece convosco e [“it”] está em vós.” Note que o pronome é do gênero masculino (“he”, ele) quando o antecedente é o substantivo masculino parákletos, mas é neutro (“it”) quando o antecedente é o substantivo neutro pneúma. João 14:16,17

QUESTIONAMENTO DE LEITORES
A palavra força Ativa só aparece na tradução das Testemunhas de Jeová. Gên. 1:2; Is. 40:13, 26.
O ESPÍRITO SANTO É UMA FORÇA ATIVA E IMPESSOAL, VEJA  EM VÁRIAS TRADUÇÕES DA BÍBLIA:
01- "A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas."  Gên.1:2 Trad. Pastoral.
http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_P8.HTM
02- "Ora, a terra estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas." Gên. 1:2 Trad. Jerusalém, Nova edição,revista 1985.
03- "A terra era vazia e deserta, e havia escuridão sobre as águas profundas e a força ativa de Deus movia-se sobre as água." Gên. 1:2 Trad. Novo Mundo.
04- "Não havia ordem nem vida na terra, que era toda coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus* (*rodapé: "ou o Poder de Deus ou o Vento de Deus") se movia por cima da água." Gên 1:2, Trad. Linguagem de Hoje edição 1988.
05- "A terra porém era vã e vazia: e as trevas cobriam a face do abysmo: e o espírito (em minúsculo) de Deus era levado sobre as águas". Gên. 1:2. Trad. Antonio Pereira de Figueiredo 1842. Lisboa.
06- "A terra, porem estava informe e vazia, e as trevas cobriam o Abismo, mas o espírito (em minúsculo) de Deus pairava por sobre as águas". Trad. Mensagem de Deus. Editora Santuário
07- Por que várias traduções modernas da bíblia estão traduzindo “espírito” em minúsculo? Veja Isaías 11:1, nessa tradução: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PNS.HTM
08- Será que o fato de João  ao saudar  as sete congregações do APOCALIPSE e ao desejar a todos graça e paz, incluir "da parte"  dos sete espíritos  que estão diante do trono do Todo poderoso, indica que o espírito santo de YAH é  uma pessoa, e é Deus? Apóc.1:4.
Os sete espíritos de Deus estão diante do trono do Todo Poderoso em forma de sete lamparinas ardendo na frente de todos seres do Céu. Apoc.4:5.
Apocalipse 3:1; 5,6; indicam que os sete espíritos como estando e  agindo em Jesus.
No Apocalipse inteiro o espírito de YAH não fala por sua própria boca. Fala pela boca de Jesus. Apoc. 3:13.
Portanto, "da parte dos sete espíritos" significa a inspiração do espírito santo em Jesus que transmitiu para nós a Revelação dele que Deus lhe deu. Apoc. 1:1.

02- Onde na Bíblia diz que o espírito santo é Deus?
Segundo os trinitaristas o texto de 1 Coríntios 6:19 diz que o espírito santo é Deus por ele ter templo: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do espírito santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"
A palavra grega para "templo" é "naós" que se refere na Bíblia, a parte interna do templo com suas duas salas, a saber lugar santo e santíssimo. Mas  Templo também pode ser nosso corpo físico, ou outra construção dependendo o contexto.  Note que até os ídolos tem templos. 2 Cor. 6:16.

É verdade que toda divindade (até falsa) tem um templo (templo de Baal). Mas notou que o templo do espírito santo é o nosso corpo físico? 2 Cor 6:16.
Sermos o templo do espírito santo não o torna DIVINO. Por quê  não? O templo humano é impuro. Ef. 2:21

Como uma divindade verdadeira pode ter um Templo poluído pelo pecado?  Então conclui-se  que´ OS TERMOS HABITAR, RESIDIR, MORAR, ANDAR COM, POR PARTE DE JEOVÁ, CRISTO e o espírito santo, NUNCA PODERIAM SER REAIS, mas, simbólicos. Note que até os ídolos tem templos. 2 Cor. 6:16

Apenas Jeová tem um Templo verdadeiro, e Jesus é visto habitando neste Templo, atuando como sumo sacerdote perpétuo. Heb.5:1,8-10; 9:11.

Portanto, o espírito santo não é  Deus, pois ele não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová*. Salmo 11:4, Apoc. 3:12.*Ademais, o próprio texto de 1 Cor. 6:19 exclui o espírito santo de ser Deus. OBSERVE: "PROVENIENTE DE DEUS".

QUEM JEOVÁ CONSIDERA SANTO?
01- Jesus. Atos 4:27.
02- Seus servos ungidos e súditos do Reino. Apoc.20:6; 1 Ped 1:16.
03- Seus pertences sagrados:
O espírito santo, Atos 1:8;
Seu monte sagrado, Isaías, 11:9; Salm. 2:6; 15:1.
O cômodo santo dos santos, Heb 9:24.
O sacerdócio, 1 Pedro 2:5.
Lugar santo, Mat 24:15, Heb 9:24; Apoc 13:6
Templo de Jeová, Sal. 11:4.
Seu Nome, Ezeq. 38:23; Mat. 6:9; Apoc. 13:6.

CONCLUSÃO:
JESUS NUNCA DISSE: "o espírito de Deus é DEUS.
Quem pode se medir, controlar, guiar, instruir o espírito santo de Jeová? Isaías 40:12-14.
É óbvio que somente Seu dono.
Quem "guiou" o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Trad. ARA
Quem "dirigiu" o espírito de Javé, quem lhe sugeriu o seu projeto? Trad. Pastoral
Quem mediu as proporções do espírito de Jeová, e quem, como seu homem lhe deu conselho? Trad. N. Mundo

JEOVÁ É AMOR. 1 João 4:8
JESUS TEM AMOR. João 14:31
ESPÍRITO SANTO nos auxilia amar. Gal. 5:22.

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