BABILÔNIA A GRANDE, QUEM É?
Definição: O império mundial da religião falsa, abrangendo todas as religiões cujos ensinamentos e práticas não se harmonizam com a verdadeira adoração de Jeová, o único Deus verdadeiro. Após o Dilúvio dos dias de Noé, a religião falsa teve seu início em Babel (conhecida mais tarde como Babilônia). (Gên. 10:8-10; 11:4-9) Com o tempo, as crenças e as práticas religiosas babilônicas se espalharam por muitas terras. Portanto, Babilônia, a Grande, veio a ser um nome adequado para a religião falsa como um todo.
O livro de apocalipse é o único a mencionar BABILÔNIA A GRANDE:
“Ele gritou (um anjo) com voz forte: Caiu! Caiu Babilônia, a Grande!
Tornou-se morada de demônios, abrigo de todos os espíritos maus, abrigo de aves impuras e nojentas. Porque ela embriagou as nações
com o vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Os mercadores da terra ficaram ricos graças ao seu luxo desenfreado.
Ouvi outra voz que dizia: Saia dela, meu povo. Não seja cúmplice dos pecados dela, nem atingido por suas pragas.
Seus pecados se amontoaram até o céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela. Devolvam a ela com a mesma moeda.
Paguem a ela em dobro, conforme as obras que ela fez”..... “Porque os seus mercadores eram os grandes da terra, e com magia você enfeitiçou todas as nações. Nela foi encontrado o sangue de profetas e santos, e de todos os que foram imolados sobre a terra. ”. Apoc.18:2-5,23,24. Tradução Pastoral.
” E um dos sete anjos, que tinham as sete tigelas, veio e falou comigo, dizendo: “Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz
que está sentada sobre muitas águas, com a qual os reis da terra cometeram fornicação, enquanto que os que habitam na terra se embriagaram com o vinho da fornicação dela.”
E na sua testa havia escrito um nome, um mistério: “Babilônia, a Grande, a mãe das meretrizes e das coisas repugnantes da terra.”
E eu vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus.
E ele me diz: “As águas que viste, onde a meretriz está sentada, significam povos, e multidões, e nações, e línguas.
E os dez chifres que viste, (os governantes mundiais) e a fera, estes odiarão a meretriz e a farão devastada e nua, e comerão as suas carnes e a queimarão completamente no fogo. Porque Deus pôs nos seus corações executarem o pensamento dele, sim, executarem um só pensamento [deles] por darem o seu reino à fera, até que se tenham efetuado as palavras de Deus.
E a mulher que viste significa a grande cidade que tem um reino sobre os reis da terra.” Apoc.17:1,2,5,6; 15-18 Tradução N.M.
QUEM É BABILÔNIA A GRANDE?
Para descobrir isso é só pesquisar sobre a ANTIGA BABILÔNIA o Império mundial, pois a bíblia traça um PARALELO PERFEITO entre ela e a BABILÔNIA A GRANDE. Ler Isaías 13:1-22; 21:9; 48:20, Jeremias 50:1-3, 8-43.
PARALELO ENTRE ANTIGA BABILÔNIA E BABILÔNIA A GRANDE.
01- Ambas são IMPÉRIOS religiosos falsos. Apoc.18:23,24.
02- Ambas são INIMIGAS de Deus. Jer.46:10, Is. 13:1, Apoc.18:24.
03- Ambas RETIVERAM o povo de Deus. Jer.20:4,5, Apoc.18:4.
04- Ambas CONTAMINARAM o povo de Deus com APOSTASIA. 2Tess.2:1-38-12.
05- Ambas, o povo é EXORTADO a “SAIR DELAS”. Jer.50:8, Apoc.18:4.
06- Ambas as “ÁGUAS” (povos) secaram. Isaías 44:27.
07- Ambas o povo de Deus foi LIBERTO. Apoc.19:1-3.
08- Ambas são JULGADAS por DEUS. Apoc.18:5,7,8,10,20.
09- Ambas são DESTRUÍDAS (caíram). Apoc. 17:15.
10- Ambas deixarão de EXISTIR eternamente. Isaías 13:19,20, Apoc.1 8:21-23.
CONCLUSÃO: É O IMPÉRIO MUNDIAL DA RELIGIÃO FALSA, começando da mãe, e se estendendo a todas suas filhas. Apoc. 17:5.
NOTA GERAL: AS RELIGIÕES NÃO CRISTÃS, TAMBÉM DESVIAM OS SERVOS CRISTÃOS DE DEUS PARA SUAS FILEIRAS COMO A BABILÔNIA ANTIGA.
MATÉRIAS ADICIONAIS