BATISMOS E NASCER DE NOVO NA BÍBLIA
I - OS BATISMOS NA BÍBLIA.
01- No velho testamento, todos judeus e prosélitos adoradores de Jeová foram batizados e dedicados para o nome de Jeová, como NAÇÃO em Moisés! Obedeciam a LEI. 1Cor.10:1,2.
02- Antecipando o batismo cristão, João Batista, batizava todos pré-cristãos adoradores de Jeová, em símbolo do arrependimento de pecados contra a lei mosaica, preparando o Batismo de JESUS. Mat. 3:1,2.
03- Depois da sua morte, Jesus antes de retornar ao céu, identificou a forma CORRETA e DEFINITIVA do batismo CRISTÃO até os fins dos tempos, batizando (imersão) em “nome” de Jeová, de Jesus, e do espirito santo). Todos os batizados anteriormente (João Batista) precisaram se readequar à partir de Pentecostes ao novo e definitivo batismo em água (Mat.28:19,20) batizando também em NOME DE JESUS, para poderem receber o espirito santo. Mat. 28:19,20, Atos 18:24a26; 19:1a7.Termina o Batismo de João. O batismo de João continuou até o dia de Pentecostes de 33 EC, quando foi derramado o espírito santo. Daquele tempo em diante, pregava-se o batismo “em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo”. (Mt 28:19; At 2:21, 38) Aqueles que depois foram batizados no batismo de João tiveram de ser rebatizados no nome do Senhor Jesus, a fim de receberem o espírito santo. — At 19:1-7.
04- Após o batismo essencial CRISTÃO em água, (Mat. 28:19,20), DEUS “BATIZA” SE FOR DO SEU AGRADO, as pessoas, derramando espírito santo para adotar as pessoas para nascerem de novo e tornarem se "ungidos", participantes no reino celestial, desde 33 EC até antes do início da grande tribulação, até completar o pleno número, para compor a noiva de Cristo! (144.000). Atos 1:5, Apoc.14:1,3.
05- Depois de todos estarem batizados regularmente batismo cristão e depois regularizarem o batismo de J. Batista, a bíblia NÃO exige NOVAMENTE o procedimento PADRÃO DO BATISMO DETERMINADO POR JESUS! (Não seria necessário). Mat 28:19a20.
06- Depois do Batismo CRISTÃO em água, Mat. 28:19,20, se DEUS não desejar que o batizando, seja “ungido” dos 144.000, (BATISMO COM ESP. SANTO), caso Deus não o escolha para participante da chamada celestial , só resta ao batizando perseverar e ser salvo no grupo outras ovelhas. (Vida na TERRA). João 10:16, Apoc.7:4,9,10.
07- Não adianta dizer que você é “ungido”, só você e Jeová sabem! Participante da ceia pode não ser ungido! Rom.8:16,17. Apoc.7:4.
08- Se você ser escolhido para a Grande multidão, Apoc.7:9,10, não adianta querer mudar de rebanho, pois todo aquele depois do Batismo Mat.28:19,20, que DEUS não “batiza com o seu espirito santo e não UNGI LO, para nascer de novo, JAMAIS será arrebatado, para receber vida imortal no céu, e se morrer antes da Grande tribulação irá ser ressuscitado na TERRA. Apoc.20: 7,8,12,13, Mat. 5:5.
09- O batismo por DEUS e a unção dada por DEUS, NASCER de NOVO, começou em 33 EC, pentecostes e termina antes da grande tribulação.
10- Nenhum teólogo do Mundo tem a mínima dúvida do texto de Mat.28,19,20, ser canônico.
11- Se alguém não se enquadrar nos requisitos de DEUS para nascer de novo, não será assinalado ou selado! Será da Grande Multidão, ou destruído!
12- O batismo CRISTÃO DEFINITIVO, não é trinitário. Pois o espirito santo não é pessoa.
13- Todos os que se submetiam ao batismo CRISTÃO no primeiro século, a partir de 33 DC, eram logo TODOS em seguida “UNGIDOS” por DEUS, até o número de assinalados, Apoc.7:4
14- De um determinado tempo da colheita no tempo do Fim, DEUS iniciou a não mais “ungir” a TODOS batizandos CRISTÃOS, iniciando assim o ajuntamento de outra classe de CRISTÃOS, não “ungidos”, exeto para reposição. (Não confunda sem “unção” com sem espirito santo). Apoc.7:4,9,10.
15- Deus pode também "BATIZAR" algumas pessoas COM "FOGO" em símbolo de destruição eterna! (Não confundir com línguas de fogo só dos 120 ungidos, sobre a cabeça, no primeiro século). Luc.3:16,17, Mat.13:49,50.
16- Ademais como poderíamos batizar "em nome" de alguém que não tem nome próprio? Já encontrou na Bíblia alguém sendo batizado "em nome" do espírito santo? Atos 19:1-9
II- NASCER DE NOVO - JESUS NASCEU DE NOVO?
Sim, Ele cumpriu os preceitos do Batismo em água, Jeová O UNGIU com espírito santo, ungindo o como filho espiritual, (CRISTO= UNGIDO DE JEOVÁ), para depois quando morresse se tornaria um filho espiritual, nascendo assim de novo após sua ressurreição imortal, para reinar com sua noiva de 144000 membros de cristãos também nascidos de novo. 1 Cor. 15:50.
Note: Jesus só nasceu de novo DEPOIS de seu batismo em água.
III- BATISMO COM FOGO
Quando muitos fariseus e saduceus foram ter com João, o Batizador, este os chamou de “descendência de víboras”. Falou sobre Aquele que vinha e disse: “Este vos batizará com espírito santo e com fogo.” (Mt 3:7, 11; Lu 3:16) O batismo com fogo não é o mesmo que o batismo com espírito santo. O batismo com fogo não podia ser, conforme alguns dizem, as línguas de fogo em Pentecostes, porque os discípulos não foram ali imersos em fogo. (At 2:3)
João disse aos seus ouvintes que haveria uma divisão, que haveria um ajuntamento do trigo, após o que a palha seria queimada em fogo inextinguível. (Mt 3:12) Ele salientou que o fogo não seria uma bênção ou uma recompensa, mas ocorreria porque ‘a árvore não produziu fruto excelente’. — Mt 3:10; Lu 3:9.
Ao usar fogo como símbolo de destruição, Jesus predisse a execução dos iníquos que ocorreria durante a sua presença, dizendo: “No dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, e destruiu a todos. Do mesmo modo será naquele dia em que o Filho do homem há de ser revelado.” (Lu 17:29, 30; Mt 13:49, 50) Outros casos em que o fogo não representa uma força salvadora, mas uma destrutiva, são encontrados em 2 Tessalonicenses 1:8; Judas 7; e 2 Pedro 3:7, 10.
QUESTIONAMENTOS - BATISMO CRISTÃO:
01- Precisa ser mencionado a organização religiosa e o respectivo aceite dela antes da imersão do BATISMO CRISTÃO?
RESPOSTA: Em Apocalipse o próprio Jesus revelou que no tempo final o Cristão enfrentaria um dilema: De todas entidades religiosas existentes, qual seria realmente o "caminho da verdade"? Qual a organização religiosa que poderíamos nos reunir e que não faz parte da condenada "BABILÔNIA A GRANDE"? Por que somos alertados na bíblia que a CRISTANDADE no final dos tempos estaria SECTÁRIA com seus milhares de "caminhos" conflitantes? Apoc. 1:1; 18:2-4. 3 João 1:3,4
02- O batismo Cristão verdadeiro pode ser em qualquer entidade religiosa?
RESPOSTA: Dos milhares de caminhos professos "cristãos", será que todos levam a Deus? Será que aqueles batismos em entidades religiosas que ensinam doutrinas e mandados de homens são aceitos por Deus e por Cristo? Mat. 15:6-9
03- O batismo duma entidade religiosas serve para outra organização religiosa?
RESPOSTA: Dificilmente. Algumas entidades religiosas até aceitam o batismo de outras entidades das quais derivaram e que são mais ou menos parecidas uma com a outra, com pequenas divergências doutrinárias.
04- O candidato ao batismo precisa reconhecer o Corpo Governante que vai dirigir as congregações que ele freqüentará?
RESPOSTA: Sim é necessário. Embora neguem que isso não é necessário, todas entidades tem um corpo governante, com seu sede, fundador, inscrições, CNPJ, de onde são eleito os da dianteira, eleito seus bispos, diáconos. Toda entidade tem de obedecer a Cezar na sua legalização dos país, estado e município. Rom. 13:1-9.
05- O batizando precisa saber que escravo fiel ele se alimentará espiritualmente?
RESPOSTA: Jesus fez um desafio: Quem é o Escravo fiel e Discreto? será que você não vai quer conhecê-lo? Será esta classe se compõe de todos cristãos supostamente fiéis a Deus que alimentam todos nós? Mat. 24:45-47.
06- Pode uma pessoa batizar-se numa entidade religiosa que serve alimentos espiritual da mesa do diabo?
RESPOSTA: A Bíblia é clara: Só tem duas mesas para alimentarmos, a de Jeová Deus por Cristo e do diabo. João 6:44-45; 2 Cor. 6:14-18.
07- O batismo feito numa religião Babilônica serve para a SALVAÇÃO?
RESPOSTA: Não, pois a palavra de Deus é clara: "SAÍ DELA POVO MEU". Apoc.18:2-4.
08- Basta o imergido ter fé e seguir Jesus para ser SALVO?
RESPOSTA: Após surgimento do Messias na Terra, os batismos eram aparentemente ultra rápidos sem formalidades. Por que isso se dava? Os adoradores pré-cristãos já eram dedicados e "batizados" nacionalmente à Jeová bem como já usufruíam da atuação do Seu espírito santo. Todavia após o surgimento do Messias o batismo passou a considerar a fé no sacrifício de Jesus para a Salvação. 1 Cor. 10:1,2; Sal. 51:11.
Todavia, o conhecimento pleno das escrituras deveriam ser considerados com o batizando. 1 Tim. 2:3,4, Mat.28:20.
09- Que conhecimento básico precisa ter o batizando?
RESPOSTA: Jesus foi taxativo: Para se batizar precisa saber de todas as coisas que ele ensinou. Mat.28-19,20; João 17:3, 1 Tim. 2:3,4.
10- Para se realizar o verdadeiro batismo Cristão é somente necessário recitar o Chavão de Mateus 28:19: "Te batizo em Nome do Pai, e do Filho e do espírito santo?
RESPOSTA: Alguns imaginam que batizar é só recitar o chavão acima, imergir o candidato e pronto. O chavão acima é somente resumo padrão do que estão envolvido o Batismo dos adoradores cristãos de Jeová. Ademais existem mais coisas importantes que não constam neste "chavão principal" ao batizar alguém. Por exemplo: Oração de Dedicação pelo batizando e a oração Batismal, além de todos os quesitos enumerados acima.
11- No verdadeiro batismo o batizando e o imersor precisam orar antes da imersão?
Sim, veja Luc 3:21.
12- Já encontrou na Bíblia um batismo "em nome" do espírito santo? (não confunda batismo com o espírito santo, feito por Deus)
RESPOSTA: Literalmente ninguém conseguirá batizar "em nome" do espírito santo. Isto porque ele é anônimo! Batizar "em seu nome" significa considerar e aceitar a atuação dele, na pessoa já batizada que Jeová agracia com seu espírito santo. Não tem nada haver com o batismo do espírito santo que Jeová escolhe para batizar. Nunca encontrará na Bíblia um batismo "em nome do espírito santo".
Veja referências abaixo BATISMO CRISTÃO e pergunta N. 8, acima.
13- Os "ungidos" podem ser batizados com o espírito santo, mesmo antes de serem batizados em nome de Jesus? Atos 10:44-48.
RESPOSTA: É um caso bem incomum foi o de Cornélio e das pessoas de sua casa, que foram ungidos por espírito santo mesmo antes de serem batizados. Atos 10:44-48.
15- Será que todos os que são ungidos recebem sua unção de modo impressionante ou na mesma ocasião como no dia de Pentecostes?
RESPOSTA: Não. Como sabemos disso? Em primeiro lugar, vamos ver quando uma pessoa recebe sua unção. Aqueles cerca de 120 cristãos não foram os únicos ungidos por espírito santo no Pentecostes do ano 33.
Mais tarde naquele mesmo dia, cerca de 3 mil pessoas também receberam o espírito santo. Elas foram ungidas quando se batizaram. (Atos 2:37, 38, 41)
Mas nos anos seguintes, nem todos os cristãos ungidos receberam sua unção durante o batismo. Os samaritanos foram ungidos por espírito santo algum tempo depois de seu batismo. (Atos 8:14-17)
16- O que acontece quando uma pessoa é ungida por espírito santo?
RESPOSTA: Alguns podem achar difícil aceitar que foram escolhidos por Deus. Eles se perguntam: ‘Por que Deus me escolheu?’ Já outros não se sentem assim. Não importa qual seja o caso, o apóstolo Paulo explicou o que acontece com todos os que são ungidos: “Depois de terem crido, Deus os selou por meio dele com o prometido espírito santo, que é uma garantia da nossa herança.” (Efé. 1:13, 14; nota)
Ou seja, Jeová usa seu espírito santo para deixar bem claro para esses cristãos que eles foram escolhidos. Desse modo, o espírito santo é “uma garantia” que os faz ter certeza de que eles vão viver para sempre no céu, e não na Terra. Leia 2 Coríntios 1:21, 22.
17- No ato que o adorador de Deus é ungido, será que a recompensa dele no céu já é automática?
RESPOSTA: Não. Ele tem a certeza de que foi escolhido para ir para o céu. Mas ele precisa se lembrar deste conselho: “Irmãos, sejam ainda mais diligentes em se assegurar da sua chamada e escolha, pois, se vocês persistirem em fazer essas coisas, não falharão jamais.” (2 Ped. 1:10)
Por isso, mesmo que um cristão tenha sido escolhido, ou chamado, para viver no céu, ele só vai receber sua recompensa se permanecer fiel. Fil. 3:12-14; Heb. 3:1; Apo. 2:10.
18- Como alguém sabe que ele é ungido?
RESPOSTA: A resposta fica clara nas palavras de Paulo aos irmãos ungidos em Roma, que tinham sido “chamados para ser santos”. Ele disse: “Vocês não receberam um espírito de escravidão, que causasse novamente temor, mas receberam um espírito de adoção como filhos, e é por meio desse espírito que clamamos: ‘Aba, Pai!’ O próprio espírito dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus.” (Rom. 1:7; 8:15, 16)
Assim, por meio do espírito santo, Deus deixa claro para a pessoa que ela foi convidada para viver no céu. 1 Tes. 2:12.
Jeová não deixa nenhuma dúvida na mente e no coração daqueles que ele convida para viver no céu. (Leia 1 João 2:20, 27.) Obviamente, os cristãos ungidos precisam ser ensinados por Jeová por meio da congregação, assim como qualquer outra pessoa. Mas eles não precisam da confirmação de ninguém para terem certeza de que são ungidos. Jeová já usou a força mais poderosa do Universo, o espírito santo, para dar essa certeza a eles!
19- Em que sentido um cristão ungido "nasce de novo"?
RESPOSTA: Quando um cristão é ungido pelo espírito santo, ele ‘nasce de novo’, ou ‘nasce do alto’. Jesus também indicou que é impossível explicar exatamente para quem não é ungido como alguém se sente quando ‘nasce de novo’, ou ‘nasce do espírito’. João 3:3-8;
O que acontece na mente de um cristão quando ele é ungido? Antes de ser ungido por Jeová, ele tinha a esperança de viver para sempre na Terra. Ele estava ansioso para ver o dia em que Jeová acabaria com toda a maldade e transformaria a Terra num paraíso. Talvez ele até se imaginasse recebendo de volta um parente ou amigo que morreu. Mas ao ser ungido, esse cristão começa a pensar de outro jeito.
Por quê? Não é porque não gosta mais da esperança de viver na Terra, nem porque está deprimido ou passando por problemas. Também não é porque de repente acha que viver para sempre na Terra vai ser chato. Em vez disso, é porque Jeová usou seu espírito santo para mudar o modo de o cristão pensar e a esperança de que ele tanto gostava.
Um cristão que foi ungido talvez ache que não merece esse privilégio precioso. Mas ele não tem nenhuma dúvida de que Jeová o escolheu. Ele se sente muito feliz e grato por sua esperança de viver no céu. Leia 1 Pedro 1:3, 4.
Será que isso quer dizer que os ungidos querem morrer? O apóstolo Paulo responde a essa pergunta. Ele compara o corpo dos ungidos com uma tenda, dizendo: “Na verdade, nós, que estamos nesta tenda, gememos oprimidos, pois não queremos nos despir dela, mas queremos nos revestir da outra, para que aquilo que é mortal seja consumido pela vida.” (2 Cor. 5:4) Os cristãos ungidos não perderam o interesse pela vida na Terra, desejando morrer logo. Pelo contrário, eles gostam de viver e querem usar cada dia para servir a Jeová com seus parentes e amigos. Mesmo assim, não importa o que estejam fazendo, os ungidos sempre se lembram da maravilhosa esperança que eles têm para o futuro. — 1 Cor. 15:53; 2 Ped. 1:4; 1 João 3:2, 3; Apo. 20:6.
20- Qual a diferença fundamental entre batismo "em nome" do espírito santo e batismo "com o espírito santo"?
RESPOSTA: Ser batizado "em nome do espírito santo" é diferente de ser batizado "com espírito santo".
Cornélio foi batizado com espírito santo diretamente por Jeová antes de ser batizado nas águas "em nome do espírito santo". Atos 10:30-34,44,47,48
O batismo "em nome" do espírito santo é feito por homens e o batismo "com" espírito santo é por Jeová, o seu dono.
LEIA: "Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo". Lucas 3:16 ALMEIDA FIEL
JESUS se referia no relato de Lucas 3:16,17, sobre esse batismo " com espírito santo" dos da classe do trigo. Sim, o trigo representa a classe dos "ungidos" batizados por Deus para nascerem de novo e serem da Classe da Noiva.
Já a classe do Joio são os candidatos a serem parte da Noiva que não serão aprovados. Então esse batismo "com fogo" deles será a DESTRUIÇÃO (FOGO).
21- Consegue
mostrar um texto nas Escrituras, o NOME PRÓPRIO eterno de cada membro da
santíssima trindade?
AGUARDAREMOS PARA SEMPRE
CONCLUSÃO: SOMENTE AS TESTEMUNHAS SABEM BATIZAR CORRETAMENTE!
PESQUISA ADICIONAL