ARREBATAMENTO, É PARA TODOS? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ARREBATAMENTO, É PARA TODOS?

Definição: A crença de que os fiéis cristãos serão arrebatados da terra em corpo, sendo subitamente tirados do mundo, para se encontrarem com o Senhor “no ar”.
Todos leitores da bíblia ao lerem superficialmente a bíblia sozinhos, logo já começam a crer numa vida futura no céu.
Mesmo igrejas, movimentos religiosos também entendem assim e até constroem seus templos com torres indicativas para o céu.
João 14:1-4. Mas, será que isto é regra geral para todos cristãos?

Quando o apóstolo Paulo disse que os cristãos seriam “arrebatados”, encontrando-se com o Senhor, qual era o assunto em pauta?
1 Tes. 4:13-18, IBB: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem [“dos que dormem na morte”, NE; “dos mortos”, BV, MC], para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”
Evidentemente, alguns membros da congregação cristã em Tessalônica haviam morrido. Paulo incentivou os sobreviventes a consolarem-se uns aos outros com a esperança da ressurreição. Ele lhes lembrou que Jesus fora ressuscitado depois de morrer; portanto, também, na vinda do Senhor, aqueles fiéis cristãos entre eles que haviam morrido seriam ressuscitados para estarem com Cristo.

Quem são os que serão ‘arrebatados nas nuvens’, conforme declarado em 1 Tessalonicenses 4:17?
O versículo 15  explica que são os fiéis que ‘ficarem vivos para a vinda do Senhor’, isto é, eles ainda estão vivos no tempo da vinda de Cristo. Será que morrerão algum dia?
Segundo Romanos 6:3-5 e 1 Coríntios 15:35, 36, 44 (citados na página 51), eles precisam morrer antes de poderem ganhar a vida celestial.
Mas, não precisam permanecer no estado de morte, na espera da volta de Cristo. Serão instantaneamente “arrebatados”, “num abrir e fechar de olhos”, para estarem com o Senhor. — 1 Cor. 15:51, 52, IBB; também Revelação 14:13.

Aparecerá Cristo visivelmente numa nuvem, levando então os fiéis cristãos para os céus enquanto o mundo observa?
Disse Jesus se o mundo o veria de novo com olhos físicos?
João 14:19, IBB: “Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós [seus fiéis discípulos] me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis.” (Grifo acrescentado.) (Compare com 1 Timóteo 6:16.)

Qual é o significado de o Senhor “descerá do céu”?
Pode o Senhor ‘descer do céu’, conforme se diz em 1 Tessalonicenses 4:16, sem ser visível aos olhos físicos? Nos dias da antiga Sodoma e Gomorra, Jeová disse que ‘desceria e veria’ o que as pessoas faziam. (Gên. 18:21, IBB)
Mas, quando Jeová fez aquela inspeção, nenhum humano o viu, embora os representantes angélicos que ele enviou fossem vistos. (João 1:18) De modo similar, Jesus, sem ter que voltar em carne, pode dirigir a sua atenção a seus fiéis seguidores na terra para recompensá-los.

É possível os cristãos serem levados para o céu com seus corpos físicos?
1 Cor. 15:50, IBB: “Digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção.”
Será que a experiência do profeta Elias contradiz isso? De forma alguma. É preciso entender à luz do que Jesus expressou claramente séculos mais tarde: “Ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.” (João 3:13, IBB) Embora Elias fosse visto quando “subiu ao céu num redemoinho”, isto não significa que ele foi para o domínio espiritual. Por que não? Porque se relata mais tarde a respeito dele que enviou uma carta de repreensão ao rei de Judá. (2 Reis 2:11, IBB; 2 Crô. 21:1, 12-15.
Antes que os humanos inventassem aviões, Jeová usou ali seus próprios meios (um carro de fogo e um redemoinho) para elevar Elias do solo para o céu, onde os pássaros voam, a fim de transportá-lo para outro lugar. — Compare com Gênesis 1:6-8, 20.

Serão os fiéis cristãos talvez levados para o céu em secreto, por simplesmente desaparecerem da terra sem morrer?
Rom. 6:3-5, IBB: “Porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? . . . Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição.” (O que sucedeu no caso de Jesus estabelece a norma. Seus discípulos, assim como outros, sabiam que ele morrera.
Ele não foi restabelecido à vida celestial senão depois de morrer e ressuscitar.)
1 Cor. 15:35, 36, 44, IBB:
“Alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? e com que qualidade de corpo vêm? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual.”
Portanto, a morte vem antes de alguém receber esse corpo espiritual, não é assim?

Serão todos os fiéis cristãos levados milagrosamente da terra pelo Senhor antes da grande tribulação?
Mat. 24:21, 22: “Pois então haverá grande tribulação, tal como nunca ocorreu desde o princípio do mundo até agora, não, nem tampouco ocorrerá de novo. De fato, se não se abreviassem aqueles dias, nenhuma carne seria salva; mas, por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados.” (Não se diz aqui que “os escolhidos” serão todos levados para o céu antes da grande tribulação, será que se diz? Antes, apresenta-se-lhes a perspectiva, junto com seus associados na carne, de sobreviverem na terra a essa grande tribulação.)
Apoc. 7:9, 10, 14, IBB: “Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos; e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro. . . . Estes são os que vêm da grande tribulação.” (Para alguém ‘vir’ de algo precisa ter entrado ou estado nele.
Portanto, esta grande multidão tem de ser pessoas que passam realmente pela grande tribulação e saem dela quais sobreviventes.) (Quanto a estarem na terra, veja as páginas 85, 86.)

Que proteção haverá para os verdadeiros cristãos durante a grande tribulação?
Rom. 10:13, IBB: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor [“Jeová”, NM] será salvo.”
Sof. 2:3, IBB: “Buscai ao Senhor [“Jeová”, NM, VB], vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.” (Também Isaías 26:20.)

Serão levados todos os verdadeiros cristãos para o céu depois da grande tribulação?
Mat. 5:5, IBB: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.”
Sal. 37:29, IBB: “Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.” (Também os versículos 10, 11, 34 .)
1 Cor. 15:50, IBB: “Carne e sangue não podem herdar o reino de Deus.”
Veja também o tópico geral “Céu”.

Por que são alguns cristãos levados para o céu para estarem com Cristo?
Apoc.. 20:6, IBB: “Serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.” (Visto que hão de reinar com Cristo, tem de haver pessoas sobre as quais reinarão. Quem são essas? Veja Mateus 5:5 e Salmo 37:29.)

Será que os que vão para o céu irão retornar à terra para viver para sempre no Paraíso aqui?
Pro. 2:21, IBB: “Os retos habitarão a terra [“morarão na terra”, NE], e os íntegros permanecerão nela.” (Note que o texto não diz que tais pessoas íntegras retornarão à terra, mas que permanecerão nela.)
1 Tes. 4:17, IBB: “E assim estaremos [os cristãos arrebatados para o céu] para sempre com o Senhor.”

ARREBATAMENTO SÓ PARA OS GOVERNANTES COM CRISTO NO CÉU.
01- Será por que a bíblia ficou 4000 anos sem preconizar vida celestial?
02- Por que a bíblia diz que ninguém foi para o céu até Jesus? João 3:13
03- Por que a bíblia diz que ninguém foi para o céu até Paulo? 2Tess 2:1-3.
04- O arrebatamento se dará na Parousia e na grande tribulação. 1Tess. 4:13-17.
05- Qual é o objetivo do arrebatamento celestial? REINAR. Apoc.1:6; 5:9,10; 20:6.
06- Serão salvos pessoas no Céu e na Terra também. Prov. 2:21,22, Sal 37:29, Mat 5:5.
07- Os ressuscitados e arrebatados na Grande Tribulação terão suas imortalidades de imediato. Apoc 20:6.
08- Os ressuscitados e os salvos no Reino milenar de Cristo, (TERRA) só terão suas imortalidades no final dos mil anos. Apoc 20:1-3,7-9.
09- Os arrebatados estarão morando no Céu, vida espiritual. Dan 7:13,14,18 e os governados na Terra na carne. Mat 5:5, 1 Cor 15:50.
10- Os não arrebatados e ressuscitados  durante o milênio viverão na Terra. Apoc 20:11-13.
11- Não haverá arrebatamento no milênio, os desobedientes terão a segunda morte. Apoc 20:14,15
12- O apostolo João vê claramente somente 144.000 arrebatados. Apoc 14:14:1-4.
13- O Reino milenar a grande massa de Gente estará vivendo na TERRA. Apoc 20:7-9.
14- A noiva de Cristo (os arrebatados) “descerá” do Céu e abençoará toda Terra. Apoc. 21:2-5.
15- O salvos da guerra final no fim dos mil anos HABITARÃO A TERRA PARA SEMPRE. Salmos 37:29.

O ARREBATAMENTO  SERÁ EM TRÊS FASES DISTINTAS
QUAL A MAIOR PROVA QUE A RESSURREIÇÃO DOS 144.000 COMEÇOU A PARTIR DE 1914?
JEOVÁ SENTADO NO TRONO AO CORDEIRO, VEJA OS 24 ANCIÃOS NA PRESENÇA DE JEOVÁ.
Veja no livro de Apocalipse nos versiculos:
4:2,3 - Jeová sentado em seu trono.
4:4 - Os 24 anciãos em tronos que representam os 144.000 em grupo já presentes no dia do Senhor. (1914)
4:5, 6a - Mar vítreo e 7 lâmpadas de fogo acesas. (7 espíritos de Deus).
4:6-8a - 4 criaturas viventes. Os 4 querubins acima dos anjos comuns.
4:8b,11 - Agradecimento, honra, glória e adoração a Jeová pelas 4 criaturasviventes e os 24 anciãos.
5:6 - O Cordeiro representando Jesus ao meio e em frente o trono de Jeová.
5:1 - Rolo com sete selos na mão de Jeová (Revelação de Jeová à Jesus, Apoc.1:1).
5:2-5 - Jesus é considerado digno de abrir o rolo.
5:6-8 - Jesus pega o rolo de Jeová e as 4 criaturas viventes e os 24 anciãos,os 144.000 como grupo prostraram diante do Cordeiro.
5:9,10 - Eles (os 24 anciãos) cantam um cântico novo: O Cordeiro é digno de abrir os selos, os 144.000 reinarão sobre a Terra.
5:11,12 Milhares de anjos também cantam em voz alta: O cordeiro e digno de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor.  
5:13 - Todas criaturas no céu e na terra proclamam: que Jeová e o cordeiro recebam louvor, honra, glória e poder para sempre.
5:15- As quatro criaturas adoram Jeová o sentado no trono. Vide Apoc 7:11.   

OS 24 ANCIÃOS NÃO PARTICIPARAM DA GUERRA CONTRA SATANÁS EM 1914, MAS TODOS JÁ NO CÉU PARTICIPARÃO DA GUERRA DO ARMAGEDOM.
Não participaram na guerra contra satanás em 1914, porque o grupo da noiva, os escolhidos e fiéis  ainda estava incompleto em 1914, por isso são representados pelos vinte quatro anciãos. (Selagem inicial)
Já no Armagedom quando os 144.000 estiverem todos entronizados então todos participarão na GUERRA DO DEUS todo poderoso no Armagedom. (Selagem final) Apoc. 17:14.

AS TRÊS ETAPAS DO ARREBATAMENTO
01- A SELAGEM INICIAL
Todos ungidos mortos nos túmulos de 33 a 1914 DC, são ressuscitados em 1914 quando Jesus se torna reis e eles também são entronizados e vistos como Classe, (24 Anciãos). São vistos no céu antes das aberturas dos selos. 1 Tess.4:13-17, Apoc. 4:4,10; 5:5.

02- A SELAGEM INTERMEDIÁRIA
Todos ungidos que irão morrendo de 1914 até início da grande tribulação, já são automaticamente ressuscitados individualmente  e vão assumindo seus postos de Reis e Sacerdotes no céu. Apoc. 14:13;

03- A SELAGEM FINAL
Todos ungidos ainda vivos durante a grande tribulação são transformados imediatamente e arrebatados completando o pleno número deles, a noiva de Cristo . 1 Cor. 15:50-53, 1 Tess.4:13-17.

QUESTIONAMENTO DE LEITOR
01- Não seria uma heresia afirmar que tem dois tipos de salvação e no arrebatamento, por exemplo  um pai ser arrebatado e sua familia toda ser salva para viver na Terra? Como ficaria esta família, orfã?
RESPOSTA: Mesmo que isso acontesse, essa família estaria muito feliz em saber que seu pai estaria sendo salvo para ser um governante eterno do Reino celestial de Deus. Note que algo similar acontece na grande tribulação e no Armagedom. Numa mesma família, o pai poderá não ser salvo e a família inteira sim. Não haveria uma separação traumática da mesma forma? No Reino milenar milhares de famílias serão reconstituídas pela ressurreição e novas famílias se formarão.  Luc. 20:28-36.

02-

MATÉRIA ADICIONAL
Voltar para o conteúdo