Ir para o conteúdo

DÍZIMO OU CONTRIBUIÇÃO PARA O CRISTÃO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Pular menu
Pular menu
Pular menu

DÍZIMO OU CONTRIBUIÇÃO PARA O CRISTÃO?

O dízimo compulsório foi um arranjo da Lei Mosaica, para a casa de Jeová estar sempre abastecida, (Mal. 3:10). Somente a Tribo de Levi estava autorizada a receber os dízimos em mantimentos de todas demais tribos, (Heb. 7:5).  
Se alguém não desejasse recolher o dízimo em mantimentos e animais deveria pagar 12 % em dinheiro, (Lev.27:30,31).  FOI TOTALMENTE ABOLIDO, com o fim da Lei em pentecostes, quando se iniciou o sistema cristão.  Rom 10:4.

Mas como se manteria o cristianismo sem o dízimo?
Observe certa passagem da bíblia:
Mas, quanto a isso, quem semear parcimoniosamente colherá também parcimoniosamente, e quem semear generosamente colherá também generosamente.  Faça cada um conforme resolveu no coração, não a contragosto nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 2 Cor. 9:6,7.
Não se estipula quantias e datas para contribuições.

Além do mais, Paulo tinha profissão e que faria tudo para não pesar financeiramente na Obra Cristã: " Porque vós mesmos sabeis o modo em que deveis imitar-nos, porque nós não nos comportamos desordeiramente entre vós,  nem comemos de graça o alimento de outro. Ao contrário, por labor e labuta, noite e dia, trabalhávamos para não impor a nenhum de vós um fardo dispendioso.  Não é que não tenhamos autoridade, mas a fim de que nos oferecêssemos a vós como exemplo, para nos imitardes.  De fato, também, quando estávamos convosco, costumávamos dar-vos esta ordem: “Se alguém não quiser trabalhar, tampouco coma.” 2 Tess. 3:7-10.

PERGUNTAS DOS LEITORES
*01- Porque Abraão pagou o décimo de todo despojo da guerra contra os confederados à Melquisedeque mesmo antes de Deus estabelecer oficialmente o dízimo compulsório da aliança da LEI* ?
Melquisedeque (Rei da Justiça) Rei da antiga Salém e “sacerdote do Deus Altíssimo”, Jeová. (Gên 14:18, 22)
Ele é o primeiro sacerdote mencionado nas Escrituras; ocupava esta posição algum tempo antes de 1933 AEC. Sendo o rei de Salém, que significa “Paz”, Melquisedeque é identificado pelo apóstolo Paulo como “Rei da Paz”, e, à base do seu nome, como “Rei da Justiça”. (He 7:1, 2)
Entende-se que a antiga Salém tenha sido o núcleo da posterior cidade de Jerusalém, e seu nome foi incorporado no de Jerusalém, que às vezes é chamada de “Salém”.  Sa.l 76:2.

Depois de Abrão (Abraão) derrotar Quedorlaomer e seus reis confederados, o patriarca veio à Baixada de Savé, ou “à Baixada do rei”. Ali, Melquisedeque “trouxe para fora pão e vinho”, e abençoou Abraão, dizendo: “Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, Produtor do céu e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus opressores na tua mão!”
Abraão reconhecendo o sacerdócio de Melquiseque entregou oferta (voto) então ao rei-sacerdote “um décimo de tudo”, isto é, “dos principais despojos” que conseguira na sua guerra bem-sucedida contra os reis aliados. Gên. 14:17-20; Heb. 7:4.
Abraão nunca pagaria dízimo compulsório a ninguém, primeiro, nessa época sacerdote designado por Jeová era apenas Melquisedeque. Segundo porque não havia ainda esse mandamento para ninguém.

02- Gênesis 28:20-22 E Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus continuar comigo e me proteger na minha viagem, me der pão para comer e roupas para usar, 21 e eu retornar em paz à casa de meu pai, então certamente Jeová terá mostrado que é meu Deus. 22 Esta pedra que ergui como coluna se tornará uma casa de Deus; e eu sem falta te darei um décimo de tudo que me deres.”
Jacó não estava debaixo de lei mosaica para pagar obrigatoriamente na sua época. Observe que ele fez um voto a Jeová.

03- O dízimo era uma lei cerimonial ou moral? As leis alimentares eram cerimoniais ou morais?
A "Lei" dada por Jeová aos israelitas em Horebe é um conjunto de 513 Leis, sub divididas em várias seções: Os dez mandamentos, Leis as morais, as Leis judiciais, cerimoniais, alimentares, higiênicas, etc.

A aliança (Pacto) da "Lei" era indivisível para questão para o seu cumprimento e validade. Quando Deus e Cristo  se Referiam a "Lei",  citavam um bloco só. 1 Reis 2:3; Mateus 5:17,21,23,27,31,33,38,43.

Os que apartam trechos da "Lei" para efeito de perpetuar seus cumprimentos, estão desejosos de continuarem a receber DÍZIMOS.  Se fossemos atrelar o dízimo em que classificação os colocaríamos? Talvez nas leis cerimoniais, por estar conectado a sobrevivência dos sacerdotes no Templo, a casa de Jeová.

Quanto as leis alimentares não se classifica em nenhuma das leis cerimoniais ou morais

O dízimo teve seu objetivo cumprido, sustentou a Tribo Levita SACERDOTAL por mais de mil anos, e no sistema cristão cada um  que sustente a si próprio e as contribuições para a OBRA são mantidas por doações voluntárias. 2 Cor. 9:7

03- Testemunhas de JEOVÁ adotarão o DÍZIMO COMPULSÓRIO, como doutrina oficial para Cristãos* ?
Circulou-se uma carta do corpo governante às todos congregações propondo uma contribuição voluntária de todas congregações para um determinado fim. Mas, dízimo não se trata de contribuições congregacionais ao corpo governante. Dízimo é uma obrigação compulsória de todo e qualquer adorador "INDIVIDUALMENTE" A CONGREGAÇÃO.
Posteriormente,  a Congregação decidirá  se irá contribuir ao Corpo governante ou não por intermédio de votação e a quantia que poderá contribuir.    
Pessoas mau informadas criticam  o Corpo governante de pedir "dízimos" compulsórios.


CONCLUSÃO
O dízimo teve seu objetivo cumprido, sustentou a Tribo Levita SACERDOTAL por mais de mil anos, e no sistema cristão cada um  que sustente a si próprio e as contribuições para a OBRA são mantidas por doações voluntárias. 2 Cor. 9:7


MATÉRIAS ADICIONAIS

Voltar para o conteúdo