ESPÍRITO SANTO: QUEM ELE REALMENTE É?
Abaixo relacionamos praticamente todos versículos da Bíblia que se relaciona com o espírito santo de Jeová. Será que ele é a terceira pessoa duma tríade ou é Deus? Por que as Testemunhas de Jeová o chamam de "FORÇA ATIVA"? (Vide na CONCLUSÃO)
ESPÍRITO SANTO NÃO É DEUS - NÃO TEM DIVINDADE
Atos 5:3,4,9: <<Clique. Mas Pedro disse: “Ananias, como Satanás levou você a mentir de forma descarada ao espírito santo e ficar secretamente com parte do valor do campo? O campo não era seu antes de você o vender? E, depois de ter sido vendido, o valor não ficou sob o seu controle? Por que você tramou no coração fazer uma coisa dessas? Você mentiu não a homens, mas a Deus....Assim, Pedro lhe disse: “Por que vocês dois concordaram em pôr à prova o espírito de Jeová? Os pés daqueles que enterraram seu marido estão à porta; eles a levarão para fora.”
Hananiah (Hananias), significando “Jeová Tem Mostrado Favor; Jeová Tem Sido Clemente.
Casal de cristãos UNGIDOS com o espírito santo de Jeová.
Membros da primitiva congregação cristã de Jerusalém. Depois de Pentecostes de 33 EC, cuidou-se das necessidades físicas dos crentes que haviam ficado em Jerusalém por uma ajuda mútua entre os cristãos.
Estabeleceu-se para este fim um fundo comum. Este foi sustentado por contribuições equivalentes ao preço de campos e de casas vendidos por membros da congregação e então voluntariamente doadas. (At 4:34-37)
Ananias vendeu um campo, e, com o pleno conhecimento da sua esposa, apresentou uma parte do dinheiro obtido, mas aparentando entregar o pleno montante, sem dúvida para granjear certa medida de elogio e estima na congregação.
Ananias e sua esposa, Safira, contudo, deixaram de reconhecer a Jeová como seu Governante. (5:1-11) Venderam um campo e ficaram com parte do dinheiro, fingindo, porém, dar todo ele aos apóstolos.
O conhecimento conferido pelo espírito de Deus habilitou Pedro a discernir tal hipocrisia, resultando na morte deles. Que alerta para os a quem Satanás tenta a ser sinuosos! — Provérbios 3:32; 6:16-19.
Valendo-se do engodo da ganância materialista, “Satanás [afoitou Ananias] a trapacear o espírito santo”. (Atos 5:1-11
Depois desse incidente, ninguém com má motivação tinha a coragem de se juntar aos discípulos. Mas, houve deveras crentes adicionais. (5:12-16) Ademais, à medida que os doentes e os afligidos por espíritos impuros depositavam fé no poder de Deus, “todos eles eram curados”.
Jeová é extremamente zeloso com tudo que é Seu. Especialmente tudo que é consagrado, dedicado, tudo que O representa e tudo que usa para realizar Seus propósitos. Quando um ser humano desrespeita qualquer uma de Suas coisas consagradas, até mesmo abstratas a pena é a morte.
Observe "E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. Apoc.13:6, ALMEIDA, revista e corrigida
Portanto, quem peca deliberadamente quando Jeová derrama e enche alguém com seu espírito santo, peca contra o dono do espírito santo, o SENHOR JEOVÁ.
1 Cor 12:4-6, 11: Há diferentes dons, mas há o mesmo espírito; e há diferentes maneiras de servir, contudo há o mesmo Senhor; e há diferentes atividades, contudo é o mesmo Deus que realiza tudo em todos...Mas todas essas coisas são realizadas pelo mesmo e único espírito, que distribui a cada um, individualmente, assim como quer. Trad. N.M.
Realmente, o espírito santo pode operar de diferentes maneiras em diferentes servos de Deus visando um objetivo. Sem dúvida, o espírito santo está disponível tanto para o “pequeno rebanho” de Cristo como para as suas “outras ovelhas”. (Luc. 12:32; João 10:16)
Mas ele não opera sempre da mesma maneira em cada membro da congregação
Os anciãos, por exemplo, são designados por espírito santo. (Atos 20:28) Mas nem todos os ungidos pelo espírito servem como superintendentes na congregação. O que devemos concluir disso? Simplesmente que o espírito de Deus opera de maneiras diferentes nos membros da congregação.
O espírito que incute nos ungidos “um espírito de adoção”, ou senso de filiação, é o mesmo espírito pelo qual Jeová ressuscitou seu Filho unigênito para a vida imortal no céu. (Leia Romanos 8:11, 15.) É o mesmo espírito por meio do qual Jeová criou o Universo. (Gên. 1:1-3)
E foi por meio desse mesmo espírito santo que Jeová habilitou Bezalel para um trabalho especial no tabernáculo, deu poder para Sansão realizar atos que exigiam extraordinária força e capacitou Pedro a caminhar sobre a água. Portanto, ter o espírito de Deus não é o mesmo que ser ungido com o espírito de Deus. A unção é apenas uma operação especial do espírito e depende da escolha de Deus.
2 Cor 3: 17,18: <<Clique Ora, Jeová é o Espírito, e onde está o espírito de Jeová, ali há liberdade. E todos nós, ao passo que com o rosto descoberto refletimos como um espelho a glória de Jeová, somos transformados nessa mesma imagem, com mais e mais glória, exatamente como Jeová, o Espírito, o faz. Trad. N.M
Os unicistas usam INDEVIDAMENTE o texto de 2 Cor. 3:17, para "provarem" que Jeová é o seu próprio espírito santo. Todos os incontáveis miríades seres espirituais do universo são espíritos; no entanto Jeová tem UM só espírito santo. Será que os outros seres espirituais não são "santos"? Ef. 4:4.
DEUS empresta seu espírito a Jesus e a nós. Luc. 11:13, João 16:14,15; Apoc 3:1; 4:5; 5:6.
Se realmente o espírito santo de Jeová fosse o próprio Jeová, não haveria razão para se crer trindade, pois para seus apoiadores são três pessoas distintas. 2 Cor 3:17
O ESPÍRITO SANTO NÃO É CRIADOR
Gênesis 1:2, "A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas." Gên.1:2 Trad. Pastoral.
"Ora, a terra estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas." Gên. 1:2 Trad. Jerusalém, Nova edição, revista 1985.
A força vitalizadora invisível que Jeová Deus põe em ação para realizar a sua vontade pode ser chamada de espírito santo. É a esta força, que operou nos trabalhos da criação, que Gênesis 1:2 se refere, dizendo: “O Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” (ALA) O mesmo se aplica a Jó 33:4: “O Espírito de Deus me fez.” (ALA) Foi a sua poderosa força em ação que executou o trabalho. Dizer que ela executou o trabalho de criação, embora sendo Deus o Criador, é semelhante a dizer que a eletricidade faz o elevador subir, embora sendo o motor que realmente o faça.
Seu Uso na Criação. Jeová Deus realizou a criação do Universo material por meio de seu espírito, ou força ativa. A respeito do planeta Terra, nos seus primitivos estágios formativos, o registro declara que “a força ativa [ou “espírito” (rú·ahh)] de Deus movia-se por cima da superfície das águas”. (Gên 1:2) O Salmo 33:6 diz: “Pela palavra de Jeová foram feitos os próprios céus, e pelo espírito de sua boca, todo o exército deles.” Igual a um poderoso sopro, o espírito de Deus pode ser enviado para exercer poder, embora não haja contato corporal com aquilo sobre o que age. (Veja Êx 15:8, 10.) Ao passo que um artífice humano usaria a força das suas mãos e dos seus dedos para produzir algo, Deus usa seu espírito. Por isso, fala-se de tal espírito também como “mãos” ou “dedos” de Deus. — Compare Sal 8:3; 19:1; Mt 12:28, com Lu 11:20.
Jó 26:12-14: "Com seu poder, acalmou o mar; com sua habilidade, despedaçou o monstro marinho. Com seu sopro, trouxe beleza aos céus; com sua mão, feriu a serpente veloz.
Isso é apenas o começo de tudo que ele faz, um mero sussurro de sua força; quem pode compreender o trovão de seu poder?”. Nova Versão transformadora
Você acha que estes versículos afirmam que o espírito santo de Jeová é criador?
Jó 33:4: Foi o espírito de Deus que me fez, E o fôlego do Todo-Poderoso me fez viver.
A força vitalizadora invisível que Jeová Deus põe em ação para realizar a sua vontade é o Seu espírito santo. É a esta força, que operou nos trabalhos da criação, que Gênesis 1:2 se refere, dizendo: “O Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” (ALA) O mesmo se aplica a Jó 33:4: “O Espírito de Deus me fez.” (ALA) Foi a sua poderosa força em ação que executou o trabalho. Dizer que ela executou o trabalho de criação, embora sendo Deus o Criador, é semelhante a dizer que a eletricidade faz o elevador subir, embora sendo o motor que realmente o faça.
Jó 34:14,15:
Reconhecendo a Jeová como o Dador da vida do homem, um escritor bíblico disse: “É ele mesmo quem dá a todas as pessoas vida, e respiração, e todas as coisas. E ele fez de um só homem toda nação dos homens, para habitarem sobre a superfície inteira da terra.” (Atos 17:25, 26, NM)
Considere também o que Eliú disse: “O espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me deu a vida.” (Jó 33:4, Maredsous) Estes homens não se envergonhavam de reconhecer a Deus como Aquele que lhes deu a vida;
Salmos 104:30: “Se envias teu espírito, são criados.”
A palavra “espírito” também é usada na Bíblia em vários sentidos. Dirigindo-se a Deus em oração, o salmista disse: “Se envias teu espírito, são criados.” (Salmo 104:30)
Este espírito não é o próprio Deus, mas uma força enviada ou usada por Deus para realizar o que ele quer. Por meio dele, Deus criou os céus físicos, a Terra e todas as coisas viventes. (Gênesis 1:2; Salmo 33:6)
Seu espírito é chamado de espírito santo. Deus usou seu espírito santo para inspirar os homens que escreveram a Bíblia. (2 Pedro 1:20, 21) Portanto, o espírito santo é a força ativa invisível que Deus usa para cumprir seus propósitos.
O ESPÍRITO SANTO NÃO TEM ETERNIDADE
Gênesis 1:2: "A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas." Gên.1:2 Trad. Pastoral.
http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_P8.HTM
"Ora, a terra estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas." Gên. 1:2 Trad. Jerusalém, Nova edição, revista 1985.
A força vitalizadora invisível que Jeová Deus põe em ação para realizar a sua vontade pode ser chamada de espírito santo. É a esta força, que operou nos trabalhos da criação, que Gênesis 1:2 se refere, dizendo: “O Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” (ALA) O mesmo se aplica a Jó 33:4: “O Espírito de Deus me fez.” (ALA) Foi a sua poderosa força em ação que executou o trabalho. Dizer que ela executou o trabalho de criação, embora sendo Deus o Criador, é semelhante a dizer que a eletricidade faz o elevador subir, embora sendo o motor que realmente o faça.
Os milagres que Jesus Cristo fez na terra foram feitos pelo espírito de Deus, a sua força ativa. “Se é por meio do espírito de Deus que eu expulso os demônios, o reino de Deus vos tem realmente alcançado.” (Mat. 12:28)
Foi esta força ativa que deu a Sansão força para a execução de atos fantásticos, tais como o de matar mil homens com uma queixada de jumento e o de levar embora os portões de uma cidade. (Juí. 15:14, 15; 16:3)
Por meio dela, outros homens, tais como o pai de João Batista, foram movidos a profetizar. (Luc. 1:67) Ela envolveu 120 discípulos de Jesus Cristo em Pentecostes e os possibilitou a falar em línguas diferentes, a curar enfermos e a ressuscitar mortos. O espírito foi derramado sobre eles deste modo; Deus os batizou nele. (Atos 2:17)
Assim, a palavra “espírito”, freqüentemente é usada para se referir à poderosa força ativante de Deus em operação para fazer a vontade dele.
Hebreus 9:14: "Quanto mais o sangue do Cristo, que por meio de um espírito eterno se ofereceu a Deus sem defeito, purificará de obras mortas a nossa consciência, para que prestemos serviço sagrado ao Deus vivente"! Trad. N.M.
Consegue discernir que, do ponto de vista da vida eterna, elas são de fato “obras mortas”? (Hebreus 9:14) Como assim? São espiritualmente mortas, vãs e infrutíferas. Se a pessoa insiste nelas, tais obras podem levar à morte espiritual. Isso aconteceu com alguns cristãos ungidos nos dias dos apóstolos. (Filipenses 3:17-19)
O fato é que se empenhar por “obras mortas” pode resultar na perda do favor e das bênçãos de Jeová. Você sabe o quanto isso pode ser triste. Significaria perder a alegria e a paz produzidas eternamente pelo espírito de Deus.
O ESPÍRITO SANTO NÃO É ONIPOTENTE
Zacarias 4:6:" Quer nem a FORÇA, nem o PODER, mas só o seu ESPÍRITO "Vide também: Rom. 15:13; 1 Cor. 2:4; 1Tes. 1:5.
O espírito santo é a força mais poderosa do universo e nos dá poder. Romanos 15:13, lemos: “Que o Deus que dá esperança vos encha de toda alegria e paz pela vossa crença, para que abundeis em esperança com poder de espírito santo.” A esperança pode ser comparada, não a uma vela na escuridão, mas aos raios brilhantes do sol da manhã, que enchem a vida da pessoa de paz, felicidade, objetivo e coragem.
Note que nossa esperança aumenta e se torna ‘abundante’ quando acreditamos na Palavra escrita de Deus e recebemos Seu espírito santo. Romanos 15:4 diz: “Todas as coisas escritas outrora foram escritas para a nossa instrução, para que, por intermédio da nossa perseverança e por intermédio do consolo das Escrituras, tivéssemos esperança.” Então, pergunte-se: ‘Mantenho minha esperança viva por ser um bom estudante da Bíblia, por lê-la diariamente? Será que sempre oro pedindo o espírito de Deus?’ — Lucas 11:13.
Não é o “poder” de Jeová, porque esta palavra portuguesa traduz mais corretamente outros termos nas línguas originais (hebr.: kó·ahh; gr.: dý·na·mis). Rú·ahh e pneú·ma são palavras usadas em íntima associação, ou mesmo em paralelo, com esses termos que significam “poder”, o que mostra que há uma inerente interligação entre eles, e, ainda assim, uma nítida diferença. (Miq 3:8; Za 4:6; Lu 1:17, 35; At 10:38)
Lucas 1:35: "O anjo lhe disse em resposta: “Espírito santo virá sobre você e poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. E, por essa razão, aquele que nascer será chamado santo, Filho de Deus".
Diferençado de “poder”. Portanto, rú·ahh e pneú·ma, quando usados com referência ao espírito santo de Deus, referem-se à força ativa invisível de Deus, pela qual ele realiza seu propósito e vontade divinos. É “santo”, porque procede Dele, não duma fonte terrestre, e está livre de toda a corrupção, como “o espírito de santidade”. (Ro 1:4)
Não é o “poder” de Jeová, porque esta palavra portuguesa traduz mais corretamente outros termos nas línguas originais (hebr.: kó·ahh; gr.: dý·na·mis). Rú·ahh e pneú·ma são palavras usadas em íntima associação, ou mesmo em paralelo, com esses termos que significam “poder”, o que mostra que há uma inerente interligação entre eles, e, ainda assim, uma nítida diferença. (Miq 3:8; Za 4:6; Lu 1:17, 35; At 10:38)
“Poder”, basicamente, é a habilidade ou capacidade de atuar ou de fazer coisas, e pode ser latente, dormente ou inativamente residente em alguém ou em alguma coisa.
“Força”, por outro lado, descreve mais especificamente energia projetada e exercida sobre pessoas ou coisas, e pode ser definida como “uma influência que produz ou tende a produzir movimento, ou a mudança de movimento”.
“Poder” pode ser assemelhado à energia acumulada numa bateria, ao passo que “força” pode ser comparada à corrente elétrica que flui de tal bateria. “Força”, portanto, representa mais exatamente o sentido dos termos hebraico e grego relacionados com o espírito de Deus, e isto é corroborado pela consideração das Escrituras.
Romanos 15:13,19: “Que o Deus que dá esperança vos encha de toda alegria e paz pela vossa crença, para que abundeis em esperança com poder de espírito santo.”
A esperança pode ser comparada, não a uma vela na escuridão, mas aos raios brilhantes do sol da manhã, que enchem a vida da pessoa de paz, felicidade, objetivo e coragem. Note que nossa esperança aumenta e se torna ‘abundante’ quando acreditamos na Palavra escrita de Deus e recebemos Seu espírito santo. Romanos 15:4 diz: “Todas as coisas escritas outrora foram escritas para a nossa instrução, para que, por intermédio da nossa perseverança e por intermédio do consolo das Escrituras, tivéssemos esperança.” Então, pergunte-se: ‘Mantenho minha esperança viva por ser um bom estudante da Bíblia, por lê-la diariamente? Será que sempre oro pedindo o espírito de Deus?’ — Lucas 11:13.
O ESPÍRITO SANTO NÃO É ONIPRESENTE
Davi disse sobre Deus: “Para onde posso ir do teu espírito e para onde posso fugir da tua face? Se eu subisse ao céu, lá estarias tu; e se eu fizesse meu leito no Seol, eis que lá estarias tu! Se eu tomasse as asas da alva para residir no mar mais remoto, também ali me guiaria a tua própria mão.” Será que esses versículos querem dizer que Deus na verdade é onipresente, morando em cada um desses lugares mencionados?Note que Davi perguntou primeiro: “Para onde posso ir do teu espírito?” Por meio de seu espírito santo, Deus pode ver tudo e usar seu poder em todos os lugares, sem ir literalmente a esses lugares ou morar neles.
Para ilustrar: Em anos recentes os cientistas conseguiram examinar o solo do planeta Marte, a milhões de quilômetros da Terra. Como? Não por ir até lá, mas por estudar fotos detalhadas e outras informações transmitidas para a Terra por meio de sondas enviadas à superfície de Marte.
1 Cor 3:16: "Vocês não sabem que são templo de Deus e que o espírito de Deus mora em vocês?"
Pode alguém onipresente morar em um lugar determinado?
O ESPÍRITO SANTO NÃO É ONISCIÊNTE
Ezequiel 11:5: "Então o espírito de Jeová veio sobre mim, e ele me disse: “Diga: ‘Assim diz Jeová: “O que vocês dizem está certo, ó casa de Israel, e eu sei o que vocês estão pensando."
Porque a profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo. 2 Pedro 1:21.
Portanto quem é onisciente é o dono da "ferramenta" inspiradora.
Romanos 8:26,2: "Do mesmo modo, o espírito também "nos ajuda" (João 14:16) na nossa fraqueza; pois o problema é que às vezes não sabemos o que precisamos pedir em oração, mas o próprio espírito intercede por nós com gemidos não pronunciados. No entanto, "aquele que examina os corações" (Jeremias 11:20) sabe a intenção do espírito, porque este intercede a favor dos santos em "harmonia com a vontade de Deus"." Trad. N.M
Note que o espírito santo "ajuda", e "intercede" em "harmonia" com a "vontade de Jeová", Aquele sabe a "intenção" do espírito e que "examina os corações". João 14:16, Jeremias 11:20.
1 Coríntios 2:10,11: "Porque é a nós que Deus as "revelou por meio do seu espírito", pois "o espírito investiga" todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus. Pois quem entre os homens sabe as coisas de um homem, a não ser o espírito do homem que está dentro dele? Assim, também, "ninguém sabe as coisas de Deus", a não ser o espírito de Deus".
Quem nos "revela por meio de seu espírito" é Jeová: Mateus 16:17; Marcos 4:11;
Quem "investiga" todas as coisas profundas de Deus é somente o Seu espírito santo. Romanos 11:33,34.
"Ninguém sabe as coisas de Deus", a não ser o espírito de Deus. É claro que Jesus sabe as "coisas profundas de Deus", o Texto se refere a "nós" (humanos). Romanos 11:33,34.
"Então Jeová nos "revela" as "coisas profundas" Dele por meio do Seu espírito. Notou que o espírito está "dentro de Deus", sendo um dos Seus Atributos? 1 Cor. 2:11.
Lucas 2:26: "Além disso, ele havia recebido a revelação divina, pelo espírito santo, que ele não veria a morte antes de ver o Cristo de Jeová".
Deus colocou seu espírito santo sobre Simeão e o recompensou com uma revelação. Simeão não verá a morte até ter visto Aquele que será o Messias.
Com certeza a "revelação" foi de Jeová por meio de seu "espirito". Jeová nunca revelou nada a ninguém pessoalmente, mas sempre usou Seus métodos de comunicar com humanos, principalmente Sua ferramenta mais poderosa do Universo.
1 Timoteo 4:1: Mas o Espírito expressamente "diz" (ou afirma) que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios* ; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; 1Tim. 4:1-5 Trad. Almeida Fiel.
Estudantes e leitores da Bíblia concluem que o espírito de Jeová é uma pessoa ao encontrar expressões tais como: O espírito diz, afirma, dá testemunho, fala, inspira, intercede. E vão além disso, afirmam que o espírito de Jeová é onisciente e revelou por si só, a apostasia ao apóstolo Paulo conforme o texto acima.
*Mas o que diz a Bíblia? De que forma prática o "espírito" afirma e diz as coisas para os leitores de Bíblia nos últimos tempos* ?
1 Timóteo 4:1: "No entanto, a palavra inspirada (Lit. o espírito) diz claramente que em tempos posteriores alguns se desviarão da fé, prestando atenção a enganosas declarações inspiradas e a ensinamentos de demônios."
As palavras de Paulo tornam claro que há “expressões inspiradas” verdadeiras e falsas. Ele se refere a ambos os tipos em 1 Timóteo 4:1, quando diz que “a pronunciação inspirada [pelo espírito santo de Jeová, pela boca dos profetas] diz definitivamente que nos períodos posteriores de tempo alguns se desviarão da fé, prestando atenção a desencaminhantes pronunciações inspiradas e a ensinos de demônios”.
Isto identifica a fonte das “pronunciações inspiradas” falsas como sendo os demônios. Se seres espirituais celestiais podem fazer humanos receber mensagens inspiradoras, quanto mais a maior ferramenta de inspiração de Jeová. 2 Tim. 3:16; 2 Tes 2:1,2; 2 Tim 4:3,4; 2 Ped 2:1; 1 João 4:1.
1 Pedro 1:11: "Eles procuravam saber o tempo específico (época) e as circunstâncias que o "espírito neles indicava a respeito de Cristo", quando "o espírito dava testemunho antecipado" sobre "os sofrimentos que Cristo teria de suportar" e sobre a "glória que se seguiria".
Como o espírito santo "indicou" a respeito do Cristo e ele "deu testemunho antecipado" dos sofrimentos que Cristo iria sofrer? A resposta está em Daniel 9:24-27 quando o espírito santo inspirou Daniel a Profecia das 70 semanas "indicou" sobre o aparecimento do Cristo. E quanto ao testemunho antecipado dos sofrimentos de Cristo, o espírito inspirou Isaías 53:5 e deu testemunho antecipado dos sofrimentos do Cristo. É claro que não houve nenhuma indicação e nem testemunho do espírito santo pessoalmente aos humanos que aguardavam o surgimento do Messias na Terra.
O ESPÍRITO SANTO NÃO TEM PERSONALIDADE PRÓPRIA
Ele não tem "mente" (1 Cor 2:16) , e os textos abaixo são etapas do espírito santo personificado parcialmente na Terra.
João 14:26: "Mas o ajudador, o espírito santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará todas as coisas a vocês e os fará lembrar de todas as coisas que eu lhes disse".
Já parou para pensar quantas coisas inanimadas nos ensinam as coisas? Por exemplo a Internet. ela nos ensina praticamente tudo e nos faz lembrar de tudo que esquecemos. A Palavra de Deus nos ensina tudo sobre Deus, e Cristo. Outro exemplo: A "Graça" nos ensina também. Tito 2:11,12
João 15:26: "Quando vier o ajudador que eu lhes enviarei da parte do Pai, o espírito da verdade, que vem do Pai, esse dará testemunho de mim".
Realmente o espírito santo de Jeová deu grande "testemunho" de Jesus em várias oportunidades. Veja um deles: São os três que testificam na Terra: "espírito, e a água, e o sangue...e estes três concordam num." (testemunhos do Cristo), 1 João 5:8.
Nota-se que três coisas abstratas dando "testemunho e concordando" entre si a respeito do Cristo.
João 16:7: Contudo, eu lhes digo a verdade: É em seu benefício que vou embora. Pois, se eu não for embora, o ajudador não virá a vocês; mas, se eu for, o enviarei a vocês....
Só depois de Jesus morrer e ir para o céu é que seus discípulos poderão receber o espírito santo. De lá, Jesus poderá enviá-lo como ajudador para o seu povo em qualquer lugar da Terra.
O espírito santo “dará ao mundo provas convincentes do pecado, da justiça e do julgamento”. (João 16:8) Ficará evidente que o mundo não exerce fé no Filho de Deus. O fato de Jesus ir para o céu dará provas convincentes de sua justiça e mostrará que Satanás, “o governante deste mundo”, merece punição. — João 16:11.
Jesus diz: “Ainda tenho muitas coisas para lhes dizer, mas agora vocês não são capazes de suportá-las.” Quando ele derramar o espírito santo, este os guiará ao entendimento de “toda a verdade”, e eles terão condições de viver de acordo com essa verdade. — João 16:12, 13.
João 16:14: "Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o declarará a vocês"
Quando Jeová personifica alguma coisa impessoal, ela passa a ser tratada como pessoa, inclusive com pronome pessoal (Ele), como no caso do espírito santo, veja: Jeremias 31:2-4.
FUNÇÕES DO ESPÍRITO SANTO DE JEOVÁ
01- FERRAMENTA ABSTRATA de Jeová (personalisada parcialmente na Terra) para cumprimento e execução de todos Seus PROPÓSITOS UNIVERSAIS. Gên. 3:15, Apoc. 21:5,6.
02- FERRAMENTA ABSTRATA usada na Criação Gên. 1:2.
03- FERRAMENTA ABSTRATA usada na inspiração das escrituras sagradas. 2 Tim. 3:16,17
04- FERRAMENTA ABSTRATA usada para dirigir a Congregação Israelita de Jeová. Num. 11:16,17.
05-FERRAMENTA ABSTRATA usada para gerar e apresentar o Filho do Homem, Jesus. Luc. 1:29-35.
06- FERRAMENTA ABSTRATA usada para ungir o CRISTO. Mat. 3:16.
07- FERRAMENTA ABSTRATA usada para transmitir, inspirar, ensinar, guiar e capacitar pessoas para obra de Salvação na Terra.
08- FERRAMENTA ABSTRATA usada para ungir a Congregação Cristã em Pentecostes. Atos 2:1-4, 14-21.
09- FERRAMENTA ABSTRATA usada para alicerçar e fundamentar e consolar a congregação Cristã de Jeová através de Jesus. Apoc. 3:1; 4:5; 5:6.
10- FERRAMENTA ABSTRATA usada para promover a SANTIFICAÇÃO do SANTO NOME DE DEUS, a REALIZAÇÃO dos Seus PROPÓSITOS (REINO), para com os CÉUS E A TERRA, e a SALVAÇÃO DA HUMANIDADE. Mat 6:9,10, Luc. 11:13.
NÃO SÃO FUNÇÕES DO ESPÍRITO SANTO
TER NOME PRÓPRIO
SER PESSOA
SER DEUS
SER ADORADO
SER REI
TER TRONO
SALVAR, Apoc. 7:10
JULGAR
PERDOAR
RECEBER ORAÇÕES, Sal. 65:2
RECEBER AGRADECIMENTOS, HONRAS, Apoc 5:11-13
RECEBER LOUVORES, GLÓRIAS, DIGNIDADE, Apoc. 4:11
SER PASTOR
CHEFIAR ANJOS
DIALOGAR COM PESSOAS
CONCLUSÃO: Portanto, rú·ahh e pneú·ma, quando usados com referência ao espírito santo de Deus, referem-se à força ativa invisível de Deus, pela qual ele realiza seu propósito e vontade divinos. É “santo”, porque procede Dele, não duma fonte terrestre, e está livre de toda a corrupção, como “o espírito de santidade”. (Ro 1:4)
Não é o “poder” de Jeová, porque esta palavra portuguesa traduz mais corretamente outros termos nas línguas originais (hebr.: kó·ahh; gr.: dý·na·mis). Rú·ahh e pneú·ma são palavras usadas em íntima associação, ou mesmo em paralelo, com esses termos que significam “poder”, o que mostra que há uma inerente interligação entre eles, e, ainda assim, uma nítida diferença. (Miq 3:8; Za 4:6; Lu 1:17, 35; At 10:38)
“Poder”, basicamente, é a habilidade ou capacidade de atuar ou de fazer coisas, e pode ser latente, dormente ou inativamente residente em alguém ou em alguma coisa.
“Força”, por outro lado, descreve mais especificamente energia projetada e exercida sobre pessoas ou coisas, e pode ser definida como “uma influência que produz ou tende a produzir movimento, ou a mudança de movimento”.
“Poder” pode ser assemelhado à energia acumulada numa bateria, ao passo que “força” pode ser comparada à corrente elétrica que flui de tal bateria. “Força”, portanto, representa mais exatamente o sentido dos termos hebraico e grego relacionados com o espírito de Deus, e isto é corroborado pela consideração das Escrituras.
Espírito santo é Força energizadora invisível que Deus põe em ação para realizar a sua vontade. Esse espírito é santo porque vem de Jeová, que é puro e justo no mais alto grau, e porque é o meio usado por Deus para realizar o que é santo. — Lu 1:35; At 1:8.
A última vez que o "espírito" inspira diretamente pessoas humanas é em Apocalipse. (Apoc.2:7,11,17,29; 3:6,3,13, 22).
Daí para frente completou se a Bíblia e morreu o último apóstolo. Hoje temos o conteúdo da Palavra de Deus completo e inspirado por Jeová Deus. 1 Cor. 13-8-12.
MATÉRIAS ADICIONAIS