ESPÍRITO SANTO NO APOCALIPSE.
O ESPÍRITO SANTO NO APOCALIPSE
Apocalipse 1:4 : "João, às sete congregações que estão na província da Ásia: Que vocês tenham bondade imerecida e paz da parte “Daquele que é, que era e que vem”, da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono"
Não existe nenhuma passagem em todos os prefácios e dedicatórias das Cartas as igrejas congratulando no N. Testamento DA PARTE DO ESPÍRITO DE JEOVÁ . Apocalipse 1:4, FOI a única vez na Bíblia. Será que por o espírito de Jeová ser descrito como tendo uma parte na dedicatória do Apocalipse se torna uma pessoa?
Viu João pessoalmente o espírito santo no céu e o descreveu como fez com as pessoas de Jeová e Jesus? Claro que NÃO! Como sempre o espírito de Deus é frequentemente personificado. João 16:25.
Realmente João viu e descreveu o espírito de Jeová como sete lamparinas acessas diante do trono Dele. Na visão de João dos "sete espíritos", o espírito de Deus é visto abençoando Jesus no Céu para cumprir os propósitos de Jeová. Apoc. 1:4; 3:1; 4:5; 5:6.
Jamais esses "sete espíritos" são sete pessoas numa pessoa só. O número sete na Bíblia "representa" a plenitude divina do espírito de Deus.
Apocalipse 1:5. Será que o fato de João ao saudar as sete congregações do APOCALIPSE e ao desejar a todos graça e paz, incluir "da parte" dos sete espíritos que estão diante do trono do Todo poderoso, indica que o espírito santo de YAH é uma pessoa, e é Deus? Apóc.1:4.
Os sete espíritos de Deus estão diante do trono do Todo Poderoso em forma de sete lamparinas ardendo na frente de todos seres do Céu. Apoc.4:5.
Apocalipse 3:1; 5,6; indicam que os sete espíritos como estando e agindo em Jesus.
No Apocalipse inteiro o espírito de YAH não fala por sua própria boca. Fala pela boca de Jesus. Apoc. 3:13.
Portanto, "da parte dos sete espíritos" significa a inspiração do espírito santo em Jesus que transmitiu para nós a Revelação dele que Deus lhe deu. Apoc. 1:1.
Apocalipse 2:7. "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas"
Jesus que falava inspirado as 7 congregações inspirado pelo espírito santo de Jeová. Apóc. 3:1.
O espírito não tem boca.
Apocalipse 2:11- "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas"
Jesus que falava inspirado as 7 congregações inspirado pelo espírito santo de Jeová. Apóc. 3:1.
O espírito não tem boca.
Apocalipse 2:17. "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas"
Jesus que falava inspirado as 7 congregações inspirado pelo espírito santo de Jeová. Apóc. 3:1.
O espírito não tem boca.
Apocalipse 3:1 "Ao anjo da igreja que está em Sardo, escreve: Isto diz (Jesus) o que tem os sete espíritos de Deus. Repare que o espírito não diz nada à congregação nenhuma. O espírito diz porque Jesus está dizendo tudo às congregações "inspirado" pelo espírito de Deus.
Apocalipse 3:6 "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas"
Jesus que falava inspirado as 7 congregações inspirado pelo espírito santo de Jeová. Apóc. 3:1.
O espírito não tem boca.
Apocalipse 3:13. "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas" Jesus que falava inspirado as 7 congregações inspirado pelo espírito santo de Jeová. Apóc. 3:1.
O espírito não tem boca.
Apocalipse 3:22 Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas. Repare que o espírito não diz nada à congregação nenhuma. O espírito diz porque Jesus está dizendo tudo às congregações "inspirado" pelo espírito de Deus. Apoc. 3:1
Apocalipse 4:5,6 "E diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus". (O espírito santo) O espírito santo visto por João no céu é a única coisa impessoal vista diante do trono de YHVH.
Apocalipse 14:13." E eu ouvi uma voz vinda do céu dizer: “Escreva: Felizes os mortos que, deste tempo em diante, morrem em união com o Senhor. Sim, diz o espírito, que eles descansem do seu trabalho árduo, porque as coisas que fizeram os acompanham.”
Neste versículo *o espírito* que está dizendo mensagens aos que morrem em união com Cristo, NÃO se trata do espírito santo. Se olhar atentamente todo o contexto é uma sucessão de mensagens ANGÉLICAS. Veja Apocalipse 14:6-9.
Apocalipse 22:17 O espírito e a noiva dizem: Vem! Note que a noiva coisa impessoal também diz as coisas em conjunto com o espírito (impessoal). Apoc. 4:5,6.
*O ESPÍRITO SANTO É VISÍVEL EM FORMA CORPÓREA NO CÉU* ?
Jeová, Jesus, os anjos e a congregação arrebatada sim todos serão visíveis uns aos outros. No entanto o espírito santo nunca foi visto e nunca será visto em visões nenhuma em lugar nenhuma como pessoa. Veja Apocalipse 4:5,6 O espírito santo não materializa em nada para ser visto na terra. A Pomba era apenas uma forma visível de provar que o espírito santo foi derramado em Jesus para ele tornar se o Ungido.
Pela impossibilidade de humanos verem e conhecer Deus literalmente, (ÊXODO 33:20; João 1:18; 14:8-10), Jesus disse estas palavras: "Quem me vê vê o Pai.
Porém, TODOS depois de arrebatados não precisarão mais de Jesus para "ver" o PAI JEOVÁ. Mat. 5:8.
Lá no céu quem vê Jesus não vê literalmente Jeová Mat. 5:8
Por isso Jesus disse para Felipe olhe para mim e veja JEOVÁ., pois Jeová não se materializa igual suas criaturas para os humanos O visualizarem. Entretanto todas Suas criaturas se materializam inclusive o anjo e arcanjo Jesus. Josué 5:13-15
O espírito santo também não materializa em nada. A Pomba era apenas uma forma visível de provar que o espírito santo foi derramado em Jesus para ele tornar se o Ungido.
Todavia o espírito santo lá no céu jamais será visto por todos em forma corpórea. João no Apocalipse mostrou isso claramente. Apoc. 4:5,6
OBSERVAÇÕES SOBRE O ESPÍRITO SANTO NO APOCALIPSE
01- Não existe no livro inteiro de APOCALIPSE, a palavra "ESPÍRITO SANTO”
02- O espírito (sopro, (9) nove vezes), “diz” as mensagens às 7 congregações.
03- O fato de o espírito “dizer” as mensagens as congregações apocalípticas, prova que ele é pessoa? Apoc 2:7, Apoc 22:17.
04- A “noiva” (coisa abstrata), diz coisas também junto com o espírito? Apoc. 22:17.
05- O espírito no Apocalipse não faz mais nada além do que está escrito acima?
06- O espírito não é visto por ninguém, e JOÃO só DESCREVE Jeová e o Cordeiro.
07- No livro atribui a salvação de todos a DEUS e ao Cordeiro. Apoc. 7:10.
08- O “nome” (não tem) do espírito NÃO está na testa do salvos no céu. Apoc. 14:1.
09- Para quem as palavras, santo, santo, santo, está dirigida no apocalipse? Apoc 4:8,
ao dizerem: “Santo, santo, santo é Jeová Deus, o Todo-poderoso, que era, e que é, e que vem.” Veja também Apoc 1:4,5 Jeová é o todo poderoso e Jesus a Testemunha.
10- O espírito não “vem” com Jesus, Jeová, anjos, e os escolhidos no Armagedom?
11- O espírito, não recebe nem honra, nem glória, nem adoração neste livro?
12- O espírito não recebe do PAI o REINO, como Jesus recebeu? Apoc 11:15.
13- O espírito no REINO milenar de Cristo, não fará nada? 1 Cor. 15:28.
14- O espírito neste livro é representado pelos sete espíritos de Deus. Apoc. 1:4.
15- Só Jesus consegue suportar os sete espíritos de Deus! Apoc. 3:1.
16- O e. santo é ÚNICO que não tem trono para sentar-se! Apoc. 22:1
17- O espírito é representado com sete lâmpadas diante a redor do trono. Apoc. 4:5
18- No Apocalipse o espírito não conversa (dialogo) com ninguém.
19- No Apocalipse o espírito não é visto salvando ninguém. Apoc. 7:10.
20- Depois do MILÊNIO o espírito não é mencionado nas visões apocalípticas.
21- O espírito no Apocalipse e na Bíblia não é adorado por ninguém!
22- Todos no céu são "SENHORES" até os anciãos, e o espirito não? Apoc 7:13,14.
23- Não pode blasfemar contra Jeová Deus, Seu Nome, Sua Casa, Seu espírito. Mas pode blasfemar contra Seu Filho . Luc. 12:10, Apoc. 13:6.
24- Ninguém precisa temê-lo. Apoc. 14:7.
PRONOME PESSOAL OU PRONOME NEUTRO?
Rogarei ao Pai, e ele vos dará Outro Advogado [parákletos], para que ele [“he”, masculino] fique eternamente convosco, — o Espírito [pneúma] da verdade, — que o mundo não pode receber, porque não o [“it”, neutro] observa, nem o [“it”] chega a conhecer. Mas vós chegareis a conhecê-lo [“it”]; porque [“it”] permanece convosco e [“it”] está em vós.” Note que o pronome é do gênero masculino (“he”, ele) quando o antecedente é o substantivo masculino parákletos, mas é neutro (“it”) quando o antecedente é o substantivo neutro pneúma. João 14:16,17.
QUESTIONAMENTO DE LEITORES
A palavra força Ativa só aparece na tradução das Testemunhas de Jeová. Gên. 1:2.
O ESPÍRITO SANTO É UMA FORÇA ATIVA E IMPESSOAL, VEJA EM VÁRIAS TRADUÇÕES DA BÍBLIA:
01- "A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas." Gên.1:2 Trad. Pastoral.
http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_P8.HTM
02- "Ora, a terra estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas." Gên. 1:2 Trad. Jerusalém, Nova edição,revista 1985.
03- "A terra era vazia e deserta, e havia escuridão sobre as águas profundas e a força ativa de Deus movia-se sobre as água." Gên. 1:2 Trad. Novo Mundo.
04- "Não havia ordem nem vida na terra, que era toda coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus* (*rodapé: "ou o Poder de Deus ou o Vento de Deus") se movia por cima da água." Gên 1:2, Trad. Linguagem de Hoje edição 1988.
05- "A terra porém era vã e vazia: e as trevas cobriam a face do abysmo: e o espírito (em minúsculo) de Deus era levado sobre as águas". Gên. 1:2. Trad. Antonio Pereira de Figueiredo 1842. Lisboa.
06- "A terra, porem estava informe e vazia, e as trevas cobriam o Abismo, mas o espírito (em minúsculo) de Deus pairava por sobre as águas". Trad. Mensagem de Deus. Editora Santuário
07- Por que várias traduções modernas da Bíblia estão traduzindo “espírito” em minúsculo? Veja Isaías 11:1, nessa tradução: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PNS.HTM
TODOS SIGNIFICADOS DE PNEUMA
A palavra hebraica para espírito é ruʹahh e a grega é pneuʹma. Alguns tradutores da Bíblia traduzem a palavra hebraica neshamahʹ por espírito em Jó 26:4 e Provérbios 20:27, mas tradutores mais cuidadosos usam a palavra “fôlego” e não espírito. A palavra neshamahʹ é a empregada em Gênesis 2:7, aplicando-se ao fôlego vital soprado em Adão no dia de sua criação.
O seu emprego neste caso indica que o que Deus soprou nas narinas de Adão foi fôlego literal. Todavia, a força ativa da vida que Deus lhe deu, dando-lhe uma existência consciente, era o seu ruʹahh ou espírito.
Esta força ativadora da vida não é mencionada em Gênesis 2:7 de modo especial, mas se refere a ela em outras partes. — Gên. 6:17; 7:22; Ecl. 12:7.
A força vital ou o princípio da vida nas criaturas terrestres, que é mantida pela respiração, é um dos significados de espírito. Em Jó 27:3 tal palavra é empregada com este significado. “Enquanto meu fôlego está todo em mim, e o espírito de Deus está em minhas narinas.”
A palavra hebraica neshamahʹ é empregada como fôlego literal neste texto, ao passo que ruʹahh é empregado por espírito, ou força vitalizadora.
Às vezes a palavra espírito indica a disposição mental da pessoa. Esta é algo que não pode ser visto, mas é manifesto de modo visível mediante expressões ou ações da pessoa. Em Salmo 34:18, a disposição mental é claramente indicada pela palavra espírito: “Jeová está perto dos que estão aflitos de coração; e os que estão abatidos de espírito ele salva.”
Assim como uma pedra cede sob o martelo, assim também a pessoa arrependida fica abatida quando a Palavra de Deus lhe revela a gravidade dos seus pecados. Ela então busca humildemente o perdão, como fizeram os que ficaram “compungidos no coração”, sentindo-se culpados em face do que Pedro lhes havia dito em Pentecostes. (Atos 2:37)
Então, ‘abatido de espírito’, indica a disposição mental da pessoa ciente dos seus pecados e da sua necessidade espiritual.
A ira é uma disposição mental que, às vezes, é indicada pela palavra “espírito”. Em Juízes 9:23 se refere a esta disposição mental pela expressão “espírito mau”. Foi empregada referente aos ressentimentos que surgiram entre Abimeleque e os proprietários de Siquém.
Esta mesma disposição de ira é expressa em Eclesiastes 10:4 como “o espírito dum governante” que se levanta contra uma pessoa. Em Provérbios 25:28, indica-se isto pelos dizeres: “Como uma cidade arrasada, sem muro, é o homem que não domina o seu espírito.” Assim é o homem que não domina a sua ira.
Um significado inteiramente diferente de espírito se encontra em 1 Timóteo 4:1. Ali se transmite a idéia de uma expressão ou proferimento inspirado. O mesmo acontece em 2 Tessalonicenses 2:2, onde se emprega a palavra grega pneuʹma e é traduzida por espírito em algumas traduções da Bíblia.
Diz-se ali aos cristãos: “Não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós.” (ALA)
A frase “expressão inspirada” transmite apropriadamente o sentido da palavra “espírito” neste caso, segundo empregada na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristãs.
A força vitalizadora invisível que Jeová Deus põe em ação para realizar a sua vontade pode ser chamada de espírito santo. É a esta força, que operou nos trabalhos da criação, que Gênesis 1:2 se refere, dizendo: “O Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” (ALA)
O mesmo se aplica a Jó 33:4: “O Espírito de Deus me fez.” (ALA) Foi a sua poderosa força em ação que executou o trabalho. Dizer que ela executou o trabalho de criação, embora sendo Deus o Criador, é semelhante a dizer que a eletricidade faz o elevador subir, embora sendo o motor que realmente o faça.
Os milagres que Jesus Cristo fez na terra foram feitos pelo espírito de Deus, a sua força ativa. “Se é por meio do espírito de Deus que eu expulso os demônios, o reino de Deus vos tem realmente alcançado.” (Mat. 12:28)
Foi esta força ativa que deu a Sansão força para a execução de atos fantásticos, tais como o de matar mil homens com uma queixada de jumento e o de levar embora os portões de uma cidade. (Juí. 15:14, 15; 16:3)
Por meio dela, outros homens, tais como o pai de João Batista, foram movidos a profetizar. (Luc. 1:67) Ela envolveu 120 discípulos de Jesus Cristo em Pentecostes e os possibilitou a falar em línguas diferentes, a curar enfermos e a ressuscitar mortos. O espírito foi derramado sobre eles deste modo; Deus os batizou nele. (Atos 2:17)
Assim, a palavra “espírito”, freqüentemente é usada para se referir à poderosa força ativante de Deus em operação para fazer a vontade dele.
Como vimos, a palavra “espírito” tem pelo menos sete significados distintos. É empregada para se referir a Jeová Deus, a Jesus Cristo, aos anjos, à força vital nas criaturas terrestres, à disposição mental, às expressões inspiradas e à força ativante de Deus.
Tendo presente estes significados ao passo que ler as Escrituras, será ajudado a ler com entendimento. A sabedoria adquirida pelo estudo cuidadoso da Palavra de Deus lhe abrirá uma vereda que conduz a muitos privilégios no serviço do Criador e, por fim, à vida eterna. — Mat. 7:14.
Não recebemos o espírito do mundo, mas o espírito que é de Deus, para que soubéssemos as coisas que nos foram dadas bondosamente por Deus. Destas coisas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com as ensinadas pelo espírito, ao combinarmos assuntos espirituais com palavras espirituais. — 1 Cor. 2:12, 13.
QUEM JEOVÁ CONSIDERA SANTO?
01- Jesus. Atos 4:27.
02- Seus servos ungidos e súditos do Reino. Apoc.20:6; 1 Ped 1:16.
03- Seus pertences sagrados:
O espírito santo, Atos 1:8;
Seu monte sagrado, Isaías,11:9; Salm. 2:6; 15:1.
O cômodo santo dos santos, Heb 9:24.
O sacerdócio, 1 Pedro 2:5.
Lugar santo, Mat 24:15, Heb 9:24.
Templo de Jeová, Sal.11:4.
Seu Nome, Ezeq. 38:23; Mat. 6:9; Apoc. 13:6.
*CONCLUSÃO SOBRE O ESPÍRITO DE DEUS NO APOCALIPSE*
*O espírito de Deus no livro de Apocalipse não é nem PESSOA e nem DEUS* .
*Apocalipse 1:1,2* Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu; Observe que na cadeia de transmissão do Apocalipse até nós humanos: *Jeová Deus* deu a revelação para *Jesus* >> Jesus deu a informação para *o anjo* >>> depois o anjo deu a revelação para *João*; depois João nos deu a revelação. Observou que o espírito de Jeová não está participando *COMO PESSOA* na transmissão Apocalipse inteiro?
*ONDE ENTRA O "ESPÍRITO" NESSA REVELAÇÃO* "?
Alguns ao lerem o Apocalipse vão logo dizendo: Claro que a "pessoa" de espírito de Deus participa na transmissão do Apocalipse! Sem ele não haveria revelações! Jesus nos seus conselhos às seis congregações apocalípticas disse repetidamente:" *Quem tem ouvidos ouça o que o espírito DIZ as congregações*. (Apoc. 2:7,11; 3:1,6,13,22)
Mas será que que o espírito de Deus falou às congregações diretamente com sua voz própria? Absolutamente NÃO! Por quê não? Não reparou que não tem conselhos nenhum direto do espírito de Deus às congregações? Note que Jesus é quem falava inspirado as 7 congregações pelo espírito santo de Jeová. Apóc. 3:1. O espírito não tem boca e nem voz audível própria.
Veja um exemplo em Apocalipse 22:17: *O espírito e a noiva DIZEM* : Vem! Note que a noiva *coisa impessoal também diz as coisas* em conjunto com o espírito (impessoal). Apoc. 4:5,6.
*O ESPÍRITO NÃO É PESSOA E NEM DEUS*
O espírito santo é uma força ativa impessoal. (Apoc. 4:5) Em consonância com o uso do pronome neutro para pneúma, o livro de Apocalipse não tem a palavra "espírito santo".
*Você seria capaz de mostrar o espírito santo atuando no Apocalipse como Deus ou como pessoa* ?
1- Dando alguma ordem.
2- Falando interagindo com alguém.
3- Participando de algum evento apocalíptico
4- Sendo visto junto (presencialmente) com Jeová e com Cristo.
5- Habitando na Nova Jerusalém com Deus e Cristo
6- Sendo adorado, honrado, glorificado.
7- Um relato dizendo algo dele, das suas atribuições, atributos e etc.
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