CEIA DO SENHOR: LAVA-SE OS PÉS UNS DOS OUTROS NAS CEIAS DE HOJE?
UMA LIÇÃO DE HUMILDADE
Os apóstolos estavam com Jesus num sobrado em Jerusalém para comemorar a Páscoa. Algum tempo antes, Jesus os ouviu discutir sobre qual deles era o mais importante. (Mateus 18:1; Marcos 9:33, 34) Ele já havia conversado com eles sobre esse assunto e se esforçado a corrigir a maneira de pensarem. (Lucas 9:46) Mas dessa vez Jesus usou um método diferente para enfatizar essas lições. Ele decidiu não apenas falar-lhes sobre humildade, mas demonstrá-la.
Jesus “levantou-se da refeição noturna e pôs de lado a sua roupagem exterior”, escreve João. “Tomando uma toalha, cingiu-se. Depois pôs água numa bacia e principiou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha de que estava cingido.” — João 13:4, 5.
No clima quente do antigo Oriente Médio, era comum as pessoas andarem de sandálias nas estradas poeirentas. Ao entrarem na casa de uma pessoa simples, o anfitrião as cumprimentava e lhes arranjava recipientes e água para que pudessem lavar os pés. Nas casas dos ricos, seus pés eram lavados por um escravo. — Juízes 19:21; 1 Samuel 25:40-42.
No sobrado, Jesus e os apóstolos não eram hóspedes de ninguém. Não havia anfitrião para arranjar recipientes, nem escravos para lavar os pés. Quando Jesus começou a lavar os pés dos apóstolos, eles se viram numa situação embaraçosa. Aquele que era o mais importante entre eles realizou a tarefa mais humilde!
No início, Pedro não quis deixar Jesus lavar seus pés. Mas Jesus lhe disse: “A menos que eu te lave, não tens parte comigo.” Assim que terminou de lavar os pés de todos os apóstolos, Jesus disse: “Sabeis o que vos tenho feito? Vós me chamais de ‘Instrutor’ e ‘Senhor’, e falais corretamente, pois eu o sou. Portanto, se eu, embora Senhor e Instrutor, lavei os vossos pés, vós também deveis lavar os pés uns dos outros. Pois estabeleci o modelo para vós, a fim de que, assim como eu vos fiz, vós também façais.” — João 13:6-15.
Jesus não estava instituindo um ritual de lava-pés, mas ajudando seus apóstolos a adotar uma nova mentalidade — ter humildade e a disposição de realizar as tarefas mais humildes em favor de seus irmãos. Evidentemente, eles entenderam o ponto. Considere o que aconteceu anos mais tarde quando surgiu a questão da circuncisão. Embora houvesse “muita disputa”, os presentes mantiveram a ordem e ouviram respeitosamente a opinião dos outros. Além disso, era de esperar que um dos apóstolos presentes presidisse aquela reunião, mas parece que foi o discípulo Tiago quem fez isso. Esse detalhe no registro de Atos indica que os apóstolos fizeram um considerável progresso na questão de manifestar humildade. — Atos 15:6-29.
Uma lição para nós
Ao lavar os pés dos apóstolos, Jesus deu uma grande lição de humildade. Na verdade, os cristãos não devem considerar-se tão importantes a ponto de achar que os outros sempre têm de servi-los, nem devem ficar tentando obter posições de honra e prestígio. Em vez disso, devem seguir o exemplo de Jesus, que “não veio para que se lhe ministrasse, mas para ministrar e dar a sua alma como resgate em troca de muitos”. (Mateus 20:28) A verdade é que os seguidores de Jesus devem estar dispostos a realizar as tarefas mais humildes em favor de seus irmãos.
Não foi sem motivo que Pedro escreveu: “Cingi-vos de humildade mental uns para com os outros, porque Deus se opõe aos soberbos, mas dá benignidade imerecida aos humildes.” (1 Pedro 5:5) A palavra grega para “cingir” deriva-se de uma palavra que dá a ideia de “um avental de escravo”, sob o qual se amarrava uma roupa folgada. Será que Pedro estava se referindo ao ato de Jesus cingir-se com uma toalha e lavar os pés dos apóstolos? Não podemos afirmar isso com certeza. Mas uma coisa é certa: o serviço humilde realizado por Jesus marcou profundamente a Pedro e deve fazer o mesmo com todos os que desejam ser seguidores de Cristo. — Colossenses 3:12-14.
*CONCLUSÃO: CEIA DO SENHOR*
Enganou-se quem imagina que frequentando a Ceia do Senhor uma ou três vezes por ano herdará a vida imortal no céu. Enganou-se redondamente! Veja porque:
01- A Ceia do Senhor (festividade comemorativa) é o cumprimento final da Páscoa Judaica. Nela os israelitas e prosélitos festejavam a LIBERTAÇÃO da escravidão do Egito. Entretanto a Festividade da Ceia do Senhor além comemora-se e pactua-se a LIBERTAÇÃO MAIOR da morte adâmica (pecado original) *para a vida IMORTAL (vida em si mesmo) no céu apenas da classe sacerdotal* . Somente a classe sacerdotal é pactuada para o REINO CELESTIAL. João 6:53; Lucas 22:28-30; Apoc. 5:9,10; Apoc. 20:5,6.
02- A classe não sacerdotal VAI na festividade, porém NÃO participa dos emblemas, por não ser designada como REIS E SACERDOTES no Reino celestial, E NEM SER PACTUADA PARA UM REINO. Lucas 22:28-30. Apoc. 5:5,10; 14:1-4.
O maior erro de interpretação da Ceia do Senhor é imaginar que, quem NÃO come (simbolicamente) a carne e NÃO bebe o sangue de Jesus NÃO herdará a vida eterna. João 6:53.
Todos leitores da Bíblia ao lerem João capítulo 6 inteiro, terá uma FALSA sensação que a ir na Ceia do Senhor e participar dos emblemas é OBRIGATÓRIO para as DUAS CLASSES, e questão de SALVAÇÃO.
NA VERDADE "comer a carne" e "beber o sangue" de Jesus NÃO é IR na FESTIVIDADE da Ceia do Senhor. JESUS, nas entrelinhas, foi taxativo: Comer seu corpo e beber seu sangue é OBRIGATÓRIO DIARIAMENTE! Como assim? Note que o capítulo inteiro de João 6 Jesus afirma sem menor sombra de dúvida: EXERÇAM FÉ (diariamente) EM MIM QUE TERÃO vida ETERNA. Jesus disse que o corpo dele é o pão que desce do céu, e que *todos deviam exercer fé comendo esse "maná" diariamente* . João 6:27,29-36; 47-51,53-58.
03- Mas se a classe NÃO sacerdotal NÃO come e NÃO bebe os emblemas, como serão perdoados dos SEUS PECADOS pecados?
A grande multidão não serve como reis e sacerdotes de Deus, porém ela tem seu lugar no ÁTRIO (pátio) ESPIRITUAL que é a terra. Nesse ÁTRIO todos DESSA CLASSE NÃO SACERDOTAL "lavam e branqueiam suas vestes no SANGUE DO CORDEIRO. Apocalipse 7:14,15.
*SABE EXPLICAR* ?
*SABE EXPLICAR* ?
DOS 512 DISCÍPULOS DE JESUS, POR QUE APENAS 12 FORAM CONVIDADOS PARA A CEIA DO SENHOR?
O QUE JESUS QUIS DIZER QUE *TODOS* OS 11 DEVERIAM COMER DA CEIA NOTURNA* ?
A CEIA NÃO É PACTO PARA SALVAÇÃO DOS PARTICIPANTES; É PACTO PARA O REINO MILENAR E PERDÃO DOS PECADOS DA CLASSE SACERDOTAL (DOS 11 FIEIS).
JUDAS NUNCA SERÁ PERDOADO.
MATÉRIAS ADICIONAIS