144.000 - SÃO PREDESTINADOS PELA PRESCIÊNCIA DE DEUS?
PREDESTINADO: Que ou o que é destinado antecipadamente; escolhido, fadado.
PRESCIÊNCIA: Significa conhecimento de algo antes que aconteça ou exista.
Predeterminação dos ‘chamados e escolhidos’, OS 144.000, os cristãos “chamados” ou “escolhidos”. (Ju 1; Mt 24:24) Eles são descritos como “escolhidos segundo a presciência de Deus” (1Pe 1:1, 2), ‘escolhidos antes da fundação do mundo’, ‘predeterminados para adoção como filhos de Deus’ (Ef 1:3-5, 11), ‘selecionados desde o princípio para a salvação e chamados para este mesmo destino’ (2Te 2:13, 14).
O entendimento destes textos depende de se eles se referem à predeterminação de indivíduos específicos, ou se descrevem a predeterminação de uma classe de pessoas, a saber, a congregação cristã, o “um só corpo” (1Co 10:17) daqueles que serão co-herdeiros com Cristo Jesus em seu Reino celestial. — Ef 1:22, 23; 2:19-22; He 3:1, 5, 6.
Se estas palavras se aplicam a indivíduos específicos como predeterminados para a salvação eterna, então segue-se que tais indivíduos jamais se poderiam revelar infiéis ou falhar em relação à sua chamada, pois a presciência de Deus para com eles não se poderia revelar inexata, e a predeterminação deles para certo destino jamais poderia ser frustrada ou impedida.
Todavia, os mesmos apóstolos que foram inspirados a escrever as palavras precedentes mostraram que alguns, que foram “comprados” e “santificados” pelo sangue do sacrifício resgatador de Cristo, e que “provaram a dádiva celestial gratuita” e “se tornaram participantes de espírito santo . . . e [dos] poderes do vindouro sistema de coisas”, se desviariam a um ponto além de arrependimento e trariam destruição sobre si mesmos. (2Pe 2:1, 2, 20-22; He 6:4-6; 10:26-29)
Os apóstolos se uniram em instar com aqueles aos quais escreveram: “Fazei tanto mais o vosso máximo para vos assegurar da vossa chamada e escolha; pois, se persistirdes em fazer estas coisas, de nenhum modo falhareis jamais”; também: “Persisti em produzir a vossa própria salvação com temor e tremor.” (2Pe 1:10, 11; Fil 2:12-16)
Paulo, que foi “chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo” (1Co 1:1), obviamente não se considerava individualmente predestinado para a salvação eterna, uma vez que fala de seus esforços estrênuos de alcançar “o alvo do prêmio da chamada para cima, da parte de Deus” (Fil 3:8-15), e de sua preocupação para que ele mesmo não ‘viesse a ser de algum modo reprovado’. — 1Co 9:27.
De modo similar, “a coroa da vida” oferecida a tais é concedida desde que sejam fiéis, sob prova, até a morte. (Re 2:10, 23; Tg 1:12) Podem perder a coroa de reinado com o Filho de Deus. (Re 3:11) O apóstolo Paulo expressou confiança de que “a coroa de justiça” lhe estava “reservada”, mas só fez isso quando tinha certeza de que estava chegando ao fim de sua carreira, tendo-a “corrido até o fim”. — 2Ti 4:6-8.
Por outro lado, se encararmos os textos previamente citados como se aplicando a uma classe, à congregação cristã ou “nação santa” dos chamados, como um todo (1Pe 2:9), significariam que Deus soube de antemão e predeterminou que seria produzida tal classe (mas não as pessoas específicas que a comporiam).
Também, estes textos significariam que Ele prescreveu ou predeterminou o ‘padrão’ no qual teriam de enquadrar-se todos os que, no devido tempo, seriam chamados para ser membros dela, tudo isto de acordo com o Seu propósito. (Ro 8:28-30; Ef 1:3-12; 2Ti 1:9, 10)
Ele também predeterminou as obras que se esperaria que tais pessoas realizassem, e que seriam provadas devido aos sofrimentos que o mundo lhes causaria. — Ef 2:10; 1Te 3:3, 4.
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