ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE DEUS: ESPÍRITA X BÍBLIA - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ESPIRITISMO: CONCEITO SOBRE DEUS: ESPÍRITA X BÍBLIA

CONCEITO ESPÍRITA SOBRE DEUS.
"No entendimento do Espiritismo, Deus não se relaciona ao mágico, ao místico, ao divinal, ao sacro, ao infinito, ao absoluto. Deus não é matéria, nem energia. Ele não tem uma forma definida (01). Deus não está restrito a uma pessoa(02), por mais evoluída que seja, como Jesus. Deus não está no céu. Ele está nos seres mas não se confunde com eles (03); está nas coisas mas não se confunde com elas.
Deus não prescreve comportamentos, não determina um conjunto de regras a serem seguidas (04) . Logo, não há desobediência à sua vontade, não há pecado (05). Deus não vigia, não fiscaliza (06). Ele não pune, não castiga, não determina ou executa sentenças (07).
Para o Espiritismo, Deus não aceita oferendas, sacrifícios ou promessas (08). Não concede graça, dom ou favores. Não intercede, não aceita pedidos, não protege alguém em especial (09). Deus não atua através de milagres (10)".
Extraído do site: Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas > https://www.sbee.org.br/deus/doutrina-dos-espiritos/principios/deus


CONCEITO SOBRE DEUS: ESPÍRITA X BÍBLIA
01- ESPÍRITA: Ele não tem uma forma definida.
      BÍBLIA: "Se há corpo físico, há também um (corpo) espiritual". 1 Cor. 15:44, João 4:24.


02- ESPÍRITA: Deus não está restrito a uma pessoa.
      BÍBLIA: " Jeová é pessoa varonil de guerra. Jeová é o seu nome". Êx:15:3


03- ESPÍRITA: Deus não está no céu. Ele está nos seres .....
      BÍBLIA: "Então, que tu (Jeová) mesmo ouças desde os céus, teu lugar estabelecido de morada"; 1 Reis 8:39.


04- ESPÍRITA: Deus não prescreve comportamentos, não determina um conjunto de regras a serem seguidas.
      BÍBLIA: "E prosseguiu, dizendo: “Se escutares estritamente a voz de Jeová, teu Deus, e fizeres o que é direito aos seus olhos, e deveras deres ouvido aos seus mandamentos e guardares todos os seus regulamentos, não porei sobre ti nenhuma das enfermidades que pus sobre os egípcios; porque eu sou Jeová, quem te sara.” Êx. 15:26.


05- ESPÍRITA: Não há desobediência à sua vontade, não há pecado.
      BÍBLIA: "Feliz é aquele cuja revolta é perdoada, cujo pecado é coberto.  Feliz é o homem a quem Jeová não imputa erro". Salm. 32:1,2.


06- ESPÍRITA: Deus não vigia, não fiscaliza.
      BÍBLIA: "Pois, quanto a Jeová, seus olhos percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles cujo coração é pleno para com ele.
Agiste nesciamente no que toca a isto, pois doravante haverá guerras contra ti". 2 Cro. 16:9.
"Naquele tempo, os que temiam a Jeová falaram um ao outro, cada um ao seu companheiro, e Jeová prestava atenção e escutava". Mal. 3:16.


07- ESPÍRITA: Ele não pune, não castiga, não determina ou executa sentenças.
      BÍBLIA: "Todavia, terei de castigar-te no devido grau e de modo algum te deixarei impune". Jer. 46:28.


08- ESPÍRITA: Deus não aceita oferendas, sacrifícios ou promessas.
      BÍBLIA:"Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício de maior valor do que Caim, sendo por esta [fé] que se lhe deu testemunho de que era justo"; Heb 11:4.
"Por intermédio dele, ofereçamos sempre a Deus um sacrifício de louvor, isto é, o fruto de lábios que fazem declaração pública do seu nome.  Além disso, não vos esqueçais de fazer o bem e de partilhar as coisas com outros, porque Deus se agrada bem de tais sacrifícios". HGeb. 13:15,16.


09- ESPÍRITA: Não concede graça, dom ou favores. Não intercede, não aceita pedidos, não protege alguém em especial.
      BÍBLIA: "Oferece agradecimento como teu sacrifício a Deus, e paga teus votos ao Altíssimo;  E chama-me no dia da aflição. Eu te socorrerei e tu me glorificarás.”
Sal. 50:14,15.

10- ESPÍRITA: Deus não atua através de milagres.
      BÍBLIA: Jeová disse então a Moisés: “Levante-se de manhã cedo, apresente-se a Faraó e diga-lhe: ‘Assim disse Jeová, o Deus dos hebreus: “Deixe meu povo ir, para que me sirvam.  Pois agora vou dirigir todos os meus golpes para atingir o seu coração, os seus servos e o seu povo, para que você saiba que não há ninguém semelhante a mim em toda a terra.  Pois eu já poderia ter estendido a mão para atingir você e o seu povo com uma praga devastadora, e você teria sido eliminado da face da terra.  Mas é exatamente por esta razão que o deixei vivo: para lhe mostrar o meu poder e para que o meu nome seja declarado em toda a terra". Êxodo 9:13-16.



Voltar para o conteúdo