CARNE DE PORCO É IMPRÓPRIA PARA O CRISTÃO?
A PARTIR DE QUANDO DEUS DECRETOU QUE O HOMEM NÃO DEVERIA COMER CARNE DE PORCO ?
Quando Deus decretou pela primeira vez que o homem podia comer carne de animais, ELE não restringiu nenhum tipo de carne de animal.
Esta autorização estava clara que todos tipos de animais poderiam ser a abatidos e sangrados e comidos; mesmo o homem sabendo quais eram os animais PUROS e IMPUROS para SACRIFÍCIOS a ELE. Gên 9:1-4
Portanto, o homem estava autorizado alimentar se de qualquer tipo de carne animal desde o DILUVIO, até a LEI dada a NAÇÃO de ISRAEL em HOREBE. Lev.11 Capítulo inteiro
Qual será o motivo de Deus, primeiro autorizar comer todos tipos de carnes de animais desde que sangrados e depois de muito tempo mudar esta ordem restringindo alguns tipos de carne de vários animais que passaram a ser impuros para ALIMENTAÇÃO?
Mais tarde depois da Lei, os Cristãos foram advertidos a se restringirem de carnes impróprias para o consumo? Você conhece algum versículo depois de Pentecostes alguma citação proibitiva de carnes impróprias para o Cristão?
CARNE DE PORCO É IMPRÓPRIA PARA O CRISTÃO?
Animais Limpos e Impuros. Uma classificação dos animais pode ser observada nas instruções de Deus a Noé, para que levasse consigo, na arca, sete de cada animal limpo e dois de cada animal impuro. (Gên 7:2, 3, 8, 9)
Visto não ter sido ainda autorizada o uso de carne na alimentação, esta diferença entre limpos e impuros foi, provavelmente, determinada à base do que era aceitável a Jeová como sacrifício.
Por isso, ao sair da arca, Noé sabia que animais eram limpos e apropriados para serem oferecidos sobre o altar. (Gên. 8:20) Nessa ocasião, não existia nenhuma restrição com respeito ao tipo de animal que Noé e sua família podiam comer, conforme indicado pelas palavras de Jeová: “Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento.” Gên 9:3.
Portanto, a lei de Deus, dada aos israelitas, introduziu uma nova distinção, ao classificar certos animais como limpos e apropriados como alimento, e outros como impuros e proibidos como alimento. O texto especifica: “Toda criatura de casco partido e de fenda nos cascos, e que rumina, dentre os animais, é a que podeis comer.” (Le 11:3) E, novamente: “Não deves comer coisa alguma detestável. Esta é a sorte de animal que podeis comer: o touro, a ovelha e a cabra, o veado e a gazela, e o corço, e o cabrito montês, e o antílope, e a ovelha selvagem, e a camurça; e todo animal de casco partido e de casco fendido em dois, que rumina entre os animais.” — De 14:3-6.
Os animais que não possuíssem uma ou ambas as características supracitadas não deviam ser comidos pelos que estavam sob os termos do pacto da Lei. Os animais proibidos incluíam o procávia, a lebre, o porco e o camelo. Também, as criaturas que ‘andam nas suas patas’ foram proibidas, isto, sem dúvida, abrangendo criaturas tais como o leão, o urso e o lobo. Lev. 11:4-8, 26, 27; De 14:7, 8.
Estas limitações alimentares só se aplicavam aos que estavam sob a Lei mosaica, pois a declaração de Levítico 11:8 é: “São impuros para vós”, isto é, para os israelitas. Com a ab-rogação da Lei, à base da morte sacrificial de Cristo Jesus, essas proibições foram canceladas, e, mais uma vez, todos os humanos poderiam considerar-se sob a mesma provisão ampla anunciada a Noé, depois do Dilúvio. Col. 2:13-17; Gên. 9:3, 4.
Visto que a restrição quanto a alimentos impuros foi removida junto com o restante da Lei, talvez surja uma pergunta quanto à razão pela qual Pedro, cerca de três anos e meio depois, ainda não havia comido quaisquer animais “impuros”. (At 10:10-15) Deve-se lembrar que o cancelamento da Lei (pentecostes) resultou em grandes mudanças na vida dos seguidores de Cristo, e, portanto, é razoável que tenha levado algum tempo para que avaliassem tudo o que estava envolvido. Atos 15:1-5.
CONSIDERAÇÕES DA DIETA ALIMENTAR DOS ISRAELITAS:
Distinção de alimentos limpos e imundos era só para Israel? Marcos 7:19,20. Jesus considerou puro todos os alimentos? Lembre se, Jesus estava totalmente debaixo da LEI, somente em pentecostes a Nova Aliança entrou em vigor.
01- Tratava se de uma dieta alimentar genérica para uma nação inteira.
02- Ela preocupava com doenças contagiosas e perigosas da época.
03- Aquela dieta não contemplava milhares problemas alimentares provocadas tais como: DIABETES (açucar), ALERGIA AO GLUTÉN (trigo, cevada), PRESSÃO ALTA (sal), etc.
04- Hoje sabe se que verduras mau lavadas ou cozidas podem infestar os seres humanos idênticos as carnes "impuras".
05- Na atualidade cada individuo sabe se pode se alimentar ou não de carnes "gordas".
06- Hoje todo cristão, pode tirar proveito dos cuidados alimentares coletivos de Jeová para com seu povo Israel e cuidar de sua saúde com todas tecnologias modernas individualmente.
07- Técnicas modernas visam eliminar todos vestígios de infestações e contaminações. A pastorização, substâncias como o vinagre e outros bem como a utilização de radiação podem esterilizar certos produtos sujeitos a fácil deterioração.
MATÉRIA ADICIONAL