ESPÍRITO SANTO - RACIOCÍNIOS FALSOS PARA TORNÁ-LO PESSOA - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ESPÍRITO SANTO - RACIOCÍNIOS FALSOS PARA TORNÁ-LO PESSOA

01- Em João 16:13, pode uma força ativa um poder, GUIAR, FALAR o que OUVIR e FAZER DECLARAÇÕES?
João 16:13 diz; "" No entanto quando ele VIER, o espírito da verdade, ele os GUIARÁ a toda verdade, pois não FALARÁ de sua própria iniciativa, mas FALARÁ o que OUVIR e DECLARARÁ à vocês as coisas que virão.
O espírito santo não falará do seu impulso, mas falará do que ouvir e lhes anunciará o que está por vir João 16:14; Isaías 46:9,10.
Quem instrui o espírito santo para ele poder falar ?  Como isso se dará se o espírito santo não tem boca nem ouvidos?
Quando se refere ao ajudador, ou espírito da verdade, no texto grego são usados pronomes neutros em João 14:16, 17, ao passo que em João 16:7, 8, 13, 14 são usados pronomes masculinos.

O uso de pronomes masculinos não significa que esteja envolvida uma pessoa. A razão disso é estritamente gramatical.
No idioma grego, no qual o Evangelho de João foi escrito, a palavra para “ajudador” está no gênero masculino, mas o termo para “espírito” é neutro.
Quando registrou a declaração de Jesus, portanto, João usou o pronome masculino “ele” ao se referir ao que o ajudador faria. O pronome neutro foi empregado quando se fez referência ao que o espírito da verdade realizaria.

02- Podemos usar a expressão "ficar cheio" de uma pessoa como a bíblia se refere ao espírito santo? Podemos ficar cheio de Cristo, ficar cheio de Deus? Atos 2:4
No texto abaixo é nítido que podemos ficar cheios de coisas abstratas. Então a resposta é NÃO!
A palavra "cheio"  (do verbo encher, completar) ocorre várias dezenas de vezes na bíblia.
Mas em todas ocorrências (da expressão "ficar cheio"), nunca está relacionada com seres ou pessoas. Exemplo: "pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual." Col. 1:9 Almeida Fiel.
Entretanto existe apenas um versículo que é mal interpretado e mal compreendido que "parece" relacionar-se com pessoa. Ef. 3:19. Vejamos:
"Do qual (Deus) toda a família nos céus e na terra toma o nome, Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera." Efésios 3:15-20. Almeida fiel.

Percebeu que podemos ficar "cheios" da plenitude de Deus? O que é a plenitude de Deus no contexto acima?   Plenitude significa completo, pleno ou cheio. É o estado daquilo que foi feito na totalidade, que atingiu a avaliação ou medida máxima. Será que podemos ficar "cheios" de DEUS COMPLETO?
Você concorda que afirmar que Deus, pode estar incompleto ou em estado de medida máxima é BLASFÊMIA?

O QUE É ESTAR "CHEIO DA PLENITUDE DE DEUS"?
No contexto de Efésios 3:19 a Plenitude que Deus dá a cada pessoa fiel é: tomar o Nome de Deus, receber o poder do seu espírito, Cristo "habitar" em nossos corações, conhecer o amor de Cristo, e todas coisas boas que Jeová Deus nos "ENCHE" de Sua plenitude, a fim de que sejamos verdadeiramente cristãos.

03- Podemos mentir, entristecer, pecar, blasfemar contra uma força?
Com certeza, podemos pecar, mentir, blasfemar e etc., para coisas abstratas e sem vida. Confira todos os textos bíblicos  a seguir: 1 Cor. 6:18;  Tiago 3:14; Rom. 2:24, Apoc.13:6.

04- Pode uma força ter personalidade própria?
Claro que sim, Deus quando personaliza algo tudo é possível. Observe o caso do vento. Segundo a bíblia ele vai onde quer. João 3:8; Rom. 8:20. A coisa abstrata que Deus mais personifica é o CORAÇÃO, ele faz  tudo que um ser vivo faz. Prov. 15:28.

05- O que é o Pecado Imperdoável contra o espírito santo?
Para consolar, ajudar a Sua Congregação no I século, primeiro Jeová Deus deu Seu Filho para estar presente pessoalmente, o PRIMEIRO "PARAKLETO" , o Senhor Jesus.  Em seguida, no retorno de Jesus ao Céu, forneceu o SEGUNDO "PARAKLETO", o espírito santo. João 14:16.
PARAKLETO  significa "aquele chamado para vir ao lado de outro"; (espírito santo ao lado de Jesus)
 
Ao enviar o PRIMEIRO "PARAKLETO' Deus permitiu que pecassem contra ele, o próprio Jesus Cristo. Mas será por que Deus não permitiu que pecassem contra o SEGUNDO "PARAKLETO", o espírito santo? Mat. 12:32. Seria o PRIMEIRO menor que o SEGUNDO?  Os DOIS não são do mesmo "gênero"? É claro que, quando Jesus se referiu ao espírito santo como CONSOLADOR e  ele estava envolvido como consolador também no mesmo versículo,  jamais usaria um pronome pessoal neutro.

Será que é difícil entender porque  ANANIAS e SAFIRA fizeram o que é IMPERDOÁVEL? Atos 5:1-5.
Quem peca contra o espírito santo?  (Peca diretamente contra SEU DONO Jeová! Luc 11:13). Pessoas, conhecedoras da bíblia com exatidão, dedicadas e batizadas corretamente, ao DEUS JEOVÁ , à CRISTO, que flagrantemente e praticam pecados deliberadamente sem arrependimento, e após serem agraciadas com o espírito santo de Jeová e receber inúmeras ajudas e NÃO SE ARREPENDER. Lucas 11:13. Heb.10:26a29, Prov. 28:13.

06- Como uma força ativa impessoal pode chegar a alguém para FALAR e se identificar com o pronome pessoal EU?
Em Atos 10:19,20, O "espírito" diz para Pedro: "Escute três homens estão procurando você." Levante-se então, desça e vai com eles, sem hesitar, porque EU (o espírito), os enviei ".
Será quem era este "espírito" que disse algo a Pedro? Foi o "espírito" de Jesus. Atos 16:7,8.
De quem foi a voz que Pedro escutou do céu? A voz de Jesus. Atos 10:13, Heb. 1:1-2.
No primeiro século na solidificação da Congregação Cristã, Jesus todos recursos oferecidos por Jeová. Usou abundantemente o espírito santo de Jeová e seu também.  Atos 16:7,8.
Portanto o "EU" os enviei se REFERE A JESUS usando a INTERLOCUÇÃO do "seu espírito" (espírito de JESUS). Atos 16:7,8. Vide Is.61:1-6.
Ademais coisas impessoais usam o pronome "pessoal"! Jer. 31:1-3.,

07- A oferta da VIDA do Ap. Paulo como bebida derramada, prova que a EFUSÃO (derramamento) do espírito santo não é literal? Fip. 2:17; 2 Tim. 4:6.
Ter Paulo deposto sua vida como mártir do Reino não quer dizer que próprio Paulo foi derramado literalmente. Todavia o derramamento do espírito em pentecostes foi literal e uma distribuição de porções à todos presentes na festividade. Atos 2:1-4.
 
Diferentemente do Ap. Paulo, usam-se termos literais para a EFUSÃO do espírito santo: cair, derramar, pousar, soprar, distribuir, encher, Etc.

08 - Como provar a impessoalidade do espírito santo no caso de Isaías 63:9-14, onde o espírito santo de Jeová e sentir-se magoado, e tem uma reação contra os israelitas, ou seja lutou contra eles?
O texto diz:" Então ele se tornou o seu salvador  em todas as suas aflições. Quem os salvou não foi um enviado ou mensageiro, mas o próprio Javé: ele os resgatou com amor e compaixão, tomou-os e carregou-os em todos os dias do passado.  Mas eles se revoltaram e aborreceram seu santo espírito. Então se tornou inimigo deles e contra eles se pôs em guerra. Mas depois eles se lembraram dos tempos antigos, do seu servo Moisés.
Onde está aquele que fez sair das águas do Nilo o futuro pastor do seu rebanho? Onde está aquele que colocou no seu povo o seu santo espírito? Onde está aquele que permaneceu à direita de Moisés, guiando-o com seu braço glorioso? Onde está aquele que abriu as águas diante do povo, ganhando um nome eterno?  Que fez o povo andar entre as ondas como cavalo no campo?
Eles não tropeçaram  como gado que desce para a planície: o espírito de Javé os guiava para o repouso . Assim guiaste o teu povo, para ganhares um nome glorioso". Trad. PASTORAL ON-LINE.

Várias traduções da bíblia obedecem o original hebraico tratando o espírito de Javé como coisa inanimada.
No texto diz que Javé salvou os israelitas PESSOALMENTE: (através do Seu espírito santo). Observe que as pessoas podem magoar ou alegrar até o "coração" de Deus, imagine o Seu espírito. Prov. 27:11.  Mas no Texto supracitado, quem lutou contra eles não foi o espírito santo e sim o próprio Jeová. Portanto, aborreceram o próprio Jeová. Atos 5:1-5. Vide acima.

09- Por que as Bíblias relacionam Gên. 1:2 com João 1:1-3? Seria o espírito santo um criador também?
O relacionamento de ambos textos se dá pelo fato de se referirem à criação. Note que em João 1:1-3, o espírito santo não era uma pessoa. Pois, sem dúvida se fosse, estaria com Deus e com o Verbo.
Portanto, a força ativa de Jeová é a ferramenta usada pelo intermediário Verbo para fazer todas as coisas.   Só existe um Criador nas escrituras. Ecl. 12:1, Mat. 19:4-6.
Muitas dezenas de Traduções em Gêneses 1:2, inserem "espírito" de Deus em minúsculo.

10- Pode o espírito santo "distribuir" línguas de fogo sem ser pessoa?
Na verdade, em Atos 2:1-20, é Jeová e Jesus que distribuem o espírito santo em frações em forma de fogo enchendo de espírito santo à todos presentes em pentecostes. Apocalipse se refere ao espírito santo como: sete espíritos e sete lâmpadas (de fogo). Apoc. 3:1; 4:5.

11- Como pode se afirmar que o espírito santo é um poder?
Não é um poder, mas ele tem poder! Muitos textos, fazem a separação entre SER PODER e TER PODER; Por exemplo, Zacarias 4:6, diz; " Quer nem a FORÇA, nem o PODER, mas só o seu ESPÍRITO "Vide também: Rom. 15:13; 1 Cor. 2:4; 1Tes. 1:5;
O espírito santo é a força mais poderosa do universo e nos dá poder.  Romanos 15:13, lemos: “Que o Deus que dá esperança vos encha de toda alegria e paz pela vossa crença, para que abundeis em esperança com poder de espírito santo.” A esperança pode ser comparada, não a uma vela na escuridão, mas aos raios brilhantes do sol da manhã, que enchem a vida da pessoa de paz, felicidade, objetivo e coragem. Note que nossa esperança aumenta e se torna ‘abundante’ quando acreditamos na Palavra escrita de Deus e recebemos Seu espírito santo. Romanos 15:4 diz: “Todas as coisas escritas outrora foram escritas para a nossa instrução, para que, por intermédio da nossa perseverança e por intermédio do consolo das Escrituras, tivéssemos esperança.” Então, pergunte-se: ‘Mantenho minha esperança viva por ser um bom estudante da Bíblia, por lê-la diariamente? Será que sempre oro pedindo o espírito de Deus?’ — Lucas 11:13.

12- Como pode uma força ativa participar junto com os da dianteira para constituírem bispos para servirem numa congregação? Atos 20:28.
“Prestai atenção a vós mesmos e a todo o rebanho, entre o qual o espírito santo vos designou superintendentes para pastorear a congregação de Deus, que ele comprou com o sangue do seu próprio Filho.” (Atos 20:28)
Como o espírito santo desempenha um papel decisivo?
Em primeiro lugar, o registro que especifica os requisitos para o exercício da supervisão espiritual foi inspirado pelo espírito santo. Paulo, nas suas cartas a Timóteo e a Tito, delineou as normas a serem satisfeitas por superintendentes e por servos ministeriais. Ao todo, ele mencionou uns 16 requisitos diferentes. Por exemplo, os superintendentes deviam ser irrepreensíveis, moderados nos hábitos, ajuizados, ordeiros, hospitaleiros, qualificados para ensinar e exemplares como chefes de família. Deviam ser equilibrados no uso de bebidas alcoólicas, não deviam ser amantes do dinheiro e deviam exercer autodomínio. De modo similar, estabeleceram-se padrões elevados para homens que procuravam ser designados como servos ministeriais. — 1 Timóteo 3:1-10, 12, 13; Tito 1:5-9.

Um exame dessas qualificações mostra que os que tomam a dianteira na adoração de Jeová têm de ter conduta cristã exemplar. Os homens que procuram assumir responsabilidades congregacionais precisam evidenciar que o espírito santo opera neles. (2 Timóteo 1:14) Deve ser evidente que o espírito de Deus produz nesses homens os frutos de “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio”. (Gálatas 5:22, 23) Esses frutos se manifestariam nos tratos deles com os concrentes e com outros. Naturalmente, alguns talvez se sobressaiam em demonstrar certos frutos do espírito, ao passo que outros talvez satisfaçam outras qualificações de superintendentes num grau superior. No entanto, no seu padrão geral de vida, todos os que esperam ser designados superintendentes ou servos ministeriais devem demonstrar que são homens espirituais, à altura dos requisitos da Palavra de Deus.

13- Como uma coisa abstrata pode dar um parecer ou uma resolução de um assunto teocrático junto ao corpo governante? Atos 15:29,30.
Quando surgiam questões, o espírito santo era ajudador em chegarem a uma decisão, como no caso da circuncisão, decidido pelo corpo, ou conselho, de apóstolos e anciãos em Jerusalém.
Pedro contou que se concedera o espírito a pessoas incircuncisas das nações; Paulo e Barnabé relataram as operações do espírito no seu ministério entre tais pessoas; e Tiago, cuja memória, sem dúvida, foi ajudada por espírito santo, trouxe à atenção a profecia inspirada de Amós, que predizia que pessoas das nações seriam chamadas pelo nome de Deus.
Assim, todo o impulso ou ímpeto do espírito santo de Deus apontava numa só direção, e, assim, reconhecendo isso, ao escrever a carta transmitindo sua decisão, este corpo ou conselho disse: “Pois, pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias.” — At 15:1-29.

14- Como pode uma coisa inanimada INTERCEDER por nós? Rom. 8:26.
O “Sentido” do Espírito. Em Romanos 8:26, 27, Paulo mostra que, quando os servos de Deus oram, eles talvez nem sempre saibam exatamente em prol de que devem orar assim como necessitam. Mas Deus sabe que desejam que se faça a vontade Dele. Sabe também o que seus servos necessitam. No passado, Deus fez registrar na sua Palavra muitas orações inspiradas, que expressam a sua vontade ou intenção para com eles. Portanto, ele aceita essas orações inspiradas como aquilo que os do seu povo devem querer pedir e orar, e, concordantemente, ele as atende. Deus conhece os de coração reto e sabe também o sentido das coisas que ele fez seu espírito falar por meio dos escritores da Bíblia. Conhece “o sentido [idéia, pensamento] do espírito” quando o espírito assim “implora”, ou intercede, por eles.

Do mesmo modo, também o *Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois nem sabemos o que convém pedir* ; mas o próprio *Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis*. 27 E *aquele que sonda os corações* (Jeová) *sabe quais são os desejos do Espírito*, pois o *Espírito intercede pelos cristãos de acordo com a vontade de Deus*. Rom 8:27 Pastoral
Notou a intercessão do espírito santo é segundo a VONTADE DE JEOVÁ. Portanto neste texto não cabe a palavra mente do espírito santo conforme algumas traduções insinuam.

15- Pode a força ativa de Criar pessoas? Jó 33:4
Foi o espírito de Deus que me fez, E o fôlego do Todo-Poderoso me fez viver.(Jó 33:4)
A força vitalizadora invisível que Jeová Deus põe em ação para realizar a sua vontade é o Seu espírito santo. É a esta força, que operou nos trabalhos da criação, que Gênesis 1:2 se refere, dizendo: “O Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” (ALA) O mesmo se aplica a Jó 33:4: “O Espírito de Deus me fez.” (ALA) Foi a sua poderosa força em ação que executou o trabalho. Dizer que ela executou o trabalho de criação, embora sendo Deus o Criador, é semelhante a dizer que a eletricidade faz o elevador subir, embora sendo o motor que realmente o faça.

16- Como pode uma coisa inanimada ter AMOR?  
"Eu os exortou, irmão, por nosso senhor Jesus Cristo e por meio do AMOR DO ESPÍRITO, que vocês se esforcem comigo em orações a Deus por mim" . Rom. 15:30.
Uma das bondades que o espírito santo de Jeová agracia as pessoas leais é o AMOR e este AMOR do espírito é o verdadeiro amor que um Cristão autêntico pode herdar do Fruto do espírito. Gal. 5:22.

17- Faz sentido, algo impessoal INTERCEDER por alguém intelectual?
"No entanto, aquele que examina os corações, sabe a INTENÇÃO DO ESPÍRITO, porque ele INTERCEDE a favor dos Santos em harmonia com a vontade de Deus. " Rom. 8:27
Observe que o  "espírito intercede" segundo a "vontade de Deus, e não segundo a própria vontade!

18- Por que os pecados imperdoáveis são somente contra o espírito santo?
"E todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado; mas quem blasfemar contra o espírito santo não será perdoado". (Lucas 12:10)
Faça um quadro mental: Deus é uma TRINDADE. SÃO TRÊS PESSOAS DISTINTAS.
Por que só pecados Crassos e blasfêmias contra a "suposta" TERCEIRA PESSOA são IMPERDOÁVEIS? Que dizer das blasfêmias e pecados GRAVES contra Jeová o Deus todo poderoso? Por que Jesus não mencionou as blasfêmias contra Jeová?  Apoc. 13:6.
Veja o fato realmente do texto acima.
Podemos obter perdão de Jeová se pecarmos contra o FILHO. Mas quando Jeová encheu e derramou seu espírito santo num servo Dele aí a coisa complica. O Seu servo estaria PECANDO CONTRA O DONO DA FORCA ATIVA depois de aprovado com o espírito santo. Luc. 11:13. CASO CONTRÁRIO, JESUS ESTARIA PERMITINDO OS PECADOS CRASSOS E BLASFÊMIAS CONTRA O DEUS JEOVÁ. Atos 5:1-5.

Os milagres que Jesus Cristo fez na terra foram feitos pelo espírito de Deus, a sua força ativa. “Se é por meio do espírito de Deus que eu expulso os demônios, o reino de Deus vos tem realmente alcançado.” (Mat. 12:28)
Foi esta força ativa que deu a Sansão força para a execução de atos fantásticos, tais como o de matar mil homens com uma queixada de jumento e o de levar embora os portões de uma cidade. (Juí. 15:14, 15; 16:3)
Por meio dela, outros homens, tais como o pai de João Batista, foram movidos a profetizar. (Luc. 1:67) Ela envolveu 120 discípulos de Jesus Cristo em Pentecostes e os possibilitou a falar em línguas diferentes, a curar enfermos e a ressuscitar mortos. O espírito foi derramado sobre eles deste modo; Deus os batizou nele. (Atos 2:17) Assim, a palavra “espírito”, freqüentemente é usada para se referir à poderosa força ativante de Deus em operação para fazer a vontade dele.

Como vimos, a palavra “espírito” tem pelo menos sete significados distintos. É empregada para se referir a Jeová Deus, a Jesus Cristo, aos anjos, à força vital nas criaturas terrestres, à disposição mental, às expressões inspiradas e à força ativante de Deus. Tendo presente estes significados ao passo que ler as Escrituras, será ajudado a ler com entendimento. A sabedoria adquirida pelo estudo cuidadoso da Palavra de Deus lhe abrirá uma vereda que conduz a muitos privilégios no serviço do Criador e, por fim, à vida eterna. — Mat. 7:14.

Como entender 1 COR. 2:11? "Pois quem entre os homens sabe as coisas de um homem, a não ser o espírito do homem que está dentro dele? Assim, também, ninguém sabe as coisas de Deus, a não ser o espírito de Deus".
RESPOSTA:
O espírito de Deus faz do cristão alguém que se destaca nitidamente como diferente daqueles que fazem parte deste mundo. (Romanos 12:1, 2) Paulo disse: “Os frutos do espírito são amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio. Contra tais coisas não há lei.” (Gálatas 5:22, 23)
 
Um dos aspectos mais animadores do verdadeiro cristianismo é o respeito pela liberdade e preferências individuais dentro dos limites dos princípios bíblicos. A Bíblia nos ensina que Deus nos criou distintos e únicos. Em 1 Coríntios 2:11, lemos: “Quem dentre os homens sabe as coisas do homem, exceto o espírito de homem que está nele?” Tentamos compreender outros tanto quanto nos é possível. Mas esse versículo dá a entender que cada pessoa tem peculiaridades, compreendidas somente por ela mesma e pelo Criador. Temos uma “pessoa secreta do coração”, que revelamos conforme nos convenha. — 1 Pedro 3:4.
 
O espírito de Deus dá também ao cristão uma compreensão mais profunda das coisas. Paulo disse: “Ninguém veio a saber as coisas de Deus, exceto o espírito de Deus.” (1 Coríntios 2:11) De modo geral, “as coisas de Deus” incluem verdades tais como o sacrifício do resgate, o Reino de Deus sob Jesus Cristo, a esperança de vida eterna e a iminente eliminação deste mundo iníquo. Os cristãos, com a ajuda do espírito de Deus, sabem e aceitam essas coisas como verdade, e isto faz com que sua maneira de encarar a vida seja diferente daquela das pessoas do mundo. Estão contentes de ter alegria em servir a Jeová agora, com a perspectiva de servi-lo por toda a eternidade.

Como entender ROM. 8:27? "No entanto, aquele que examina os corações sabe a intenção do espírito, porque este intercede a favor dos santos em harmonia com a vontade de Deus".
RESPOSTA:
Às vezes, talvez não saibamos o que dizer nas nossas orações pessoais. “Não sabemos o problema de em prol de que devemos orar”, escreveu Paulo, “mas o próprio espírito [santo] implora por nós com gemidos não pronunciados. Contudo, [Deus] que pesquisa os corações sabe o sentido do espírito”. (Rom. 8:26, 27) Jeová fez com que muitas orações fossem registradas nas Escrituras. Ele considera essas petições inspiradas como se fossem pedidos nossos, e, portanto, os atende. Deus nos conhece e sabe o significado das coisas que ele fez seu espírito dizer por meio dos escritores bíblicos. Jeová atende às nossas súplicas quando o espírito “implora”, ou intercede, por nós. Mas, à medida que conhecermos melhor a Palavra de Deus, aquilo pelo qual devemos orar virá mais fácil à nossa mente.
 

20- Como a força ativa de Jeová, Seu espírito santo, pode participar numa reunião de pessoas e dar seu parecer e não seu uma pessoa?  Atos 15:2,8,28.
Vamos examinar o item acima: o espírito santo não participa de reuniões!
Na sua refutação, apresenta provas na Bíblia que o espírito santo participa sim e dá até parecer sendo uma pessoa. Atos 15:2-28.
RESPOSTA:
Em Atos 15:2-28, a "participação" do espírito santo nas reuniões que estão presentes somente humanos é figurativa e abstrata. (Deus personaliza seu espírito).
Somente nestes casos, Jeová dá seu espírito santo a todos humanos presente reunidos, para abençoá-los nas suas decisões unânimes. Atos 15:8.
Todavia as reuniões que afirmamos, que o espírito santo nunca participou, são aquelas onde todos seres vivos ( PESSOAS )no céu estão presentes e participando.

21- A Bíblia diz que Paulo e Jesus foram derramados, será que ambos não são pessoas?
RESPOSTA: Paulo e Jesus morreram como mártires e depuzeram ("derramaram") suas vidas em prol dos outros. Entretanto, O DERRAMAMENTO do espírito santo foi LITERAL (EFUSÃO).

22- Por que na leitura do Novo Testamento é impossível aceitar que o Espírito Santo não seja uma pessoa?
RESPOSTA: O espírito santo de Jeová foi enviado e derramado à Terra, no Novo Testamento. Jeová Deus personificou-o para entendermos a presença e atuação da Maior ferramenta Dele. Entretanto o espírito santo no CÉU, não sendo mais personificado nunca foi visto como pessoa por lá. Veja se o encontra nas visões celestiais de Daniel, Ezequiel, Isaías, Estevão, João etc.  

23- Como pode o espírito santo ser uma força ativa "participar" e dar seu "parecer" em assuntos nas reuniões de servos Cristãos de Deus? Atos 15:2,22,25,28; Atos 20:28; Atos 9:3-6.
Na verdade se lermos atentamente os todos relatos em que o espírito santo atua nos homens designados de Deus para solucionarem problemas congregacionais ou mesmo decidirem assuntos importantes, notaremos que não se menciona a "presença" dele, não se vê sua "presença" e nem se ouve diretamente seu "parecer".

Estamos falando em reuniões celestiais onde o espírito santo, se fosse pessoa, obrigatoriamente deveria estar e jamais se ausentar, não haveria escusas de forma alguma!  
Por exemplo (1): Reunião celestial geral de todos os seres espirituais, para Jeová entregar o reinado dele sobre a Terra, ao Senhor Jesus. Dan. 7:9-14.
Relação dos presentes na reunião mais importante do universo:
1- Jeová o supremo.
2- Jesus o filho do altíssimo.
3- Os trilhões de anjos de todas categorias.
Por que será que o espírito santo estava ausente?  Iria faltar da reunião mais importante do universo? Teria um motivo ou justificativa plausível? Será que ele foi na reunião, mas Deus não honrou a presença dele, não mencionando tal presença?

Exemplo (2): Reunião celestial apocalíptica. Apoc. cap. 4,5.
Relação dos presentes na última reunião perante o soberano do universo Jeová.
1- O soberano universal Jeová no seu trono.
2- O Cordeiro em pé ao seu lado do trono.
3- Os querubins, próximos ao trono.
4- Os 24 anciãos (144.000) ao redor do trono.
5- Toda multidão de anjos de todas as classes diante do trono.
Por que será que o espírito santo estava novamente ausente?
Por que se fosse pessoa,  estava ausente em todas demais visões apocalípticas?
Por que não foi visto na grande tribulação, no Armagedom, no milênio e nem no juízo final?  E por que será que foi visto como coisas abstratas, como sete lâmpadas, sete espíritos?

Como pode o espírito santo ser uma força ativa "participar" e dar seu "parecer" em assuntos nas reuniões de servos Cristãos de Deus? Atos 15:2,22,25,28; Atos 20:28; Atos 9:3-6.
Na verdade se lermos atentamente os todos relatos em que o espírito santo atua nos homens designados de Deus para solucionarem problemas congregacionais ou mesmo decidirem assuntos importantes, notaremos que não se menciona a "presença" dele, não se vê sua "presença" e nem se ouve diretamente seu "parecer".

Apenas os participantes confessam que deram seus pareceres unânimes, baseados nas instruções da Bíblia (inspirada por ele) e por Jeová que lhes ter dado Seu espírito santo, debaixo de oração. Não é o caso do Senhor Jesus quando está "presente" em espírito literalmente para dar "parecer" e instruções. Observe que Saulo, vê o Senhor, conversa com ele, e recebe as instruções explícitas de Jesus. Atos 9:3-6
Assim pode dizer que o espírito santo deu seu "parecer".

24- Onde na Bíblia diz que o espírito santo é Deus?
Segundo os trinitaristas o texto de 1 Coríntios 6:19 diz que o espírito santo é Deus por ele ter templo: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do espírito santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"
A palavra grega para "templo" é "naós" que se refere na Bíblia, a parte interna do templo com suas duas salas, a saber lugar santo e santíssimo. Mas Templo também pode ser nosso corpo físico, ou outra construção dependendo o contexto. Note que até os ídolos tem templos. 2 Cor. 6:16.

É verdade que toda divindade (até falsa) tem um templo (templo de Baal). Mas notou que o templo do espírito santo é o nosso corpo físico? 2 Cor 6:16.
Sermos o templo do espírito santo não o torna DIVINO. Por quê não? O templo humano é impuro. Ef. 2:21

Como uma divindade verdadeira pode ter um Templo poluído pelo pecado? Então conclui-se que´ OS TERMOS HABITAR, RESIDIR, MORAR, ANDAR COM, POR PARTE DE JEOVÁ, CRISTO e o espírito santo, NUNCA PODERIAM SER REAIS, mas, simbólicos. Note que até os ídolos tem templos. 2 Cor. 6:16

Apenas Jeová tem um Templo verdadeiro, e Jesus é visto habitando neste Templo, atuando como sumo sacerdote perpétuo. Heb.5:1,8-10; 9:11.

Portanto, o espírito santo não é Deus, pois ele não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová*. Salmo 11:4, Apoc. 3:12.*Ademais, o próprio texto de 1 Cor. 6:19 exclui o espírito santo de ser Deus. OBSERVE: "PROVENIENTE DE DEUS".



CONCLUSÃO 1:
Leitores principiantes da Bíblia ainda não notaram que Jeová personifica o espírito santo somente com relação aos assuntos terrestres. Entretanto nos lugares celestiais o Seu espírito não é retratado como pessoa.
Existe texto na Bíblia dizendo diretamente que o espírito santo é uma força ativa impessoal. Se o espírito santo é uma pessoa, por que ele é o único na Bíblia que não é chamado de ALMA?


ESPÍRITO SANTO - RACIOCÍNIOS PARA TORNÁ-LO PESSOA
               QUADRO COMPARATIVO I
ESPÍRITO SANTO                     COISA INANIMADA
CRIA, (104:30).......................FERRAMENTA NA CRIAÇÃO
INSPIRA, (2 Pedro 1:21)..............O CORAÇÃO, (Esd. 7:27)                                
ENSINA, (João 14:26).................A GRAÇA, (Tito 2:11,12)
FAZ LEMBRAR, (João 14:26)......O ARCO ÍRIS (Gên.9:16)
CLAMA, (Gal. 4:3).......................O SANGUE, (Gên 4:10)
FALA, (João 16:13).....................A NOIVA, (Ap. 22:17)
OUVI, (João 16:13)....................CÉUS/TERRA, (Is.1:2)
ORDENA, (Atos 16:6,7)..............A BOCA, (Is. 34:16)
TESTIFICA, (João 15:26 )..........A ÁGUA, (1 Jo.5:8)
TEM VONTADE, (1 Cor 12:11)...A CRIAÇÃO (Rom. 8:20)
SENTE, (Ef 4:30, Rom 15:30)....O CORAÇÃO, (Sal. 51:17)
GUIAR  (Jo. 16:13).....................A NUVEM, (Nee. 9:19)
CONVENCE (João 16:8)..............A SÃ DOUTRINA, (Tit.1:19)
REALIZA MILAGRE, (At. 8:39)....MORTO, (2 Reis 13:21)
RESSUSCITA, (Rom. 8:11).........OSSOS, (2 Reis 13:21)
CAPACITA, (Atos 2:4)................A BÍBLIA (Heb. 4:12)
TEM PODER, (Rom. 15:19)........A SEPULTURA (Sal. 89:48)

         QUADRO COMPARATIVO II
PESSOA                                   ESPÍRITO SANTO  
NOME PRÓPRIO...........................ANÔNIMO
FILIAÇÃO.....................................SEM PATERNIDADE
PARENTESCO...............................NÃO TEM
ALMA............................................NÃO É
CARGOS........................................NÃO TEM
DIÁLOGO.....................................COM NINGUÉM
PRESENÇA NO CÉU............APOCALIPSE NÃO RELATA
FAMÍLIA.......................................NÃO TEM
AMIGOS.......................................NUNCA TEVE
CORPO E MEMBROS....................NÃO TEM
PROPRIEDADES...........................NÃO HERDOU NADA
DONO DOS 144.000....................NÃO
RESIDÊNCIA................................NÃO TEM
ESTÁ NA N. JERUSALÉM.............NÃO VISTO
É SENHOR....................................NÃO
É REI............................................NÃO
TEM TRONO................................NÃO
É SALVADOR................................NÃO
JULGA..........................................NÃO
PERDOA.......................................NÃO
RECEBE ORAÇÕES.......................NÃO
RECEBE ADORAÇÕES..................NÃO
RECEBE AGRADECIMENTOS.......NÃO
RECEBE LOUVORES.................. .NÃO
É PASTOR....................................NÃO
TEM ANJOS..................................NÃO
É JUIZ..........................................NÃO

QUEM JEOVÁ CONSIDERA SANTO?
01- Jesus. Atos 4:27.
02- Seus servos ungidos e súditos do Reino. Apoc.20:6; 1 Ped 1:16.
03- Seus pertences sagrados:
O espírito santo, Atos 1:8;
Seu monte sagrado, Isaías,11:9; Salm. 2:6; 15:1.
O cômodo santo dos santos, Heb 9:24.
O sacerdócio, 1 Pedro 2:5.
Lugar santo, Mat 24:15, Heb 9:24.
Templo de Jeová, Sal.11:4.
Seu Nome, Ezeq. 38:23; Mat. 6:9; Apoc. 13:6.


NOVO FALSO TESTE DE PERSONALIDADE
Veja o novo teste para saber se uma coisa é pessoa ou não.  
Três parâmetros devem ser considerados: Vontade, Emoção e Razão.
Se a coisa testada apresentar sim para os três quesitos: É pessoa.
Experimente o teste com "coração" o resultado será um falso positivo.
500 PROVAS NA BÍBLIA QUE O ESPÍRITO SANTO NÃO É PESSOA.

QUESTIONAMENTOS DOS LEITORES
01-Podemos afirmar que o espírito santo se chama oficialmente espírito santo? Podemos crer nisso por Jesus ter dito em João 20:22 " recebei" o espírito santo?
Seria correto você dizer "recebei " o Jeová ou "recebei" o Jesus? Que dizer em Mateus 28:19: "Batizai em NOME do PAI, do (nome) FILHO E do (nome) do ESPÍRITO SANTO"? Será que PAI E FILHO são NOMES próprios?

02- A afirmação que o espírito santo se chama Jeová pode ser aceita, por Paulo afirmar que Jeová  é "O" espírito  em 2 Cor. 3:17?  
Ora, Jeová é o espírito, e onde está o espírito de Jeová, ali há liberdade. 2 Cor.3:17, Trad. N.M.
Observamos neste texto que Jeová NÃO É O SEU PRÓPRIO ESPÍRITO SANTO. Quando a bíblia diz: "Jeová é o espírito, o que ela quer dizer?  Quer dizer que de todos seres espirituais que estão no céu, Jeová é o ESPÍRITO MAIOR.
Se realmente o espírito santo de Jeová fosse o próprio Jeová, não haveria razão para se crer trindade, pois para seus apoiadores são três pessoas distintas. 2 Cor 3:17


03- Se justifica a alegação de que o espírito santo não tem FILIAÇÃO por ele ser ETERNO? Heb. 9:14.
O simples fato de uma Pessoa ser ETERNA não prova que ela não tem FILIAÇÃO. Um exemplo disso é o ETERNO Filho unigênito de Deus.          
A PODEROSA força ativa de Jeová (o espírito santo) é SEMPITERNA (eterna para trás e para frente); mas por que ela não tem FILIAÇÃO?  Porque Jeová é o DONO e não PAI dela. Luc 11:13. Esta Força é intrínseca de Deus e emana DELE. O DEUS SEMPITERNO nunca ficou sem esta ferramenta.  

04- É verdade OU MITO que Deus não colocou o Nome próprio no espírito santo, porque Ele sabia que haveriam dificuldades nas transliterações da Bíblia nos idiomas originais (3) para os idiomas atuais? (mais de 1000).  
MITO: Deus criou uma língua original para toda a humanidade e depois ele próprio criou outras diversas línguas para o planeta e mais tarde surgiram outras milhares de línguas. Gên. 11:1,9.
Porém Deus já sabia da dificuldade da pronúncia exata do seu Nome transliterado para outros idiomas, todavia prometeu a restauração exata dele no Seu Reino. Zac.14:9.

Mas, isso não justifica deixar que um dos seus filhos ficassem sem nome! Note a dificuldade de pronúncia exata até do nome de Seu filho. No Grego não tem "J", no entanto, transliterado para a língua Portuguesa não escrevemos YÉSUS.

05- A palavra força Ativa só aparece na tradução das Testemunhas de Jeová. Gên. 1:2.
O ESPÍRITO SANTO É UMA FORÇA ATIVA E IMPESSOAL, VEJA  EM VÁRIAS TRADUÇÕES DA BÍBLIA:
a)- "A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas."  Gên.1:2 Trad. Pastoral.
http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_P8.HTM
b)- "Ora, a terra estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas." Gên. 1:2 Trad. Jerusalém, Nova edição,revista 1985.
c)- "A terra era vazia e deserta, e havia escuridão sobre as águas profundas e a força ativa de Deus movia-se sobre as água." Gên. 1:2 Trad. Novo Mundo.
d)- "Não havia ordem nem vida na terra, que era toda coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus* (*rodapé: "ou o Poder de Deus ou o Vento de Deus") se movia por cima da água." Gên 1:2, Trad. Linguagem de Hoje edição 1988.
e)- "A terra porém era vã e vazia: e as trevas cobriam a face do abysmo: e o espírito (em minúsculo) de Deus era levado sobre as águas". Gên. 1:2. Trad. Antonio Pereira de Figueiredo 1842. Lisboa.
e)- "A terra, porem estava informe e vazia, e as trevas cobriam o Abismo, mas o espírito (em minúsculo) de Deus pairava por sobre as águas". Trad. Mensagem de Deus. Editora Santuário
f)- Por que várias traduções modernas da bíblia estão traduzindo “espírito” em minúsculo? Veja Isaías 11:1, nessa tradução: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PNS.HTM

06- Como pode o espírito santo sendo uma força ativa, pelo seu PODER operar em pessoas e coisas inanimadas, dando-lhes poderes e boas qualidades?
"Que o Deus que dá esperança encha vocês de toda alegria e paz por meio da sua confiança nele, para que transbordem de esperança PELO PODER (virtude) DO ESPÍRITO SANTO". Rom. 15:13, ALA.
O espírito santo é o DEDO de DEUS! O DEDO de DEUS pode ser DEUS? Ele embora não é pessoa dá força, poder e opera em pessoas e à todos que JEOVÁ concede. Luc. 11;13 ; Êx. 8:19; 31:18; Deut. 9:10, Mat. 12:28; Luc. 11:20.
Ademais coisas abstratas tem PODERES. Jó 26:14, Sal.49:15; 89:48;11:6; Prov. 18:21; Ecl.8:4; Is. 47:14; Jer. 18:21; Dan. 4:3; Miq. 2:1; Mar. 9:1; Luc. 22:53.

07- Em que sentido alguém mente para Deus, quando mente ao espírito santo?
RESPOSTA: “Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.” Mat. 12:31, 32, ALA:
Se o Espírito Santo fosse uma pessoa e fosse Deus, este texto estaria contradizendo terminantemente a doutrina da Trindade, pois significaria de alguma forma que o Espírito Santo é maior do que o Filho. Ao invés, o que Jesus disse mostra que o Pai, de quem é o “Espírito”, é maior do que Jesus, o Filho do homem. Portanto só existe pecado contra Jeová, em que o pecador com espírito santo está pecando deliberadamente.

08- Por que Jeová não admite pecados e blasfêmias contra o Seu espírito santo se ele é uma ferramenta inanimada?
RESPOSTA: Jeová é extremamente zeloso com tudo que é Seu. Especialmente tudo que é consagrado, dedicado, tudo que O representa e tudo que usa para realizar Seus propósitos. Quando um ser humano desrespeita qualquer uma de Suas coisas consagradas, até mesmo abstratas a pena é a morte.
Observe "E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. Apoc.13:6, ALMEIDA, revista e corrigida
Entretanto existem muitos exemplos que Deus não permite pecar contra coisas abstratas. Outros exemplos: Uzá Tocou na Arca sagrada sem autorização morreu; Pessoas não sacerdotais que entraram no santo do templo morreram; Fariseus que acusaram Jesus de expulsar os demônios com Belzebú, foram condenados à Geena, por blasfemar contra o espírito santo de Jeová, neste caso acusando Jesus de "feiticeiro"; Executar tarefas sacerdotais sem estar habilitado para isso, pena de morte.  

O ESPÍRITO SANTO- NOVOS RACIOCÍNIOS
“Por essa razão, eu lhes digo: Todo tipo de pecados e blasfêmias será perdoado aos homens, mas a blasfêmia contra o espírito não será perdoada.  Por exemplo, quem falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado; mas quem falar contra o espírito santo não será perdoado, não, nem neste sistema de coisas, nem no que virá. Mat. 12:31, 32.
De todas coisas inanimadas pertencentes à Jeová, o Seu espírito santo é a PRINCIPAL, para nos auxiliar na nossa SALVAÇÃO.  Sal. 51:11,12.
01- Jesus teve natureza humana somente 33 anos e meio. Sua ressurreição para ir ao céu deixou sua natureza humana com vida eterna na carne e adquiriu natureza divina imortal.
Fil. 2:6,7; 1 Tim. 6:16; 1 Cor. 15:45-50.
02- Você é filho de Deus, irmão de Jesus, ____ do espírito santo. (completar)
03- O espírito santo não pode perdoar nem os pecados contra ele. Sal. 51:11. Será que Jesus usa o espírito santo para perdoar? O espírito santo perdoa de tabela?
04- O espírito santo é o único no universo que não se posta nem à favor nem contra a Soberania de Jeová. Mat. 4:1-10.
05- O espírito santo é uma pessoa por ter sentimentos? Quando ele esta envolvido em coisas terrenas e está personificado tem sentimentos emoções. Porem o espírito santo não tem sentimentos quando está agindo no céu.
06- Onde estaria o espírito santo no Reino milenar?
07- Como pode a terceira pessoa da trindade estar contida dentro da segunda pessoa? Apoc. 3:1; 4:5; 5,6.
08- É só contra o espírito santo que podemos blasfemar? Existem blasfêmias contra muitas coisas inanimadas, Atos 6;13;Tito 2:5; 2 Pedro 2:2; Apoc. 13:6 etc.
09- Deus concedeu imortalidade somente ao Filho,e se o espírito santo fosse pessoa, estaria sem imortalidade. 1 Tim. 6:16, João 5:26
10- Por que Ananias e Safira pecaram contra DEUS ao mentirem para o espírito santo? Atos 5:1-5.
Pedro, Ananias, Safira e todos estavam em Pentecostes quando receberam o espírito santo de Jeová. Atos 2:1,5,6,14,17,38,43-45; 4:8,31-37; 5:1-5.
Quando Ananias e Safira esconderam parte de suas propriedades, mentiram para o dono do espírito santo. Desprezaram a ferramenta de Jeová realizar tudo que Ele quer.

Estar debaixo de espírito santo e mentir para quem está com espírito santo é brincar com Jeová.
Os fariseus fizeram algo semelhante a este de Ananias e Safira, e pecaram contra o espírito santo de Jeová. Acusaram Jesus de estar com os espírito de Belzebu para expulsar os demônios. Com certeza blasfemaram contra Jeová. Mat. 10:25; 12:24,27; Mar.3:22; Luc. 11:15,18,19,20.
Pode se blasfemar contra coisas inanimadas. Atos 6;13;Tito 2:5; 2 Pedro 2:2; Apoc. 13:6; Etc.

CONCLUSÃO 2:
Existe texto na Bíblia dizendo diretamente que o espírito santo é uma força ativa impessoal. Se o espírito santo é uma pessoa, por que ele é o único na Bíblia que não é chamado de ALMA?
Personificação não prova personalidade. (Vide o QUADRO I).  O que realmente prova DEFINITIVAMENTE que alguém é um SER, (uma pessoa), são as características que só pessoas possuem (vide QUADRO II)

OS PECADOS IMPERDOÁVEIS SÃO SÓ CONTRA O ESPÍRITO SANTO?
Enganou-se quem pensa que pecados e blasfêmias imperdoáveis são só contra a força ativa, o espírito santo de Jeová. Mat. 12:31. Jeová concede perdão de pecados até contra seu Filho. Mat. 12:32.
Todavia, pecados graves e blasfêmias propositais sem o arrependimento, contra ELE próprio e demais pertences Seus, embora inanimados, Ele não admite perdão.

Leia o texto seguinte: "E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. Apoc. 13:6 Almeida Fiel.
E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo". Apoc. 13:6-8. ALMEIDA FIEL

Se prestares detida atenção nesta revelação de Jesus Cristo acima, notará que blasfêmias contra o Próprio Jeová e seus pertences inanimados não são perdoáveis. As blasfêmias contra a própria ferramenta de Jeová, sua força ativa, o espírito santo, também são imperdoáveis. Por que o espírito santo não é visto trabalhando junto com o Pai e o Filho desde a criação? João 5:17.

CONCLUSÃO 3:
PECADO CONTRA ESPÍRITO SANTO.
Todos os pertences inanimados de Jeová são sagrados. Ele não admite que usemos suas pertences inanimados com desrespeito ou blasfemem contra eles. Apoc. 13:6.
O espírito santo não é Filho de Deus. Não foi criado;Também não tem princípio; não é nosso irmão e não tem nome próprio. Mas note que o "espírito é DE Deus. O que denota isto?
Exatamente o que todas testemunhas de Jeová sempre souberam, que o espírito santo DE Jeová não é pessoa.
Quem peca contra o espírito de Jeová, está desprezando a maior e mais sagrada ferramenta dele. Portanto peca contra Jeová.
Pior ainda quem diz que o espírito Dele faz parte de uma trindade pagã, peca deliberadamente e diretamente contra o dono do espírito.
Deus concedeu IMORTALIDADE somente ao Seu Filho, E se o espírito santo fosse pessoa ele estaria sem IMORTALIDADE. João 5:26, 1 Tim. 6:16.

MATÉRIA ADICIONAL







Voltar para o conteúdo