CARIDADE: BASTAM BOAS OBRAS? CONCEITO DA BÍBLIA - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

CARIDADE: BASTAM BOAS OBRAS? CONCEITO DA BÍBLIA

MUITOS hoje são pobres. Outros sofram doenças ou acham-se debilitados pelos efeitos da velhice. Para ajudar a tais pessoas, há aqueles que contribuem dinheiro para o avanço da pesquisa na luta contra as doenças, e para a manutenção de hospitais e centros que cuidam de órfãos e dos idosos. Outros oferecem até seu tempo para trabalhar em favor destas causas. Talvez o leitor, ou seus parentes, façam isso. Sem dúvida conhece outros que obtêm satisfação pessoal desse trabalho.

Aos esforços de aliviar o sofrimento ou de ajudar os desafortunados poder-se-ia chamar de “boas obras”. A Bíblia, com efeito, elogia que se cuidem dos órfãos e das viúvas. Lemos: “A forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em sua tribulação, e manter-se sem mancha do mundo.” (Tia. 1:27)
Mas, algumas “boas obras” em si não provam que a pessoa tenha a aprovação divina. Deus não julga pela aparência exterior das coisas. “Não como o homem vê é o modo de Deus ver, pois o mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Jeová, ele vê o que o coração é.”  1 Sam. 16:7.

Assim, como acha que Deus consideraria alguém que desse de seu tempo e seus recursos, basicamente, para fazer para si um nome, para impressionar os outros? O que dizer duma pessoa que contribui para instituições de caridade apenas para reduzir seu imposto de renda? E o que dizer das pessoas que se oferecem para ajudar os outros, primariamente, para salvar uma consciência culpada? Poderia Deus aprovar suas “boas obras”?

A Bíblia sublinha que Jeová Deus não aprova uma pessoa apenas por ela fazer algumas “boas obras”. O inteiro proceder da vida da pessoa precisa evidenciar devoção à justiça.
A pessoa talvez comece bem em fazer a vontade de Deus, mas esta vontade não a poupará do julgamento adverso se não continuar tal proceder. “Meu justo viverá em razão da fé”, diz Jeová, e, “se ele retroceder, minha alma não tem prazer nele”.  Heb. 10:38.

Jeová Deus sempre lidou com as pessoas segundo imutáveis princípios justos. Não são os atos exteriores em si, mas sim um registro de fidelidade motivado por bons motivos, que tem grande valor aos olhos de Deus. Como expressou o apóstolo Paulo sob inspiração: “Se eu tiver o dom de profetizar e estiver familiarizado com todos os segredos sagrados e com todo o conhecimento, e se eu tiver toda a fé, de modo a transplantar montanhas, mas não tiver amor, nada sou. E se eu der todos os meus bens para alimentar os outros, e se eu entregar o meu corpo, para jactar-me, mas não tiver amor, de nada me aproveita.” (1 Cor. 13:2, 3)

Similarmente, Jesus Cristo aconselhou: “Tomai muito cuidado em não praticardes a vossa justiça diante dos homens, a fim de serdes observados por eles: do contrário não tereis recompensa junto de vosso Pai que está nos céus.” (Mat. 6:1) Assim, que possamos ser achados praticando boas obras por amor, quando Jeová Deus examinar o registro que estabelecemos para nós mesmos!

O CRISTÃO MADURO QUE DESEJA FAZER OBRA DE CARIDADE DEVE PENSAR EM VÁRIOS PRINCÍPIOS BÍBLICO:
"Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão". Sal 37:25, ALA.
Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?   
Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?  E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?   

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.   
Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.  Mat 6:25-33, ALA.

PORTANTO: A PRIORIDADE DE CRISTO É O EVANGELHO ESPIRITUAL E NÃO O SOCIAL.


Voltar para o conteúdo