DESASSOCIAÇÃO NO REINO DE CRISTO E NA ETERNIDADE
DESASSOCIAÇÃO NO REINO MILENAR.
Mesmo que se mostre favor a quem é mau, Ele não aprenderá a justiça. Mesmo na terra da retidão ele fará o que é mau, E não verá a glória de Jeová. Isaías 26:10
Jeová mostrou grande benevolência para com os de Judá, mas infelizmente nem todos corresponderam. Com freqüência, a maioria deles preferia a rebelião e a apostasia, em vez de a luz da verdade de Jeová. Isaías disse: “Ainda que se mostre favor ao iníquo, ele simplesmente não aprenderá a justiça. Na terra da direiteza ele agirá injustamente e não verá a alteza de Jeová.” — Isaías 26:10.
Esta profecia de restauração tem seu cumprimento maior hoje em dia. Embora favorecidas com a oportunidade, poucas pessoas estão dispostas a mudar a sua vida a fim de receber o favor de Jeová na “terra da direiteza”. Os que vituperam a Jeová e as suas leais testemunhas ‘não verão a alteza de Jeová’, pois eles não sobreviverão para usufruir as maravilhosas bênçãos que fluirão à humanidade depois de o nome de Jeová ter sido santificado. (Isaías 11:9)
A profecia pode ser aplicada também na terra paradísica entre os que serão levantados da sepultura. Qualquer pessoa que se recusar a se ajustar aos requisitos de Deus, conforme forem apresentados nos “rolos” divinos daquele tempo (Reino milenar na Terra), não terá o seu nome inscrito no “livro da vida”. Evidentemente no Reino milenar não haverá morte Adâmica, mas sim morte destrutiva eterna.
No final dos mil anos ocorrerá uma verdadeira mortandade dos que se ajuntarem ao lado de Satanás, solto naquela ocasião para iludir as pessoas não aceitarem a soberania de Jeová.
Com certeza irão ser destruídos no lago de fogo, a segunda morte.— Apocalipse 20:1-3, 7-12, 14,15; compare com Ezequiel 33:11.
DESASSOCIAÇÃO NA ETERNIDADE APÓS OS MIL ANOS DO REINO.
Mas, que dizer depois dos mil anos, quando a humanidade estar com a eternidade garantida, será possível alguma criatura rebelar-se contra os arranjos de Deus? Sim, e que fim terá o rebelde deliberado?
A vida eterna propriamente dita ainda dependerá de provisões do Reino eterno de Deus e de Cristo onde Jeová participará pessoalmente. 1 Cor. 15:24-28.
Na visão de Ezequiel, o rio tornava-se até mesmo uma torrente, e o profeta viu crescer em ambas as margens dele toda espécie de árvores frutíferas. (Ezequiel 47:12) Mas o que é que João vê? O seguinte: “E deste lado do rio e daquele lado havia árvores da vida, produzindo doze safras de frutos, dando os seus frutos cada mês. E as folhas das árvores eram para a cura das nações.” Apoc. 22:2b. Essas “árvores da vida” também devem representar parte da provisão de Jeová para dar vida eterna à humanidade obediente.
Mas se uma criatura perfeita idêntica a Adão no Reino eterno rebelar contra todos arranjos estabelecidos por Deus? Com certeza Deus não começará tudo de novo! Basta a "prova de toque" de 6000 anos de rebelião humana registrada na bíblia o livro eterno de Deus. Se isso ocorrer de novo, a cada caso Deus se sentirá justo em destruir eternamente o rebelde deliberado, individualmente e instantaneamente.
PESQUISA ADICIONAL