CRISTÃOS VERDADEIROS PRECISAM REUNIR, ONDE?
O CRISTÃO NECESSITA DE REUNIR-SE
Você deve descartar todas as religiões?
As pessoas sofrem muito quando frequentam religiões do mundo, de modo que ficam traumatizadas. É verdade que: as religiões do mundo servem para denegrir a verdadeira. Apoc. 18:2-4.
Quando alguém convida simpatizantes para as verdadeiras reuniões cristãs, o convidado às vezes reluta em não ir ao Salão do reino das Testemunhas. Sal. 122:1.
Mas é difícil ele ir devido a este trauma. Em se congregar.
A maioria se justifica que não é necessario congregar-se. Mas alguns textos bíblicos podem mostrar a importância e necessidade de congregar-se.
Quem se isola da congregação não se alimenta espiritualmente e não se edifica. Prov. 18:1,2; Mat. 24:45; Rom 1:11,12; Heb. 10:24,25
Outrossim, a própria palavra grega para igreja ou "eclesius" denota reunião de pessoas em grupos para se edificarem e se alimentar. Filemom 1:1,2.
Portanto, FICAR SEM CONGREGAR na verdadeira adoração é estar fora da MÃO DE JESUS. Apoc. 1:12,16,20. Veja Jesus alimentando e edificando as congregações: Apocalipse capítulos 2 e 3 inteiros.
JESUS ODEIA DESVIOS DA ADORAÇÃO VERDADEIRA. Apoc.2:6.
“Todavia, tens o seguinte, que odeias as ações da seita de Nicolau, que eu também odeio”.
01- Desde os PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE a ADORAÇÃO DE JEOVÁ SEMPRE FOI UNIDA E CONGREGADA.
02- OS JUDEUS estavam sempre em assembléia, NA ESCRAVIZAÇÃO NO EGITO. (400 anos). Jeová desde esta época desejava apartar seu povo agrupado do Egito e congrega lo na terra de Canaã.
03- NO DESERTO, depois de Horebe durante 40 anos nunca se separaram. No tabernáculo existia as limitações do PÁTIO, apartando os Judeus dos demais povos, e mantendo OS JUNTOS e liderados.
04- Na TERRA DE CANAÃ, terra da promessa, eram agregados e separados das nações vizinhas e adoravam no templo em JERUSALÉM congregados. Sal. 122:1.
05- No CATIVEIRO (70 anos) em BABILÔNIA se mantiveram agrupados devidamente até por Genealogia. (Tribos)
06- Na VIAGEM DE RETORNO para a Terra da promessa estavam reunidos e voltaram como UM TODO, com a chefia de Esdras e Neemias. Sal. 122:1.
07- NA REPATRIAÇÃO, a reocupação de seus locais de origem e o sacerdócio todos UNIDOS e juntos governados por Zorobabel e Sumos sacerdotes.
08- ATÉ A CHEGADA DE JESUS, todos sábados frequentavam regularmente as SINAGOGAS. Luc.4:16.
09- NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ, se reuniam sempre e regularmente em lares e locais apropriados para ADORAREM E APRENDEREM. Heb.10:23a25.
10- NO APOCALIPSE, DIA DO CRISTO, os cristãos verdadeiros são vistos em “igrejas” (ECLESIOUS) na mão de Jesus. Apoc. 1:20, 2:1, 1 Cor. 7:17.
11- NO TEMPO DO FIM, em grupos e internacionalmente, os cristãos estão num só GRUPO, SEM SECTARISMO, são alimentados pelo mordomo prudente, organizados hierarquicamente. João 10:16, Luc. 12:42, Heb. 2:12.
12- NA BÍBLIA, informa se que, QUEM SE ISOLA, se TORNA egoísta e estulto. Prov. 18:1.
Você precisa ser membro de uma religião?
JÁ FICOU decepcionado com as religiões? Acha que elas são desnecessárias? Então, não é o único. O número de pessoas que decidiram não pertencer a uma religião está aumentando rapidamente.
Algumas pessoas abandonaram sua religião porque acreditam que ela fomenta a hipocrisia e a intolerância. Outras acham muito difícil seguir uma forma metódica de adoração. Ainda outras acham que as religiões são desnecessárias para se ter um relacionamento com Deus. O que a Bíblia realmente ensina sobre as religiões?
Amigos de Deus da antiguidade
A Bíblia faz uma descrição clara de como Abraão, Isaque, Jacó e outros patriarcas antigos adoravam a Deus. Por exemplo, Deus disse em certa ocasião: “Fui familiarizar-me com [Abraão], para que ordenasse aos seus filhos e aos da sua casa depois dele que guardassem o caminho de Jeová para fazer a justiça e o juízo.” (Gênesis 18:19) Abraão era amigo de Deus; ele tinha um relacionamento pessoal com o Criador.
Mas ele também adorava a Deus na companhia de sua família. De modo similar, outros patriarcas que eram amigos de Deus o adoravam em comunidade, geralmente com parentes próximos e distantes, além de seus servos.
Com o tempo, Deus exigiu que os israelitas antigos e, mais tarde, os cristãos do primeiro século, se congregassem para adorá-lo. (Levítico 23:2, 4; Hebreus 10:24, 25) Essas ocasiões incluíam cânticos, leitura das Escrituras e orações públicas. (Neemias 8:1-8; Colossenses 3:16) As Escrituras também estipulavam que um grupo de homens qualificados devia tomar a dianteira na adoração. — 1 Timóteo 3:1-10.
Benefícios da adoração em congregação
De acordo com esses padrões bíblicos, é razoável concluir que hoje Deus também espera que seus amigos o adorem de um modo organizado, como congregação. E fazer isso só traz benefícios.
Por exemplo, a Bíblia compara o adorador verdadeiro a uma pessoa viajando por uma estrada apertada e a um atleta numa corrida. (Mateus 7:14; 1 Coríntios 9:24-27) Quando a corrida é longa e cansativa e o terreno é difícil, um corredor pode se cansar com facilidade e acabar desistindo.
Mas ele pode superar seus próprios limites se for incentivado por outras pessoas. Da mesma forma, alguém pode manter sua amizade com Deus apesar das dificuldades quando recebe incentivo de outros adoradores.
Isso explica as palavras de Hebreus 10:24, 25: “Consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e a obras excelentes, não deixando de nos ajuntar.” A Bíblia também diz que os adoradores verdadeiros devem servir a Deus como irmãos e irmãs, unidos como um corpo, por assim dizer.
A Bíblia diz que esse corpo, ou congregação, é unido por um vínculo de amor e paz. Por exemplo, Efésios 4:2, 3 aconselha os adoradores verdadeiros a agir “com completa humildade mental e brandura, com longanimidade, suportando . . . uns aos outros em amor, diligenciando observar a unidade do espírito no vínculo unificador da paz”. Como alguém poderia seguir esse conselho se adorasse a Deus de modo independente?
Deus não quer ser adorado por um grupo de pessoas religiosas que mal se conhecem; é da vontade dele que seus adoradores sejam bem unidos e achegados. A Bíblia aconselha os adoradores de Deus a falar de acordo, evitar divisões e estar “aptamente unidos na mesma mente e na mesma maneira de pensar”. (1 Coríntios 1:10) Isso faria pouco sentido se Deus quisesse que as pessoas o adorassem de forma independente umas das outras.
A Bíblia mostra claramente que, para uma forma de adoração ser aceitável a Deus, é preciso haver uma organização por trás dela. E a religião organizada descrita na Bíblia, a que tem o apoio de Deus, pode lhe dar a ajuda necessária para suprir sua necessidade espiritual. — Mateus 5:3.
É verdade que muitas religiões hoje são culpadas de incontáveis atrocidades e hipocrisia. Mesmo assim, isso não quer dizer que você deva rejeitar todas as religiões. Deve haver uma religião na Terra que seja organizada para mostrar amor a todas as pessoas e ensinar os princípios morais de Deus. Uma religião assim pode ajudar você a desenvolver uma fé verdadeira. A Bíblia fornece as pistas necessárias para ajudá-lo a identificar o tipo de adoração aceitável a Deus.
Existe algum precedente na Bíblia de uma religião organizada? — Levítico 23:2, 4.
Qual é um benefício importante de se adorar a Deus como parte de uma congregação? — Hebreus 10:24, 25.
Qual é o vínculo que une as pessoas em uma religião? — Efésios 4:2, 3.
PERGUNTA DE LEITORES
Lu 9:49, 50 — Por que Jesus não impediu certo homem de expulsar demônios, apesar de ele não ser um de seus seguidores?
Em vista disso, João disse: “Instrutor, vimos alguém expulsar demônios usando o seu nome e tentamos impedi-lo, porque ele não segue o senhor conosco.” Mas Jesus lhe disse: “Não tentem impedi-lo, pois quem não é contra vocês é a favor de vocês.”
Jesus não o impediu porque a congregação cristã ainda não havia sido formada. Assim, não se exigia que aquele homem acompanhasse fisicamente a Jesus para que exercesse fé no Seu nome e expulsasse demônios. — Mar. 9:38-40.
TEXTO INTERPRETADO E ENTENDIDO ERRONEAMENTE
"Onde tiverem dois ou três reunidos estarei aí". Mat.18:15a20.
Note o assunto inteiro, trata se os da dianteira da congregação se reunindo para tratarem assuntos dos casos congregacionais, problemas dos irmãos.
CONCLUSÃO: QUEM INCENTIVA O CRISTÃO ADORAR E SE ALIMENTAR SOZINHO CONTRARIA A BÍBLIA. Prov. 18:1.
Pela palavra de Deus somos incetivados a reunirmos regulamente para adorar coletivamente e sermos instruídos por Jeová. João 6:44,45; Heb. 10:24,25
PESQUISA ADICIONAL