DÍZIMO OU CONTRIBUIÇÃO PARA O CRISTÃO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

DÍZIMO OU CONTRIBUIÇÃO PARA O CRISTÃO?

O dízimo compulsório foi um arranjo da Lei Mosaica, para a casa de Jeová estar sempre abastecida, (Mal. 3:10). Somente a Tribo de Levi estava autorizada a receber os dizímos em mantimentos de todas demais tribos, (Heb. 7:5).  
Se alguém não desejasse recolher o dízimo em mantimentos e animais deveria pagar 12 % em dinheiro, (Lev.27:30,31).  FOI TOTALMENTE ABOLIDO, com o fim da Lei em pentecostes, quando se iniciou o sistema cristão.  Rom 10:4.

Mas como se manteria o cristinismo sem o dízimo?
Observe certa passagem da bíblia:
Mas, quanto a isso, quem semear parcimoniosamente colherá também parcimoniosamente, e quem semear generosamente colherá também generosamente.  Faça cada um conforme resolveu no coração, não a contragosto nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. 2 Cor. 9:6,7.
Não se estipula quantias e datas para contrubuições.

Além do mais, Paulo tinha profissão e que faria tudo para não pesar financeiramente na Obra Cristã: " Porque vós mesmos sabeis o modo em que deveis imitar-nos, porque nós não nos comportamos desordeiramente entre vós,  nem comemos de graça o alimento de outro. Ao contrário, por labor e labuta, noite e dia, trabalhávamos para não impor a nenhum de vós um fardo dispendioso.  Não é que não tenhamos autoridade, mas a fim de que nos oferecêssemos a vós como exemplo, para nos imitardes.  De fato, também, quando estávamos convosco, costumávamos dar-vos esta ordem: “Se alguém não quiser trabalhar, tampouco coma.” 2 Tess. 3:7-10.

PERGUNTAS DE LEITORES
*01- Porque Abraão pagou o décimo de todo despojo da guerra contra os confederados à Melquisedeque mesmo antes de Deus estabelecer oficialmente o dízimo compulsório da aliança da LEI* ?
Melquisedeque (Rei da Justiça) Rei da antiga Salém e “sacerdote do Deus Altíssimo”, Jeová. (Gên 14:18, 22)
Ele é o primeiro sacerdote mencionado nas Escrituras; ocupava esta posição algum tempo antes de 1933 AEC. Sendo o rei de Salém, que significa “Paz”, Melquisedeque é identificado pelo apóstolo Paulo como “Rei da Paz”, e, à base do seu nome, como “Rei da Justiça”. (He 7:1, 2)
Entende-se que a antiga Salém tenha sido o núcleo da posterior cidade de Jerusalém, e seu nome foi incorporado no de Jerusalém, que às vezes é chamada de “Salém”.  Sa.l 76:2.

Depois de Abrão (Abraão) derrotar Quedorlaomer e seus reis confederados, o patriarca veio à Baixada de Savé, ou “à Baixada do rei”. Ali, Melquisedeque “trouxe para fora pão e vinho”, e abençoou Abraão, dizendo: “Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, Produtor do céu e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus opressores na tua mão!”
Abraão reconhecendo o sacerdócio de Melquiseque entregou oferta (voto) então ao rei-sacerdote “um décimo de tudo”, isto é, “dos principais despojos” que conseguira na sua guerra bem-sucedida contra os reis aliados. Gên. 14:17-20; Heb. 7:4.
Abraão nunca pagaria dízimo compulsório a ninguém, primeiro, nessa época sacerdote designado por Jeová era apenas Melquisedeque. Segundo porque não havia ainda esse mandamento para ninguém.

02-O dízimo era uma lei cerimonial ou moral? As leis alimentares eram cerimoniais ou morais?
A "Lei" dada por Jeová aos israelitas em Horebe é um conjunto de 513 Leis, sub divididas em várias seções: Os dez mandamentos, Leis as morais, as Leis judiciais, cerimoniais, alimentares, higiênicas, etc.

A aliança (Pacto) da "Lei" era indivisível para questão para o seu cumprimento e validade. Quando Deus e Cristo  se Referiam a "Lei",  citavam um bloco só. 1 Reis 2:3; Mateus 5:17,21,23,27,31,33,38,43.

Os que apartam trechos da "Lei" para efeito de perpetuar seus cumprimentos, estão desejosos de continuarem a receber DÍZIMOS.  Se fossemos atrelar o dízimo em que classificação os colocaríamos? Talvez nas leis cerimoniais, por estar conectado a sobrevivência dos sacerdotes no Templo, a casa de Jeová.

Quanto as leis alimentares não se classifica em nenhuma das leis cerimoniais ou morais

O dízimo teve seu objetivo cumprido, sustentou a Tribo Levita SACERDOTAL por mais de mil anos, e no sistema cristão cada um  que sustente a si próprio e as contribuições para a OBRA são mantidas por doações voluntárias. 2 Cor. 9:7


CONCLUSÃO
O dízimo teve seu objetivo cumprido, sustentou a Tribo Levita SACERDOTAL por mais de mil anos, e no sistema cristão cada um  que sustente a si próprio e as contribuições para a OBRA são mantidas por doações voluntárias. 2 Cor. 9:7


MATÉRIAS ADICIONAIS

Voltar para o conteúdo