DIABO: ELE EXISTE? QUEM O CRIOU?
Apesar de muitos acreditarem que Ele não existe, as provas da sua existência é irrefutável.
Jesus e seus apóstolos confirmaram sem a menor chance de dúvidas a sua existência. (João 14:30).
E que não é simplesmente o mal dentro de nós. Convidamos você caro leitor pesquisar profundamente o que afirmamos abaixo: PESQUISA PROFUNDA.
Muitos argumentam que se Ele existe então Deus o criou. Mas será que Deus criou um ser MALIGNO para nos atormentar? Por exemplo: Um pai gera um filho, mas não gera um professor, um advogado, um ladrão ou um bandido assassino.
Quando Deus Criou este Anjo, ela era perfeito, maravilhoso, a criatura mais importante no céu, abaixo somente do Cristo. Ele tomava conta do Éden. Com o tempo deixou seu coração engodar e encher de orgulho e desejou a adoração que era devida a Jeová para SI.
Neste instante TORNOU SE DIABO E SATANÁS Is 14:4-21.
É digno de nota que Deus não o destruiu este inimigo imediatamente.
Deus cria todas suas Criaturas e permite que qualquer um se rebele contra Ele e suas Leis. Isto se chama Liberdade de Escolha ou livre arbítrio. Pois, não somos marionetes ou androides nem mesmo guiados por instinto como os animais irracionais.
Deus não é culpado pela rebelião de ninguém, muito menos programa ou premetida o que cada um irá ser ou qual será sua personalidade.
A principal tática do Diabo é simular que ele não existe e quer que nós humanos creiamos que o mal é originário de "espírito de defuntos desencarnados" chamados por Ele de "espíritos zombeteiros" que um dia "evoluirão". (Doutrina antibíblica).
A bíblia delineia seu nascimento, trajetória e destruição final, conforme segue abaixo:
PESQUISA PROFUNDA
DIABO: [mentiroso]
Este nome descritivo (Diabo) foi dado a Satanás por este ser o principal caluniador e difamador de Jeová, da boa palavra e do santo nome Dele. A palavra grega di·á·bo·los significa “caluniador”. (Veja Lu 16:1, onde ocorre o verbo aparentado di·a·bál·lo.) — No decorrer dos séculos, o Diabo demonstrou ser o arquiopositor tanto de Deus como do homem.
Ele disputou com Miguel o corpo de Moisés (Ju 9); mostrou que tem poder para enlaçar outros (1Ti 3:7; 2Ti 2:26); usou pessoas tais como os líderes da religião falsa, Judas Iscariotes e Barjesus como filhos seus (Jo 8:44; 13:2; At 13:6, 10); oprimiu pessoas a ponto de não poderem ser curadas por médicos (At 10:38); fez com que justos fossem lançados na prisão (Apoc. 2:10); até mesmo teve os meios de causar a morte prematura (He 2:14).
Numa terceira tentação, o Diabo mostra a Jesus, de alguma forma milagrosa, todos os reinos do mundo, e diz: “Todas estas coisas te darei, se te prostrares e me fizeres um ato de adoração.”
Mas Jesus novamente se nega a ceder à tentação de fazer o que é errado, preferindo permanecer fiel a Deus.
Podemos aprender algo dessas tentações sofridas por Jesus. Elas indicam, por exemplo, que o Diabo não é a mera qualidade do mal, como afirmam alguns, mas que é uma pessoa real e invisível.
Os cristãos, portanto, são admoestados a não darem margem a este Caluniador de Deus por continuarem encolerizados. (Ef 4:27) “Mantende os vossos sentidos, sede vigilantes”, adverte Pedro. “Vosso adversário, o Diabo, anda em volta como leão que ruge, procurando a quem devorar.” — 1Pe 5:8.
SATANÁS: [Opositor; Aquele Que Opõe Resistência].
Em muitos lugares das Escrituras Hebraicas, a palavra sa·tán ocorre sem o artigo definido. Usada assim, ela se aplica, na primeira ocorrência, ao anjo que ficou de pé na estrada para se opor ou resistir a Balaão, quando este partiu com o objetivo de amaldiçoar os israelitas. (Núm 22:22, 32)
Em outros casos refere-se a pessoas como opositores de outros homens. (1Sa 29:4; 2Sa 19:21, 22; 1Rs 5:4; 11:14, 23, 25)
Mas é usada com o artigo definido ha para se referir a Satanás, o Diabo, principal Adversário de Deus. (Jó 1:6 n; 2:1-7; Za 3:1, 2)
Nas Escrituras Gregas, a palavra sa·ta·nás aplica-se a Satanás, o Diabo, em quase todas as ocorrências, e usualmente vem acompanhada pelo artigo definido ho.
ORIGEM:
As Escrituras indicam que a criatura conhecida como Satanás nem sempre teve este nome. Antes, este nome descritivo foi-lhe dado por ele ter adotado um proceder de oposição e resistência a Deus. Não se fornece o nome que ele tinha antes disso. Deus é o único Criador, e “perfeita é a sua atuação”, sem injustiça ou gravame. (De 32:4)
Portanto, aquele que se tornou Satanás, quando foi criado era uma criatura perfeita e justa de Deus.
É uma pessoa espiritual, pois compareceu na presença de Deus no céu. (Jó caps. 1, 2; Re 12:9) Jesus Cristo disse a respeito dele: “Esse foi um homicida quando começou, e não permaneceu firme na verdade, porque não há nele verdade.” (Jo 8:44; 1Jo 3:8)
Jesus mostra com isso que Satanás outrora estava na verdade, mas a abandonou.
A partir do seu primeiro ato premeditado em desviar Adão e Eva de Deus, ele era homicida, porque causou com isso a morte de Adão e Eva, o que, por sua vez, causou a morte dos descendentes deles. (Ro 5:12)
Em toda a Escritura, as qualidades e ações que lhe são atribuídas podiam ser atribuídas apenas a uma pessoa, não a um princípio abstrato do mal.
É evidente que os judeus, e Jesus e seus discípulos, sabiam que Satanás existia como pessoa.
Assim, de um começo justo e perfeito, esta pessoa espiritual desviou-se para o pecado e a degradação.
O processo que resultou nisso é descrito por Tiago, que escreve: “Cada um é provado por ser provocado e engodado pelo seu próprio desejo. Então o desejo, tendo-se tornado fértil, dá à luz o pecado; o pecado, por sua vez, tendo sido consumado, produz a morte.” (Tg 1:14, 15)
No proceder adotado por Satanás parece haver, em alguns sentidos, um paralelo com o do rei de Tiro, conforme descrito em Ezequiel 28:11-19. — (O primeiro pecador e o rei de Tiro).
Portanto o relato bíblico torna claro que foi Satanás quem falou por meio de uma serpente, seduzindo Eva a desobedecer à ordem de Deus. Eva, por sua vez, persuadiu Adão a adotar o mesmo proceder rebelde. (Gên 3:1-7; 2Co 11:3)
Em conseqüência do uso que Satanás fez da serpente, a Bíblia dá a Satanás o título de “Serpente”, que passou a significar “enganador”; tornou-se também “o Tentador” (Mt 4:3) e mentiroso, “o pai da mentira”. — Jo 8:44; Re 12:9.
Suscitada a Questão da Soberania.
Quando Satanás se dirigiu a Eva (através da fala da serpente), ele na realidade desafiou a legitimidade e justiça da soberania de Jeová.
Deu a entender que Deus negava injustamente algo à mulher; declarou também que Deus era mentiroso ao dizer que ela morreria se comesse do fruto proibido.
Além disso, Satanás induziu-a a crer que ela ficaria livre e independente de Deus, tornando-se como Deus.
Por meio disso, esta iníqua criatura espiritual fez-se superior a Deus aos olhos de Eva, e Satanás tornou-se o deus dela, embora Eva, na ocasião, evidentemente não conhecesse a identidade daquele que a desencaminhava.
Com esta ação dele, pôs o homem e a mulher sob a sua liderança e controle, erguendo-se como deus rival em oposição a Jeová. — Gên 3:1-7.
A Bíblia, ao levantar o véu para fornecer um vislumbre de assuntos celestiais, revela que Satanás, mais tarde, como deus rival, compareceu perante Jeová no céu, desafiando Jeová na face, dizendo que podia desviar Dele Jó, Seu servo, e assim, por inferência, todos os servos de Deus.
Na realidade, acusou Deus de dar injustamente a Jó tudo, junto com plena proteção, para que ele, Satanás, não pudesse testar Jó e mostrar o que este realmente tinha no coração, o qual era mau, segundo Satanás insinuou.
Deu a entender que Jó servia a Deus primariamente por motivos egoístas.
Satanás tornou claro este ponto do seu argumento ao dizer: “Pele por pele, e tudo o que o homem tem dará pela sua alma. Ao invés disso, estende agora tua mão, por favor, e toca-lhe até o osso e a carne, e vê se não te amaldiçoará na tua própria face.” — Jó 1:6-12; 2:1-7;
Neste caso especial, Jeová permitiu que Satanás causasse calamidade a Jó por não interferir quando Satanás fez realizar uma incursão de assaltantes sabeus, bem como a destruição de rebanhos e pastores por aquilo que o mensageiro de Jó chamou de “o próprio fogo de Deus” desde os céus; não se declara se este era relâmpago ou outro fogo.
Satanás causou também uma invasão de três bandos de caldeus, bem como um vendaval.
Estas coisas causaram a morte de todos os filhos de Jó e destruíram suas propriedades.
Por fim, Satanás infligiu ao próprio Jó uma repugnante doença. — Jó 1:13-19; 2:7, 8.
Essas coisas revelam a potência e o poder dessa criatura espiritual, Satanás, bem como sua atitude feroz e assassina.
É importante notar, porém, que Satanás reconheceu sua impotência em face da ordem expressa de Deus, pois ele não questionou o poder e a autoridade de Deus, quando este o restringiu de tirar a vida de Jó. — Jó 2:6.
Contínua Oposição a Deus.
Por desafiar a Deus e acusar os servos de Deus de falta de integridade, Satanás viveu à altura do seu título “Diabo”, que significa “Caluniador”, título que mereceu por ter caluniado a Jeová Deus no jardim do Éden.
Outros demônios iníquos juntaram-se a ele.
Antes do Dilúvio dos dias de Noé, parece que outros anjos de Deus abandonaram a sua própria moradia correta nos céus, bem como suas posições designadas ali.
Materializaram corpos humanos, passaram a morar na terra, casaram-se com mulheres e produziram descendentes chamados nefilins.
(Gên 6:1-4; 1Pe 3:19, 20; 2Pe 2:4; Ju 6; veja FILHO[S] DE DEUS; NEFILINS.)
Estes anjos, tendo abandonado o serviço de Deus, passaram a estar sob o controle de Satanás.
Por isso, Satanás é chamado de “o governante dos demônios”.
Num caso, quando Jesus expulsou demônios dum homem, os fariseus acusaram-no de fazer isso pelo poder de “Belzebu, o governante dos demônios”.
Que eles se referiam a Satanás é mostrado pela resposta de Jesus: “Se Satanás expulsa a Satanás, ele ficou dividido contra si mesmo.” — Mt 12:22-27.
O apóstolo Paulo associa Satanás com “as forças espirituais iníquas nos lugares celestiais” e chama estes de “os governantes mundiais desta escuridão”. (Ef 6:11, 12)
Satanás, como força governante no domínio invisível logo acima da terra, é “o governante da autoridade do ar”. (Ef 2:2)
Apocalipse mostra ser ele quem está “desencaminhando toda a terra habitada”. (Apoc. 12:9)
O apóstolo João disse que “o mundo inteiro jaz no poder do iníquo”. (1Jo 5:19)
Portanto, ele é “o governante deste mundo”. (Jo 12:31)
É por isso que Tiago escreveu que “a amizade com o mundo é inimizade com Deus”. — Tg 4:4.
Sua Luta Para Destruir a ‘Semente’.
Satanás fez logo cedo esforços para bloquear a promessa do “descendente (lit.: semente)” a vir através de Abraão. (Gên 12:7)
Evidentemente, tentou fazer com que Sara fosse contaminada, a fim de que ficasse imprópria para dar à luz a semente; mas Deus a protegeu. (Gên 20:1-18)
Fez todo o possível para destruir aqueles que Deus escolhera como semente de Abraão, a nação de Israel, por induzi-los a pecar e trazer outras nações contra eles, conforme mostra toda a história bíblica.
Um ponto alto nas tentativas de Satanás na sua luta contra Deus, e que parecia ter sido coroado de êxito, foi atingido quando o rei da Terceira Potência Mundial da história bíblica, Babilônia, tomou Jerusalém, derrubou o governo do Rei Zedequias, da linhagem de Davi, e destruiu o templo de Jeová, desolando Jerusalém e Judá. — Ez 21:25-27.
A dinastia governante de Babilônia, como instrumento de Satanás, inicialmente encabeçada por Nabucodonosor, manteve Israel no exílio por 68 anos, até Babilônia ser derrubada. Babilônia nunca teve a intenção de soltar seus cativos, e assim refletia as jactanciosas e ambiciosas tentativas do próprio Satanás como deus rival do Soberano Universal, Jeová.
Os reis babilônios, que adoravam seu deus-ídolo Marduque, a deusa Istar e uma hoste de outros deuses, na realidade eram adoradores dos demônios, e, fazendo parte do mundo que está afastado de Jeová, estavam sob o domínio de Satanás. — Sal 96:5; 1Co 10:20; Ef 2:12; Col 1:21.
Satanás encheu o rei de Babilônia da ambição de ter domínio completo sobre a terra, mesmo sobre o “trono de Jeová” (1Cr 29:23) e sobre as “estrelas de Deus”, os reis da linhagem de Davi sentados no trono no monte Moriá (por extensão, Sião).
Este “rei”, quer dizer, a dinastia de Babilônia, ‘enalteceu-se’ no coração, e era aos seus próprios olhos e aos olhos dos seus admiradores como alguém “brilhante”, “filho da alva”. (Em algumas traduções reteve-se o termo da Vulgata latina, “Lúcifer”.
Todavia, este é apenas a tradução da palavra hebraica heh·lél, “brilhante”. Heh·lél não é nome, nem título, mas, antes, um termo descritivo da posição jactanciosa adotada pela dinastia de reis de Babilônia da linhagem de Nabucodonosor.) (Is 14:4-21)
Visto que Babilônia era instrumento de Satanás, seu “rei” refletia o desejo ambicioso do próprio Satanás. Novamente, Jeová veio salvar seu povo por restabelecê-lo na sua terra, até que viesse a verdadeira Semente prometida. — Esd 1:1-6.
Esforços para fazer Jesus tropeçar.
Satanás, sem dúvida, identificando Jesus como o Filho de Deus e aquele de quem se profetizou que lhe machucaria a cabeça (Gên 3:15), fez tudo o que podia para destruir Jesus.
Mas quando o anjo Gabriel anunciou a Maria a concepção de Jesus, ele lhe disse: “Espírito santo virá sobre ti e poder do Altíssimo te encobrirá. Por esta razão, também, o nascido será chamado santo, Filho de Deus.” (Lu 1:35)
Jeová protegeu seu Filho. Os esforços de destruir Jesus ainda criança não foram bem sucedidos. (Mt 2:1-15) Deus continuou a proteger Jesus durante a juventude deste. Após o batismo de Jesus,
Satanás se dirigiu a ele, no ermo, com três fortes tentações diferentes, testando-o cabalmente na questão da devoção a Jeová.
Em um dos seus apelos, Satanás mostrou a Jesus todos os reinos do mundo, afirmando que eram seus. Jesus não contradisse esta alegação.
Não obstante, Jesus negou-se a pensar mesmo por um só instante a tomar qualquer “atalho” para obter um reinado, nem considerou por um momento fazer algo que agradasse apenas a ele mesmo.
Sua resposta imediata a Satanás foi: “Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’”
Nisto, “o Diabo . . . retirou-se dele até outra ocasião conveniente”. (Mt 4:1-11; Lu 4:13)
Isto ilustra a veracidade das palavras de Tiago escritas mais tarde: “Oponde-vos ao Diabo, e ele fugirá de vós.” — Tg 4:7.
Jesus sempre esteve atento ao perigo das maquinações de Satanás e que Satanás queria causar a destruição dele por fazê-lo ter idéias contrárias à vontade de Jeová.
Isto foi demonstrado quando Pedro, em certa ocasião, embora com boas intenções, realmente pôs uma tentação no caminho dele.
Jesus havia mencionado os sofrimentos e a morte que iria ter.
“Em vista disso, Pedro, tomando-o à parte, principiou a censurá-lo, dizendo: ‘Sê benigno contigo mesmo, Senhor; não terás absolutamente tal destino.’
Mas ele, voltando-lhe as costas, disse a Pedro: ‘Para trás de mim, Satanás!
Tu és para mim pedra de tropeço, porque não tens os pensamentos de Deus, mas os de homens.’” — Mt 16:21-23.
Durante todo o seu ministério, Jesus esteve em perigo; Satanás usou agentes humanos para se oporem a Jesus, tentando fazê-lo tropeçar ou matá-lo.
Em certa ocasião, o povo estava prestes a tomar Jesus e fazê-lo rei.
Mas ele nem pensou em tal coisa; aceitaria o reinado apenas no tempo e do modo de Deus. (Jo 6:15)
Em outra ocasião, os da sua própria cidade tentaram matá-lo. (Lu 4:22-30) Ele foi constantemente hostilizado por aqueles que Satanás usou para tentar enlaçá-lo. (Mt 22:15)
Mas, Satanás fracassou em todos os seus esforços de fazer Jesus pecar mesmo no mínimo pensamento ou ato.
Satanás foi provado cabalmente ser mentiroso, e fracassou no seu desafio à soberania de Deus e à integridade dos servos de Deus.
Conforme Jesus disse pouco antes da sua morte: “Agora há um julgamento deste mundo; agora será lançado fora o governante deste mundo” — totalmente desacreditado. (Jo 12:31)
Satanás, por meio do pecado, dominava toda a humanidade.
Mas Jesus, sabendo que Satanás em breve lhe causaria a morte, podia dizer, depois de celebrar sua última Páscoa com os seus discípulos: “O governante do mundo está chegando. E ele não tem nenhum poder sobre mim.” — Jo 14:30.
Poucas horas mais tarde, Satanás conseguiu fazer que Jesus fosse morto, primeiro por controlar um dos apóstolos de Jesus, e depois por usar os líderes judeus e a Potência Mundial Romana para executar Jesus de modo doloroso e ignominioso. (Lu 22:3; Jo 13:26, 27; caps. 18, 19)
Satanás agiu ali como “aquele que tem os meios de causar a morte, isto é, o Diabo”. (He 2:14; Lu 22:53) Mas, neste respeito,
Satanás fracassou em promover sua causa; ele involuntariamente apenas cumpriu profecias, que requeriam que Jesus morresse como sacrifício. A morte de Jesus, sem ele ser culpado de algo, forneceu o preço de resgate para a humanidade, e com a sua morte (e subseqüente ressurreição por Deus) ele pôde então ajudar a humanidade pecaminosa a escapar das garras de Satanás, pois, conforme está escrito, Jesus tornou-se sangue e carne “para que, pela sua morte, reduzisse a nada aquele que tem os meios de causar a morte, isto é, o Diabo, e para que emancipasse todos os que pelo temor da morte estavam toda a sua vida sujeitos à escravidão”. — He 2:14, 15.
Continua a lutar contra os cristãos.
Após a morte e ressurreição de Jesus, Satanás continuou a travar uma luta árdua contra os seguidores de Cristo. Os relatos no livro de Atos e nas cartas das Escrituras Gregas Cristãs fornecem numerosas provas disso.
Paulo disse que ele recebera “um espinho na carne, um anjo de Satanás, para que [o] estivesse esbofeteando”. (2Co 12:7) E, como no caso de Eva, Satanás disfarçava sua verdadeira natureza e objetivo por “transformar-se em anjo de luz”, e ele tem agentes que “também persistem em transformar-se em ministros da justiça”. (2Co 11:14, 15)
Exemplos destes eram os falsos apóstolos que lutaram contra Paulo (2Co 11:13) e aqueles em Éfeso ‘que se diziam judeus, e que não eram, mas eram sinagoga de Satanás’. (Apoc. 2:9)
Satanás nunca pára de lançar “dia e noite” acusações contra os cristãos, questionando a integridade deles, assim como fez com Jó. (Apoc. 12:10; Lu 22:31)
Mas os cristãos têm “um ajudador junto ao Pai, Jesus Cristo, um justo”, que comparece perante a pessoa de Deus em seu favor. — 1Jo 2:1.
Seu Lançamento no Abismo e Destruição Final.
Na ocasião em que Satanás induziu Eva e depois Adão a se rebelarem contra Deus, este disse à serpente (na realidade falando a Satanás, visto que o mero animal não entenderia as questões envolvidas): “Pó é o que comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre o teu descendente [literalmente: semente] e o seu descendente. Ele te machucará a cabeça e tu lhe machucarás o calcanhar.” (Gên 3:14, 15)
Deus fez ali saber que Satanás, expulso da organização santa de Deus, não teria nenhuma esperança sustentadora da vida, mas como que ‘comeria pó’ até morrer.
A ‘semente’ por fim lhe machucaria a cabeça, o que significaria uma ferida mortal.
Quando Cristo esteve na terra, os demônios o identificaram como Aquele que os lançaria no “abismo”, que evidentemente era uma condição de restrição chamada no relato paralelo de ‘tormento’. — Mt 8:29; Lu 8:30, 31;
No livro de Apocalipse encontramos uma descrição dos últimos dias de Satanás e o fim dele.
Apocalipse relata que, quando Cristo assume o poder do Reino, Satanás é lançado fora do céu para a terra, não mais tendo acesso aos céus, assim como tinha nos dias de Jó e nos séculos que se seguiram. (Apoc. 12:7-12)
Depois desta derrota, Satanás tem apenas um “curto período de tempo”, durante o qual trava guerra com “os remanescentes da sua semente [i.e., da mulher], que observam os mandamentos de Deus e têm a obra de dar testemunho de Jesus”.
Nos seus esforços de devorar os remanescentes da semente da mulher, ele é chamado de “o dragão”, devorador ou esmagador. (Apoc. 12:16, 17; compare isso com Je 51:34, onde Jeremias fala por Jerusalém e por Judá, dizendo: “Nabucodorosor, rei de Babilônia, . . . tragou-me como cobra grande [ou: “dragão”, n].”)
Na descrição anterior da sua luta contra a mulher e de seus esforços de devorar-lhe o filho varão, ele é retratado como “um grande dragão cor de fogo”. — Apoc. 12:3.
O capítulo 20 de Apocalipse descreve Satanás ser amarrado e lançado no abismo por mil anos, pelas mãos de um grande anjo — sem dúvida Jesus Cristo, que tem a chave do abismo e que é a ‘semente’ que havia de machucar a cabeça de Satanás. — Compare isso com Apoc. 1:18;
O derradeiro esforço de Satanás culmina numa derrota permanente.
A profecia diz que ele há de ser solto “por um pouco”, assim que terminar o Reinado Milenar de Cristo, e que ele liderará pessoas rebeldes num outro ataque contra a soberania de Deus; mas ele (junto com os demônios) é lançado no lago de fogo e enxofre, a destruição eterna. — Apoc. 20:1-3, 7-10; compare isso com Mt 25:41;
O que quer dizer ‘entregar alguém a Satanás para a destruição da carne’?
Ao instruir a congregação em Corinto sobre como agir para com um membro da congregação, que iniquamente havia cometido incesto com a esposa de seu pai, o apóstolo Paulo escreveu: “[Entregai] tal homem a Satanás, para a destruição da carne.” (1Co 5:5)
Era a ordem de expulsar o homem da congregação, cortando toda a associação com ele. (1Co 5:13)
Entregá-lo a Satanás o colocaria fora da congregação e no mundo do qual Satanás é deus e governante.
Este homem, igual a “um pouco de fermento” na “massa toda”, era a “carne”, ou o elemento carnal na congregação; e por remover este homem incestuoso, a congregação de mentalidade espiritual destruiria a “carne” no meio dela. (1Co 5:6, 7)
De modo similar, Paulo entregou Himeneu e Alexandre a Satanás, porque eles haviam deixado de lado a fé e a boa consciência, e haviam sofrido naufrágio no que se referia à sua fé. — 1Ti 1:20.
Mais tarde, o homem incestuoso em Corinto parece ter-se arrependido do seu proceder errado e ter-se endireitado, o que induziu o apóstolo Paulo a recomendar sua readmissão na congregação.
Exortando-a ao perdão, apresentou como um dos motivos “que não sejamos sobrepujados por Satanás, pois não desconhecemos os seus desígnios”. (2Co 2:11)
No primeiro caso, Satanás fizera a congregação ficar numa condição ruim pela qual teve de ser repreendida pelo apóstolo, porque havia sido leniente demais, realmente deixando o homem iníquo continuar com a sua prática sem levar em consideração o vitupério que isso causava, estando ‘enfunada’ por permitir isso. (1Co 5:2)
Por outro lado, se fossem agora ao outro extremo e se negassem a perdoar ao arrependido, Satanás os venceria em outro sentido, a saber, de se aproveitar de ficarem duros e implacáveis.
Por meio da Palavra de Deus, os cristãos são esclarecidos para se darem conta da existência de Satanás, do poder, intenção e objetivos dele, e da sua maneira de agir, para que possam combater este adversário espiritual com as armas espirituais providas por Deus. — Ef 6:13-17.
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