DESASSOCIAÇÃO: É BÍBLICO NA CONGREGAÇÃO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

DESASSOCIAÇÃO: É BÍBLICO NA CONGREGAÇÃO?


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Desassaciação (Excomunhão) é uma punição religiosa utilizada para se retirar ou suspender um crente de uma filiação ou comunidade religiosa.
A palavra significa literalmente colocar [alguém] fora da comunhão. Em algumas religiões, excomunhão inclui condenação espiritual do membro ou grupo.
Excomunhão estigmatiza e sanções, que incluem banimento do crente.

A base bíblica da excomunhão é a anátema. As referências são encontradas em Gálatas 1:8 . "Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema!"

Então, também, I Coríntios 16:22 - "Se alguém não amar ao Senhor, seja anátema."
A palavra pode ser traduzida de várias maneiras, a versão King James o traduz como "amaldiçoado".

O Novo Testamento contém limitado exemplos de excomunhão. Jesus, em Mateus 18:17, "Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja.
E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano" .

Na epístola aos Romanos 16:17, Paulo escreve para "marcar aqueles que causam divisões contrário à doutrina que vos tenho aprendido e evitá-las", e em I Coríntios 5, ele instrui os coríntios para expulsar os membro imorais da sua comunidade.

Além disso, em II João 1:10-11, o escritor aconselha: "Por isso, quando eu for aí, hei de recordar as obras que ele pratica, espalhando contra nós coisas más.
Não contente com isto, ele não só recusa receber os irmãos, como até proíbe de recebê-los aos que quereriam fazer, e os exclui da comunidade".

JESUS na BÍBLIA , também se diz expulsar pessoas NÃO ARREPENDIDAS, pecadores que não desejam nunca se arrepender e mudar para a NOVA PERSONALIDADE NA CONGREGAÇÃO. “
Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:  ‘Conheço as tuas ações, que não és nem frio nem quente. Quisera eu que fosses frio ou quente.  Assim, porque és morno, e não és nem quente nem frio, vou VOMITAR-TE da minha boca. Apoc.3:14a16. vide também, 1 Cor.5:13.

Se a congregação tem um CIDADÃO PECADOR IMPENITENTE NÃO ARREPENDIDO, depois de ser "várias" vezes ajudado que impenitentemente quebra  todas regras bíblicas, influenciando TODO REBANHO, e não querendo mais ajuda, mas, que continua a desafiar a "igreja", como você acha que os RESPONSÁVEIS, tem de agir biblicamente para REAJUSTAR TAL INDIVÍDUO?  

VEJA AS REGRAS DE CRISTO E DE DEUS NA SUA BÍBLIA!
1 Cor.5:11a13, 15:33,  2 João 9a11, Apoc.3:14a16.

Os responsáveis da “Igreja” não merecem respeito de Deus e de Cristo, se não aplicarem as regras bíblicas para os baderneiros impenitentes dentro da "igreja", com certeza o espirito santo fugirá dela, contaminará TODO REBANHO com práticas insuportáveis biblicamente! Gal.5:9.

A READMISSÃO:
Mas, a palavra de Deus deixa claro que se o pecador expulso da congregação ARREPENDER-SE, com certeza, terá seu direito de RETORNO feliz aos membros. 2 Cor 2:5a8. ÍNDICES DOS EXCOMUNHADOS: 80% retornam,15% não assumem mais religião, 4% migram para outra, 1% tornam se APOSTATAS.

OS CUIDADOS AO TRATAR CASOS DE PEDOFILIA NA CONGREGAÇÃO
Dentro todos casos de pecados graves que ocorrem dentro da congregação cristã, provavelmente os casos de PEDOFILIA sejam os mais difíceis para os responsáveis religiosos tratarem. Por que?
01- Envolvem menores de idade. (Pais ou responsável devem estar presente).
02- Envolvem crime civil.
03- Envolvem o perdão religioso ou não do pedófilo.
04- Envolvem muitas ajudas posteriores às vítimas.
05- Envolvem expulsão ou não do pedófilo ou acompanhamento nos casos de arrependimento do pedófilo, e AJUDAS à vítima para o resto da vida.
06- Envolvem as responsabilidades dos que tratam dos casos, no caso de erro ao tratar  o fato, perante a vítima, o Pedófilo, os responsáveis do menor, a congregação e a comunidade.
07- Envolvem todos os incriminados diretamente ou indiretamente aceitarem ou não suas culpas bem como aceitarem as decisões para as devidas correções.
08- Envolvem os cuidados para sempre de cuidar de possíveis recaídas de abusadores de menores, protegendo a congregação.
09- Envolvem ações  CIVIS dos que lidam com cada caso de Pedofilia. VEJA: “OS ANCIÃOS QUE LIDAM DE CASOS DE PEDOFILIA,  DEVEM ACUSAR ALGUÉM PERANTE A POLÍCIA, O TRIBUNAL, conselho tutelar etc, MESMO EM CASOS NÃO TOTALMENTE COMPROVADOS. (manual dos anciãos,  Sentinela 97 15/8  Pg. 28 prg. 1 (Disponível ao público).

A DESASSOCIAÇÃO SÓ É RUIM PARA QUEM:
01- Não ama Jeová. Marcos 12:28-31
02- Não ama Jesus. Apoc 3:14-16.
03- Não quer respeitar a bíblia. 2 Tim 3:16,17.
04- Não quer respeitar a irmandade. (congregação) 1 Cor 5:9-13.
05- Não quer respeitar a autoridade dos da dianteira. Heb. 13:17.
06- Não ama o próximo. Lev. 5:1.
07- Não ama sua família.
08- Não quer arrepender se. Prov. 28:13.
09- Quer defender a imoralidade ou coisas detestáveis segundo DEUS. 1Cor.6:9,10.
10- Quer tornar se APOSTATA.
11- Não quer o fluxo livre do espírito santo.
12- Não quer que o alimento do Mordomo prudente de Cristo. Luc. 12:42.
13- Não ama o "caminho da verdade". 2 Ped. 2:2.
14- Quer perder a VIDA ETERNA. 1 Cor. 6:9-12.

EXEMPLO PRÁTICO DE EXCOMUNHÃO:
Um cidadão pertencente a um partido político, em um determinado período de sua carreira política, quebra o decoro.
Não farão os membros de seu partido, uma averiguação cabal de sua atuação, e caso comprovada sua prevaricação, não será expulso de sua respectiva agremiação partidária?
Por acaso, após sua expulsão, os membros de seu partido, figurarão na mídia, acompanhando até socialmente com tal membro expulso? Seu retorno é possível?
Veja que no caso de expulsão religiosa é possível o retorno desde que o membro se arrependa e conserte o dano (possível) de suas ações causadoras da excomunhão!

EXEMPLO REAL DE DESASSOCIAÇÃO  DENTRO DA BÍBLIA.
Irmão dentro da congregação cristã batizado, tem relações sexuais com sua madrastra, sem arrependimento prejudica o fluxo do espírito santo da congregação e se torna público.  Veja: "Realmente, relata-se entre vós fornicação, e fornicação tal como nem há entre as nações, que certo [homem] tenha por esposa [a] de [seu] pai. 
E estais vós enfunados, e nem ao menos pranteastes, a fim de que o homem que cometeu esta ação fosse tirado do vosso meio?"  1 Cor 5:1-2.

SOLUÇÃO MARAVILHOSA: VEJA QUE A  DESASSOCIAÇÃO DEU RESULTADO:
O irmão arrependido 6 meses depois foi readmitido: " Ora, se alguém causou tristeza, ele entristeceu, não a mim, mas a todos vós, até certo ponto — para não ser rigoroso demais naquilo que digo.  Esta censura da parte da maioria é suficiente para tal homem,  de modo que agora, ao contrário, deveis perdoar-lhe bondosamente e [deveis] consolá-lo, para que tal homem não seja de algum modo tragado pela sua excessiva tristeza. Exorto-vos, portanto, a que confirmeis o vosso amor por ele.  Porque eu vos escrevo também com o fim de averiguar de vós a prova, se sois obedientes em todas as coisas. O que bondosamente perdoardes a alguém, eu também [perdôo].
De fato, quanto a mim, o que eu tiver bondosamente perdoado, se é que perdoei bondosamente alguma coisa, tem sido por vossa causa à vista de Cristo;  para que não sejamos sobrepujados por Satanás, pois não desconhecemos os seus desígnios. 2 Cor 2:5-11.

Veja a recomendação do apostolo Paulo: "Eu vos escrevi na minha carta que cesseis de manter convivência com fornicadores,  não [querendo dizer] inteiramente com os fornicadores deste mundo, ou [com] os gananciosos e os extorsores, ou [com] os idólatras. Senão teríeis realmente de sair do mundo.

Mas, eu vos escrevo agora para que cesseis de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem.  
Pois, o que tenho eu que ver com o julgamento dos de fora? Não julgais vós os de dentro, ao passo que Deus julga os de fora? “Removei o [homem] iníquo de entre vós.” 1 Cor.5:9-13.

PERGUNTA: E VOCÊ DESASSOCIADO VAI  ARREPENDER-SE OU TORNAR APÓSTATA?

CONCLUSÃO: Existe excomunhão em todas esferas onde há associação de pessoas e onde existem regras, estatutos de conduta, portanto leiam direto o assunto: tudo tem limite, perdão é para quem quer perdão, pois pecador não arrependido não quer perdão! SENÃO sua “igreja” virará a verdadeira Babilônia.
NÃO EXISTE MELHOR FERRAMENTA BÍBLICA AMOROSA PARA A CONGREGAÇÃO, DADA POR DEUS, PARA CONSERTAR UM INÍQUO, DO QUE A DESASSOCIAÇÃO. 2 JOÃO 9,10.

PESQUISA COMPLEMENTAR:
Voltar para o conteúdo