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BATISMO BÍBLICO- DEFINIÇÃO

CRISMA: É UM REQUISITO CRISTÃO?  VEJA NO FINAL

BATISMO CRISTÃO: COMO É?
Definição: A palavra “batizar” vem do grego bap·tí·zein, que significa “imergir, mergulhar”. (A Greek-English Lexicon, de Liddell e Scott) O batismo cristão em água é um símbolo externo de que a pessoa que está sendo batizada fez uma dedicação completa, sem reserva e incondicional, por meio de Jesus Cristo, para fazer a vontade de Jeová Deus. As Escrituras mencionam também, entre outros, o batismo de João, o batismo com espírito santo e o batismo com fogo.



Refreiam-se de ser batizadas as pessoas que realmente crêem na Palavra de Deus?
Mat. 28:19, 20: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei.”
Atos 2:41: “Os que abraçaram de coração a sua palavra foram batizados.”
Atos 8:12: “Quando acreditaram em Filipe, que estava declarando as boas novas do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, passaram a ser batizados, tanto homens como mulheres.”
Atos 8:36-38: “Então, ao avançarem pela estrada, chegaram a certo corpo de água, e o eunuco [etíope] disse: ‘Eis um corpo de água! O que me impede ser batizado?’ Com isso mandou o carro parar, e . . . [Filipe] o batizou.”

O batismo cristão em água — é por aspersão ou por imersão completa?
Mar. 1:9, 10: “Jesus . . . foi batizado [“imerso”, ED, Ro] por João no [rio] Jordão. E, subindo da água, viu imediatamente os céus serem partidos.”
Atos 8:38: “Ambos desceram à água, tanto Filipe como o eunuco; e ele o batizou [“imergiu”, ED, Ro].”

Era prática dos cristãos do primeiro século batizar bebês?
Mat. 28:19: “Ide, portanto, e fazei discípulos . . . batizando-[os].”
Atos 8:12: “Quando acreditaram em Filipe . . . passaram a ser batizados, tanto homens como mulheres.”
Entretanto, mais tarde, Orígenes (185-254 EC) escreveu: “É costume da igreja administrar o batismo até mesmo aos bebês.” (Selections From the Commentaries and Homilies of Origen, Madrasta, Índia; 1929, p. 211.) Essa prática foi confirmada pelo Terceiro Concílio de Cartago (253 EC).
O historiador religioso Augusto Neander escreveu: “A fé e o batismo estavam sempre ligados um ao outro; e assim é no mais alto grau provável . . . que a prática do batismo de crianças fosse desconhecida neste período [no primeiro século]. . . . Que foi primeiramente reconhecida como tradição apostólica no decorrer do terceiro século é evidência antes contra do que a favor da admissão de sua origem apostólica.” — History of the Planting and Training of the Christian Church by the Apostles (Nova Iorque, 1864), p. 162.

Será que o batismo cristão em água resulta em perdão de pecados?
1 João 1:7: “Se estivermos andando na luz, assim como ele mesmo está na luz, . . . o sangue de Jesus, seu Filho, purifica-nos de todo o pecado.” (Assim, não a água do batismo, mas o sangue de Jesus nos purifica do pecado.)
Mat. 3:11: “Eu [João Batista] . . . batizo-vos com água, por causa do vosso arrependimento; mas o que vem depois de mim [Jesus Cristo] é mais forte do que eu, não sendo eu nem apto para tirar-lhe as sandálias.” (Os versículos 5 e 6 , também Atos 13:24, mostram que o que João fez se destinava aos judeus e não a todas as pessoas. Por quê? Por causa dos pecados dos judeus contra o pacto da Lei e para prepará-los para Cristo.)
Atos 2:38: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado no nome de Jesus Cristo, para o perdão de vossos pecados.” (Será que o batismo em si lhes trouxe o perdão? Considere o seguinte: Isso foi declarado aos judeus que tinham parte na responsabilidade pela morte de Cristo. [Veja versículos 22, 23 .] Seu batismo lhes daria evidência de uma coisa. De quê? De que passaram a depositar fé em Jesus qual Messias, o Cristo. Só assim seus pecados lhes seriam perdoados. [Atos 4:12; 5:30, 31])
Atos 22:16: “Levanta-te, sê batizado e lava os teus pecados por invocares o seu nome.” (Também, Atos 10:43.)

Com base na bíblia quais as palavras que devem ser ditas no momento do batismo?
No momento exato do batismo não é necessário dizer nenhuma palavra, nem por parte do batizando e nem do batizador.
O que o Batizando deve estar consciente é que dar um "aceite"público antes do batismo,  é que o passo que que ele irá dar, ele concorda com o batizador  e  em seguida ( a imersão em água).
 
O BATIZADOR  irá instrui-lo ele está consciente que o seu batismo está envolvido a sua dedicação ao Único Deus Jeová ( em nome do Pai); está envolvido seguir a Cristo Jesus, ou seja ser um cristão autêntico, (em Nome do Filho); e finalmente o batizando deve concordar em ser abençoado pelo espírito de Jeová . (Em nome do espírito santo)
Como o espírito santo de Jeová NÃO tem nome, entende-se que o Batizando está reconhecendo a necessidade do apoio do espírito santo do Pai. Luc 11:13.  
 
O CHAVÃO: "Te batizo em nome do Pai, do Filho e do espírito santo", não faz-se necessário, pois, são somente os princípios que regem o batismo que todos deveriam aceitar nos seus BATISMOS para sempre.
Mateus 28:19. Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do filho e do Espírito Santo; Se o Pai é uma pessoa o Filho é uma pessoa, por que o Espírito Santo não é uma pessoa, sendo que aqui está sendo aplicado a pessoas?

Tem parente na família que é Pai? Sim! Que é Filho? Sim! E que é espírito santo? NÃO! Mateus 28:19
Na família de Deus, o Pai tem nome próprio? Sim! O filho tem também? Sim! E o espírito santo tem nome próprio? Não, pois ele usa o nome do seu Pai emprestado! Mateus 28:19.
Ademais como poderíamos batizar "em nome"  de alguém que não tem nome próprio?  Já encontrou na Bíblia alguém sendo batizado "em nome" do espírito santo? Atos 19:1-9

EXISTE UMA FÓRMULA BATISMAL FIXA PARA SE BATIZAR?
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo".
Muitos deduzem que esta ordem de Jesus um pouco antes de ascender ao céu, se tornaria um chavão no ato do batismo cristão. Seria estes dizeres obrigatório a cada batismo? Não!

E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o espírito santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja espírito santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.
Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o espírito santo, e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19:1- 6.

Se prestar atenção, os discípulos não batizaram em nome do espírito santo. Eles nem haviam ouvido falar de espírito santo. Mas, será que esta fórmula  batismal indica a existência de uma trindade bíblica?
Evidentemente que não!
Em primeiro lugar observe que Pai e Filho são graus de parentesco. E espírito santo não é relacionamento familiar. Em segundo lugar o Batismo cristão deveria ser em nome do Pai (Jeová) e do Filho (Jesus) e do espírito santo (anônimo).

É notório também que não há nenhum batismo na Bíblia em nome do espírito santo. O que existe é batismo em espírito santo à parte do Batismo cristão em água. Atos 19:1-7.

Então batizar em nome do espírito santo é pactuar com Deus,  que você aceitará recebê-lo e deixá-lo  influenciar sua vida pela operação dele à mando do Pai. Outrossim esta fórmula batismal jamais provará que Jeová é uma trindade e muito menos que o espírito  de Deus é uma pessoa.
Quem é batizado com espírito santo?

1 Cor. 1:2; 12:13, 27: “A vós os que fostes santificados em união com Cristo Jesus, chamados para ser santos . . . Pois, deveras, todos nós fomos batizados por um só espírito em um só corpo, quer judeus quer gregos, quer escravos quer livres, e a todos nós se fez beber de um só espírito. Ora, vós sois corpo de Cristo.” (Segundo mostra Daniel 7:13, 14, 27, tais “santos” participam do Reino com o Filho do homem, Jesus Cristo.)
João 3:5: “A menos que alguém nasça de água e espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (Uma pessoa ‘nasce do espírito’ na ocasião de seu batismo com esse espírito. Lucas 12:32 mostra que apenas um “pequeno rebanho” tem esse privilégio. Veja também Revelação 14:1-3.)

Será que todos os que são batizados com espírito santo falavam em línguas ou tinham o dom de curar?
1 Cor. 12:13, 29, 30: “Pois, deveras, todos nós fomos batizados por um só espírito em um só corpo . . . Será que todos são apóstolos? . . . Será que todos realizam obras poderosas? Será que todos têm dons de curar? Será que todos falam em línguas?”
Veja também “Curas” e “Línguas, Falar em”.

‘Batismo pelos mortos’ — que significa?
1 Cor. 15:29, Al: “Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?”
A preposição grega hy·pér, traduzida aqui “pelos”, também tem o sentido de “sobre”, “a favor de”, “em vez de”, “com o objetivo de”, etc. (A Greek-English Lexicon, de Liddell e Scott) Que sentido tem neste texto? Estava Paulo sugerindo batizar os vivos a favor dos que morreram sem serem batizados?
As únicas outras passagens bíblicas que mencionam diretamente a morte em conexão com o batismo referem-se a um batismo que a própria pessoa recebe, não um batismo a favor de outra pessoa, de alguém que está morto.
Rom. 6:3: “Não sabeis que todos nós, os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte?” (Também Marcos 10:38, 39.)
Col. 2:12: “Pois fostes [os membros vivos da congregação de Colossos] enterrados com ele no seu batismo, e, pela relação com ele, fostes também levantados junto por intermédio da vossa fé na operação de Deus, o qual o levantou dentre os mortos.”
O modo como a “Tradução do Novo Mundo” verteu está gramaticalmente correto e de acordo com estes outros textos bíblicos.
1 Cor. 15:29: “Senão, que farão os que estão sendo batizados com o objetivo de serem mortos? Se os mortos absolutamente não hão de ser levantados, por que estão sendo também batizados com o objetivo de serem tais?” (Portanto, são batizados, ou imersos, num proceder de vida que conduzirá a uma morte de integridade, tal como a de Cristo, e daí a serem ressuscitados para a vida espiritual como ele o foi.)

Que resulta do batismo com fogo?
Luc. 3:16, 17: “Ele [Jesus Cristo] vos batizará com . . . fogo. Tem na mão a sua pá de joeirar para limpar completamente a sua eira . . . A palha ele queimará em fogo inextinguível.” (Tal destruição será para sempre.)
Mat. 13:49, 50: “Assim será na terminação do sistema de coisas: os anjos sairão e separarão os iníquos dos justos, e lançá-los-ão na fornalha ardente.”
Luc. 17:29, 30: “No dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, e destruiu a todos. Do mesmo modo será naquele dia em que o Filho do homem há de ser revelado.”

Não é o mesmo que o batismo com espírito santo, que era para os discípulos.
Atos 1:5: “João, deveras, batizou com água, mas vós [os fiéis apóstolos de Jesus] sereis batizados em espírito santo, não muitos dias depois disso.”
Atos 2:2-4: “Repentinamente, ocorreu do céu um ruído, bem semelhante ao duma forte brisa impetuosa, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E línguas, como que de fogo, tornaram-se-lhes visíveis e se distribuíram, e sobre cada um deles assentou-se uma, [mas não os envolveu nem imergiu] e todos eles ficaram cheios de espírito santo e principiaram a falar em línguas diferentes, assim como o espírito lhes concedia fazer pronunciação.”

CRISMA: É UM REQUISITO CRISTÃO?
“A Crisma [ou Confirmação] é o sacramento que confere ao cristão batizado a plena perfeição da vida cristã, tornando-o espiritualmente um adulto, um soldado e uma testemunha de Cristo.” — The Catholic Encyclopedia for School and Home (Enciclopédia Católica Para a Escola e o Lar).

A MAIORIA dos protestantes rejeita a idéia de que a crisma, ou confirmação, seja um sacramento. No entanto, o teólogo católico do século 13, Tomás de Aquino, escreveu que “a crisma é um aperfeiçoamento final do sacramento do batismo”. Seja como for, surgem as perguntas: Praticavam os cristãos primitivos a crisma? É esse ato cerimonial um requisito cristão na atualidade?
“Não existe absolutamente nada no Evangelho que indique que o Próprio Jesus tenha instituído o Sacramento da Crisma”, admite a New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica).
Assim, por que os mestres da igreja promoveram mais tarde a idéia de que, depois do batismo, um segundo rito, que pode incluir a unção com óleo e a imposição das mãos, era necessário para tornar a pessoa um membro pleno da igreja?
Como Começou a Crisma?
O batismo de bebês foi um dos fatores-chave que levaram à necessidade de outro sacramento. “Cônscias dos problemas causados por batizarem bebês”, diz o livro Christianity (Cristianismo), “as igrejas . . . lembravam aos que haviam sido batizados o que isso significava por ‘confirmá-los’ mais tarde na vida”. Será que a crisma deveras lembra a eles o que o batismo significa, ou obscurece a verdade sobre o batismo?

O fato é que o batismo de bebês não tem apoio algum nas Escrituras. Aspergir água em um bebê, por exemplo, não livra aquele bebê do pecado original; apenas a fé no sacrifício resgatador de Cristo Jesus pode fazer isso. (João 3:16, 36; 1 João 1:7) O batismo em água é um símbolo exterior de que a pessoa batizada fez uma completa dedicação, mediante Jesus, para fazer a vontade de Jeová Deus. O batismo em água é para discípulos — ‘crentes’ — e não para criancinhas. — Mateus 28:19, 20; Atos 8:12.

Onde foi que o Batismo findou e a Confirmação começou?”, pergunta a New Catholic Encyclopedia. Ela responde: “Talvez não devêssemos tentar distinguir com demasiada precisão, pois estamos lidando com um rito único na Igreja primitiva.” Sim, no primeiro século, o “rito único” que concedia a qualidade de membro pleno da congregação cristã era o batismo. — Atos 2:41, 42.

É necessária a cerimônia da crisma, com sua imposição das mãos, antes que a pessoa possa receber o espírito santo? Não. Na primitiva congregação cristã, a imposição das mãos que seguia ao batismo normalmente era para fazer designações especiais ou para conceder os milagrosos dons do espírito. Estes dons deixaram de existir com a morte dos apóstolos. (1 Coríntios 13:1, 8-10) E a imposição de mãos é muitas vezes associada, não ao batismo em água, mas a tarefas específicas a serem executadas em relação com a atividade missionária cristã. (Atos 6:1-6; 13:1-3) Assim, prova-se falsa, sob escrutínio, a idéia de que a crisma dá prosseguimento a tal apostólica imposição das mãos e é, como diz a obra Basics of the Faith: A Catholic Catechism (Os Fundamentos da Fé: Um Catecismo Católico), “um sacramento que transforma a pessoa de modo tão profundo que só pode ser recebido uma única vez”.

O apóstolo Paulo avisou sobre o desvio da verdade bíblica fundamental: “Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidade . . . afastarão os ouvidos da verdade a fim de voltá-los para os mitos.” (2 Timóteo 4:3, 4, Bíblia Vozes) Todavia, os que crêem no rito da crisma citam dois exemplos bíblicos como prova.

Tem Base Bíblica?
O relato de Atos 8:14-17 é muitas vezes usado como base para a crisma. No entanto, esta imposição das mãos para receber espírito santo era uma ocasião ímpar. Como assim? Os samaritanos não eram prosélitos judaicos. Assim, eles se tornaram os primeiros não-israelitas a serem acrescentados à congregação cristã. Quando o discípulo Filipe pregou em Samaria, muitos samaritanos “passaram a ser batizados, tanto homens como mulheres”, mas eles não receberam imediatamente o espírito santo. (Atos 8:12) Por quê?

Lembre-se, foi a Pedro que Cristo Jesus confiou “as chaves do reino” — o privilégio de apresentar inicialmente a oportunidade para a entrada de diferentes grupos de conversos no “reino dos céus”. (Mateus 16:19) Assim, não foi senão quando Pedro e João foram a Samaria e impuseram as mãos sobre estes primeiros discípulos não-judeus que espírito santo foi derramado sobre eles como sinal de sua condição de membros prospectivos do “reino dos céus”.

Alguns vêem em Atos 19:1-6 a evidência de que os cristãos primitivos possuíam um rito separado após o batismo. Neste caso, contudo, é óbvio que o motivo de o espírito santo ser retido de alguns discípulos na cidade de Éfeso era que estes novos crentes tinham sido batizados com o “batismo de João”, que não era mais válido. (Veja também Atos 18:24-26.)
Quando isto lhes foi explicado, eles prontamente “foram batizados no nome do Senhor Jesus”. E, neste caso, o apóstolo Paulo “pôs as suas mãos sobre eles”, de modo que recebessem alguns dos dons miraculosos do espírito santo de Deus, além de serem adotados como filhos espirituais de Deus. — Romanos 8:15, 16.

O New Dictionary of Theology (Novo Dicionário de Teologia) diz sobre tais relatos: “Destas ocorrências não se pode derivar nenhuma continuidade direta de uso, e, mesmo que fornecessem algum precedente, seria duvidoso se elas devessem ser encaradas como normativas para a iniciação cristã, do modo como é o batismo em água. . . . Os Atos dos Apóstolos apresentam muitos casos do uso do batismo em água sem uma subseqüente imposição das mãos (de modo que estes casos parecem, de fato, ser exceções).” Sim, tratava-se de medidas excepcionais para enfrentar circunstâncias excepcionais.
“O rito chamado ‘confirmação’”, conclui o New Dictionary of Theology, “tornou um ‘rito em busca de uma teologia’”. É, de fato, um rito não bíblico, produto de ensinos falhos, e certamente não é um requisito para os cristãos.

QUESTIONAMENTOS - BATISMO CRISTÃO:  
01- Precisa ser mencionado a organização religiosa e o respectivo aceite dela antes da imersão do BATISMO CRISTÃO?
RESPOSTA: Em Apocalipse o próprio Jesus revelou que no tempo final o Cristão enfrentaria um dilema: De todas entidades religiosas existentes, qual seria realmente o "caminho da verdade"? Qual a organização religiosa que poderíamos nos reunir e que não faz parte da condenada "BABILÔNIA A GRANDE"? Por que somos alertados na bíblia que a CRISTANDADE no final dos tempos estaria SECTÁRIA com seus milhares de "caminhos" conflitantes? Apoc. 1:1; 18:2-4. 3 João 1:3,4

02- O batismo Cristão verdadeiro pode ser em qualquer entidade religiosa?
RESPOSTA: Dos milhares de caminhos professos "cristãos", será que todos levam a Deus? Será que aqueles batismos em entidades religiosas que ensinam doutrinas e mandados de homens são aceitos por Deus e por Cristo? Mat. 15:6-9

03- O batismo duma entidade religiosas serve para outra organização religiosa?
RESPOSTA: Dificilmente. Algumas entidades religiosas até aceitam o batismo de outras entidades das quais derivaram e que são mais ou menos parecidas uma com a outra, com pequenas divergências doutrinárias.

04- O candidato ao batismo precisa reconhecer o Corpo Governante que vai dirigir as congregações que ele freqüentará?
RESPOSTA: Sim é necessário. Embora neguem que isso não é necessário, todas entidades tem um corpo governante, com seu sede, fundador, inscrições, CNPJ, de onde são eleito os da dianteira, eleito seus bispos, diáconos.  Toda entidade tem de obedecer a Cezar na sua legalização dos país, estado e município. Rom. 13:1-9.   

05- O batizando precisa saber que escravo fiel ele se alimentará espiritualmente?
RESPOSTA: Jesus fez um desafio: Quem é o Escravo fiel e Discreto? será que você não vai quer conhecê-lo? Será esta classe se compõe de todos cristãos supostamente fiéis a Deus que alimentam todos nós? Mat. 24:45-47.

06- Pode uma pessoa batizar-se numa entidade religiosa que serve alimentos espiritual da mesa do diabo?
RESPOSTA: A Bíblia é clara: Só tem duas mesas para alimentarmos, a de Jeová Deus por Cristo e do diabo. João 6:44-45; 2 Cor. 6:14-18.

07- O batismo feito numa religião Babilônica serve para a SALVAÇÃO?
RESPOSTA: Não, pois a palavra de Deus é clara: "SAÍ DELA POVO MEU". Apoc.18:2-4.

08- Basta o imergido ter fé e seguir Jesus para ser SALVO?
RESPOSTA: Após surgimento do Messias na Terra, os batismos eram aparentemente ultra rápidos sem formalidades. Por que isso se dava? Os adoradores pré-cristãos já eram dedicados e "batizados" nacionalmente à Jeová bem como já usufruíam da atuação do Seu espírito santo. Todavia após o surgimento do Messias o batismo passou a considerar a fé no sacrifício de Jesus para a Salvação. 1 Cor. 10:1,2; Sal. 51:11.
Todavia, o conhecimento pleno das escrituras deveriam ser considerados com o batizando. 1 Tim. 2:3,4, Mat.28:20.

09- Que conhecimento básico precisa ter o batizando?
RESPOSTA: Jesus foi taxativo: Para se batizar precisa saber de todas as coisas que ele ensinou. Mat.28-19,20; João 17:3, 1 Tim. 2:3,4.

10- Para se realizar o verdadeiro batismo Cristão é somente necessário recitar o Chavão de Mateus 28:19: "Te batizo em Nome do Pai, e do Filho e do espírito santo?
RESPOSTA: Alguns imaginam que batizar é só recitar o chavão acima, imergir o candidato e pronto. O chavão acima é somente resumo padrão do que estão envolvido o Batismo dos adoradores cristãos de Jeová. Ademais existem mais coisas importantes que não constam neste "chavão principal" ao batizar alguém. Por exemplo: Oração de Dedicação pelo batizando  e a oração Batismal, além de todos os quesitos enumerados acima.  

11- No verdadeiro batismo o batizando e o imersor precisam orar antes da imersão?  
Sim, veja Luc 3:21.

12- Já encontrou na Bíblia um batismo "em nome" do espírito santo? (não confunda batismo com o espírito santo, feito por Deus)
RESPOSTA: Literalmente ninguém conseguirá batizar "em nome" do espírito santo. Isto porque ele é anônimo! Batizar "em seu nome" significa considerar e aceitar a atuação dele, na pessoa já batizada que Jeová agracia com seu espírito santo. Não tem nada haver com o batismo do espírito santo que Jeová escolhe para batizar. Nunca encontrará na Bíblia um batismo "em nome do espírito santo".
Veja referências abaixo BATISMOS E NASCER DE NOVO e pergunta N. 8, acima.

18- Os "ungidos" podem ser batizados com o espírito santo, mesmo antes de serem batizados em nome de Jesus? Atos 10:44-48.
RESPOSTA: É um caso bem incomum foi o de Cornélio e das pessoas de sua casa, que foram ungidos por espírito santo mesmo antes de serem batizados. Atos 10:44-48.

19- Será que todos os que são ungidos recebem sua unção de modo impressionante ou na mesma ocasião como no dia de Pentecostes?
RESPOSTA: Não. Como sabemos disso? Em primeiro lugar, vamos ver quando uma pessoa recebe sua unção. Aqueles cerca de 120 cristãos não foram os únicos ungidos por espírito santo no Pentecostes do ano 33.
Mais tarde naquele mesmo dia, cerca de 3 mil pessoas também receberam o espírito santo. Elas foram ungidas quando se batizaram. (Atos 2:37, 38, 41)
Mas nos anos seguintes, nem todos os cristãos ungidos receberam sua unção durante o batismo. Os samaritanos foram ungidos por espírito santo algum tempo depois de seu batismo. (Atos 8:14-17)

20- O que acontece quando uma pessoa é ungida por espírito santo?
RESPOSTA: Alguns podem achar difícil aceitar que foram escolhidos por Deus. Eles se perguntam: ‘Por que Deus me escolheu?’ Já outros não se sentem assim. Não importa qual seja o caso, o apóstolo Paulo explicou o que acontece com todos os que são ungidos: “Depois de terem crido, Deus os selou por meio dele com o prometido espírito santo, que é uma garantia da nossa herança.” (Efé. 1:13, 14; nota)
Ou seja, Jeová usa seu espírito santo para deixar bem claro para esses cristãos que eles foram escolhidos. Desse modo, o espírito santo é “uma garantia” que os faz ter certeza de que eles vão viver para sempre no céu, e não na Terra. Leia 2 Coríntios 1:21, 22.

21- No ato que o adorador de Deus é ungido, será que a recompensa dele no céu já é automática?
RESPOSTA: Não. Ele tem a certeza de que foi escolhido para ir para o céu. Mas ele precisa se lembrar deste conselho: “Irmãos, sejam ainda mais diligentes em se assegurar da sua chamada e escolha, pois, se vocês persistirem em fazer essas coisas, não falharão jamais.” (2 Ped. 1:10)
Por isso, mesmo que um cristão tenha sido escolhido, ou chamado, para viver no céu, ele só vai receber sua recompensa se permanecer fiel. Fil. 3:12-14; Heb. 3:1; Apo. 2:10.

22- Como alguém sabe que ele é ungido?
RESPOSTA: A resposta fica clara nas palavras de Paulo aos irmãos ungidos em Roma, que tinham sido “chamados para ser santos”. Ele disse: “Vocês não receberam um espírito de escravidão, que causasse novamente temor, mas receberam um espírito de adoção como filhos, e é por meio desse espírito que clamamos: ‘Aba, Pai!’ O próprio espírito dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus.” (Rom. 1:7; 8:15, 16)
Assim, por meio do espírito santo, Deus deixa claro para a pessoa que ela foi convidada para viver no céu. 1 Tes. 2:12.

Jeová não deixa nenhuma dúvida na mente e no coração daqueles que ele convida para viver no céu. (Leia 1 João 2:20, 27.) Obviamente, os cristãos ungidos precisam ser ensinados por Jeová por meio da congregação, assim como qualquer outra pessoa. Mas eles não precisam da confirmação de ninguém para terem certeza de que são ungidos. Jeová já usou a força mais poderosa do Universo, o espírito santo, para dar essa certeza a eles!

23- Em que sentido um cristão ungido "nasce de novo"?
RESPOSTA: Quando um cristão é ungido pelo espírito santo, ele ‘nasce de novo’, ou ‘nasce do alto’. Jesus também indicou que é impossível explicar exatamente para quem não é ungido como alguém se sente quando ‘nasce de novo’, ou ‘nasce do espírito’. João 3:3-8;

O que acontece na mente de um cristão quando ele é ungido? Antes de ser ungido por Jeová, ele tinha a esperança de viver para sempre na Terra. Ele estava ansioso para ver o dia em que Jeová acabaria com toda a maldade e transformaria a Terra num paraíso. Talvez ele até se imaginasse recebendo de volta um parente ou amigo que morreu. Mas ao ser ungido, esse cristão começa a pensar de outro jeito.
Por quê? Não é porque não gosta mais da esperança de viver na Terra, nem porque está deprimido ou passando por problemas. Também não é porque de repente acha que viver para sempre na Terra vai ser chato. Em vez disso, é porque Jeová usou seu espírito santo para mudar o modo de o cristão pensar e a esperança de que ele tanto gostava.
Um cristão que foi ungido talvez ache que não merece esse privilégio precioso. Mas ele não tem nenhuma dúvida de que Jeová o escolheu. Ele se sente muito feliz e grato por sua esperança de viver no céu.  Leia 1 Pedro 1:3, 4.

Será que isso quer dizer que os ungidos querem morrer? O apóstolo Paulo responde a essa pergunta. Ele compara o corpo dos ungidos com uma tenda, dizendo: “Na verdade, nós, que estamos nesta tenda, gememos oprimidos, pois não queremos nos despir dela, mas queremos nos revestir da outra, para que aquilo que é mortal seja consumido pela vida.” (2 Cor. 5:4) Os cristãos ungidos não perderam o interesse pela vida na Terra, desejando morrer logo. Pelo contrário, eles gostam de viver e querem usar cada dia para servir a Jeová com seus parentes e amigos. Mesmo assim, não importa o que estejam fazendo, os ungidos sempre se lembram da maravilhosa esperança que eles têm para o futuro. — 1 Cor. 15:53; 2 Ped. 1:4; 1 João 3:2, 3; Apo. 20:6.

CONCLUSÃO: SOMENTE AS TESTEMUNHAS SABEM BATIZAR CORRETAMENTE!

MATÉRIAS ADICIONAIS



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